Primeiro de tudo parabéns pelo texto. embora eu ache que esse assunto é um tanto desatualizado pelo fato de ser recorrente demais. Sejamos francos que cansa muitas vezes ver esse tipo de situação se repetir ano após ano de maneira que cada vez mais isso mostra evidente, mas vamos aos pontos do texto.
Tokachi escreveu:Muitos de vocês devem saber que japoneses e mestiços são bastante admirados no universo Otaku(1), logo, se destacam bastante nesse meio. Mas por idolatria excessiva, infelizmente nós acabamos presenciando atitudes como gente namorando asiático por um tipo de "status", divulgando o namoro pra meio mundo a fim de causar inveja nos otaquinhos; gente fingindo ser mestiço nas redes sociais, mesmo que suas características físicas não contribuam pra isso; pessoas considerando divino tudo o que os japoneses fazem e acreditando que eles são superiores aos outros seres-humanos; os próprios mestiços tirando proveito dessa idolatria toda e pagando de estrelinhas, assim como mestiços pagando de sabichões de uma forma bastante arrogante, mesmo quando não sabem de nada, e invalidando o argumento dos outros apenas porque têm japoneses na família ou moraram no Japão quando crianças.(2)
1 - Não que devemos saber, mas isso é base pra todo mundo que vive nesse meio. Essa idolatria e essa babação de ovo é algo que as pessoas elevam à ponto de se tornar insuportável. A Arthemys reclamou disso em ´vários posts. Embora, em outro tipo de contexto, claro. Mas o mai incrível é que esse comportamento é reforçado por um costume japonês da superioridade da raça asiática. Isso era algo lá do século XIX pro XX. O que acho engraçado é "Gaijins" se sujeitarem à tal serventia de maneira a criar uma fantasia em cima disso. Na boa (e ao mesmo tempo, não na boa): Falando racionalmente, isso é humilhante demais e ao mesmo tempo um comportamento execrável. Só que devemos atentar que sempre estamos respirando a cultura japonesa e grande parte do nosso entretenimento e do que consideramos bom vem do Japão. Inclusive, que existe muito preconceito nesse meio contra produções ocidentais e vocês sabem bem do que falo. Sempre tem um amigo que fala ml de qq produção ocidental e usa o Superman até pra exemplificar porque carros japoneses são melhores que alemães. Entre outras coisas mais absurdas.
2 - Duas palavras: Infantilidade e falta confiança. Claro, raciocinando de maneira simplista é oi que parece e o que, provavelmente, isso é. Eu tenho plena identificação com a tribo e tive gosto por ter uma namorada japonesa: só pelo fetiche mesmo, mas esse tipo de coisa é apenas um fetiche que é valorizado pelo nicho e acaba criando essas situações de desconforto e brigas. O meio cosplay e o meio mangá tem sempre disputas de ego bem fortes. Não seria novidade que nesse meio o nde a aparência é tão valorizada ter um enfeite pra você com uma marca de "made in japan" seria um status de qualificação. Ainda mais quando soma o melhor do brasil no pacote. Daí a galera delira. (Isso foi irônia, povo).
Mas não é só isso, há vários outros casos lamentáveis do tipo.
Eu mesma vivencio muito dessas atitudes. Por exemplo, pelo fato de eu ter olhos amendoados, por herança indígena, dependendo da expressão facial que eu faço e de como esteja meu cabelo (com franja e liso, principalmente), muitas pessoas acham que sou descendente de japonês, sobretudo por causa do meu apelido, que por ser incomum, acaba sendo julgado como meu sobrenome. Daí, por causa disso, uma garota que eu havia adicionado no Orkut, surtava reforçando que eu tinha olhos puxados ("puxados") e que ela tinha inveja porque queria ser assim!
E também já rolou alguns indivíduos que quando me conheceram me tratavam com total cortesia e praticamente me idolatravam, até descobrirem que eu não tenho nada de japonês, daí passaram a me tratar diferente, com frieza, assim, "num piscar de olhos"!
Isso é o exemplo do que muita gente chama de otaku babão. O grande problema disso é como ofi exposto acima juntar-se futilidade com a preferência de uma etnia. Ou seja, é uma certa forma de exclusivismo. O mais engraçado e irônico disso é saber como a sociedade enxerga os fãs de animê e mangá e como um colega meu japonês é tratado por gostar dessas coisas de Hikkikomori. É certo que não podemos transferir contextos, mas existe uma colônia Japonesa aqui e a transferência dessa cultura pro Brasil veio toda errada por ser outro contexto e se criam hábitos engraçados com isso.
Outro caso é o de uma garota que eu tinha na minha lista de amigos do Orkut, que fingia ser descendente de japonês, colocando um nome aleatório no meio do nome real e forçando os olhos pra parecerem menores, quando era bem visível que ela tinha olhos redondos de ocidental e parecia mais descendente de europeu do que outra coisa.
O que vocês acham sobre esse assunto? Deixem suas opiniões e compartilhem experiências vividas por vocês ou por pessoas próximas.
Isso é o cúmulo da hipocrisia e da falta de segurança.Ou , talvez, seja só cara-de-pau e falta de noção mesmo. Isso pra mim é o pior tipo de comportamento possível, pois expõe a pessoa ao ridículo de uma situação que ela tenta fingi com todas as forças ser verdadeira. Para que eu não sei, já que a etnia não deveria ser definidora das suas qualidades como ser humano. É engraçado notar que se cria uma divinação da raça Japonesa e ela vira valor de troca no meio otaku.