A idolatria por japoneses e mestiços no meio Otaku

Área para assuntos livres. Nem só de cosplay vivemos! Diversão ou papo sério é aqui!
Use o forum "Newbies e Famílias" para apresentações.

Moderador: Moderadores

A idolatria por japoneses e mestiços no meio Otaku

Mensagempor Tokachi » Qui Jan 26, 2012 1:51:39

Muitos de vocês devem saber que japoneses e mestiços são bastante admirados no universo Otaku, logo, se destacam bastante nesse meio. Mas por idolatria excessiva, infelizmente nós acabamos presenciando atitudes como gente namorando asiático por um tipo de "status", divulgando o namoro pra meio mundo a fim de causar inveja nos otaquinhos; gente fingindo ser mestiço nas redes sociais, mesmo que suas características físicas não contribuam pra isso; pessoas considerando divino tudo o que os japoneses fazem e acreditando que eles são superiores aos outros seres-humanos; os próprios mestiços tirando proveito dessa idolatria toda e pagando de estrelinhas, assim como mestiços pagando de sabichões de uma forma bastante arrogante, mesmo quando não sabem de nada, e invalidando o argumento dos outros apenas porque têm japoneses na família ou moraram no Japão quando crianças.

Mas não é só isso, há vários outros casos lamentáveis do tipo.
Eu mesma vivencio muito dessas atitudes. Por exemplo, pelo fato de eu ter olhos amendoados, por herança indígena, dependendo da expressão facial que eu faço e de como esteja meu cabelo (com franja e liso, principalmente), muitas pessoas acham que sou descendente de japonês, sobretudo por causa do meu apelido, que por ser incomum, acaba sendo julgado como meu sobrenome. Daí, por causa disso, uma garota que eu havia adicionado no Orkut, surtava reforçando que eu tinha olhos puxados ("puxados") e que ela tinha inveja porque queria ser assim!
E também já rolou alguns indivíduos que quando me conheceram me tratavam com total cortesia e praticamente me idolatravam, até descobrirem que eu não tenho nada de japonês, daí passaram a me tratar diferente, com frieza, assim, "num piscar de olhos"!

Outro caso é o de uma garota que eu tinha na minha lista de amigos do Orkut, que fingia ser descendente de japonês, colocando um nome aleatório no meio do nome real e forçando os olhos pra parecerem menores, quando era bem visível que ela tinha olhos redondos de ocidental e parecia mais descendente de europeu do que outra coisa.

O que vocês acham sobre esse assunto? Deixem suas opiniões e compartilhem experiências vividas por vocês ou por pessoas próximas.
Tokachi
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Re: A idolatria por japoneses e mestiços no meio Otaku

Mensagempor GODDESS ONÇANA » Qui Jan 26, 2012 7:18:30

Eu acho que pessoas que selecionam os outros levando em conta a etnia são grandes BABACAS!

Sofri a minha infância inteira com isso! Quando eu era pequena e saia com minha mãe, as pessoas logo tascavam aquele comentário venenoso; ''_Que pena que você não tem os olhos bonitos como os da sua mãe!'' (mamãe européia de olhos verdes)
Eu chorava muito, me sentindo feia e defeituosa... ai minha mãe me explicou que na Europa olhos escuros como os meus são raros e na Rússia tem até uma música exaltando a beleza dos "olhos negros".

Enfim, não importa se a pessoa é branca, negra, aborígene ou oriental: cada um tem a sua beleza própria e deve ser respeitada pelo que ela é, não pela origem de seu DNA! =^o^=
MENS SANA IN CORPORE ONÇANA! =^-^=
E não me olhe com essa cara de assombro,porque debaixo da roupa todos estão nús!=^o^=
GODDESS ONÇANA
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Localização: Em algum pais exótico,ensinando coisas exóticas pro meu discípulo!

Mensagempor Valonia San » Qui Jan 26, 2012 12:10:33

Estou tendo um rolo com um rapaz mestiço que dura á mais de três anos,só não namoramos á sério porque ele é daí de São Paulo e eu de Itatiba.Mas o caso de eu mostrar interesse nele não tem nada haver com o fato dele ser descendente de japonês,é porque eu gosto dele mesmo.Quem tem esse tipo de atitude como a Tokachi disse é realmente um sem noção,eu não tenho coragem de fazer isso.
Imagem
Valonia San
Artista
Artista

Mensagempor Tokachi » Qui Jan 26, 2012 13:03:13

Eu acho que pessoas que selecionam os outros levando em conta a etnia são grandes BABACAS!

Realmente.

Eu vejo muito disso, nas redes sociais principalmente, e é triste sabe?
Uma colega mesmo surtou quando eu estava falando pra ela sobre um menino com quem eu tinha ficado, que é descendente de chinês (chinês, reparem!), porque era o sonho dela ficar com orientais etc... Mas sabe quando você percebe que a pessoa não tem preferência por oriental porque simplesmente tem, mas por causa desse meio otaku? Pois é.
Tokachi
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Ahnez67 » Qui Jan 26, 2012 20:09:55

O pior é que isso realmente é verdade.

Eu, que sou descendente de japonês, acabo vendo isso acontecer bastante.

As pessoas que "idolatram" parecem não entender como é irritante uma pessoa se referir a você como "japa" ou coisas do tipo, quero dizer, parece que não percebem suas qualidades.
E, sobre as pessoas que se fazem de estrelinhas, não tem muito o que fazer... Enquanto existirem pessoas para dar atenção (os otakus em orientais), vão existir pseudo-mestiços que irão se aproveitar.

Uma coisa que não entendo... Antigamente japonês sofria (sim, minha infancia foi assim), mas agora, parece que todo mundo passou a gostar desse assunto misteriosamente...
Imagem Clica aqui? Obrigado, te amo ♥
Ahnez67
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Qui Jan 26, 2012 23:28:54

AFE....CRETINISSE TOTAL....¬¬'

eu frequento muito a associação japonesa da minha cidade e eventos em geral, não tenho um pingo de descendencia oriental, mas assim como a tokachi eu tenho uma avó que era indígena, o que me fez sair com os olhos ligeiramente amendoados...e aliado aos cabelos castanhos/falar japonês e afins, muita gente ja acreditou piamente de me verq ue eu era mestiça ^^'' até eu falar que não e estranharem...alguns acham graça...mas sempre tem os bobos que nao gostam muito neh =P

infelizmente no meio já presenciei mais de uma vez conversas do tipo "ah eu só vou namorar japones" ou "sei lá quem ta namorando um gaijin"...por pura influencia de familias tradicionalistas....¬¬'

....de vez em quando escuto (te de parentes) que tinha que namorar um japonês e afins....até parece que vou namorar alguem por causa da aparencia u_u''
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor BellaSayuri » Sex Jan 27, 2012 15:36:11

Nossa, isso é realmente muuita besteira. >_<
Eu sofro mais do que ganho quando se trata de ser descendente de japonês D: Onde eu moro é muito raro ter descendentes de japoneses. Então, as pessoas me olham assim: O_o
E eu sou muuito tímida, fico muito mal, pq todo mundo me olha com um olhar esquisito x__x
Sinceramente, você deve fazer amizade e namorar alguém que você se dê bem, não pq o olho dela é puxado ou não ._.
Que eu saiba, olho/corpo/rosto não muda o caratér de ninguém. u3u
BellaSayuri
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Strawberrypie Monica » Sex Jan 27, 2012 21:53:47

Acho que já perdi as contas de quantas vezes já me olharam "estranho", justamente porque sou descendente de japoneses (e meus avós e bisávos são japoneses "puros"). Também já perdi as contas de quantos 'otakinhos' queriam "me namorar" só por conta que tenho olhos puxados e tenho costumes japoneses e blá blá blá blá blá... Realmente, eles não queria você por causa que você é, mas pela sua aparência. Primeiro, porque já me deixava irritada, cansada de ser "referêcia do amor" pros otakus.

Como a GODDESS ONÇANA disse: Eu acho que pessoas que selecionam os outros levando em conta a etnia são grandes BABACAS!
De fato, acho isso mesmo. Pra mim, acho que namorar japonês só por causa de 'status' no meio otaku, é pura idiotice. Tá, não vou ser hipócrita, tem gente realmente bonita, não nego. MAS P_RRA! Namora com quem você gosta! Não precisa ser asiático pra isso!
Strawberrypie Monica
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Ceres » Dom Jan 29, 2012 1:19:26

Não acredito que agora existe isso de que namorar japonês é um plus pra otaku... O mundo ta precisando acabar esse ano mesmo...
Imagem

Projetos 2011:
Alois Trancy [Kuroshitsuji] 80% - Belldandy [Ah! Megami-Sama] 60%[/i]

Finalizados 2011:
Asuka Langley Soryu [Neon Genesis Evangelion] - Tsukasa Nishino [100% Ichigo] - Sailor Iron Mouse [Sailor Moon]
Ceres
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor GODDESS ONÇANA » Dom Jan 29, 2012 4:47:52

Ceres escreveu:Não acredito que agora existe isso de que namorar japonês é um plus pra otaku... O mundo ta precisando acabar esse ano mesmo...

Ah, Ceres, essa velhacaria já é um costume antigo, amplamente difundido entre a galera do miolo mais mole! A diferença é que no começo as pessoas davam uma disfarçada! XD E eu acho francamente que o que precisa acabar é a ignorância, que o mundico fofo em que vivemos ficaria bem melhor! =^o^=
MENS SANA IN CORPORE ONÇANA! =^-^=
E não me olhe com essa cara de assombro,porque debaixo da roupa todos estão nús!=^o^=
GODDESS ONÇANA
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Localização: Em algum pais exótico,ensinando coisas exóticas pro meu discípulo!

Mensagempor Amidamaru Reborn » Dom Jan 29, 2012 14:12:36

Primeiro de tudo parabéns pelo texto. embora eu ache que esse assunto é um tanto desatualizado pelo fato de ser recorrente demais. Sejamos francos que cansa muitas vezes ver esse tipo de situação se repetir ano após ano de maneira que cada vez mais isso mostra evidente, mas vamos aos pontos do texto.

Tokachi escreveu:Muitos de vocês devem saber que japoneses e mestiços são bastante admirados no universo Otaku(1), logo, se destacam bastante nesse meio. Mas por idolatria excessiva, infelizmente nós acabamos presenciando atitudes como gente namorando asiático por um tipo de "status", divulgando o namoro pra meio mundo a fim de causar inveja nos otaquinhos; gente fingindo ser mestiço nas redes sociais, mesmo que suas características físicas não contribuam pra isso; pessoas considerando divino tudo o que os japoneses fazem e acreditando que eles são superiores aos outros seres-humanos; os próprios mestiços tirando proveito dessa idolatria toda e pagando de estrelinhas, assim como mestiços pagando de sabichões de uma forma bastante arrogante, mesmo quando não sabem de nada, e invalidando o argumento dos outros apenas porque têm japoneses na família ou moraram no Japão quando crianças.(2)

1 - Não que devemos saber, mas isso é base pra todo mundo que vive nesse meio. Essa idolatria e essa babação de ovo é algo que as pessoas elevam à ponto de se tornar insuportável. A Arthemys reclamou disso em ´vários posts. Embora, em outro tipo de contexto, claro. Mas o mai incrível é que esse comportamento é reforçado por um costume japonês da superioridade da raça asiática. Isso era algo lá do século XIX pro XX. O que acho engraçado é "Gaijins" se sujeitarem à tal serventia de maneira a criar uma fantasia em cima disso. Na boa (e ao mesmo tempo, não na boa): Falando racionalmente, isso é humilhante demais e ao mesmo tempo um comportamento execrável. Só que devemos atentar que sempre estamos respirando a cultura japonesa e grande parte do nosso entretenimento e do que consideramos bom vem do Japão. Inclusive, que existe muito preconceito nesse meio contra produções ocidentais e vocês sabem bem do que falo. Sempre tem um amigo que fala ml de qq produção ocidental e usa o Superman até pra exemplificar porque carros japoneses são melhores que alemães. Entre outras coisas mais absurdas.

2 - Duas palavras: Infantilidade e falta confiança. Claro, raciocinando de maneira simplista é oi que parece e o que, provavelmente, isso é. Eu tenho plena identificação com a tribo e tive gosto por ter uma namorada japonesa: só pelo fetiche mesmo, mas esse tipo de coisa é apenas um fetiche que é valorizado pelo nicho e acaba criando essas situações de desconforto e brigas. O meio cosplay e o meio mangá tem sempre disputas de ego bem fortes. Não seria novidade que nesse meio o nde a aparência é tão valorizada ter um enfeite pra você com uma marca de "made in japan" seria um status de qualificação. Ainda mais quando soma o melhor do brasil no pacote. Daí a galera delira. (Isso foi irônia, povo).

Mas não é só isso, há vários outros casos lamentáveis do tipo.
Eu mesma vivencio muito dessas atitudes. Por exemplo, pelo fato de eu ter olhos amendoados, por herança indígena, dependendo da expressão facial que eu faço e de como esteja meu cabelo (com franja e liso, principalmente), muitas pessoas acham que sou descendente de japonês, sobretudo por causa do meu apelido, que por ser incomum, acaba sendo julgado como meu sobrenome. Daí, por causa disso, uma garota que eu havia adicionado no Orkut, surtava reforçando que eu tinha olhos puxados ("puxados") e que ela tinha inveja porque queria ser assim!
E também já rolou alguns indivíduos que quando me conheceram me tratavam com total cortesia e praticamente me idolatravam, até descobrirem que eu não tenho nada de japonês, daí passaram a me tratar diferente, com frieza, assim, "num piscar de olhos"!

Isso é o exemplo do que muita gente chama de otaku babão. O grande problema disso é como ofi exposto acima juntar-se futilidade com a preferência de uma etnia. Ou seja, é uma certa forma de exclusivismo. O mais engraçado e irônico disso é saber como a sociedade enxerga os fãs de animê e mangá e como um colega meu japonês é tratado por gostar dessas coisas de Hikkikomori. É certo que não podemos transferir contextos, mas existe uma colônia Japonesa aqui e a transferência dessa cultura pro Brasil veio toda errada por ser outro contexto e se criam hábitos engraçados com isso.

Outro caso é o de uma garota que eu tinha na minha lista de amigos do Orkut, que fingia ser descendente de japonês, colocando um nome aleatório no meio do nome real e forçando os olhos pra parecerem menores, quando era bem visível que ela tinha olhos redondos de ocidental e parecia mais descendente de europeu do que outra coisa.

O que vocês acham sobre esse assunto? Deixem suas opiniões e compartilhem experiências vividas por vocês ou por pessoas próximas.

Isso é o cúmulo da hipocrisia e da falta de segurança.Ou , talvez, seja só cara-de-pau e falta de noção mesmo. Isso pra mim é o pior tipo de comportamento possível, pois expõe a pessoa ao ridículo de uma situação que ela tenta fingi com todas as forças ser verdadeira. Para que eu não sei, já que a etnia não deveria ser definidora das suas qualidades como ser humano. É engraçado notar que se cria uma divinação da raça Japonesa e ela vira valor de troca no meio otaku.
Imagem

Imagem

Wanna take a load of it?
Amidamaru Reborn
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Observador » Dom Jan 29, 2012 23:37:34

Bom eu Namorei uma Japonesa Legítima e cheguei a morar um pouco com ela no Bairro da Liberdade, isso me faz um Otaku com todos os sonhos realizados ?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu não seria tãoooooooooo radical assim, e amenizo um pouco o fato de que alguns otakus das " antigas " ou mais envolvidos com associações Japonesas ou eventos, sempre tiveram um " feitiche " em namorar orientais.

Nem sabia que rolava algum preconceito ou discussão sobre o fato, rs rs.

Acho que independente de qualquer raça, etnia ou WhatEver, o importante é o que importa, ou seja nem preciso aqui entrar naquele papo todo de amor, romance, afinidade etc..etc...

No meu ponto de vista é que se você está muito envolvido com um deterninado grupo étnico você acaba tendo uma inclinação maior a gostar daquele grupo, ou pessoas daquele grupo, justifico que esta " tradição " ou "cultura " de querer namorar uma japa no caso das meninos, ou um japa no caso das meninas, era mais nos tempos em que muitos orientais frequentavam eventos, e os eventos eram mais culturais no sentido que tinham taiko, apresentação de lutas, etc etc. Ou para quem sempre anda muito em associações ou reuniões com muitos orientais.

Hoje em dia eventos, em geral tão muito pop e abertos a todas as tribos, acho que somente em alguns poucos casos alguém ainda pode ter interesse específico ou desejar namorar alguém de olhos puxados, acho que esta tradição tá mais ligada com o " passado " no começinho da propagação dos Animes, Mangás, e Cosplay, aonde ainda tinha uma ligação com associações culturais e sim tinham muitos Orientais nos eventos, hoje é bem reduzido, o Hobby popularizou-se e tal...

Então na minha opinião o interesse surgia muito " antigamente " mais devido a grande convivência que se tinha com orientais no começo dos eventos, hoje em dia até acho que alguém tenha esta " tara " por olhos puxados, mas não creio que é a mesma coisa que nos velhos tempos...

Nossa....

Postei agora como se fosse um velhinho, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
=================================================================================
Imagem

=================================================================================
http://www.fotolog.com.br/jose_severino
Observador
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Kaen » Seg Jan 30, 2012 19:29:11

Eu tenho duas amigas descendentes de japonês, somente as Mães são japonesas, seus pais não tem descendência asiatica, mas elas não aparentam (uma tem irmã mais velha, a irmã sim tem aparência).
Por causa do meu nick, muitos pensam que Kaen é meu sobrenome e que sou descendente, mas meu pai é português! haha XD
Eu acho errado qualquer tipo de fanatismo, admiro o folclore japonês e tal, adoro japonesas mas não sou fanatico e acho uma tremenda besteira isso, tem gente que se denomina otaku mas não sabe o real significado da palavra e o conceito do que é isso no japão!
Kaen
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Artemys Ichihara » Ter Jan 31, 2012 16:48:37

Ah, nem é tão assim, Amidamaru XD

Eu só comento que ficar babando ovo pra um país do qual você não conhece a mínima estrutura é idiota, seja o Japão ou a Inglaterra, ou até mesmo dizer que SP é melhor que o Nordeste sem nunca ter botado um pé lá. Porque os otakushos acham que lá é o paraíso e não durariam nem 3 dias vivendo lá (até porque, se vivessem lá, não poderiam ser otakushos).

Mas gente idiota tem em qualquer lugar, alpinista social tmb. Eu particularmente acho idiota, até porque o japonês/a que você for namorar por ser japonês pode ser mais de oito mil vezes mais babaca que você... lol.
Imagem
Imagem

"Sunday, bloodie sunday... / Just let the music come and save you"

| twitter | lightning keeper | deviantart | lafouine | recanto das letras | fanfiction.net |

( "A favor de um Aoshi-sama mais travecoso!" ) - Disponível aqui e aqui!
Artemys Ichihara
Moderador
Moderador

Mensagempor Lucie » Ter Jan 31, 2012 19:10:14

Já vi um considerável número de pessoas defendendo que os melhores cosplayers são os japoneses, não sabia que a adoração chegou no Brasil e para os mestiços, também =ooo poxa, e eu aqui querendo fazer a plástica de "ocidentalização das pálpebras", hehueheuehue.

Gosto é gosto, não adianta.
Lucie
CBManiac
CBManiac

Próximo

Voltar para Bate-papo