Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[...]

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Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[...]

Mensagempor Artemys Ichihara » Ter Set 13, 2011 10:44:42

Roubei do twitter da Vita HAHAHA!

Folha de S. Paulo escreveu:Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19, diz especialista da USP

Com uma mensalidade de até R$ 2.140 mil e recusando a matrícula de meninas, o Colégio São Bento, na capital fluminense, ficou pela quarta vez na primeira colocação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é aplicada pelo Ministério da Educação e avalia o desempenho de estudantes da rede pública e privada em todo o país.

Administrado por monges beneditinos, o colégio ficou cerca de 300 pontos à frente do último colocado no estado - uma escola pública. A Supervisão Pedagógica atribui o bom resultado ao ambiente de ensino "com excelente professores" e à dedicação dos alunos, que têm aulas entre às 7h30 e às 16h30, durante a semana e, aos sábados pela manhã, longe de meninas.

No entanto, a receita de sucesso do São Bento, que só aceitou professoras na escola a partir da década de 1960, gera polêmica. Para a professora da Universidade de São Paulo (USP), Cláudia Vianna, especialista em gênero e educação, "não é possível desenvolver a personalidade integral do aluno onde há segregação". Para ela, o método do São Bento remete ao século 19.

"É muito complicado dizer que a segregação garante qualidade. Vivemos num mundo misto que aliás, mostra que as meninas têm mais sucesso que os meninos. Que desenvolvimento é esse que só dá certo quando eu separo? Qual a mensagem que você passa? Como se propõe a prepará-los para o mundo que é misto? Que principio é esse que não trabalha com o heterogêneo?", questionou.

A supervisora do São Bento, a professora Maria Eliza Penna Firme Pedrosa disse que aceitar meninas significaria alterar a identidade do colégio e isso não está nos planos. "Os alunos e os pais estão satisfeitos. Os meninos acham o ambiente confortável e não identificamos prejuízo nenhum, já que os rapazes podem conviver com as meninas na sociedade".
Os alunos também não reclamam da jornada de estudos, da proibição do uso de adornos como piercings e acreditam que à dedicação os levará para as universidade públicas, como é o caso do estudante de odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Maroun. Para ele, o São Bento ofereceu uma boa educação, com forte preocupação no caráter do aluno.

"Claro que as mulheres distraem um pouco os homens", declarou. "Se você tem uma namorada no colégio, fica com ela no recreio, vai para aula pensando nela, normal para o ser humano. Mas o colégio não tendo isso, ele [o aluno] fica mais focado. Isso é positivo porque você pode ter contato com as garotas fora do colégio, no clube ou na faculdade".

O Colégio São Bento funciona há mais de 150 anos e já teve entre seus alunos os compositores Heitor Villa-Lobos, Pinxinguinha e Noel Rosa, o teatrólogo João Procópio Ferreira, o jornalista Paulo Francis, e o escritor e humorista Jô Soares.

fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao/201 ... omentarios



Posto isso, trago algumas questões:

ENEM avalia?

Será que vale mesmo a pena passar 9h por dia, 5 dias por semana dentro de uma escola SÓ pra passar no vestibular se entulhando de conteúdo que não vão lá ser de grande utilidade na sua vida prática?

E aí? Ensino separado é ou não melhor que o ensino misto? Escola é lugar de fazer a social?




Depois (que eu me acalmar, pq ler os comentários do UOL só me deixou mais puta) eu deixo minhas opiniões.
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor RagnarToguro » Ter Set 13, 2011 12:35:48

Vou dizer aqui as minhas opiniões... (Espero não te deixar puta como os comentários da uol.)

Primeiramente eu acho que o ENEM avalia sim o aluno, pelo menos é o melhor que nós temos no atual momento, eu entrei na faculdade ano passado, e fiz mais de 10 vestibulares diferentes alem do enem e devo dizer que de todas as provas a melhor que eu achei, e a que tinha um melhor enfoque em saber o que você sabe e não o que você decorou foi o enem, inclusive a primeira fase da faculdade onde estou cursando atualmente foi feita pelo enem.

Em segundo lugar em acho sim válido estudar 9h por dia durante 5 dias por semana e ainda estudar mais um pouco no sabado, que fique claro que embora eu ache válido não sou adepto a tal metodo, passei no vestibular federal estudando apenas 5 horas por dia de segunda a sexta e isso só na escola, nada de estudar em casa, mas, mas creio que isso seja uma questão de facilidade com a matéria, eu sempre tive facilidade de aprender o que o professor falava então nunca precisei estudar muito sozinho, dio alem que o que se aprende na escola embora muitas das vezes sejam coisas erradas, quem ai lembra do reino mineral, tambem serve como uma cultura básica sobre o qual desenvolver o restante da sua vida, você pode nunca preisar de quimica em sua faculdade de direito por exemplo, mas não lhe faz nada mal saber que um atomo é composto por protons, neutrons e eletrons.

Em terceiro lugar e por ultimo creio que se a escola funciona assim a mais de 100 anos e está tendo sucesso não há razão de se mudar, embora eu pessoalmente ache mais válido uma escola mista, onde a interação entre alunos de todos os sexos, não vejo razão para que a escola citada na reportagem modifique seus meios de ensino, eu pessoalmente acho que é sim importante fazer amizades no colégio, bater papo e tudo mais, o principal foco da escola deve ser preparar o aluno para a vida e em segundo lugar prepara-lo para o vestibular.


Espero ter expressado meu ponto de vista de uma maneira clara e sussinta e antecipadamente peço desculpas por qualquer erro gramatical, fiquei com preguiça de passar o post pelo word...
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Chilli » Ter Set 13, 2011 14:03:43

ENEM avalia?

Será que vale mesmo a pena passar 9h por dia, 5 dias por semana dentro de uma escola SÓ pra passar no vestibular se entulhando de conteúdo que não vão lá ser de grande utilidade na sua vida prática?

E aí? Ensino separado é ou não melhor que o ensino misto? Escola é lugar de fazer a social?

ENEM avalia sim...mas como na maioria das vezes dá merda na prova,serve mais pra avaliar o nível de organização da educação no Brasil(e quase sempre acaba sendo nota zero,ou algo bem perto disso).

Acho que não vale a pena..a escola serve pra ensinar o básico pro aluno...se ele quiser fazer faculdade,que faça um cursinho e pronto,que vai servir de complemento.Afinal,nem todo aluno pretende entrar numa facul quando terminar o médio...se o cara não quer fazer nada depois e viver a vida de bicos,que seja LOL
E escola é um lugar para ambas as coisas...estudar e fazer a social,mas tudo tem sua hora,creio eu...
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Tary Belmont » Ter Set 13, 2011 18:52:25

Não acho que tanto estudo é necessario, também não acho ENEM uma avaliação necessaria, nesse ponto de escalar escolas, só como uma outra oportunidade além de vestibular. Pra que tanto estudo? Alias, esse negocio de separar meninos de meninas, não deixar meninas estudar, não pertence a essa época, o que adianta socar conhecimento cabeça a abaixo dos alunos se nem viver direito eles vivem, só metem cara em livros, quando chegar a hora de viver e se virar não vão conseguir(generalizando é claro). Não gosto de ensino particular, me desagrada muito, acho que só apodrece ainda mais o ensino publico que poderia ser muito melhor, e não é TÃO PIOR assim. Minha escola ficou em 1º em 2010, e é municipal.
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Vegecelo » Ter Set 13, 2011 20:27:31

RagnarToguro escreveu:Primeiramente eu acho que o ENEM avalia sim o aluno, pelo menos é o melhor que nós temos no atual momento, eu entrei na faculdade ano passado, e fiz mais de 10 vestibulares diferentes alem do enem e devo dizer que de todas as provas a melhor que eu achei, e a que tinha um melhor enfoque em saber o que você sabe e não o que você decorou foi o enem, inclusive a primeira fase da faculdade onde estou cursando atualmente foi feita pelo enem.


Quanto a isso, de acordo. O ENEM não avalia 100%, assim como nenhuma prova faz, mas, das grandes provas existentes, ainda acho o ENEM a melhor.

RagnarToguro escreveu:Em terceiro lugar e por ultimo creio que se a escola funciona assim a mais de 100 anos e está tendo sucesso não há razão de se mudar


Aí, eu relativizo a questão. Por mais que o ENEM avalie, o mero fato de estar em primeiro nele significa realmente sucesso? O que é sucesso?

RagnarToguro escreveu:o principal foco da escola deve ser preparar o aluno para a vida e em segundo lugar prepara-lo para o vestibular.


E há preparação para a vida, numa escola em que só se admite um tipo de aluno (seja essa segregação sexual, social, racial...)? Na minha opinião, não. E, além de proibir mulheres, ainda tem várias regras esdrúxulas nessa escola, várias proibições que em nada preparam o aluno para o diferente. =/

Quanto à última pergunta da Sumomo, acho válido ficar 9 horas por dia na escola, mas não 9 horas por dia estudando. O ideal da educação integral é que se propiciem ambientes de esporte, artes, interatividades quaisquer para os alunos. Ficar 9 horas por dia em sala de aula (nem sei se é o caso dessa escola) é loucura!
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Vita Innuendo » Ter Set 13, 2011 21:51:12

Tema polêmico,pois aqui levantaram uma questão que em muitos cursos que formam professores se faz: A Escola hoje dia serve para quê? Cidadãos, participativos e reflexivos? Prepara o jovem para a vida adulta?! Prepara o aluno para o mercado de trabalho?! Hoje em dia ninguém consegue ter uma única resposta. Por isso há sempre essa distancia entre as escolas públicas e as particulares todas as vezes que aparecem os resultados de alguma dessas provas a discussão está armada.
Afinal de contas o que o ENEM está avaliado? o nível de interpretação e leitura de textos? ou apenas mostrando que essa historia de que o aluno construi o seu conhecimento antecipando assuntos, uma grande balela. Pois se você vai prestar um concurso público o que será avaliado? Um montante de conhecimentos que a maioria daqui sabe que não serão usados nem 40% no futuro cargo.?!
Eu concordo que estudar horas é necessario sim, pois encaro o estudo como uma modalidade que só quem se dedica pode conseguir chegar lá. Um atleta só consegue ser um vencedor com treino, um cantor com ensaios etc ... por que o estudo não pode ser encarado assim?!
O triste é saber que mais uma vez vão discutir sobre a coitadinha da escola pública que nao atingiu a sua meta, mas fazer uma política publica descente na area de educação que é bom nada. Eu digo que é discutir o sexo dos anjos.

A escola tradicionalista apenas faz o que a sociedade quer do aluno: Decoreba! Não o está preparando para nada, mas o carinha está lá na faculdade pública, no cargo público etc... Incoerencia no ar !!!
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Paulista » Ter Set 13, 2011 22:18:36

eu concordo com o VG, eu morei nu mprédio no rj, que meu vizinho estudava no são bento, cara acredita ele só tinha três amigos; dois do colégio e o outro era eu, pq a mãe dele me apresentou pra ele; acho que ela ela viu que eu era "diferente" sei lá, mas o guri só sabia falar de estudos; era tenso!
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Ter Set 13, 2011 23:33:36

er.. então neh.... enem até que avalia...mas vamos combinar que o nível não é lá essas coisas...

infelizmente o enem decaiu muito ao invés de melhorar...ficaram fazendo os estudantes de cobaia todos os anos, testando novos métodos e tipos de questões..estilo de prova...=P com questões ridículas ....tirando meia duzia de questões inteligentes, que fazem o aluno realmente pensar pra responder..o resto você acha resposta até nos enunciado u.u'
me desculpe quem gosta dela mas a prova é MUITO TOSCA. e se pretendem realmente que as grandes faculdades troquem o vestibular deles pelo enem (sim estou falando da usp, unicamp e etc...), é bom começarem a melhorar o nivel da prova e também da organização e segurança dela... u.u~~ eu pelo menos não boto mais fé nela...

não que fuvest seja a melhor prova do mundo.... acho que dos vestibulares que eu fiz a melhor elaborada foi de longe a unicamp e depois a da unesp... fuvest é a prova mais desumana ever xP

agora...penso comigo...se o povo vai mega mal no enem, sendo uma prova ridícilamente fácil (o problema dela é o tempo. nem fuvest cobra 90 questões mais redação no mesmo dia ¬¬ me poupem)...imagina como anda o nível por aí u_u'
se bem que muita gente não tá nem aí rpo vestibular mesmo....lembro no colegial que só eu estava pretendendo fazer uma faculdade...o resto não sabia o que queria da vida...e outros nem queriam fazer pra não ter que estudar mais xP
culpa de quem isso? metade deles por falta de vontade...um pouco pelos professores falhos, um pouco pelos pais...um pouco pelo estado que não incentiva...e assim vai u.u'
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Artemys Ichihara » Qua Set 14, 2011 0:08:36

Bueno, lá vai. Eu não acho que o ENEM avalie tanto assim. Na verdade, eu não acho que provas avaliem o aprendizado do aluno, pois ele pode muito bem decorar tudo o que ele precisa pra prova, fazer, e esquecer tudo depois. E é basicamente o que essas provas exigem dos estudantes, decoreba pura.

Acho engraçado, pois estamos no século XXI e as pessoas ainda associam acúmulo de informações como conhecimento. Será? Será mesmo que saber um monte de coisa mas não ter a mínima ideia do que fazer com ela é ter conhecimento?


Ah, Vegê, eu tava falando ficar as 9h estudando mesmo. Se fosse atividade extracurricular, eu nem teria comentado, mas eu sei que eles trabalham assim. Tenho uma amiga que estudou no Vértice (terceiro lugar no ranking nacional) e ela me disse que eles chegavam a estudar mais ou menos esse tempo tambem.

Não digo que as pessoas não devam se dedicar aos estudos, acho isso fundamental. Mas, porra, nove horas (na sala de aula)? Será que isso vai ajudar o aluno a aprender mais, mesmo? Sabe, aprender é mais do que ficar decorando fórmula e o escambau a quatro...

E a Vita tá certa. Ngm vê o lado da escola último lugar pra entender o que dá errado e o que dá certo ali. Nããão, tem só que esfregar que sentar a bunda na cadeira e ficar decorando livro é o que aprova em faculdades públicas, então, é o que dá certo.

P.S.: Su, uma prova que pede a força centrípeta do caralho a quatro não é uma prova lá muito fácil pra mim...
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Paulista » Qua Set 14, 2011 0:37:47

se estudasse 9 horas por dia, dessas nove dormiria 5 ou estaria escondido em algum lugar XD
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Sáb Set 17, 2011 15:02:59

Artemys Ichihara escreveu:P.S.: Su, uma prova que pede a força centrípeta do caralho a quatro não é uma prova lá muito fácil pra mim...


assim como uma prova que me pede decoreba de história também não é para mim.... ^^'''

cada um com suas facilidades....fazer o quê xP~~
eu gosto de provas que tenham questões de lógicas.....que você realmente pensa pra responder e não somente decora uma fórmula.....
e isso vale para qualquer matéria.

nessas escolas costumam ser umas 5 ou 6 de estudos e o resto de atividades extra curriculares...... 9 de estudo puro é pra ficar doido o-o'
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Espafregundo » Sáb Set 17, 2011 19:55:01

Acho engraçado esse papo de que a escola deve preparar pro vestibular. O vestibular que deveria se pautar pelas escolas, não as escolas pelo vestibular. A idéia do vestibular, do enem, é ser uma forma de avaliar o que o aluno aprendeu na escola, mas se o negócio vira inventar uma super prova difícil pra cacete, e depois ficar competindo pra ver qual escola consegue mais alunos com notas altas nela é porque tem coisa errada aí, a lógica tá invertida.
Esse tipo de ranking só serve pra escola particular justificar essas mensalidades absurdas.
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor otaku_kon » Seg Set 19, 2011 2:11:47

O Enem era pra medir o que se aprende nas escolas, correto?
Mas como se faz isso, se boa parte das escolas públicas não completam a matriz curricular do ano letivo?

Simples, lança-se um programa de estudo. E assim, ao invés da prova depender do conteúdo dado, o conteúdo dado é só o direcionado à prova. O que está acontecendo, desde o momento que essas medidas estão sendo tomadas, é uma limitação do conteúdo dado. Ou seja, para maioria dos alunos, o ENEM não avalia os conhecimentos adquiridos no ensino médio e que ele deveria levar para o ensino superior.

Nas escolas onde há uma chance de aplicação decente da matriz curricular, as notas sobem.
Consequentemente, onde isso acontece, estão as melhores notas.

E pra mim, não, o ENEM não avalia os conhecimentos do ensino médio como o nome propõe. Ele avalia mais os conhecimentos gerais e uma decoreba do que outra coisa.

Acho o método do São Bento um cado inadequado, não por questões de desempenho(o que é incontestável), mas pelo lado educacional, da função da escola na sociedade.

A escola é a casa das pessoas por 11 ou 13 anos (se não me engano), e o que sempre se espera dela é que ajude os alunos a se prepararem para o mundo fora de lá. Ainda mais hoje em dia.

Não acho que uma escola onde o aluno passa toda a vida escolar se sentindo numa turma de Engenharia da Computação [Só pra descontrair] seja o ambiente mais adequado pra educação dele.

Acho que escrevi um texto. D:

Mas resumindo, ENEM não avalia os conhecimentos do ensino médio, e acho errado o método do São Bento quanto à adaptação social do aluno.
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Vita Innuendo » Qua Set 21, 2011 18:53:07

otaku_kon escreveu:
Mas resumindo, ENEM não avalia os conhecimentos do ensino médio, e acho errado o método do São Bento quanto à adaptação social do aluno.


Concordo plenamente, o ENEM não é a melhor ferramenta de avaliação, acredito que o Histórico do aluno e a coletanea de atividades realizadas por esses são as verdadeiras ferramentas avaliativas. Estou fazendo Pedagogia e uma prática que me faz falta todas as vezes que encontro alunos semi-alfabetizados é a falta do Portifolio deste aluno. Pois é uma registro do aluno que deveria continuar até o Ensino Médio. Massssssss isso é sonho de consumo, pois cheguei a conclusão que a Escola Pública em Geral nesse País não é para formar cidadãs e sim uma espaço para deixar as crianças.
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Re: Método do primeiro colocado do Enem remete ao século 19[

Mensagempor Kyam888 » Seg Out 03, 2011 23:24:30

A maioria dos alunos e professores que conheço não concordam que o ENEM é uma boa ferramente pra avaliação... Mas, infelizmente é o que tá valendo. Acho que testa mais a resistência do aluno do que qualquer outra coisa, e confesso que vou sentir falta das provas específicas dos vestibulares. Mas, particularmente, não acho que o histórico do aluno seja uma boa avaliação. Seria boa em termos, mas, pra mim, que vivi todo o ensino médio desleixado, não seria uma boa mesmo agora que tento "recuperar o tempo perdido". :/
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