Cosplay e saúde!!!!

Converse com outros cosplayers sobre este hobby: mídia, notícias, práticas, destaques, sites, etc. Tópicos e assuntos exclusivos de cosplay.

Moderador: Moderadores

Re: Cosplay e saúde!!!!

Mensagempor Debi Chan » Ter Fev 07, 2012 13:12:53

Artemys Ichihara escreveu:Só pra constar, não ter água gratuita (bebedouros) nos eventos pode dar processo pra organizadora porque isso é obrigatório. Isso e sanitários.

(:

Então tem que avisar aqui no rio pq quando tem, é aquela água fininha e quente D:
Imagem
~*~*~*~*~ PURO SUCO DA ARTE ATELIER COSMAKER ~*~*~*~*~
Cosplay sob medida - Com carinho somente para você S2
Dê um Like no Facebook
Debi Chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Artemys Ichihara » Ter Fev 07, 2012 13:34:12

Acho que tem no Manual de Direitos do Consumidor, não?

Enfiiiiim, retornando ao tópico, haha.
Imagem
Imagem

"Sunday, bloodie sunday... / Just let the music come and save you"

| twitter | lightning keeper | deviantart | lafouine | recanto das letras | fanfiction.net |

( "A favor de um Aoshi-sama mais travecoso!" ) - Disponível aqui e aqui!
Artemys Ichihara
Moderador
Moderador

Mensagempor Debi Chan » Ter Fev 07, 2012 15:11:14

só completando xD quando é em colégios, até tem alguns bebedouros que salvam mais no club do américa, por exemplo, que é aonde 99,9% dos eventos são realizados, não existe bebedouros! Somos obrigados a comprar a garrafinha de água D:

e agora, voltando ao assunto do tópico hahaha \o/
Imagem
~*~*~*~*~ PURO SUCO DA ARTE ATELIER COSMAKER ~*~*~*~*~
Cosplay sob medida - Com carinho somente para você S2
Dê um Like no Facebook
Debi Chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Strawberrypie Monica » Ter Fev 07, 2012 18:44:02

Estava "stalkeando" este tópico, mas só agora resolvi postar: Paula, você está de parabéns ao criar este tópico! Ótima iniciativa! *-*

Confesso que tem muita coisa que eu não sabia! Principalmente coisas sobre maquiagem!
Fora que estou adorando suas dicas! ♥

Edit: Paula, sei que já saimos do assunto "Maquiagem", mas tenho uma ótima dica para retira-la, inclusive ela é muito boa e barata: Azeite extra-virgem!

É simples, basta pegar um pedacinho de algodão e "molhar" um pouquinho (não encharcando, lógico, é perigoso entrar no olho), passar DELICADAMENTE nos olhos, e no rosto e pescoço. Depois, só lavar o rosto com água e secar com uma toalha limpa para retirar a oleosidade. A pele fica hidratada e ao mesmo tempo limpa!
Ou...
Pode usar aquele "suporte spray" (aqueles que parecem embalagem de perfume), e colocar um pouco de água e azeite e "sacudir" para ficar uma "misturinha", borrifar no algodão e fazer o mesmo processo de limpeza da maquiagem.

Os dois são bastante efetivos!
E o melhor: não dão alergia! *-*
Strawberrypie Monica
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Paula Genkai » Ter Fev 07, 2012 22:18:46

Olá, pessoal,

Estou gostando muito de vocês trocando experiências e perguntando. Muitas respostas, inclusive, procuro pela web (e aprendo também)

Vamos a comentários e respostas!!!

Laz~ escreveu:Com relação à maquiagem, já ouvi gente indicar gelo ou água fria para fechar os poros. Eu costumo fazer assim, lavo com água morna, passo algum produto no estilo de Clearksin ou leite de rosas para tirar todas as impurezas, seco e depois lavo com água gelada para fechar os poros. Para só então usar a maquiagem. Não sabia que existia um Tõnico para isso! :3

Na verdade, a função do tônico é essa mesma: limpar e fechar os poros. A água fria ajuda sim a fechar os poros, mas não limpa. Experimenta fazer a sequência toda da maquiagem (limpar, tonificar, hidratar, etc)! É impressionante o como a maquiagem fica muito mais bonita :)

Yagami Josy escreveu:Eu gostaria de perguntar se existe alguma técnica de maquiagem que auxilie na questão do suor...
Eu quase não uso porque o suor não deixa!!!
No dia-a-dia eu ja ate me conformei mas na hora de fazer cosplay é fundamental...
Eu vi no programa bem estar que suor em excesso pode ser um problema medico e pretendo procurar um dermatologista logo mas mesmo assim se houver alguma dica...
Eu pensei que o spray fixador me ajudaria mas pelo que ja li no forum perdi minha esperança Pretendo fazer cosplay esse ano e gostaria mesmo que ficasse bom...rsrs

O excesso de suor prejudica a aderência da maquiagem à pele (e o resultado). Não conheço nenhum truque para diminuir isto. Aliás, excesso de sudorese tem nome: Hiperidrose!!!! Pode ser localizada (ex: face, axila, etc) ou pode ser no corpo todo. O ideal é você procurar uma dermatologista! Ela pode analisar bem seu caso e conduzir melhor o tratamento! Cosplay é bom, mas cuidar da saúde é melhor ainda!!!!! :)

Artemys Ichihara escreveu:AAARGH, COMER SEM LAVAR A MÃO, JESUS.

Sério, já deixei de comer em evento FÁRIAS vezes por não poder lavar a mão x.x E tmb tenho andado com um sabonete, mas no meu caso, é de barra mesmo... Tem problema guardar ele na embalagem onde ele veio e reutilizar ou é melhor comprar uma saboneteira? (o sabonete que eu uso pra essas ocasiões é um daqueles lifebuoy, porque eu não confio em sabonete normal nessas horas hahah).

Na verdade, o ideal é ter uma caixinha de plástico p/ guardar o sabonete (a de papelão que embala o produto estraga rapidinho). Ah, não precisa ser sabão bactericida: o sabão comum já é capaz de matar cerca de 90% das bactérias que causam doenças (essa história de sabonete bactericida é meio besteira- praticamente, todo o sabão faz o que eles prometem)!!!! Costumo levar sabonete líquido porque é mais prático!

Aliás, mais dica:

- Se você leva um sabão em barra: antes de usá-lo, deixe a água da torneira escorrer sobre o sabão para depois começar a lavar as mãos. Motivo: isto retira a sujeira que possa estar acumulada na superfície do sabonete!

Alandria escreveu:Realmente não sabia que isotônicos desidratavam... se bem que uso menos pra hidratar e mais pra repor açúcar (é menos calórico que refrigerante) ou sais minerais (em caso de piriri tenso XD). Na hora da sede, nada substitui uma água bem geladinha! Aliás, existe alguma diferença entre a água com ou sem gás no quesito hidratação?

Agora, convenhamos... proibir álcool em gel é o cúmulo! É artigo de higiene pessoal! Bom saber, próxima vez vou carregar sabonete líquido no lugar, mesmo...

Isotônicos não são uma boa para diarréia (justamente porque desidratam e podem agravar o problema). Nesses casos, água e suco de frutas já ajuda. Se o problema for grande--->HOSPITAL!!!!

Quanto à hidratação com água ou água com gás: pesquisei e, pelo que li, não tem diferença. O único problema da água com gás é que ela pode distender o estômago (por causa do gás) e causar desconforto!

Inclusive:

- Água com gás e água tônica não são a mesma coisa!!!! Água tônica é um refrigerante (e não hidrata)!!! Água com gás é apenas a água com gás carbônico (foi meio óbvio, mas para deixar bem clara a diferença)

Tokachi escreveu:Eu já comecei a mudar certos hábitos em eventos quando passei mal de calor no Kodama e no Anime Friends do ano passado e somado a isso, tenho um problema chamado síncope vasovagal, então quando fico sem comer, minha pressão cai fácil e não é nada proveitoso ficar desse jeito em pleno evento, ficar lá deitada e sendo examinada pelo pessoal da ambulância, torcendo pra não desmaiar, enquanto o resto da galera está curtindo o dia. hahah
Então eu já melhorei duas coisas: estou tomando muito mais água e comendo com mais frequência. Também já comecei a preparar um "kit" pra levar à partir de agora, sobretudo por causa do cosplay!

Sim, você que tem problema de síncope, cuidado redobrado!!!! Hidratação já é importante e, para você, é muuuuito essencial!

Debi Chan escreveu:Adorei as dicas! Geralmente em eventos eu bebo mais que como (as vezes nem como) mais as águas acabam rápido e acabo correndo pro refri pra refrescar pq aqui no Rio o calor sempre é de matar T____T
eu acho um absurdo não ter bebedouro em alguns eventos, água é o minimo que um local tem que oferecer!!
E preciso comprar meu alcool gel! e esconderei no fundo da bolsa (ou enrrolado na roupa) niguém revista a bolsa direito!!

Bom, já está sabendo que refri não hidrata! Portanto, opte por água, sucos, chás, etc.

E também acho absurdo não ter bebedouro! Só quando os eventos são em colégios ou faculdade, dá para encontrar algum (e com dificuldade). Fiz uma série de sugestões para os organizadores do Anime Dreams. O negócio é todo mundo entrar em contato com os organizadores: quem sabe, não muda isso?

Strawberrypie Monica escreveu:Edit: Paula, sei que já saimos do assunto "Maquiagem", mas tenho uma ótima dica para retira-la, inclusive ela é muito boa e barata: Azeite extra-virgem!

É simples, basta pegar um pedacinho de algodão e "molhar" um pouquinho (não encharcando, lógico, é perigoso entrar no olho), passar DELICADAMENTE nos olhos, e no rosto e pescoço. Depois, só lavar o rosto com água e secar com uma toalha limpa para retirar a oleosidade. A pele fica hidratada e ao mesmo tempo limpa!
Ou...
Pode usar aquele "suporte spray" (aqueles que parecem embalagem de perfume), e colocar um pouco de água e azeite e "sacudir" para ficar uma "misturinha", borrifar no algodão e fazer o mesmo processo de limpeza da maquiagem.

Sim, qualquer dia desses vou testar o azeite de oliva!!! Acredito muito que funcione,já que as maquiagens costumam conter algum componente oleoso!!!!

Aliás, sabia que as mulheres gregas usavam o óleo de oliva após o banho para mantê-la hidratada? :)

E vamos lá!!!! Podem postar dúvidas, comentários e experiências sobre comida ou qualquer tópico de saúde anterior!!!

Até a próxima,

Paula Genkai- aquela que morre de medo de hamburguer de coliformes dos eventos!XP
Imagem

Twitter: @paulagenkai / MSN: paulafabris@hotmail.com
MeAdiciona: http://meadiciona.com/paulagenkai
Paula Genkai
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Asbelial » Dom Fev 12, 2012 20:25:41

Bem, eu sou suspeita pra falar porque depois das aulas de Higiene e Segurança Alimentar que eu tive na faculdade, eu peguei PAVOR, de muitas coisas, por exemplo, como a Paula falou, maionese é tiro e queda para ter salmonela, e vou explicar porque:

A maionese é uma emulsão de OVOS e GORDURA. Ok só isso já faz o povo do diet sair correndo né? Só que piora: A Salmonela é uma bactéria que está presente em TODOS os frangos e galinhas brasileiros. Apesar de todo o controle e tudo mais, nossas aves infelizmente tem essa bactéria. O lado bom é: A bactéria não suporta calor, então submetendo a carne a 40º no minimo você se livra da chance de se contaminar ingerindo MAS, sempre lave suas mãozinhas depois de manipular qualquer tipo de carne crua. Mas voltando à Salmonela, ovo, como derivado do frango, também possui a Salmonela, e o pior, o ovo na maionese vai CRU! Isso mesmo, não chega nem nos 40º que matam a bactéria.

Então se vocês são fãs de uma boa maionese, deem preferencia pela maionese INDUSTRIALIZADA. Normalmente passam por processos de pasteurização o que te dá mais segurança, mas lembrem, depois de muito tempo aberta na geladeira é melhor jogar fora ok? Em eventos prefiram maionese em sachê se tiver, se você não souber a procedência da maionese EVITE. E isso é sério!

Outra coisa é, vejo muita gente reclamar de bebedouros, por que não tem e tem que gastar com água. Bebedouros em eventos podem ser uma fonte de doenças muito mas muito grande!
Sempre que for beber água em um bebedouro, verifique se perto dele tem o papel dizendo quando foi a ultima limpeza, e verificação de coliformes da água.
Porque isso? Simples: muita gente ingere água do bebedouro, a água bate na boca da pessoa, e as vezes cai, então escorre para o filtro. Se a pessoa tiver alguma doença que possa ser transmissível pela boca, aquela água vai levar vírus e bactéria junto. Isso fora sujeira em geral e bolas de cabelo são o MINIMO que se encontram limpando filtros de bebedouro.
Então, sei que preferem não gastar, mas COMPRAR água (ou levar de casa né) é muito mais seguro.

O que eu comecei a fazer, foi comprar aquela bolsinha termica do mupy em evento, e comecei a levar garrafinhas de agua dentro dela pra mim em evento e funciona bem
Imagem

Visite meus Blogs
Ma Petite Cuisine | Très Julie
Blog de Gastronomia ~ Blog pessoal

~Lojinha da Allurinha~
Ultima atualização: em reforma
Asbelial
Artista
Artista

Mensagempor Tokachi » Dom Fev 12, 2012 20:47:10

Asbelial
Céus, agora eu fiquei hiper alerta, obrigada pelas dicas! Vou passar a levar água de casa também. o-o Mas no geral eu compro mais do que vou no bebedouro, tanto por quase sempre ter uma fila imensa lá, quanto pelo fato da maioria ter um gosto esquisito e ser quente.
Tokachi
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Artemys Ichihara » Seg Fev 13, 2012 11:53:48

Sobre hidratação: chás gelados industrializados hidratam ou desidratam? E o suco de fruta a que você se refere é o de caixinha ou o natural mesmo?
Imagem
Imagem

"Sunday, bloodie sunday... / Just let the music come and save you"

| twitter | lightning keeper | deviantart | lafouine | recanto das letras | fanfiction.net |

( "A favor de um Aoshi-sama mais travecoso!" ) - Disponível aqui e aqui!
Artemys Ichihara
Moderador
Moderador

Mensagempor Paula Genkai » Seg Fev 13, 2012 14:34:00

Olá, pessoal,

Hoje, o assunto de saúde é de extrema importância! Quem nunca mexeu com tintas, resinas, sprays, etc? Vamos lá:

Como é um tópico extenso, dividirei em 2 partes (senão, fica cansativo demais, ok?).

Poeiras, fumos, sprays, solventes, lesões térmicas- Parte 1

Qual cosplayer que nunca lixou uma superfície para receber pintura/ acabamento? Ou, então, usa tinta spray? E aqueles produtos com solventes (que até dão tontura ao usar)? Saiba que muito desses produtos/substâncias/poeiras podem causar lesões e, o que é pior, muito incapacitantes e que podem levar alguns anos para se desenvolver.

Inicialmente, antes de partir para as dicas, vamos a algumas definições.Não vou entrar em muuuuitos detalhes (é assunto de médicos de trabalho e de técnicos de segurança do trabalho)- é apenas para vocês se familiarizarem com os termos:

- Poeiras: são resultantes de lixamento de superfícies e uso de serras (ex: lixar uma superfície com massa acrílica, uma peça de epóxi, passar serra em madeira, etc). Em geral, são partículas grandes, que ficam pouco tempo em suspensão no ar. Boa parte é filtrada pelo nosso sistema de defesa das vias respiratórias, porém algumas podem chegar ao pulmão.

- Sprays: São pequenas partículas em suspensão no ar, muuuuito menores que a das poeiras. Dificilmente são filtradas pelo nosso sistema de defesa do sistema respiratório (ou seja, chance enorme de ir direto para nossos pulmões). Um exemplo clássico são as tintas e vernizes em spray.

- Fumos: São os "vapores" resultantes de um aquecimento com resfriamento rápidos de plásticos e metais. EX: soldas metálicas, aquecimento de plásticos (se alguém reparar, sai um "vaporzinho". Sim, isso é o fumo- neste caso, não tem nada a ver com cigarro). Partículas são minúsculas e, também, pouco filtradas pelas nossas defesas do sistema respiratório.

- Solventes: material que dilui alguma substância. ode ser água, thinner, álcool, etc, etc. Sim, alguns são muito tóxicos!!!! Mais alguns exemplos de substâncias tóxicas: colas de contato, álcoois, benzeno

Como deu para perceber, nós, cosplayers, estamos expostos a vários destes riscos. Mas, o que podem causar no nosso organismo? Alguns efeitos são de curto prazo, e muuuuitos (e graves) a médio e longo prazo.Claro, existem algumas reações tóxicas específicas de determinado solvente ou produto, mas, aqui vão os efeitos gerais que podem causar! O pulmão é o órgão mais afetado!

- Poeiras, sprays e fumos:
* curto prazo: alergias, rinite, sinusite, pneumonites (inflamação pulmonar).
* Longo prazo: doenças pulmonares restritivas (de tanto inflamar o pulmão, ele fica endurecido e, assim, pode causar dificuldades respiratórias. Sim, em alguns casos, pode necessitar de transplante pulmonar).

- Solventes tóxicos:
* curto prazo: tontura, sonolência, irritabilidade, mal-estar, vômitos, até coma!!!!! Pode causar pneumonite química (inflamação pulmonar devido à irritação causada pelo solvente)
* Longo prazo: doenças pulmonares crônicas, lesões cerebrais- perda de memória, dificuldades de se movimentar, atrofia cerebral (= "cérebro murcho". Indica que houve muita lesão aos neurônios), problemas cardíacos e no fígado, problemas na medula óssea (o que pode afetar a produção de células de defesa do sangue e de glóbulos vermelhos)

Como deu para perceber, algumas lesões são imediatas ou poucos dias/semanas após a exposição. Outras, levam 5, 10, 15 anos para se desenvolver. Pois é, aquela armadura linda de hoje pode se transformar numa grave lesão no pulmão daqui uns anos!

No próximo post, colocarei as dicas!!!!!!

Até a próxima,

Paula genkai- aquela que quer ficar com o pulmão e o cérebro bons...e continuar fazendo cosplay!!!!!
Editado pela última vez por Paula Genkai em Seg Fev 13, 2012 17:33:07, em um total de 2 vezes.
Imagem

Paula Genkai
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Asbelial » Seg Fev 13, 2012 14:50:03

Mas vale ressaltar também Paula, como não temos como deixar de usar alguns materiais, o ideal, é seguir as instruções de segurança que vem no rotulo/lata.

Isso além de duas coisinhas muito importantes, que provavelmente a Paula deve ressaltar na próxima postagem mas eu sei que tem gente que já lê esse tipo de coisa entra em panico e larga até o que já tava fazendo:
1 - SEMPRE TRABALHEM COM ESSES TIPOS DE MATERIAL EM LOCAL AREJADO! (eu por exemplo sempre dou preferencia a trabalhar com esse tipo de material na minha garagem. Ela é aberta e o que é mais toxico eu vou lá pra rua do meu condominio passar.

2 - DÊ PREFERENCIA AO USO DE MASCARA AO LIDAR COM ESSES MATERIAIS. (em loja de construção você encontra vários tipos de máscara, eu normalmente quando lido com coisas mais leves como só poeira compro mascara cirúrgica em farmácia mesmo -sou muito alergica-)
Imagem

Visite meus Blogs
Ma Petite Cuisine | Très Julie
Blog de Gastronomia ~ Blog pessoal

~Lojinha da Allurinha~
Ultima atualização: em reforma
Asbelial
Artista
Artista

Mensagempor Paula Genkai » Seg Fev 13, 2012 14:56:21

Olá, pessoal,

Sim, tem todos esses cuidados, Asbe!!!!! Os cuidados e dicas vão na parte 2 (máscaras, local arejado,óculos de proteção, etc). Devo postar ainda esta semana :)

Artemys Ichihara escreveu:Sobre hidratação: chás gelados industrializados hidratam ou desidratam? E o suco de fruta a que você se refere é o de caixinha ou o natural mesmo?

Dê preferência aos naturais. O problema dos industrializados: adicionam muitos conservantes e produtos químicos...fora o excesso de açúcar (o que torna o produto calórico). Ah, e o suco, de preferência, o natural - atenção ao rótulo! Nectar e refresco tem baixas porcentagens de suco da fruta. Prefira polpas ou sucos feitos na hora!

Aliás, complementando o post, aqui vai um link muito legal! É mais voltado p/ uso de drogas inalatórias, mas tem os efeitos a longo prazo de vários solventes e substâncias voláteis: http://apps.einstein.br/alcooledrogas/n ... ac_105.htm

Até a próxima,

Paula Genkai- aquela que não curte muito produtos industrializados....
Imagem

Paula Genkai
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Seg Fev 13, 2012 19:03:00

vixe...la na faculdade eu mexo com todo o tipo de produto...de pó a thinner e ácidos....e uma das alunas que estuda comigo é formada em química então ela vive nos lembrando de usar determinados acessórios de segurança...

as vezes com cuidados simples podemos evitar muitos acidentes idiotas.... eu mesma vivo inventando moda em casa e já aprontei cada uma....

a mais recente foi usar espuma expansiva sem luvas (por pura preguiça de colocar...isso pq eu tenho uma luva nitrilica, que foi comprada especialmente para mexer com os ácidos da aula de gravura em metal e fotografias...xP)...
aquela jossa da espuma gruda na pele e não tem produto NENHUM que tire...testei tudo...thinner, agua raz, thinner com areia e sabão (que melhorou um pouco a pele porque a esfoliou...) e nem preciso dizer que isso tudo queimou e irritou lindamente as minhas mãos por alguns dias né ? ¬¬''

evitem lixar coisas quando estiverem doentes, mesmo em local arejado e principalmente se tiverem rinite x-x' quase morri de tanto tossir/ espirar em uma aula uma vez por causa disso....¬¬' (e logicamente a rinite ferrou de vez e demorou bem mais pra mim melhorar)

e para finalizar PESQUISEM SE CERTOS MATERIAIS COMBINEM COM OUTROS! tem coisas que reagem entre elas soltando gases, queimando a mão e outras coisinhas mais.... como saber? fácil...LEIA O RÓTULO E MANUAL DE INSTRUÇÃO ANTES DE USAR (se eu tivesse lido o da espuma expansiva direito eu não teria usado sem luvas =p)
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor Fabi_Tostes » Seg Fev 13, 2012 20:23:21

Realmente está de parabéns Paula! Eu não costumo usar maquiagem direito, pelo fato deu não saber usar devidamente, mas confesso que dá preguiça para removê-la xD Eu já uso óculos, tendo astigmatismo e miopia, e tenho evitado usar lentes ainda, pelo fato deu coçar demais os olhos, o que eu sei que é prejudicial >< Ganhei um par de lentes azuis, lacrado, mas não tive coragem de usar, ainda mais porque o Renu é meio caro... E ler vocês falando que ele causa alergia, fico com mais medo de usar, já que tenho alergia até a água(acreditem, seja fria ou quente, fico completamente vermelha e coça).
Com relação aos cosplays, os poucos que tenho deixo guardados assim como a Ceci, por falta de espaço também, mas segurei sua dica e deixarei pegar um ar ^^
ImagemIt´s Wonderland
Fabi_Tostes
Newbie
Newbie

Mensagempor Paula Genkai » Qua Fev 22, 2012 21:26:47

Olá, pessoal,

Aqui vai a segunda parte de...

Poeiras, fumos, sprays, solventes, lesões térmicas- Parte 2

No primeiro post, conhecemos alguns dos riscos da manipulação de poeiras, solventes e outros. Aqui vão os métodos de como evitar problemas!

- Equipamentos de proteção Individual (EPI): equipamentos utilizados para evitar inalação/contato com produtos nocivos (ou potencialmente nocivos). Ou seja, reduzem o risco à sua saúde, relacionada à manipulação de determinados produtos

- Em geral, EPI são encontrados em lojas próprias e, também, em lojas de material de construção ou de material médico (dependendo do tipo de equipamento necessário).

Proteção: Olhos

- Seremos francos: cosplayers, em geral, manipulam esporadicamente os materiais tóxicos. Por este motivo, não é necessário equipamentos de longa duração (por exemplo, ninguém precisa comprar uma máscara de gás tipo do exército israelense, ok?). Tirando alguns de longa duração (como óculos de proteção, que tem alta durabilidade), as máscaras podem ser descartáveis! E, sim, os equipamentos de proteção individual costumam ter um preço muuuito acessível- para quem vai gastar com cosplay, gaste um pouquinho a mais e cuide de sua saúde, ok? . Nos itens de proteção, colocarei o preço que gastei em cada uma (preços daqui de São Paulo), para se ter idéia do quanto que é baratinho (e ninguém tem desculpinha de não comprar). Deixe o material permanente para quem trabalha c/ esses materiais nocivos no dia a dia (ex: um artista plástico, que mexa com sprays o tempo todo, pode comprar um material mais durável).

- Ao manipular poeiras (por exemplo: lixar madeira, epóxi, massa acrílica, etc), sprays, soldar...enfim, for manipular qualquer material que tenha risco de voar nos seus olhinhos, use um óculos de proteção. Existem vários modelos, dos mais simples aos mais elaborados. Dê preferência ao que dê proteção nas laterais e na parte de cima! Aqui vai uma foto do meu (inclusive, uso no hospital): http://s1164.photobucket.com/albums/q56 ... oculos.jpg

- Para quem usa soldas ou materiais que produzem iluminação excessiva, existem óculos com proteção (cor amarela ou verde). Se for lidas com soldas que produzem fagulhas, utilize aquela máscara com visor (ok, raramente você vai precisar de algo assim. Mas, se você tem uma solda que produz fagulhas, precisa usar essa máscara). Para se ter uma idéia, o brilho da solda é tão intenso que pode causar lesão na retina (e perda de visão)!

Proteção: Mãos

- Existe uma série de produtos que podem causar irritações, alergias, desidratações, etc..... Uma luva é sempre interessante ser considerada! Para os materiais básicos (ao lixar, mexer com massa acrílica- que resseca muuuito a mão, alguns tipos de cola, sprays - para evitar o contato com a pele, já que pode causar irritações), uma luva de látex já ajuda muito! E, o melhor, é descartável, fácil de se encontrar (lojas de produtos médicos, materiais artísticos, farmácias, lojas de EPI, até lojas de produtos de beleza), costuma ser barato- recentemente, comprei uma caixa de 100 luvas por R$ 16,00; e tem pouca perda de sensibilidade (o que pode ser interessante em alguns trabalhos mais delicados). Foto: http://s1164.photobucket.com/albums/q56 ... alatex.jpg

- Tem alergia a látex? Não tem problema: existe a luva de vinil ou de nitrila!!! O problema: são um pouco mais caras e nem sempre se ajustam bem à mão (se adaptam menos do que as de látex). Entretanto, dá para encontrar fácil: já achei luvas de vinil até em lojas de produtos de beleza!!!! Foto: http://s1164.photobucket.com/albums/q56 ... avinil.jpg

- Vai mexer com fogo? Isqueiros, maçaricos (mini ou o normal), chamas de fogão, soldas? Use luvas de proteção térmica!!!! São baratas e duráveis!!!! Sim, não precisa ser uma luva mega-master-blaster de kevlar, por exemplo! Uma luva mais simples e grossinha, que impeça o contato da fonte de calor diretamente com sua mão, já ajuda muito! O único problema é que perde-se muuuita sensibilidade com a luva! Mas, o que é mais importante, não é mesmo? Para se ter idéia, gastei R$ 10,00 no par de luva! Foto: http://s1164.photobucket.com/albums/q56 ... ermica.jpg

- Caso não queira utilizar luvas (não é todo material que causa grandes danos, ok? Mexer com EVA, cola branca, super bonder em uma pequena área, etc) e queira deixar sua mão desprotegida, ok! Entretanto, não esqueça de lavar muitíssimo bem as mãos após manipular qualquer coisa . Além de evitar ressecamentos e irritações, lavar as mãos impede que você leve uma parte do produto a sua boca (por exemplo, você está passando tinta num objeto do seu cosplay e bate uma fome. Lave as mãos antes!!! Você pode não perceber, mas pode ter tinta na sua mão...e pode ser levada à boca sem você notar!!!!)

- Após manipular algum produto e lavar a mão, use um hidratante! A mão pode ficar ressecada e provocar fissuras dolorosas! Ui!!!

Proteção: Vias aéreas

- Máscaras: podem ser incômodas, dsconfortáveis.....mas evitam que você tenha complicações respiratórias a curto, médio ou longo prazo! Pense nisso antes de usar aquele spray ou lixar algo sem máscara!!!!

- Existem vários tipos de máscaras, alguns muito específicos! Entretanto, vou mostrar 2 tipos que servem muito bem para a maioria dos materiais que os cosplayers usam!!!

- Máscara para poeira: não, não é a máscara cirúrgica que usamos no hospital! A máscara de hospital é mais fina e estraga fácil. A máscara para poeiras descartável é barata e fácil de achar em lojas de materiais de construção ou de EPI. Protegem de poeiras de lixamentos (madeira, massas acrílicas, detalhes em epóxi, etc). Para se ter idéia, comprei uma caixa com 50 delas por..R$ 15,00!!!! Também vendem em quantidade menor! Foto: http://s1164.photobucket.com/albums/q56 ... carapo.jpg

- Máscara para sprays, fumos e vapores/ névoas: Máscara boa para se utilizar quando for soldar, moldar plásticos no calor (a fumacinha que sai do plástico é um fumo), utilizar sprays para pintura! Pode ter ou não válvula (a válvula dá um pouco mais de conforto para respirar). A máscara descartável, paguei R$ 2,00 cada uma! Comprei em uma loja de EPI. Foto: http://s1164.photobucket.com/albums/q56 ... aspray.jpg

- Apesar de ter vida útil mais curta, as máscaras descartáveis podem ter boa durabilidade se bem armazenadas! Amassar, dobrar ou guardar de qualquer jeito danifica e inutiliza a máscara!!!

- Se você está manipulando algo que necessite do uso de máscara, não esqueça de usar também o óculos!!!! O que pode ser aspirado, também pode cair no seu olho! Lembrem-se disso!!!!!!

Dicas Gerais

- Ao lixar, usar sprays, materiais que contenham muitos solventes (colas de contato, álcool, acetona), sempre o faça em local muito bem ventilado!!! Esta atitude evita que você aspire grande quantidade de substâncias tóxicas!!!!

- Mantenha produtos inflamáveis longe da fonte de calor!!!!!! Nem preciso dizer que solventes, álcoois, madeira, plásticos e outros pegam fogo com facilidade!!!

- Atenção ao usar sprays, maçaricos e fontes de chamas!!! Verifique a direção do vento! Se o vento estiver em direção do seu rosto, não utilize nenhum desses produtos: a chama/ spray vai vir na sua direção!!!! Posicione-se de modo que o vento bata em direção a suas costas!!!! Assim, se bater um golpe de vento, a chama não virá em sua direção!

- Ao manipular produtos com solventes: de tempo em tempo, pare e vá tomar um ar! Se ficar muito tempo manipulando, pode sentir náuseas ou tontura!

- Sempre leia atentamente os rótulos dos produtos, ficando atento a informações como: toxicidade (lesões em pele/ trato respiratório/ olhos, etc), no que é solúvel (por exemplo: epóxi sai facilmente com álcool, o que facilita em remover os restos da mão, por exemplo) e o que fazer em caso de intoxicação!

Intoxicação

- Se passar mal ao manipular qualquer produto, pare imediatamente de mexer com ele!!!!

- Se precisar ir a algum hospital, leve a embalagem do produto! Isso ajuda, e muito, a conduta do médico!!! De preferência, não jogue fora as embalagens!!!! Nela, tem as informações sobre os componentes!!!!

- Tenha sempre, mesmo, os seguintes telefones de emergência disponíveis: 192- SAMU (em casos de problemas clínicos) e 193- Resgate dos Bombeiros (em casos de acidentes,incêndios.

- Em caso de intoxicações, entre em contato com o CEATOX!!!! É um centro de informações sobre como proceder em casos de intoxicação (para se ter idéia, quando alguém intoxicado chega no hospital, nós médicos ligamos p/ o CEATOX). Nos produtos, costuma ter o telefone! Atenção: pode variar de Estado para Estado e tenha o telefone bem disponível para que você (ou algum familiar seu) ligue rapidamente. E, lembre-se: sempre tenha à mão a embalagem do produto!!!!

- Telefone do CEATOX de São Paulo: 0800-0148110. Veja no site deles as informações importantes p/ serem relatados ao plantonista do CEATOX no site: http://www.ceatox.org.br

- Procure se informar sobre o telefone do CEATOX do seu Estado!!!! Importante ter à mão: nunca se sabe quando intoxicação pode ocorrer!!!!

- Nunca, nunca deixe produtos tóxicos ao alcance de crianças!!!! Filhos, priminhos, sobrinhos são curiosos e achar que sua tinta spray ou cola de contato é brinquedinho

Espero ter ajudado!!!! Dúvidas, sugestões, complementos: fiquem à vontade!!!!!

Até a próxima,

Paula Genkai- aquela que já ficou tontinha por causa de cola de contato...mas nada que um arzinho não tenha resolvido!
Imagem

Paula Genkai
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Strawberrypie Monica » Sáb Mar 03, 2012 21:01:04

Deuuuussss, que dicas perfeitas ♥
Estou amando *-*
Strawberrypie Monica
CBManiac