Galera, não acho que tenho muita experiência com cosplay, mas já andei mexendo com uma ou duas coisas por causa de uma festa a fantasia famosinha por estas bandas.
Tirando as bobagens como ir de militar ou de peão de obra, também já fui de Chapolim Colorado (numa fantasia mal feita em 2 dias, da idéia à finalização), e de morto-vivo (com “feridas abertas até o osso”, “garganta cortada”, “ombro estourado” e muito sangue falso... adorava ver o povo recolhendo o próprio queixo do chão).
Tentei ir de Wikus Van der Merwe (procura no Google) na metade da transformação, cheguei a modelar a mão mas tive problemas (financeiros) com o braço e ombro/peito/costas, a idéia era a namorada ir no mesmo ano como uma suposta grávida de 8-9 meses cujo bebê também estaria em mutação e saindo rasgando a barriga pela frente. Como não ia engravidar a namorada de verdade cheguei a fazer a barriga em látex, posicionei a criança mas falhei miseravelmente na pintura.
Também fiz um molde do meu rosto e do rosto da namorada em gesso só pra ver como ficava, depois vou tentar a cabeça inteira até os ombros.
Eu adooooro o programa Face Off do Syfy.
Para esse ano eu estava meio desanimado, até que um colega me apresentou o Pepakura. Imediatamente comecei a elaborar quais armadas iria construir.
Resolvi que este ano vou de Master Chief (Halo), com a armadura Mark VI em modelos de alto detalhe e a namorada vai de Cortana (pra quem não conhece o jogo, ela é uma projeção holográfica em azul de algum computador que ajuda o herói).
Pois bem, estou catando tudo o que me possa ser útil pela internet e, apesar de ganhar o meu dinheiro eu moro sozinho, tenho as contas da casa pra pagar, o esquadrão no BF3 pra dar atenção, a namorada pra dar atenção, um filho (não com a namorada) pra dar atenção, e os amigos que não posso abandonar.
Meu prazo pra finalizar é em 24/11, dia da festa.
To fu....
Tenho alguma coisa já pronta, vou postar em breve a situação atual.
Os métodos que estou utilizando são os que julguei melhores para mim, mas podem servir para os demais.
O Seiya-kun vem fazendo um ótimo tutorial sobre Papercraft Cosplay, vale muito a pena dar uma olhada, ele já vem rodando a um tempo nessa estrada e a qualidade dos cosplays aparentam ser excelentes.
Meus métodos poderão ser um tanto diferentes dos dele em algumas etapas, todos possuem prós e contras.
Ah, sugestões e comentários são bem vindos!

e