[Progresso] Halo Mjolnir mark VI + Cortana

Seção para produções PRÓPRIAS que você deseja postar: fotos, vídeos, fanfics, desenhos, portfólios, etc. Se for postar vídeos do Youtube que não sejam seus, utilize a seção "Entretenimento".

Moderador: Moderadores

[Progresso] Halo Mjolnir mark VI + Cortana

Mensagempor MarcelC » Qui Jul 12, 2012 17:19:37

Galera, não acho que tenho muita experiência com cosplay, mas já andei mexendo com uma ou duas coisas por causa de uma festa a fantasia famosinha por estas bandas.
Tirando as bobagens como ir de militar ou de peão de obra, também já fui de Chapolim Colorado (numa fantasia mal feita em 2 dias, da idéia à finalização), e de morto-vivo (com “feridas abertas até o osso”, “garganta cortada”, “ombro estourado” e muito sangue falso... adorava ver o povo recolhendo o próprio queixo do chão).
Tentei ir de Wikus Van der Merwe (procura no Google) na metade da transformação, cheguei a modelar a mão mas tive problemas (financeiros) com o braço e ombro/peito/costas, a idéia era a namorada ir no mesmo ano como uma suposta grávida de 8-9 meses cujo bebê também estaria em mutação e saindo rasgando a barriga pela frente. Como não ia engravidar a namorada de verdade cheguei a fazer a barriga em látex, posicionei a criança mas falhei miseravelmente na pintura.
Também fiz um molde do meu rosto e do rosto da namorada em gesso só pra ver como ficava, depois vou tentar a cabeça inteira até os ombros.

Eu adooooro o programa Face Off do Syfy.

Para esse ano eu estava meio desanimado, até que um colega me apresentou o Pepakura. Imediatamente comecei a elaborar quais armadas iria construir.
Resolvi que este ano vou de Master Chief (Halo), com a armadura Mark VI em modelos de alto detalhe e a namorada vai de Cortana (pra quem não conhece o jogo, ela é uma projeção holográfica em azul de algum computador que ajuda o herói).

Pois bem, estou catando tudo o que me possa ser útil pela internet e, apesar de ganhar o meu dinheiro eu moro sozinho, tenho as contas da casa pra pagar, o esquadrão no BF3 pra dar atenção, a namorada pra dar atenção, um filho (não com a namorada) pra dar atenção, e os amigos que não posso abandonar.
Meu prazo pra finalizar é em 24/11, dia da festa.

To fu....

Tenho alguma coisa já pronta, vou postar em breve a situação atual.

Os métodos que estou utilizando são os que julguei melhores para mim, mas podem servir para os demais.
O Seiya-kun vem fazendo um ótimo tutorial sobre Papercraft Cosplay, vale muito a pena dar uma olhada, ele já vem rodando a um tempo nessa estrada e a qualidade dos cosplays aparentam ser excelentes.
Meus métodos poderão ser um tanto diferentes dos dele em algumas etapas, todos possuem prós e contras.

Ah, sugestões e comentários são bem vindos!
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Re: [Progresso] Halo Mjolnir mark VI + Cortana

Mensagempor MarcelC » Sex Jul 13, 2012 13:15:10

Aqui tenho uma das imagens do personagem pra usar como referência:

Imagem

Primeiro baixei os modelos em http://halocostuming.wikia.com/wiki/Pepakura_File_Index , mas sei que os arquivos vieram do pessoal do Fórum 405th

Medir – cortar – dobrar e colar é muito chato!!!
Já dobrei o capacete, peito, quadril, antebraços direito e esquerdo, braço esquerdo (bíceps), canela e pé esquerdo, e ambas as mãos.
A coxa esquerda ficou meio apertada, aproveitei PA experimentar aplicar fibra de vidro na parte interna substituindo a fibra por tecido de farda de operário. Usando o tecido fica tão duro quanto a fibra, mas dá um pouco mais de trabalho pra aplicar, tem que tomar cuidado pro tecido não dobrar e ondular.

Imagem
Foto: Algumas das peças dobradas

Imagem
Foto: Capacete dobrado

Enquanto continuava com o serviço massante das dobras resolvi experimentar as etapas seguintes com o capacete.

Vejo que a maioria das pessoas que faz armaduras em papercraft reforça as peças com fibra de vidro. Encontrei um cidadão no fórum 405th que usa uma mistura de resina e massa plástica (chamam de rondo) e passa uma ou mais camadas por dentro da peça.
Achei a idéia ótima, as linhas onde as peças são coladas tem mania de ficar muito pra fora, muito “vivas”. Com a camada de rondo por dentro eu posso lixar essas pontas sem problema, já que o papel vai embora mas fica a camada arredondada de rondo. Olha abaixo:

Imagem
Foto: Vista do fundo do capacete já resinado por fora, com a mistura na parte interna e algumas quinas do lado esquerdo lixado com uma lima

Reparem que eu precisaria de muita massa caso fosse arredondar o lado direito, com o rondo na parte interna eu economizo material e tempo.

Imagem

Uma camada de massa, uma lixada e uma camada de primer pra visualizar as imperfeições.

Uma coisa leva a outra e cheguei nisso:
Imagem
Foto: As manchas no capacete são das diversas camadas de massa, primer e body-filler (creio que seja esse o nome). Uma camada de primer resolve o assunto

Antes de pintar resolvi trabalhar no visor. Na foto acima já tem um rascunho de como vai ficar, mas vou abordar o visor em outro post.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor MarcelC » Seg Jul 16, 2012 17:06:38

Normalmente, quando constroem um capacete Spartan, utilizam visores dourados planos. Alguns um pouco mais detalhistas desenham no visor pra ficar igual ao jogo.
Num primeiro momento eu pensei em utilizar dois visores planos (já explico o motivo), cheguei a comprar um visor genérico (incolor) a 10 reais pra colocar um filme dourado por cima.
Pois é, eu até gosto de morar na minha cidade, mas às vezes dá nos nervos! Não encontrei uma loja sequer que me vendesse filme espelhado dourado pra colocar na viseira, no máximo uma empresa disse que poderia pedir no fornecedor um rolo de sei-lá-quantos metros (e eu só queria 30 centímetros...)

Choros à parte, respirei fundo e comprei 2 viseiras douradas de dupla curvatura (côncava na vertical e horizontal) a 60 contos cada.
Olha a coisinha cara aí:
Imagem
Foto: Viseira com 2mm de espessura

Para os detalhes do visor é onde entra a necessidade de 2 peças: uma será vazada e sobreposta à outra. Mas como acertar os desenhos?
Procurando pela net por desenhos da máscara esbarrei com um tutorial sobre o uso de 2 visores... com uma imagem pra usar como guia!! Agradeço o blog Costume Dork.com. Não usei exatamento o que ele disponibilizou no site, mas usei como referência.
Depois de umas impressões, rabiscos a mão livre, digitalizações e um bocadinho de Paint cheguei a um resultado satisfatório.

Imagem
Foto: Os riscos vermelhos são guias para posicionamento

O problema é que não dá pra colar direito um papel plano numa bola, lembram das aulas de geografia (quinta série, se não me engano) onde o professor comenta da dificuldade de se fazer um mapa-múndi sem distorcer os países (dificuldade em planificar uma esfera)? Pois arredondar um plano também complica, portanto prendi como pude e marquei os pontos de corte na mão grande mesmo!

As fotos mostram a viseira mais escura do que é de verdade, acho que é o flash.
Imagem
Foto: guia (mal) posicionada

Imagem
Foto: Pontos marcados e linhas definidas com fita

Imagem
Foto: Detalhes vazados, aguardando uma mãozinha de lixa

Agora é só colocar a outra viseira por trás e encaixar no capacete.
Imagem
Foto: Sem o flash a cor da viseira ficou mais fiel

Próximo passo: pintura e desgaste.

Opa! Chegaram o cabelo da Cortana e o manequim, hoje à noite vai ter muita fita crepe...!

Na próxima postagem devo colocar sobre o progresso da Cortana.
Como sempre: sugestões, perguntas e comentários são bem vindos.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor marcosiung » Ter Jul 17, 2012 23:38:47

Cara, to achando simplesmente demais o teu cos, e foi fuçando na internet que achei ele e me deu vontade de fazer meu tão sonhado stormtrooper.. estou a procurar os modelos de capacete e armadura dele, mas como ainda sou nob em papercraft e coisas do genero tenho que perguntar onde se compra resina e massa plastica??
marcosiung
Newbie
Newbie

Mensagempor MarcelC » Qua Jul 18, 2012 12:48:52

marcosiung escreveu:Cara, to achando simplesmente demais o teu cos, e foi fuçando na internet que achei ele e me deu vontade de fazer meu tão sonhado stormtrooper.. estou a procurar os modelos de capacete e armadura dele, mas como ainda sou nob em papercraft e coisas do genero tenho que perguntar onde se compra resina e massa plastica??

Você encontra em casas de material de construção. A massa plástica eu pedi a mais macia (branca).
Nas lojas que fui a resina é vendida sem marca em garrafas pet de refrigerante e o catalisador é vendido à parte, se certifique de comprar os dois. você vai usar uma proporção média de 1,5% em volume de catalisador, portanto deve comprar coisa de 15 ml pra 1 litro de resina.

Na seção COMOFAS daqui do forum tem um tutorial muito bom de um cara experiente em papercraft, esse que estou fazendo é meu primeiro e estou aprendendo à medida que faço.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor MarcelC » Qua Jul 18, 2012 12:51:00

Atualizando

Para fazer par com o Master Chief eu cheguei a pensar em fazer um soldado feminino genérico ou a Miranda Keyes (Google), mas ninguém reconheceria.
Resolvi que o mais sinistro seria transformá-la em Cortana, mais tarde vi que uma penca de gente teve a mesma idéia mundo a fora, mas tudo bem.

Com pouca experiência em maquiagem e com carência de lojas onde vendam artigos singulares tive que encomendar quase todos os materiais da personagem.
Para deixar a namorada azul preciso de:
Batom – Aproveitei a mamãe passeando em Salvador, ela me comprou um azul rainbow cremoso da Contem 1g;
Peruca azul – Procurei no Dealextreme mas acabei comprando esta no E-Bay;
Pinta-cara – Este eu comprei por aqui mesmo, mas penso seriamente em comprar uma maquiagem melhor na Catherine Hill, pela internet (sugestão encontrada no tópico Bodypaint – Mudar a cor do corpo);
Lentes de contato – Afinal, a mulher é toda azul! Comprei pela internet na E-Lens;
Macacão – Mais conhecido como Catsuit ou Zentai, Comprei este no E-Bay;
Tintas para tecido, fita adesiva, pincel – Servem para desenhar os padrões no corpo;
Cola glitter – Para os detalhes nos padrões do corpo;
Paciência – Esta tenho que ter aos montes.

O manequim que comprei é do tipo que fica em pé preso na base por hastes que entram na sola do pé e isso é um problema quando você quer vestir uma roupa que cubra os pés por completo. Vou bolar uma forma de prender o manequim pelo pescoço pra poder trabalhar melhor.

De qualquer forma eu imprimi umas imagens de referência, como estas abaixo:

Imagem e Imagem

A fita adesiva não prende muito bem no tecido, por um lado é bom para poder ajustar partes que não tenham ficado boas, por outro lado exige que se empurre a fita com mais força pra que fique presa. Depois de algum tempo olhando as referencias e vendo como reproduzir algo semelhante no boneco, consegui fazer um rascunho do peito.

Imagem
Foto: Primeira tentativa de desenhar um padrão no boneco.

Sinceramente não fiquei muito satisfeito com o resultado, a namorada ficou de assumir essa tarefa pra mim, só preciso deixar o boneco de pé e separar os dedos das mãos com a retífica (senão não veste a luva).

Por enquanto fico por aqui. Voltei a cortar-dobrar-colar as peças que ainda me faltam e neste fim de semana pretendo começar a lixar o tórax.
Sugestões, perguntas e comentários sempre bem vindos.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor MarcelC » Sex Jul 20, 2012 12:10:08

Pintura e desgaste do capacete.

Em tudo o que faço que envolva pintura eu sempre sofro muito. É sério, eu vejo alguém fazendo, tento fazer EXATAMENTE do mesmo jeito mas normalmente não gosto do meu resultado.
Contudo vamos tentar mais uma vez!

Na falta de um compressor e pistola de tinta eu fico obrigado a usar spray, saí à procura de tudo quanto era versão de verde que pudesse encontrar. Encontrei verde limão alto brilho, verde vivo, verde e verde folha.

Depois de uma camada de primer e uma lixada com lixa fina para alisar eu dei uma camada de verde (puro).
Ficou desse jeito:

Imagem
Foto: Se ficar mais brilhante ganha luz própria

Não gostei! Experimentei o verde folha e o resultado ficou bem mais satisfatório:

Imagem
Foto: Segunda tentativa de cor

Depois de seco eu misturei tinta acrílica preta com um bocado de água e passei nas áreas mais profundas da máscara, tirando o excesso com um papel toalha, para dar um efeito de sujo pelo uso. Além disso borrifei num pincel o verde limão alto brilho e passei nas áreas mais proeminentes (as quinas) para dar um efeito de desgaste nessas áreas, que seriam realmente as mais surradas numa situação real. Mas para ficar com cara de que foi bastante desgastado eu passei também tinta cromada prateada num pincel e acertei o capacete em diversos locais, dando a impressão de tinta arrancada. O resultado foi este:

Imagem Imagem Imagem

Até que ficou aceitável, mas acredito poder fazer melhor.
Se der tempo vou fazer outro capacete do zero, usando um modelo melhor, até lá espero encontrar o ponto certo da pintura.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor MarcelC » Seg Jul 23, 2012 18:03:37

Nesse final de semana meu menino entrou no quarto e deu de cara com o manequim encostado na janela, vestido de azul, e sem cabeça. Tadinho.... só foi perder o medo no dia seguinte.

Mas voltando ao assunto principal: nesses dois dias de folga pude dar uma trabalhada no peito da armadura e coloquei a namorada pra adiantar os desenhos na Cortana.

Olhando pra algumas referências impressas ela fez uma primeira camada de desenhos. Depois iremos fazer outros desenhos complementando os atuais, deixa só comprar uma fita adesiva decente, a que estávamos usando descolava o tempo inteiro do tecido.

Imagem
Foto: Padrões iniciais marcados

Imagem
Foto: Pintando

Imagem
Foto: Marcações preenchidas

Imagem
Foto: Situação atual

Considerando que ela nunca fez isso na vida e que só teve o final da tarde do domingo pra trabalhar, o serviço ficou ótimo (bem melhor do que o meu, com certeza).

Com relação a armadura eu fiz aquele mesmo esquema de resina+massa por dentro, aparei as arestas por fora, massa plástica, lixa, massa plástica, lixa, spot filler, lixa, uma camadinha de primer e voilá.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Fotos: Seqüencia de preparo

Obviamente só trabalhei uma parte do peito, mas já apliquei massa nas laterais.
Hoje dou seguimento.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor MarcelC » Ter Jul 31, 2012 11:23:05

Por esses dias não tive muito tempo pra atacar na armadura, mas ainda consegui fazer alguma coisa.

Apliquei massa nas laterais do peito e em quase toda a seção inferior. Com um pouco de massa rápida e um tanto de lixa deixei aceitável.
Aproveitei também para aplicar massa em parte das costas, como já sabia que não teria tempo para lixar e tentando baratear o serviço eu usei massa acrílica (a que usa em parede externa, e é um parto pra secar).

Imagem Imagem
Fotos: Secando ao sol

Com o peito já seco e lixado eu resolvi adicionar uns detalhes na região do pescoço, algo similar ao que vejo nas referências.

Imagem
Foto: Detalhe em cena do jogo

Adesivei a região, fiz o desenho a mão livre, recortei e inverti para o outro lado para ficarem iguais, o resultado ficou bem legal.

Imagem
Foto: Nunca desenhei bem, mas até que ficou bonitinho

Apliquei massa plástica e cortei o excedente quando ela estava na fase intermediária da secagem (vou chamar de “fase pudim”). Depois apliquei um pouco de massa epóxi para dar uma melhorada no aspecto. A próxima etapa será lixar e acertar as imperfeições.
Aproveitei também para arredondar a abertura para o pescoço e coloquei um detalhe de acabamento, por enquanto está redondo mas em breve vai tomar a forma definitiva.

Imagem Imagem
Fotos: Massa plástica recortada, reparo com massa epóxi e detalhe no pescoço

MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor lupelongo » Dom Ago 05, 2012 13:19:50

NOSSA QUE COISA COMPLICADA DX
mais estou aprendendo muita cosia com o tópico, parabéns e obrigado :3
quero ver isso pronto einh!
Karkat Vantas [Homestuck]: 80% | The Sufferer [Homestuck]: 40%
Flandre Scarlt [Touhou]: 20% | Inubashiri Momiji [Touhou]: 45%
Connor Kenway [ACIII]: 10%
Hunter [L4D] 100%
Scout [TF2] 99%
Imagem
lupelongo
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor MarcelC » Seg Ago 06, 2012 19:38:20

lupelongo escreveu:NOSSA QUE COISA COMPLICADA DX
mais estou aprendendo muita cosia com o tópico, parabéns e obrigado :3
quero ver isso pronto einh!

Valeu cara! Já fiz mais algum progresso com a Cortana e com o peito/costas, mas vou postar quanto der mais uma evoluída.

Em tempo: Estou fazendo a armadura tomando como referência este carinha aqui. O conteúdo é todo em inglês, pra quem não lê pode ter uma noção pelas fotos.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor MarcelC » Ter Ago 14, 2012 17:49:10

Passei uns dias sem muito tempo pra atacar a fantasia, mas ainda assim consegui algumas horas de trabalho.

Uma das coisas que aprendi até agora nesta armadura é que você tem que pesar bem suas escolhas, como por exemplo: usar massa acrílica barateia o processo e é mais fácil de lixar mas tem que aplicar num dia e só trabalhar no outro, usar massa plástica é mais caro e mais pesado mas seca rápido e permite que você dê forma enquanto não curou completamente (enquanto na “fase pudim”)..

Como já tinha dito eu utilizei massa acrílica para cobrir as costas da armadura. O lado direito já está mais perto da posição final enquanto o lado esquerdo ainda está bem grosseiro. Perdoem a carência de fotos desta etapa.

Enquanto trabalhava nas costas algo me dizia que eu deveria trabalhar logo na junção das duas peças (peito e costas). Mesmo eu tendo deixado os pontos de junção sem trabalhar percebi que a manipulação das peças moveu um pouco a posição dos encaixes, por sorte percebi isso antes que fosse tarde.

Primeiramente juntei as peças com bastante fita adesiva. Foi necessário forçar um pouco algumas partes por causa do deslocamento mas todos os pontos acabaram em seus lugares:

Imagem Imagem

Fotos: percebe-se o lado direito das costas já lixado e com imperfeições cobertas

Utilizando alguns “super ímãs” comprados no Dealextreme (com 1 mês de antecedência), partes de lataria de computador e restos de peças de móveis eu montei duas peças que se prendiam por magnetismo e tinham um pino pra servir de guia. Infelizmente não fotografei muito o primeiro processo mas o resultado segue abaixo:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Fotos: Peças foram afogadas em “rondo” misturado 50g de massa para 20 ml de resina

Ficou feio mas funciona!
Aprendendo com um lado to fazendo o segundo mais bem feito.
Primeiro construí as peças das duas partes, fora da armadura.

Imagem

Deixei uma carta de baralho entre as duas peças para poder marcar bem a linha divisória e colei as peças com massa epóxi.

Imagem

Quando secar eu “instalo” o guia de encaixe e afogo em rondo.

MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor MarcelC » Sex Set 14, 2012 17:23:15

Primeiramente peço desculpas pela demora na atualização, mas ultimamente ando com pouco tempo pro projeto. De qualquer forma parado não ficou!

No capítulo anterior eu tinha montado os encaixes inferiores que juntam o peito com as costas da armadura, agora posto como prendi a parte superior.

O corte que separou as duas partes foi feito estrategicamente prevendo a junção futura, segue para relembrar:

Imagem

Com a ajuda da retífica e um tanto de paciência eu cortei parte da quina da carcaça de um antigo estabilizador (de computador). O metal é bem rígido e adere bem em ímãs. O fato de ser bem rígido inclusive dificultou abrir um pouco o ângulo dele, anteriormente de 90 graus par algo mais oblíquo (arregacei mais o bicho). Ficou aceitável.

Imagem

Usei os ímãs de um disco rígido velho e quebrado pra prender na peça que cortei.
Imagens aqui explicam melhor do que palavras, então seguem:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem

Depois de terminar o encaixe eu alisei as partes externas da junção e ataquei o resto das costas.
Seguem (mais) imagens:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Dei esta etapa por finalizada, já acionei uns amigos que entendem de eletrônica pra adaptar uns alto falantes ligados a um laringofone e já comecei a atacar a codpiece, que chamo carinhosamente de cueca.

MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Espafregundo » Sex Out 19, 2012 4:10:37

Como você fez pra cortar aquela parte vazada da viseira?
Imagem
Vehicles and figures sold separately.
Facebook
Espafregundo
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor MarcelC » Qui Out 25, 2012 11:01:40

Primeiro desculpa pela demora na resposta. É que estou correndo pra terminar a armadura em tempo e não ando fazendo quase nada a mais. Em breve posto o andamento.

Praticamente todos os cortes que precisei fazer na armadura foi com uma micro retífica + disco de corte, o povo costuma chamar de Dremel.
Comprei também o cabo pra poder deixar o motor de lado enquanto seguro apenas uma "caneta", é uma das ferramentas mais úteis que eu já comprei, foi da Black & Decker.

Antes de fazer o corte eu fiz pequenos furos em todos os cantos da parte vazada e usei a fita adesiva como régua.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Próximo

Voltar para Atelier CB