O Conceito de ''Cosplay''

Converse com outros cosplayers sobre este hobby: mídia, notícias, práticas, destaques, sites, etc. Tópicos e assuntos exclusivos de cosplay.

Moderador: Moderadores

O Conceito de ''Cosplay''

Mensagempor Yunki » Qua Nov 17, 2010 17:57:24

Sim,é um tópico meio sem sentido... mas gostaria de ler o ponto de vista de cosplayers experientes sobre o assunto...

Para vocês,um ''cosplay'' só é um ''cosplay'' quando se trata de jogos ou animes? Personagens de filmes/livros seriam considerados cosplay ? E sobre os cosplays que não tratam de um personagem,mas unicamente de uma raça (como o cosplay de um Elfo,um elfo aleatório,sem origem num livro único,sem nome...) ou de uma classe de RPG (Um cavaleiro/arqueiro por exemplo)..
Onde exatamente terminaria o conceito de ''cosplay'' e viria o conceito de ''fantasia'' ??? Ou seria basicamente a mesma coisa?

Acho que acabei criando um texto pouco compreensível... Se a moderação achar o tópico muito '' WTF? '',podem excluir... Mas é que trata-se de uma antiga curiosidade minha...

Obrigado! :D
Yunki
Newbie
Newbie

Re: O Conceito de ''Cosplay''

Mensagempor LuizinG » Qua Nov 17, 2010 18:29:50

Na minha opinião o cosplay é um cosplay enquanto você o considerar desse geito, você deu os exemplos de classe de games, várias pessoas aqui do CB fazem cosplays de classes de MMOs, você tambem citou os personagens que representam uma raça, tambem são cosplays, tanto que um dos cosplayers mais conhecidos de Minas Gerais é conhecido pelo unico cosplay que eu ja vi ele usando, um cos de Elfo de WoW.
Você perguntou a diferença entre cosplay e fantasia, para mim a uma diferença entre os dois, mas eu não sei como explicar que diferença é essa.
LuizinG
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Ferio » Qua Nov 17, 2010 18:36:51

Dá uma lida neste tópico que discute algo similar: A História do Cosplay.

Se você ler o texto, vai ver que no comeco os cosplays nem sequer eram de anime, mangá e games. Eram de filmes, HQs e séries. Só depois que apareceram os cosplays de anime e jogos.

Cosplay é válido de qualquer personagem de qualquer mídia. Incluindo RPGs, racas ou inclusive personagens criados por você mesmo. Todos sao considerados cosplays.

Vale lembrar que os concursos de cosplay, especialmente os maiores, limitam o tipo de personagem que você pode usar. Seja por razões de direitos de autor ou pra facilitar o julgamento.
Imagem
The past is only a memory
the future a fantasy
It´s only in the present
that we truly live

Imagem
Facebook | Cosplay.com | Twitter
Ferio
Administrador
Administrador

Mensagempor ladyxzeus » Qua Nov 17, 2010 20:24:35

Cosplay = Costume Play

Brincar às máscaras.

Consequentemente tudo o que envolva mascarar é um cosplay.

Carnaval incluído.

Waratte oemashou sore ha chiisana na inori
...
ladyxzeus
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Shinato » Qui Nov 18, 2010 16:50:06

Creio que o carnaval não seja um cosplay, acho que o conceito do carnaval vale mais para "fantasias", você não houve um carnavalesco dizer que "estão prontos os cosplays de carnaval" e sim "as fantasias de carnaval".

Para mim cosplay seria você incorporar qualquer personagem de qualquer tipo criado por você ou não onde você possa interpretar caracteristicas e personalidades de acordo com a veste do seu personagem, ou se for uma criação sua fazer algo único, isso na minha concepção.
Imagem

Ad immortalitatem

Imagem
Shinato
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Thamy-lei » Qui Nov 18, 2010 22:15:19

pra mim, cosplay são fantasias de PERSONAGENS,tipo de filmes, games, até mesmo o seu exemplo de elfo, seria um personagem original, mas tipo, personagens, tipo não existe cosplay de policial, ou bombeiro XD
Thamy-lei
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Shippuu » Qui Nov 18, 2010 22:59:33

@Thamy-lei
se você criar um personagem policial ou bombeiro, vai ser cosplay 8D

Last Done:Queen Jennah- Guild Wars
W.I.P :Saw'Ikk- Dragões de Titania
Planned:Draculaura |Hungary | Alice|???
Shippuu
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Tomoito » Sex Nov 19, 2010 13:14:35

Cosplay pra mim é quando você se veste de acordo como u m personagem ~desu

Faço as palavras da Thamy, as minhas^^
Imagem
Cosplays feitos: Tomoyo Daidouji | Meiko, versão Alice Human Sacrifice | Haru, Neko no Ongaeshi | Meiko, The Madness of Duke Venomania
Proximos cosplays: Surpresa!
Tomoito
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor zwanziger » Sex Nov 19, 2010 18:50:06

Acho que cosplay é cosplay apartir de quando você se veste ou inspira em algum material que esteja na midia (sei lá, se for algo que você inventou, não mostrou pra ninguem e você mesmo usou, não me parece muito cosplay, entende?). Animes, mangás, filmes, HQs, livros... e até pessoas né? Tem cosplayers de Lady Gaga 8D
Ooh!
The Deformity!
zwanziger
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Tary Belmont » Sex Nov 19, 2010 21:14:38

Eu acho que cosplay é de tudo que aparece na midia, não só PERSONAGENS, mas PERSONALIDADES também, como Lady Gaga, Lula, Michael Jackson, dentre outros. Cosplays originais também considero desde que sejam personagens, com história, não você se vestir de odalisca e falar que é cosplay de odalisca, mas se você tiver inventado uma história bonitinha e tals fica mais legal.
Tary Belmont
CBManiac
CBManiac

Mensagempor GODDESS ONÇANA » Sáb Nov 20, 2010 4:14:19

COSPLAY é quando a roupa vem junto com uma personalidade definida: você se veste e interpreta o personagem,independente se ele é de mangá, animê, game, hq, filme, sua cabeça, etc. O importante é que além da roupa tenha alguma história.
FANTASIA é uma vestimenta bem mais aleatória, uma roupa que não precisa seguir padrão, não tem modelo pré-definido nem precisa interpretar nada.

Vamos a um exemplo básico: eu gosto de fadas. No carnaval, eu ponho um vestido bonitinho, asinhas nas costas e vou a um baile me divertir. É só uma roupa, é uma fada qualquer, sem nome nem história. Sou Onçana vestida de fada.
Já transferindo isso pro mundo dos eventos, eu escolho a Bloom, personagem principal da série italiana Winx. Para representá-la, preciso que meus cabelos estejam vermelhos, que meu vestido seja azul brilhante, que minhas asas sejam claras e transparentes e minhas botas curtas e azuis. Todos os detalhes devem estar de acordo, porque lá no evento eu serei Bloom, a fada do fogo. Não só a Onçana vestida de fada. Ficou evidente a diferença,né?
MENS SANA IN CORPORE ONÇANA! =^-^=
E não me olhe com essa cara de assombro,porque debaixo da roupa todos estão nús!=^o^=
GODDESS ONÇANA
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Localização: Em algum pais exótico,ensinando coisas exóticas pro meu discípulo!

Mensagempor Ferio » Dom Nov 21, 2010 10:06:30

Adorei a explicação da GODDESS ONÇANA! Mais claro que isso, impossível XD
Imagem
The past is only a memory
the future a fantasy
It´s only in the present
that we truly live

Imagem
Facebook | Cosplay.com | Twitter
Ferio
Administrador
Administrador

Mensagempor ladyxzeus » Dom Nov 21, 2010 10:43:34

Há sempre aquela situação de "cosplay de personagem aleatório de FMA" ou "cosplay de shinsengumi qualquer de Gintama". Ie. Só a farda, sem personagem associado.

E ainda é cosplay.

Waratte oemashou sore ha chiisana na inori
...
ladyxzeus
CBManiac
CBManiac

Mensagempor toki sakurashi » Dom Nov 21, 2010 11:21:16

tou 100% em acordo com a definição da onçana =]

ladyxzeus escreveu:Há sempre aquela situação de "cosplay de personagem aleatório de FMA" ou "cosplay de shinsengumi qualquer de Gintama". Ie. Só a farda, sem personagem associado.

E ainda é cosplay.

ainda é cosplay pq a roupa está em acordo com uma midia existente, de um personagem inexplorado, mas que faz parte da historia, né o.o
Imagem
Imagem
Imagem
o Mirage é a minha tartaruga de patins!
toki sakurashi
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Nati-chan » Seg Mai 28, 2012 21:26:57

nha, sei das diferenças e tals, mas supondo q eu nao tenha dinheiro blablabla e meu cos nao fique identico, onde eu entro em definição de cosplay ou entro na definição de fantasia?
por exemplo, fui fazer um da Misa-chan (death note) mas nao ficou identico, mandei fazer a blusinha ,comprei as meias, as chuchinhas tudo certinho mas teve detalhes q nao achei, alguns aneis, uma meia e meu cabelo nao tava igual ;~/ em qual definição entrei?
em outro exemplo, se eu colocar uma capa preta uma ropa preta um morcego no peito e um capuz, agir como o batman sou um cosplay ou uma fantasia? :/

xoxo~
Nati-chan~~
Nati-chan
Newbie
Newbie

Próximo

Voltar para Cosplay Talk