Personagens morenos e negros

Tópicos antigos para livre consulta

Moderador: Moderadores

Personagens morenos e negros

Mensagempor Hatsumomo » Qui Dez 11, 2008 20:46:46

É fácil perceber que não há uma diversidade muito grande em relação aos personagens de pele morena e negra nos animes e mangás. Convenhamos: o Brasil não é um país branco, e eu tenho certeza que muitos cosplayers brasileiros sentem dificuldade na hora de escolher um personagem. Não vamos ser hipócritas e achar que uma pessoa de pele mais escura que faz cosplay do personagem branquinho vira o cosplayer mais aclamado nos eventos. Pelo contrário. "Ah, fulano é muito 'moreninho' pra ser Ruffy!"

Eu queria ouvir mais casos desse tipo. Se alguém já se sentiu constrangido ao ouvir tais comentários, ou se já pensou dessa forma. Qual a dificuldade de ter pele escura na hora de fazer cosplay? Há preconceito? Há limitações? Aborrecimentos?

Contem seus relatos *o*
Hatsumomo
CBManiac
CBManiac

Re: Personagens morenos e negros

Mensagempor Doidorotto » Qui Dez 11, 2008 21:39:35

poxa, não foi facil ler alguns comentarios que fizeram sobre a Senhorita videl numa comunidade de Zero no Tsukaima
Ela fez cosplay de Louise do Zero no Tsukaima(que é branca feito papel).
Algúns do tipo "Ah...o Saito (no caso eu) tá legal, mas a Louise poderia ficar melhor" ou "Eu faria melhor a Louise" e etc..sem contar ofensas e apelidos...Fiquei bem chateado.

Não vou ser hipocrita...acho que o cosplay fica bem mais legal quando a pessoa é fisicamente parecida com o personagem.
Vejo pessoas com cosplays de personagens que são bem diferentes, eu, se fosse avaliar fidelidade, acho que fico meio "Hum..poderia ser melhor" ou mesmo esse que você disse "Ah, fulano é muito 'moreninho' pra ser Ruffy!"
Mas, prevalece o respeito.
Você não precisa chegar em um cara que é totalmente diferente do personagem, tipo um rapaz negro, por exemplo e dizer..."poxa, você é o melhor Sephirot que tem aqui hoje!" com medo de ser processado por racismo.
Você pode criticar, mas não ofender. Dizer que o cosplayer esta diferente do personagem não é ofensa...

Isso se não entrarmos na questão "play"...
A Videl pode não ser fisicamente semelhante a Louise... mas, a interpretação dela, para quem conhece a personagem, não deixa a desejar em nada... então ,é aí que muitas vezes, o fator fisico é ignorado e um cara diferente do personagem passa a ser aclamado em um evento. É uma coisa a ser vista tambem....
Muito dificil mesmo um cosplayer moreno ficar bem com um personagem branquela (maioria nos animes e mangá), mas com carisma o cara consegue reverter facil!
Doidorotto
Artista
Artista

Mensagempor vicky_zinha » Qui Dez 11, 2008 22:55:00

sei lah~
eu faço cosplays dos personagens que eu gosto~
nem todas são negras~
mas eu nunca parei pra pensar nisso
tipow
:" o que os brancos acham dos meus cosplays"
sem ofensas~
>.<
mas eu faço os personagens que eu gosto e pelo menos nunca ouvi ninguém falar mal~
pelo menos não na minha cara~
e se não tirassem fotos aí sim~
mas sempre tirão e tipo ,falam:
"nossa! seu cosplay ta perfeito"
tipow
eu não sei se isso é falsidade da parte deles~
but wherever
eu quero a opinião dos outros se exploda, sobre o que eu faço
contanto que eu me sinta bem fazendoç
vicky_zinha

Mensagempor Nuriko Riki » Sex Dez 12, 2008 1:00:31

Pouca gente no Brasil é branca como papel até eu que sou considerada "branca" preciso apelar pra maquiagem pra clarear a pele pra me aproximar da semelhança com alguns personagens.

Sim, o pessoal julga esse tipo de coisa. Embora eu condene tal julgamento, 90% das pessoas só acham seu cosplay "perfeito" se você tiver alguma semelhança física com o personagem.

O Japão está numa região climática bem diferente da nossa, predominam os brancos (melhor dizendo amarelo-papel-esbranquiçado) até mesmo lá os "moreninhos" de Okinawa (japas bronzeados do sul que é mais quente) sofrem preconceito no próprio país, não é a toa que o branco papel predomina nos mangás e animes.

Nas obras que nós tanto gostamos está refletido o padrão estético de beleza japonesa: moreninhos estão fora, mas cabelo e olho multicolorido pode até cansar, afinal de contas, podem ser reproduzidos artificialmente. :)
Imagem

RELOADING...Nakago
Nuriko Riki
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Misume » Sex Dez 12, 2008 1:06:48

Por mais que a fidelidade seja contade apenas quando a roupas e acessórios, temos de ser sinceros, proximidade física com a personagem também afeta a opinião por mais respeitosos que sejamos.

Mas esse tipo de coisa se resolve com maquiagem, exemplos da Carol e da Aninha no YCC que mudaram completamente de cor e nem dava pra notar que era maquiagem.
Misume

Mensagempor Nuriko Riki » Sex Dez 12, 2008 1:11:15

Misume escreveu:Mas esse tipo de coisa se resolve com maquiagem, exemplos da Carol e da Aninha no YCC que mudaram completamente de cor e nem dava pra notar que era maquiagem

Maquiagem resolve o problema da cor da pele, mas não resolve o do preconceito. As pessoas vão considerar SIM um cosplay que não precisa usar tanto tal recurso do que outro que usa ocasionalmente como o fez a Aninha. Pense no caso de uma pessoa que teria que SEMPRE fazer uma maquiagem aburdamente chata e extensa pra fazer qualquer cosplay. Um saco né?
Imagem

RELOADING...Nakago
Nuriko Riki
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Vingaard » Sex Dez 12, 2008 2:16:22

Façam como eu e façam personagens azuis! Assim ninguém vai ficar falando besteiras! :D
Mas de certa forma eu concordo com a Misune, maquiagem pode ser uma ótima saída para esse tipo de situação.
Imagem
Imagem
Vingaard
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Keiko » Sex Dez 12, 2008 3:08:04

Nada que um pancake, ou pó compacto não resolva.
Keiko

Mensagempor Sekker » Sex Dez 12, 2008 15:54:01

O problema que pancake ou pó compacto é que se for para uma grande parte do corpo eh dureza, sem falar que suja (manchar não mancha soh suja) o cosplay, sem falar na demora para aplicação homogênea, ainda mais se você é moreno e quer ficar branquelo.

Fiz um cos de hidanonde eu pintei praticamente a parte superior inteira do meu corpo, com pancake.Não preciso dizer que demorou pacas né? Uma hora e meia com duas pessoas ajudando.

Maquiagem geralmente é inviável, tem que ficar retocando ou se passa um vez só demoooooora.

Nota usei pancake por quê não achei tinta corporal.
Sekker

Mensagempor Tio aizen » Sex Dez 12, 2008 16:57:47

acho q essa historia toda eh muito chover no molhado
eu preso semelhança fisica sim, axo importante para um bom cosplay, opnião pessoal.
mais esse papo de so desfavorecido por ser negro eh besteira, q fazer um persongem claro vai enfrente e se entupa de maquiagem agora naum faz errado e diz q eh discriminação.
eu gostaria de poder fazer o bob de tenjou tenge mais axo q fivcaria esquisito e naum faço, muitos cosplay naum faço pelo fato de ser gordinho e o personagem magricelo,fazer oq...
jah cansei de ver garotas usando maquiagem pra fazer a yoruichi por serem claras de mais.
venta lah venta cah
soh naum da pra desistir por um detalhe, c adapte as dificultades.

sempre vigilante
be happy
Imagem
Imagem
Tio aizen
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Laura Buu » Sex Dez 12, 2008 20:43:09

Eu queria ser mais morena pra fazer a Fran de Final Fantasy XII ;_;

Não se esqueçam que o inverso também acontece!!

Aposto que se uma branquela fizesse a Caldina de Rayearth todos iam comentar que ela está muito pálida.
Laura Buu

Mensagempor Jeff Duck » Sex Dez 12, 2008 21:33:55

A Buu me roubou as palavras !

Alguém consegue imaginar o CHOCOLOVE de Shaman King sem ser negro e de Black Power ?

Ou o Balrog de Street Fighter (o boxeador). Eu vi uma vez um Balrog branco e tava uma vergonha. Quase gritei "Pega uma corzinha, branquelo" XD

Podem ter poucos personagens negros, mas não me lembro de nenhum que não seja um personagem muito bom ou que não seja carismático. Mesmo aqueles que aparecem pouco, todo mundo lembra (como o apresentador PUNCH do programa Big Shot de Cowboy Bebop e seu bordão "AMIGOOO")

Apesar do que já listaram acima, é bem mais estranho um branco se passar por um negro do que o inverso !
"Já tomou um PILÃO hoje?"

Imagem
Imagem
Jeff Duck
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Youkai Sanseru » Sex Dez 12, 2008 21:46:19

Maquiagem!!!! NOOOOOOOO!!!!!!
http://igalbum.ig.com.br/photos/00/31/26/312610_PREVIEW_B8E3CF07D2.JPG

No geral como uso cosplay com muitas roupas... nunca tive problema. Até decidir fazer cosplay de Pedro de Excel Saga.
E ele é um negão. Se dá trabalho na maquiagem... sim... dá trabalho. Gasto muito pancake e pó compacto. Mas é um cosplay que eu adoro e dou muitas risadas.
Imagem

CB ANTITRIBU
Imagem
Youkai Sanseru
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Diemer » Sex Dez 12, 2008 22:15:54

eu keria ser mais moreno, tem tantos personagens legais, o tidus inclusive eh mais escuro q eu, e também tem o krishina de krisaor dos cavaleiros, tem o spawn, eita gente tme batsante personagem legal de cor, eh soh procurar ^^ tem azul, ( leiasse vingard) tem rosa, tem verde, tem de tudo....sua cor nunca pode ser maior q tua felicidade^^ seja voce negro ou azul...faça o q der na telha ^^
ACESSEM:http://www.chargedodiemer.blogspot.com/

Imagem
Diemer
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Sliter » Sáb Dez 13, 2008 1:28:16

quando eu contei para um amigo que estava fazendo cosplay do Link de zelda , ele disse que eu deveria fazer o chocolov de shaman king ... eu até faria mas não gostaria de ficar com a barriga de fora xD
tipo eu não sou muito escuro mas meu cabelo é igual daquele bebezinho da açolan =x
mas eu não me importo com isso ... que um "branquelo" faça o Masa-san e um " escurim" faça o inuyasha ... oque importa é que eles se divirtam com isso ^^
ImagemViste meu DeviantArt! \(´°u°`|
Sliter
Vício em CB
Vício em CB

Próximo

Voltar para Arquivo CosTalk