MUITO IMPORTANTE: USO DE COLAS/TINTAS/AFINS NA PELE
Como a boa cosplayer que eu sou, claro que já fiz um monte de bobagem. Entre elas, usar na pele tintas/colas/outros produtos que NÃO ERAM para ser usados na pele. Aconselho: não façam isso.
Cola de sapateiro/ cola de contato:
Queima a pele. Este não fui eu quem usou, mas minha parceira cosplayer Simone Tanaka. Ela usou no lado lateral do rosto, para prender um comunicador do personagem Suzaku Kururugi, de Code Geass. Na hora colou, funfou e ficou lindo. Mas depois, no final do dia, ao tirar o acessório ela percebeu que... A PELE ESTAVA QUEIMADA. Isso, queimada. Levou cerca de um mês para curar e até hoje ela ainda tem uma leve manchinha de recordação.
Cola super bonder ou similares:
Não queima, mas dói MUITO para tirar. Principalmente se estiver entre os cabelos. Quando usei meu cosplay do Link de Zelda pela primeira vez, foi com meu próprio cabelo tingido. E na hora de colar as orelhas, na pressa, não penteeei e separei bem os fios da área. Pensem nos meus gritos no final do dia para tirar a orelha e os pedaços de cola nos maços de cabelo... aprendi a fazer screamo rapidinho. Outra vez também com super bonder, minha parceira Simone usou na testa para prender uma pedra. Acabou ficando com um galo {sim, um galo - ?}, além da área ter ficado bem vermelhinha por um tempo.
Tinta acrílica/ Tinta de tecido:
Queimam. Principalmente se forem expostas à luz solar. Fui inventar de passar ao redor dos olhos uma vez e não aguentei nem 10 minutos, de tanto que ardeu.
Anilina:
Até onde sei, não faz mal. Dá pra usar no cabelo, na pele... só tem um porém: mancha tudo e não sai fácil.
Fita adesiva:
Existe uma técnica muito eficiente que uma menina do Sul me passou para fazer crossplays: a fita adesiva. É um pouco dolorida, incomoda no início quando não há o costume, contudo, o resultado fica muito bom. Desde quando me ensinaram essa técnica nunca mais usei outra. O problema é O TIPO de fita que se usa. Geralmente eu uso a silver tape, que aguenta o dia inteiro e não dá problemas de pele.
Só que uma vez, quando estava sem silver tape no estoque, acabei usando a craft tape. Aquela marronzinha que usamos para embalar caixas. O resultado foi terrível: final do dia, quando fui tirar, acabei arrancando uns pedacinhos da minha costa junto. Confiram o resultado na foto:
http://www.fotolog.com.br/viviflowright/26992261Creio que isso deva ter acontecido pelo fato de a fita ser muito "seca", digamos. A silver adere mais ao suor na parte de dentro que a craft, já que esta é projetada para uso de papéis. De qualquer forma, se forem usar, recomendo a silver e mesmo assim, antes passem um hidrante na pele, isso facilita a retirada da fita depois.
Importante: Sempre proteja seus mamilos com algum papel fino ou pedaço de algodão! {essa dica pode parecer engraçada, mas é séria}. Evite também fazer esforço que requeira muito a abertura de braços, pois como os seios ficam presos para os lados, surge uma "área de tensão" bem no meio do peito, que sei lá, de repente, com algum movimento muito brusco de abertura de braços, pode acabar rasgando ou sei lá.
No mais, se quiserem um tom de pele mais parecido com de gente, passem primeiro a silver e por cima, passem a craft. Que nem eu fiz nessa foto aqui:
http://www.fotolog.com.br/viviflowright/24811207Só lembrem de não passar a craft direto na pele, a não ser, claro, que queiram ficar sem pele depois.
A dica dessas fitas serve para qualquer outro uso no corpo também, não apenas para quem faz crossplay.
Conclusão:
Não usem colas nem tintas e outras coisas estranhas no corpo, porque muitas vezes pode não ter volta... e se mesmo assim quiserem arriscar, {cosplayers são desobedientes} testem antes numa parte pequena para ver ser terão alguma reação antes de aplicar numa área maior.
P.S. 1
Os textos podem parecer meio confusos, escrevi na pressa, mas está aí minha contribuição para o tópico.
P.S.2
Esse tópico tá tão legal que daqui a pouco podíamos até fazer uma revista colaborativa sobre!