Mangá VS HQ pra que tanta guerra?

Discussões sobre mídias em geral: animes, mangás, games, música, tokusatsu, filmes, quadrinhos, etc.

Moderador: Moderadores

Mangá VS HQ pra que tanta guerra?

Mensagempor Ookamisama » Qui Jun 21, 2012 18:15:36

Olá pessoal. Faz uns dias ai, eu tive um pequeno probleminha com uma pessoa que queria porque queria esfregar na minha cara que, "Mangá é uma m@#da" e que HQ é bem melhor. Tipo tudo bem a pessoa não gostar de mangás e preferir HQ, mas achei um tanto absurdo os argumentos da pessoa, falando que mangá é coisa de gay, que os personagens de mangá(e principalmente quem faz cosplay), buscam ser, o que não são, por isso eles são gays e por isso a DC fez o Lanterna Verde gay, para agradar o publico de mangá.

Logicamente achei isso um absurdo, porque primeiro, a pessoa quebrou a linha de respeito dizendo que é uma merda(tipo td bem você achar isso, mas não precisa me marcar na publicação e me esfregar na cara né), segundo a pessoa usou palavras preconceituosas racialmente e de homofobia. Porque ao meu ver, ele disse que mangá é coisa de gays, segundo ele gays são ruins principalmente pelo Lanterna Verde e no fim, que toda invenção de Japones seria gay então? Foi isso que deu a entender.

Mas, enfim...o que eu quero chegar, por que as pessoas tem tanta birra com isso? Conheço tanta gente que curte tanto mangá, quanto HQ numa boa. Eu por exemplo, não sou mto fã de HQ, mas sei que HQ não é uma porcaria. Só tem traços e uma maneira diferente de narrar as histórias.

Bom gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso. =)

E moderação, o topico ta no lugar certo né? XD
Thank you for kill me...

Imagem
Ookamisama
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Re: Mangá VS HQ pra que tanta guerra?

Mensagempor Amidamaru Reborn » Qui Jun 21, 2012 19:40:06

Primeiro de tudo vou pedir desculpas aqui por outro tópico. O da entrevista antes de responder ao próprio. Inclusive se tiver saco vou mandar uma MP esclarecendo a situação e porque tomei o partido que tomei na entrevista. Independente do que pensem de mim ou o escambau a birra era com você naquelas perguntas, mas okay. Abafa e vamos ao tópico.

-------------------------------------------------------------------------

Essa birra é antiga e perdura faz muito tempo. Existe um preconceito generalizado com a cultura japonesa em geral. Velado, não assumido ou descarado. Independete do que se possa dizer em prol a cultura japonesa há uma diferença cultural entre ocidente e oriente. Diverge da nossa (a cultura japonesa) pelo tratamento da sexualidade. Portanto, a representação dos tipos é algo que pode incomodar aos menos acostumados. Podendo pensar besteira sobre a mesma. O homosexulismo no Japão é um fato comum, culturalmente aceito, eu diria. Afinal, eles não praticam uma religião que discrimina pessoas hetéros de homossexuais. Note-se que para eles não há uma discriminação tão concreta entre hetéro e homossexual. Nossa cultura discrimina isso com um vocabulário extenso sobre o mesmo: bicha, gay, fruta etc. Há de s noptar que a maioria desse vocabulário é composto por ofensas.

O outro motivo e, isso é algo que sinto no público Brasileiro e Norte-Americano, é um problema com a próprial inguagem e narrativa dos mangás. Quando o herói morre no final isso é tido como erado, ruim ou mesmo deturpador do quese espera de um final normal. Heróis deveriam viver, continaur e seguir seus objetivos. Afinal, ele é destacado de nós. A cultura Japonesa o encara como apens uma pessoa que cumpriu seu papel. Após isso ele pode partir sme remorso. Isso choca demais certas pessoas. Existem esses fatores culturais que divergem nas linhas e histórias contadas nas HQS e mangás. Assim como o público do mangá é mais amplo se pensarmos que todas as faixas etárias de mabs os sexos leêm mangás publicaods em especígfico para eles. O público é mais variado, eu diria. Porém, o mangá é feito exclusivamente para os Japoneses. Sendo muitas referências mais localizadas e fechadas o que o torna estranho à um público basicamente heterossexual e adolescente. Gerando assim preconceito.

Assim esse preconceito é gerado por meio desses fatores. A hipérbole dessas histórias e a pouca identificação com as narrativas são, para mim, os principais fatores da pouca aceitação dos mangás pelo público ocidental. Outro deles seria o desconhecimento e o bairrismo. Sendo os fãs de animê estigmatizados eles devolvem na mesma moeda. Sendo assim a agressão é mútua. Pense mais como uma guerra de facções. Os fãs de mangá e animê são conhecidos (é bom acrescentar) , muitas vezes, por serem um grupo fechado e intransigente e que se sente, muitas vezes, ameaçado e estigmatizado.
Imagem

Imagem

Wanna take a load of it?
Amidamaru Reborn
CBManiac
CBManiac

Mensagempor mathias_cronqvist » Dom Jun 24, 2012 2:36:43

Tem que levar em consideração o seguinte: Muita gente que diz que mangá é uma merda, normalmente são trolls que não tem nada pra fazer e acha que zoar com otakus é divertido, principalmente pq otaku sempre estoura por qualquer comentario ofensivo sobre seus gostos. Sim já vi mta gente dizer isso.

Essa guerra começou através do forum henshin quem é otaku das mais antigas, deve ter ouvido falar desse forum, onde algumas pessoas amantes de HQs e Mangás se sentiram incomodados com alguns otakus afirmarem que mangá é melhor que HQ, devidamente por causa da Ultra Jovem que sempre afirmava isso e passaram tratar os otakus como escoria da humanidade chegando ao sem noção e até aos exageros, afirmando até inclusive que mangá é pior que droga, que só falta um otaku matar outra pessoa por causa de um anime. Inclusive para eles rotulavam qualquer fã de anime como otacus como uma ofensa para os otakus, inclusive se recusavam a se chamar qualquer fã de anime como otaku e ainda comparavam que o rotulo era tão perjoartivo como chamar uma pessoa de viado.
A briga piorou ainda mais depois do caso Fruits Basket, que após sair um titulo que não eram o que eles esperavam (Hokuto no Ken, Gantz, Hellsing) começaram a difamagar o mangá e afirmar que shoujo era coisa de boiola e algumas pessoas que eram otakus e eram da paz, passaram a se aliar aos henshinianos por causa de certos argumentos que eles tentavam evangelizar as pessoas a se virarem contra os shoujos. Um dos argumentos que eles citavam o mais impressionante era "As revistas femininas são feitas SÓ pra meninas, se você ler é como se você estivesse vestindo roupa de menina ou fazendo balé, você é bicha".
Rezam lendas que a razão dos eventos estarem não muito bem, por otakus que só entram pra zoar é consequencia do preconceito do povo do forum henshin, que acham que mangá não presta e fazer cosplay é coisa de retardado e o povo passou a acreditar neles.

Repito e digo sou otaku, não xingo ninguem, não ofendo ninguem, se a pessoa gosta mais de HQ que mangá é opinião dele, como eu penso contrario e nem por isso vou ficar ofendido, só queremos curtir os eventos e assistir animes em paz no nosso canto e fazemos isso pq gostamos e na boa essa discusão tá parecendo discusão de time e logo logo vai virar briga e morte como nos estadios.
Imagem
Campanha scanlators traduzem Vampire Hunter D!

Twiter Facebook Blog Sugadores de Sangue Nerd Alvanista WorldCosplay.
mathias_cronqvist
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Go Roku » Dom Jun 24, 2012 4:35:19

Suas análises são interessantes, mas eu acho que a questão é mais voltada ao comportamento geral das pessoas mesmo.

Primeiro, há a questão do gosto. Tem quem gosta de mangá, tem quem gosta de anime e tem quem gosta de ambos.

Segundo, acho que não adianta esconder. Todos nós quando temos algo que é nosso ameaçado (com uma crítica, por exemplo), entramos em modo defensivo. Pode ser uma ameaça aos nossos gostos, religião, time de futebol... enfim, tudo que de alguma forma nos conceitua. Pessoas mais racionais entrariam nesse modo defensivo com argumentos válidos, ou talvez até mesmo aceite a crítica e mude de opinião. Já certas pessoas "menos racionais" (perdão, não encontrei palavra melhor), entram na defensiva desmerecendo a "concorrência" (Ex.: Ah, meu time perdeu o campeonato, mas pelo menos não tá na segunda divisão que nem o seu!).

Pra mim essa pessoa que o Ookami citou se encaixaria nisso. Alguém que desmerece o mangá apenas para que a HQ, que ele gosta, tenha um prestígio superior. Quando ele chama mangá de gay, eu duvido que ele pelo menos tenha parado pra pensar na história e cultura japonesa pra bolar um argumento não, só pegou a primeira palavra que ele achou ofensiva e resolveu chamar disso.

Os otakus também desenvolveram diversos artifícios tentando enobrecer os seus gostos. Todo mundo já ouviu otaku reclamando que "Não é desenho, é anime. Não é gibi, é mangá." ... Como se não fosse tudo a mesma coisa tirando a nacionalidade de onde foi feito. Mas eles precisam sempre criar esse abismo entre os estilos, só para poder dizer: O meu é diferente. O meu é melhor.

Agora, "porque as pessoas fazem guerras por gostos? Se uma ofende a outra, é comum entrar na defensiva, mas porque ofender, pra início de conversa?" Porque a simples existência de um já é uma ameaça à hegemonia do outro. E certas pessoas não conseguem aceitar a possibilidade de existir algo melhor que aquilo que elas gostam. E isso a gente pode ver em qualquer outro assunto, não apenas de quadrinhos.

Bom, é isso que penso. E admito que é uma linha meio escrota por subestimar muito a mentalidade alheia. Mas... bem... elas fazem por onde.

EDIT:
E quanto à pergunta do tópico: Pra que tanta guerra?
Eu acho isso uma grande bobagem.
Mangá deriva de HQ. Os estilos dos desenhos e as técnicas usadas nos primórdios do mangá vinham do Ocidente. Basta ver os mangás clássicos / antigos, com seus traços rechonchudos, e até em mangás do Ozamu Tezuka podem ser vistos vários personagens da Walt Disney e do E. C. Segar.
E hoje, é inegável que as HQs reconhecem a evolução do estilo do mangá e em muitas obras ocidentais da atualidade temos personagens do queixo triangular e olhões E.T. de Varginha.
Mangá e HQ conversam. A guerra é pros tolos.
Go Roku
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor mathias_cronqvist » Dom Jun 24, 2012 18:21:59

Alias é por causa desse "modo defensivo" que muitos trolls aproveitam da situação para provocar as pessoas, coisa do tipo "vamos ameaçar o mangá deste manolo, pois é muito divertido!" e fazem de tudo para deixar a pessoa pra baixo.

E isso não acontece só no mundo animangático ou entre os quadrinistas não. Os gamers também rola essa guerra e o principal os otakus são as vitimas favoritas dele, lembro em uma discusão em outro forum sobre Castlevania, todos estão carecas de saber que Lords of Shadows mudou drasticamente a franquia, e os fãs mais trolls da franquia não entendem o por que os fãs de castlevania odiaram o game, e bem que a gente explicou varias vezes que o game é terror/gotico e o LoS é mais fantasia/epico e os fãs mais troll sempre argumentavam defendendo o LoS dizendo que o clima gotico era só do SOTN e CV não nasceu por ali, que o game era um reboot e que os fãs deveriam se conformar e que vai ser igual Resident Evil 4, mudou e não vai voltar atrás, que o clima epico deixou o game mais rico e que LoS é mais CV que SOTN.
Recentemente foi anunciado dois novos jogos da nova saga e trouxe de volta o clima gotico e os fãs mais hardcore gostaram da proposta do novo game e mesmo evidentemente que CV voltou a ser o que era os fãs mais trolls continuam insistindo que só são poucas imagens e o game ainda vai ser epico/fantasioso e que deveriam se contentar com isso e tentando tirar satisfações com um deles o cara me fala que fazem isso mais pq gostam de ouvir chorinhos de fãboys de Castlevania.

Como disse acima essa guerra existe pq tem pessoas com mente fechada que ficam cutucando os otakus pois não tem coisa pra fazer e fazem isso principalmente pra chamar atenção.

E pq digo isso, pq conheço fãs de HQ que respeitam os gostos de quem não curte, assim como muitos Otakus respeitam o gosto de quem não curte.
Imagem
Campanha scanlators traduzem Vampire Hunter D!

Twiter Facebook Blog Sugadores de Sangue Nerd Alvanista WorldCosplay.
mathias_cronqvist
CBManiac
CBManiac

Voltar para Entretenimento