por Ken Kusanagi » Sex Fev 11, 2011 11:44:24
Bom, mesmo tendo passado tanto tempo sem vir aqui e só voltando agora, acredito que eu deveria também dar meu parecer a respeito, afinal como membro ativo do CB desde 2003 (entrei em 2002, mas só no ano seguinte me tornei ativo) e tendo sido Moderador por algum tempo, tenho o CB como parte integrante da minha vida. Então, vamos lá:
Site: Precisa melhorar MUITO. Só pra carregar demora um tempo indigno (consegui ver umas 10 páginas aqui completas enquanto o CABEÇALHO carregava - e ele continua carregando enquanto eu digito). Na época do Arquivo Cosplay Brasil (que era mais "nerazzurri" que a Internazionale xD) era bem mais simples, e funcionava muito melhor. Não sou nenhum expert em webdesign, mas poderia ser muito melhor e mais intuitivo.
Fórum: Essa é a parte que eu sempre considerei o "verdadeiro CB", afinal é aqui que nós temos, de fato, contato com outras pessoas que compartilham de nossos interesses, e tudo mais, mas a questão mesmo é que ele continua tão bem organizado como de costume, as seções bem divididas, com usuários que participam na medida do possível. Uma coisa que sempre me admirou foi a capacidade da moderação em mitigar discussões antes que virassem flamewars, o que só vem a comprovar a boa estrutura com relação a outros fóruns (e ajuda muito que a maior parte dos usuários seja composta de pessoas maduras, que sabem aceitar a opinião alheia).
Sobre os tópicos CTRL+C CTRL+V que a Artemys falou, eu concordo em partes. Tudo bem que compartilhar suas experiências de vida é válido, e tal, até pra você ter uma conexão com seus colegas de fórum, mas e quando falta assunto? Quando você já comentou no que achava que podia dar seus dois centavos e ninguém respondeu (como já me aconteceu inúmeras vezes - só na primeira página do Bate-papo tem seis tópicos que eu "matei")? Você tem que procurar algo que você possa querer discutir com outras pessoas, certo? E aí, acho que pegar algo de outro site é válido, desde é claro que você coloque a fonte e dê aquele pitaco básico. E aí, quem sabe, ele não possa gerar uma discussão inteligente? A possibilidade sempre existe.
Salas: Nada a opinar, pois infelizmente nunca pude frequentá-las.
Comunidade: Só vejo por aqui o que é feito, porque (novamente) infelizmente eu sempre fui membro do CB "à distância". Nunca pude participar de nenhum dos encontros, mas pelo que vejo aqui, eles já foram mais animados. É compreensível que cada um tem suas responsabilidades, mas dedicar um tempo pros amigos, mesmo que virtuais, nunca é demais. Eu posso até soar hipócrita dizendo isso, mas a verdade é que eu sempre me senti chateado de nunca poder estar junto dos amigos que eu fiz por aqui, e que eu prezo quase tanto quanto a própria vida. Acho que é mais ou menos como o Jeff falou, falta algum incentivo pra que o pessoal queira participar. Na minha época, a comunidade era muito mais unida, e era isso que fazia os encontros darem certo. Hoje, mesmo que não seja a intenção de algumas das pessoas aqui, eu imagino que os usuários mais ativos tratam o contato através do CB mais como algo casual do que, de fato, um círculo de amizades. Sinto muito se alguém discorda comigo, mas eu sinto essa nova comunidade um tanto quanto morna (pra não dizer fria).
Administração: Aqui é que o bicho pega, pelo que eu já li. Não conheço direito o Piobaireachd enquanto pessoa ou usuário, mas dei uma lida no histórico dele e, no papel dele de administrar o fórum (como Moderador, mas até aí, é praticamente a mesma coisa, não?), ele tem feito um ótimo trabalho: botando as coisas no lugar certinho, abafando amigavelmente faíscas de potenciais flames e etc.
Já no que diz respeito ao Human Spider Pyke e à Arashi Chris Kishu, não posso dizer muita coisa, porque não vejo nada deles por aqui. Mas, dados os comentários que têm sido tecidos aqui, e o fato de que todos parecem reverberar o mesmo ponto em comum, não vejo motivos pra não crer no que estão falando. Dito isso, e como parte do fórum na época que esses dois eram mais ativos, tenho que dizer que o Pyke me decepcionou profundamente. A impressão que eu tinha dele pelo fórum, naquela época (ele me parecia ser um cara bem mais divertido e participativo), era muito diferente do que foi posto aqui, e o próprio post dele me deixou mais chateado, pois ele parece (PARECE, é bom ressaltar, pois não estou em posição de acusar ninguém) rebater as críticas tecidas a ele de uma posição de vítima. Como dizem, existem três versões pra cada história: a da acusação, a da defesa e a verdadeira. E, quanto mais os relatos de uma das duas primeiras versões coincidem, maior é a chance de ela ser a verdadeira. Algo tipo, se um bandido diz que não fez nada, quando 20 pessoas dizem que viram ele roubando uma senhora na rua ou metendo a porrada num mendigo, é mais fácil crer nas 20 pessoas do que numa só. É um exemplo muito distante, mas é só pra explicar. Então, sinto muito, Spider, mas suas justificativas não colaram pra mim. Da Arashi eu não falo porque primeiro: eu não a tenho visto por aqui (o que me força mais a não opinar do que qualquer outro fator), e segundo: houve alguns elogios aqui à conduta dela.
Moderação: Continua fazendo bem o trabalho de carregar o piano, e é graças às equipes de Moderação que o Fórum do CB não tem uma reputação ruim como tantos outros por aí. Aposto que, se não fosse o trabalho deles, o CB se tornaria mais um 4chan da vida, infestado de trolls e sem conteúdo nenhum. Não falo deste ou daquele Moderador em específico porque todos eles trabalham de uma forma coesa (só do Piobaireachd que eu falei antes, mas o mesmo vale pros outros, em especial os mais ativos, como a Mo, a Sumomo e a Artemys). Como ex-Moderador, devo dizer que tenho orgulho do trabalho que os atuais fazem.
Equipes: Quero me reservar o espaço pra falar só da de arte, afinal não sou entendido em fotografia pra opinar na de fotografia, a lentidão do site me impede de analisar a de redação e, como eu já disse antes, nunca tive a chance de ir a qualquer sala do CB pra falar dos staffs. E concordo que a Equipe de Arte seja deveras subestimada no âmbito do CB, afinal se não fosse por eles, o CBA e o Kawaii Awards não teriam metade da graça que têm, pra dizer o mínimo. Pra não falar que são indivíduos bastante talentosos, que colocam amor e compromisso no que fazem (o que é, de fato, importante quando você se compromete com algo). Eu mesmo queria poder fazer parte dessa equipe maravilhosa, mas uma série de entraves me impediam até mesmo de expressar o desejo (falta de contato físico com o resto dos membros - e de condições pra manter esse contato, caso conseguisse - , não sei mexer em Photoshop, ainda tenho muito que melhorar no meu traço etc.). Ainda mais com esse tempo todo que passei ausentado do fórum.
-------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, eis os meus two-cents no assunto. Se eu tiver dito algo que contrariou alguém, sinto muito, mas isso tudo é o que eu acho. Se eu tiver falado alguma besteira, ou alguma inverdade, podem me chamar a atenção, mas com cortesia, por favor.
[]'s
Andrey Launé Aragão / Ken Kusanagi
PS: terminei esse post e a home continua carregando... sem NADA, fora o plano de fundo e a barra de cabeçalho com as opções de cor, layout e tamanho da fonte!! Dá um jeito aí, webmaster! ^^'
Não esqueça de ler e seguir as
regras!
And I'm so confused
About what to do
Sometimes I want to throw it all away
So here I am
Growing older all the time
Looking older all the time
Feeling younger in my mind...