Cosplay e saúde!!!!

Converse com outros cosplayers sobre este hobby: mídia, notícias, práticas, destaques, sites, etc. Tópicos e assuntos exclusivos de cosplay.

Moderador: Moderadores

Cosplay e saúde!!!!

Mensagempor Paula Genkai » Ter Jan 17, 2012 22:02:56

Olá, pessoal,

Neste tópico, discutiremos assuntos importantes em relação a saúde dos cosplayers! Sim, venho aqui falar como médica (mais do que como cosplayer).
Vamos ao primeiro assunto?

Lentes de Contato

Lentes de contato dão um toque todo especial para o cosplay, não é verdade? Entretanto, não podemos esquecer que elas entram em contato direto com órgãos muito delicados e sujeitos a complicações do uso: seus olhos!!!

As lentes de contato podem ser fontes de infecções que podem causar de conjuntivites (inflamação da membrana que protege o olho) e, até mesmo, bactérias que podem causar perda de visão!!!!

Aqui vão dicas importantes:

- O correto é: se pretende usar lentes, procure um oftalmologista p/ ver se você tem algum problema ocular que possa impedir o uso

- SEMPRE lave as mãos antes de manipular as lentes!!! As mãos só perdem, em termos de sujeira, para nossa boca. Imagine colocar essa sujeirada toda (com bactérias e fungos) em contato direto com seus lindos olhinhos....

- Lave a lente sempre com produtos específicos!!!!! Alguns são bem conhecidos, como o Renu e Opti-Free (experimente qual produto você tolera melhor). Nunca lave a lente com água de torneira e, pior ainda, com saliva!!!!!!

- às vezes, a lente provoca um pouco de ressecamento nos olhos. Use colírios específicos para isso (as marcas que fabricam produtos p/ lentes de contato também produzem colírios). Nunca usem colírios como o "Moura Brasil" com lentes de contato.

- Caso as lentes provoquem uma irritação muito grande nos olhos, remova-as!!!!! Verifique se ela não está virada (vendo a lente de perfil, as bordinhas que se encaixam no olho têm que estar viradas p/ dentro. Se estiverem c/ as bordas p/ fora-fica parecendo um prato fundo- é que ela está ao contrário).

- Ao comprar lentes, verifique que as mesmas estão lacradas! Nunca compre lente sem lacre (já que você não pode garantir que ela tenha sido manipulada). Alguns cosplayers que costumam usar lentes podem indicar sites bastante confiáveis para compra.

- A dica mais importante de todas: nunca empreste lentes e nem use lentes emprestadas!!! Você nunca sabe como a pessoa armazena e manipula a lente, além do risco altíssimo de adquirir doenças no olho...graves!!! Usar lente emprestada é exatamente igual a pegar emprestada uma escova de dentes de outra pessoa!!!!

- Ao guardar a lente, preencha o potinho com produto adequado! Água de torneira e soro fisiológico não são adequados para colocar no potinho da lente. De tempos em tempos (de preferência, semanalmente), troque o líquido do potinho.

- Atenção para a durabilidade da lente!!! lentes, como quase todo produto, tem prazo de validade! Quanto menores os cuidados, menor a vida útil da lente. Fique atento às informações de durabilidade da lente (descartáveis, uso prolongado, etc). Se a lente apresentar-se opaca, atenção- é hora de jogar fora!!!!

Espero ter ajudado os cosplayers com essas dicas! Dúvidas, sugestões e acréscimo de informações são muito bem vindas!!!

Até a próxima,

Paula Genkai- aquela que usa lente de contato há muitos anos...e nunca teve maiores problemas (sempre cuidando das lentes direitinho :D)
Imagem

Twitter: @paulagenkai / MSN: paulafabris@hotmail.com
MeAdiciona: http://meadiciona.com/paulagenkai
Paula Genkai
Vício em CB
Vício em CB

Re: Cosplay e saúde!!!!

Mensagempor Azu » Ter Jan 17, 2012 22:10:16

Mo bom! Gostei mesmo :)
Vou sempre mostrar esse seu tópico quando as pessoas vierem me perguntar de lentes! :D
Azu
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Zakuro » Ter Jan 17, 2012 22:13:35

Acho digno esse tópico ficar fixado em algum lugar! Ta tudo aí! Boa Paula :3
Comecei a usar lentes no ano passado, e sigo tudo isso à risca~ afinal de contas, as lentes são descartáveis, os olhos, para sempre!
- Próximo cosplay:
Projeto surpresa!

Imagem

- Pros stalkers de plantão...:
[Scanlator || MAL || DeviantArt || Twitter || Youtube || Nyah || Tumblr || WorldCosplay]
Zakuro
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Alandria » Ter Jan 17, 2012 22:23:38

Achei o máximo a iniciativa do tópico, Paula! Ninguém melhor do que uma médica E cosplayer para dar dicas deste tipo, né? Conhecimento de causa em ambas as áreas, heh.

Felizmente, como eu uso lentes de grau, já tenho algum hábito de cuidar direitinho das coloridas por tabela, também. Mas já aconteceu, na época em que eu ainda dormia com lentes de grau (com permissão da oftalmologista), de eu sentir um incômodo, não tirá-las pra dormir, e acordar com uma CERATITE DO DIABO. T.T Então, é, cuidar bem.

Eu, pessoalmente, não empresto lentes, mas já vi gente emprestando. Como fica aquelas lentes "mostruário" de ótica, que passam de olho em olho? x_x

Tenho duas dúvidas sobre lentes...

Queria saber também qual é o problema EXATO da sobreposição de lentes de contato, que já vi ser duramente criticada, mas também já vi ser amplamente praticada sem problema algum (inclusive colorida sobre colorida). O problema é o ressecamento? Falta de oxigenação? O tipo das lentes influi nesse sentido? Aplicar colírio constantemente ajuda em algo? E sobre uma história que li na internet sobre médicos recomendando sobreposição de lentes de grau para pessoas com ceratocone?

Recentemente, também ouvi falar em algum lugar que as Circle Lens, do tipo que amplia o olho, e lentes que cobrem a esclera, são prejudiciais. Isto procede?
Alandria
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Paula Genkai » Ter Jan 17, 2012 22:31:41

Olá, Alandria,

Realmente, são 2 dúvidas muito específicas! Provavelmente, um oftalmologista saberia dizer melhor.

- Sobre a sobreposição (ui, ficou horrível XP)de lentes de contato: a lente tem uma certa permeabilidade a água e ar. Duas lentes num mesmo olho podem prejudicar isso. Ah, e para ceratocone, as lentes são específicas (em geral, mais rígidas)

- Quanto às circle lens, já não sei te dizer muito bem. Imagino que não devam ser lentes para serem usadas por longos períodos (mais de 6 horas).

Até a próxima,

Paula Genkai- aquela que surta ao saber que cosplayers emprestam lentes uns dos outros....ok, a escova de dentes também empresta???
Imagem

Paula Genkai
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Flavia Akane » Qua Jan 18, 2012 9:47:09

Nossa, excelente tópico!

Eu fico mesmo impressionada com a quantidade de gente que empresta lentes de contato! Se eu usasse não emprestaria nunca! E eu nunca comprei das coloridas exatamente com medo de alguém já ter usado e eu nem saber...

Fico feliz de saber que eu sou normal e não é paranóia minha...
Flavia Akane
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor felipe645 » Qua Jan 18, 2012 13:57:19

é fico muito bom mesmo :)
e o melhor mesmo é ir na farmácia e comprar uma droga q vende la q muda a cor dos olhos O_Ô fica muita mais REAL kkkkkkk
___)Imagem(___
____)felipe.borrego65@hotmail.com(____
felipe645
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Tokachi » Sex Jan 20, 2012 19:14:39

Ótimo tópico, Paula. E aproveitando, queria tirar uma pequena dúvida, caso você saiba respondê-la...
Aquelas lentes de gato, que vem com a pupila no formato de fenda, ficam girando mesmo? Já vi gente reclamando que elas giram e daí a pessoa fica parecendo que tá vesga, mas também já vi gente falando que isso depende do tamanho dela.
Eu estava doida pra comprar um par pra futuros cosplays, mas tenho medo de me arrepender, principalmente porque elas geralmente são mais caras que as comuns. ><
Tokachi
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Debi Chan » Sex Jan 20, 2012 22:03:28

Eu desisti de usar lentes com cos por causa desse trabalho e dedicação toda que tem q ter com elas xD e também me irritava usar as lentes xD

Mais uma coisa, pq não pode usar o Moura Brasil?? eu usava e a irritação passava na hora e tirava o vermelho dos olhos.
Imagem
~*~*~*~*~ PURO SUCO DA ARTE ATELIER COSMAKER ~*~*~*~*~
Cosplay sob medida - Com carinho somente para você S2
Dê um Like no Facebook
Debi Chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Nerume-chan » Sáb Jan 21, 2012 13:03:20

Achei muito útil o tópico. Esse ano ainda estava pensando em trocar meus óculos por lentes de contato. Porque além de eu ter um talento incrível para quebrar a armação do óculos, o sinto que o grau que eu estou usando não é mais suficiente pra minha miopia o/
E sério que tem gente que empresta lente assim? Que absurdo o.o
Ótimo tópico, Paula ^^
Nerume-chan
Newbie
Newbie

Mensagempor Artemys Ichihara » Sáb Jan 21, 2012 15:12:27

Só eu não consigo usar lente lavada pura no Renu? :< Sério, a última (e única) vez que fiz isso, quase tirei meu olho da cara porque ardeu para caramba ><

Já to acostumada a ter esses cuidados com lentes... meu pai usa lente desde que me entendo por gente e me ensinou a usar também (: Eu normalmente deixo elas numa solução de Renu e uso soro pra tirar o produto da lente, porque ele me irrita de uma forma fenomenal :>
Imagem
Imagem

"Sunday, bloodie sunday... / Just let the music come and save you"

| twitter | lightning keeper | deviantart | lafouine | recanto das letras | fanfiction.net |

( "A favor de um Aoshi-sama mais travecoso!" ) - Disponível aqui e aqui!
Artemys Ichihara
Moderador
Moderador

Mensagempor felipe645 » Sáb Jan 21, 2012 15:30:22

e pra quem n qué mesmo po a lente tem sempre a tatoo ,,,,, eles tatuam a iris do olho ou o próprio olho ..... vish é muito tenso
Imagem
___)Imagem(___
____)felipe.borrego65@hotmail.com(____
felipe645
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Paula Genkai » Sáb Jan 21, 2012 16:23:26

Olá, pessoal,

Vamos tentar ajudar a resolver as dúvidas!!!

Tokachi escreveu:Aquelas lentes de gato, que vem com a pupila no formato de fenda, ficam girando mesmo? Já vi gente reclamando que elas giram e daí a pessoa fica parecendo que tá vesga, mas também já vi gente falando que isso depende do tamanho dela.
Eu estava doida pra comprar um par pra futuros cosplays, mas tenho medo de me arrepender, principalmente porque elas geralmente são mais caras que as comuns. ><

Em geral, essas lentes tem um "encaixe" no olho um pouco diferente do que as lentes comuns. Mas, mesmo assim, já vi muita gente reclamar disso, da lente "girar no olho". O jeito é sempre andar com um espelho, um líquido para lentes e ir p/ o banheiro com frequência, para desvirar a lente.

Debi Chan escreveu:Mais uma coisa, pq não pode usar o Moura Brasil?? eu usava e a irritação passava na hora e tirava o vermelho dos olhos.

Colírio moura brasil deve ser evitado! Na fórmula, tem um vasoconstrictor: ou seja, quando você pinga, ele vai contrair os vasinhos que estão causando vermelhidão e, aparentemente, a irritação some. Mas, tem um porém: esse vasoconstrictor pode, como consequência, causar secura no olho!!!! E, para quem usa lente de contato, secura é péssimo (pode até causar danos aos olhos)! O correto é usar os colírios próprios para umidificar a lente de contato. Se, mesmo assim, não melhorar a irritação, remova as lentes.

Nerume-chan escreveu:Achei muito útil o tópico. Esse ano ainda estava pensando em trocar meus óculos por lentes de contato. Porque além de eu ter um talento incrível para quebrar a armação do óculos, o sinto que o grau que eu estou usando não é mais suficiente pra minha miopia o/
E sério que tem gente que empresta lente assim? Que absurdo o.o
Ótimo tópico, Paula ^^

Obrigada!!! Na medida do possível, vou colocando mais dicas. Aliás, uma das mais importantes: se pretende usar lentes, procure um oftalmologista para exames antes de começar a usar!!!
E, sim, tem gente que empresta lente p/ outras pessoas. E coloca em risco a saúde dos olhos!

Até a próxima,

Paula Genkai- aquela que espera ter ajudado bastante com o tópico sobre lentes de contato!!!
Imagem

Paula Genkai
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Puma® » Sáb Jan 21, 2012 22:24:46

Eu sempre brigo com as "crianças" que querem começar a usar lente de contato no cosplay para antes de tudo ir ao oftalmologista para saber se pode usar lente...

Eu falo sobre o problema de contaminação por emprestar óculos de natação, lente contato então eu acho abominável.

Nota baixa para os eventos que colocam área cosplay longe de banheiro, e lavar as mãos para colocar, em alguns eventos acaba sendo um problema.

Gostei muito dessa iniciativa, Paula \o/!
Puma®
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Paula Genkai » Seg Jan 23, 2012 10:36:02

Olá, pessoal,

Vamos a mais algumas dicas de saúde? Desta vez, o assunto é....

Cuidados com Maquiagem

A maquiagem também é uma forma de realçar o rosto e corpo do cosplayer, dando um destaque a mais. Entretanto, como tudo que se possa imaginar, também se pode ter problemas no uso! Vamos a algumas dicas:

- Antes de se maquiar, lave o rosto. A oleosidade reduz a durabilidade e a aderência da maquiagem na pele.

- Sempre fique atento ao prazo de validade do produto. Se verificar alterações de cor e odor: não uso o produto, mesmo estando no prazo de validade (o produto, proavelmente, estragou ou está contaminado).

- Se observar irritação com o uso de algum componente da maquiagem, retire-o imediatamente (de preferência com demaquilante, já que apenas a água e sabão podem não conseguir tirar tudo). Se quiser, ao comprar algum produto de maquiagem, pode-se fazer o seguinte teste: aplique um pouco do produto na face interna do antebraço e espere algumas horinhas. Se não houver irritação, você não é alérgico ao produto!

- Nunca compartilhe os seguintes itens: batom, rimel, lápis (ou delineadores em geral) e pincéis de lábios ou delineadores (de lábios ou olhos). Esses locais podem ser fontes de doenças (conjuntivites, no caso dos olhos. E Herpes, no caso de boca). Nestes casos, sempre tenha o seu material para maquiar essas regiões

Muitas das dicas abaixo foram retiradas do Programa Bem Estar (passa na Globo, às 10h), que passou dia 20/12/2011. Infelizmente, não consegui achar os vídeos no You Tube, mas vou transcrever algumas dicas.
Na página deles, referente ao programa, também tem vááááárias dicas legais. Vou colocar as mais importantes aqui. O link é: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/20 ... eleza.html

- Pincéis de maquiagem devem ser higienizados com maior ou menor frequência, dependendo do uso mais ou menos intenso. Recomenda-se que, no mínimo, lave uma vez por mês. Existem produtos específicos para lavar pincéis. Mas, caso não os tenha (ou não tenha dinheiro para comprar), pode-se fazer assim:
* numa vasilha, encha de água e coloque um pouquinho de shampoo (eu uso shampoo infantil para lavar os meus, o mesmo que uso para perucas). Coloque o pincel lá dentro e mexa um pouco, para liberar a sujeira
* Enxágue o pincel e a vasilha
* na vasilha, coloque água e um pouquinho de condicionador (bem pouco mesmo. Também costumo usar o infantil). O motivo: muitos pincéis são feitos de pêlo de animais. Com o condicionador, ficam mais macios e as fibras dos pincéis ficam mais protegidas. Mergulhe os pincéis e mexa-os dentro da vasilha
* Enxágue os pincéis.
* Deixe-os secando na posição horizontal. (como boa parte dos pincéis têm cabo de madeira, se deixar secando na vertical, com as cerdas para cima, a umidade infiltra pelo cabo e pode estragar o pincel).

- Evite guardar os pincéis úmidos. Deixe-os secar antes de guardar (sim, alguns demoram mais de um dia para secar.

-Por mais que se esteja cansada, NUNCA DURMA DE MAQUIAGEM!!!!! Isso obstrui os poros (provocando espinhas), além de promover o aparecimento de rugas. Sempre retire o produto com demaquilante (eu, particularmente, amo o bifásico!!! Mas, cada um com sua preferência) ou, se o cansaço ou preguiça (XD) forem fortes, use lenços demaquilantes!

- Guarde sempre a maquiagem em lugares arejados e secos!!! Lugares úmidos (como banheiro) propiciam a proliferação de fungos...e bye-bye produto!!!!

- Se quiser fazer uma mquiagem bem completa e duradoura (o que, em evento, é difícil, já que as áreas cosplay quase nunca ficam perto de banheiro), siga os seguintes passos (nesta ordem mesmo):
* Lave o rosto (para remover a oleosidade e facilitar a aderência da maquiagem)
* Aplique tônico (para ajudar a fechar os poros)
* aplicação de hidratante (de preferência, um de textura leve e com filtro solar!)
* Aplicação do primer (ajuda a disfarçar poros e marcas de expressão, além de aumentar a durabilidade da maquiagem. Uso e recomendo!!!!)
* Aplicação de filtro solar (pule caso o seu hidratante já tenha filtro)
* Aplicação da base
* Aplicação do corretivo
* Aplicação do pó compacto

(sim, maquiagem dá trabalho. Mas, fazendo tudo isso, a maquiagem dura absurdamente mais!)

Espero ter tirado algumas dúvidas!!!! Tomando cuidados certinhos, é só aproveitar e divar no evento!!!

Até a próxima,

Paula Genkai- aquela que cuida direitinho dos pincéis de maquiagem.....e tudo mais também!

OBS: Fiquem à vontade para dúvidas e sugestões de temas!!!!
Imagem

Paula Genkai
Vício em CB
Vício em CB

Próximo

Voltar para Cosplay Talk