[TUTORIAL] Como salvar sua réplica de espada

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[TUTORIAL] Como salvar sua réplica de espada

Mensagempor Peace_Maker_Girl » Dom Jun 08, 2008 15:33:03

[Repostando Tutorial]

Opa, mais um tutorial da Peace? Oooohhhh noes! *correndo feito desesperada*
Okay, comecemos o tutorial. :P

Muitas pessoas possuem réplicas de espadas em casa e, como a maioria sabe, essas réplicas nem sempre são de boa qualidade. Elas muitas vezes (TODAS AS VEZES) enferrujam com o tempo, quer por conta da umidade, quer pelo manuseio, quer por dedos sujos ou até pelo mero contato prolongado com o ar.
Mas, não se aflijam amigos. Há solução para dar um novo ânimo a suas réplicas de armas. Para isso, montei esse tutorial, por pedidos de um amigo meu que teve sua katana destruída pela ação oxidante do tempo. 8D

Tempo médio para realização do processo:
Para lixar a sua arma: dependerá do quanto ela está enferrujada. Mas o processo de lixar demora em média uns 15 minutos.
Para pintar: coisa de 5 minutos. Eu sugiro pelo menos duas demãos de color-jet ou tinta de sua preferência.
Para secar: 2hs~6hs dependendo da tinta que usar.

Material necessário:
[Materiais #01]
*Polidor de metais a sua escolha. Não digam que há propaganda da minha parte. =P
*Tinta. Do presente caso usei Auto Color-jet. Foi o melhor resultado que consegui, por não ficar visualmente pesado. Mas a tinta pode ser a sua escolha desde que seja ANTI-FERRUGEM!

[Materiais #02]
*Lixa D’água nº 100, 120, 150 ou 180, dependendo do estado de oxidação. Nesse caso usei a 100 porque era a que eu tinha em casa. 8D
*Lã de Aço / Palha de Aço, whatever.
*Pano grosso. Nada de flanelinha. =P
*Palitinhos de dente.

Mas, afinal onde compro isso?
*Lixa D’água nº 100, 120, 150 ou 180 e Color-jet - lojas de material de construção
*Demais itens - Supermercados

Procedimento:

Obs.: Não reparem muito nas minhas unhas gigantes. Elas não quebraram durante o processo, o que demonstra que as mulheres são super-heroínas capazes de tudo. 8D
Obs.2.: os reflexos rosas nas lâmina são da minha roupa cor de rosa. A lâmina não ficou rosa, okay? =P

1# Avalie o estado da sua arma.
[Oh noes! D:]
Note a quantidade de ferrugem e como ela está incrustada na lâmina. Chega dá pena. Ainda bem que essa coitada ficará bonita em breve. *3*

2# Passando a lã de Aço.
[Lã-de aço nela!]
Primeiro, use a lã de aço para dar uma amenizada na situação.
Por que não usar logo a lixa? Simples. Vendo o estado periclitante, você iria aplicar força além do necessário podendo estragar a lâmina.

3# Usando a lixa D’água
[Corte a lixa.]
Corte um pedaço como este da sua lixa. Não queremos estragar material. ;P

[Lixando~~~!]
Lixe a lâmina no sentido que você notar ser o sentido em que ela foi forjada. Siga as linhas naturais da lâmina para não estragá-la, do contrário ela pode ficar com uma aparência meio estranha.

[=0]
Olhem só! A espada começa a ganhar novos ares.

4# Limpe o pó da ferrugem.
[Xô, Ferrugem! 8D]
Ferrugem se dá pela oxidação das impurezas do metal (sejam resíduos metálicos ou resíduos orgânicos estranhos ao ferro). Por isso solta esse pó todo, mas se você não limpar depois de lixar, não adianta muita coisa.

5# Use o polidor de metais.
[Generosaaaa! 8D]
Isso aí! Seja generoso. Beeem generoso. 8D

[Polindo~~!]
Essa é a parte que toma um tempinho. Abuse da limpeza. Quanto mais limpa a lâmina ficar nesse estágio, melhor. Sempre passe os dedos na lâmina a fim de se certificar que toda a ferrugem foi embora. Nada de carocinhos de ferrugem ou manchinhas vermelhas. Só ficarão manchinhas pretas inevitáveis.

[Nussa. =0]
E vai melhorando ainda mais o resultado.

6# Pintura.
[Yey! Pintar! *3*]
Depois de toda essa lixação e limpeza, agora você pode se esbaldar e pintar a lâmina.
Isso é importante para isolar o metal das ações do ambiente. Ou seja, aula de química: estamos isolando o metal aqui, darlings. ;D

E... Tah-Dan! Uma espada bonitinha e pintadinha.
[Ui!]
[Srsly que é a mesma espada? o.õ]
Nem parece a mesma coitada de antes. =P

Outra espada que sofreu o mesmo processo:
[Katana 1]
[Katana 2]
Pena que não tenho as fotos do antes. Ela estava um fiasco maior que essa daí. 8D

Dicas Importantes e considerações finais:
Esse processo surgiu em meio ao meu desespero. Perto de evento, sem uma espada para usar e ninguém que pudesse me emprestar. +_+
Então, se o seu caso for tão desesperador quanto o meu, pode botar fé nesse processo simples. =P
Ao menos dá para salvar o cosplay antes do evento. =D
Restando alguma dúvida, é só perguntar. Respondo com carinho e aceito sugestões. =D

Espero ajudar alguns desesperados com esse tutorial. XD
-- Henshin! --
Imagem
* Cosplay Lab * Cosplay.com * Cosspace * Paradise Peace! * DA * Multiply *

Cosplays underground FOREVER.
Peace_Maker_Girl
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Re: [TUTORIAL] Como salvar sua réplica de espada

Mensagempor Seshiria » Sex Out 31, 2008 11:39:13

boaaa!

Adorei esse tuto!

Parabéns!
Imagem
Seshiria
Moderador
Moderador

Mensagempor Fred » Sáb Nov 01, 2008 0:19:46

Achei demorado.

Va em uma casa que venda material abrasivo e compre scoth brite preta, vermelha e verde. Passe-as com um toquinho de madeira e oleo(WD-40) e pronto.

Abracos
Fred

Mensagempor Daysuke » Sáb Nov 01, 2008 3:42:10

é... no easy.
Mas o resultado é muito bom...
Daysuke

Mensagempor Peace_Maker_Girl » Qua Nov 05, 2008 8:47:09

É, Fred. É um pouco demorado mesmo.
Eu optei por esse método por ser muitas vezes mais em conta e mais fácil de se achar os materiais.
A última coisa que você quer na hora do desespero é ficar correndo atrás de 'n' materiais. o-o

Mas fica a sua dica registrada! ;D
-- Henshin! --
Imagem

Peace_Maker_Girl
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Fred » Qua Nov 05, 2008 9:55:39

Realmente, a scoth brite em alguns lugares nao eh facil de se encontrar, mas voce achou um metodo muito bom, parabens.

Abracos
Fred

Mensagempor Zabuza POA » Qua Nov 05, 2008 10:09:04

uma coisa que eu aprendi num evento aqui em Porto Alegre,
é após o uso da katana limpar a lamina para tirar o pó e as marcas de dedos( da para usar até papel higienico que tira bem as marcar de dedos) e após isso untar com oleo de motor, não sei qual o nome do oleo mas é um transparente.
o oleo não deicha pegar umidade e outras coisas que enferrujam a lamina, mas tem que ter oleo por toda a lamina, não prescisa deixar escorrendo oleo da lamina, é só deixar com um pouco de oleo em toda a parte da lamina( ele fica "grudado" na lamina), e quando for a um evento e não querer que a katana fique com oleo é só limpar com papel higienico.
Zabuza POA

Mensagempor Fred » Qua Nov 05, 2008 10:48:20

O bom eh usar acetona com um algodao, ela tira toda a umidade e qualquer impureza na lamina.
Esse oleo que voce fala eh o WD-40(ou similares).
Fred

Mensagempor Zabuza POA » Qui Nov 06, 2008 16:36:50

eu não sei bem qual é o o oleo mas é aqueles que se usa no motor de maquina de lavar roupa,
eu não sei o nome, porque quando eu usei eu tinha um pote com um pouco e dai ja tava sem o nome,
mas vou dar uma pesquisada para ver o nome correto.
Zabuza POA

Mensagempor Peace_Maker_Girl » Sex Nov 07, 2008 7:50:20

É uma boa idéia essa da acetona, Fred. ^^
Fica aí uma boa dica.

E o que eu falei em ser sifícil não foi a scoth brite em si. Falava do WD-40.
Aqui onde eu moro BEIRA O IMPOSSÍVEL encontrar e olhe que dizem que isso aqui é uma capital. :P
Meu pai comprou em uma loja especializada (E olha que ele lida com mecânica), mas quando voltou lá, não tinha mais o produto. Imagina o desespero da pessoa.

Para quem mora perto dos grandes centros tudo é MUITO MAIS fácil de encontrar, agora tente viver no meio do mato. Aí complica tudo. LOL
O meu tutorial é para momentos de desespero, como eu bem ressaltei. Quem não passa por momentos como esse pode usar outras técnicas que julgue mais conveniente. =P
-- Henshin! --
Imagem

Peace_Maker_Girl
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Fred » Sex Nov 07, 2008 9:30:45

No caso, se nao achar WD-40 pode usar: oleo mineral(achado em farmacia), azeite, oleo de motor, oleo para compressor(melhor que o de motor), oleo para maquina de costura ou ate como os nordestinos fazem, usam banha de porco!!
Para uma duracao maior da lamina, o bom eh revesti-la com algum plastico(plastico filme, sacola), para que nenhuma impureza pegue na lamina e evitar ficar pegando na lamina da espada ou faca de aco carbono.
Fred

Voltar para Tutoriais