[TUTORIAL] hakama

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[TUTORIAL] hakama

Mensagempor toki sakurashi » Ter Ago 12, 2008 23:27:16

Este tutorial é uma tradução e adaptação minha ;D

Original: How to sew a hakama (aparentemente não funciona mais +_+)
Criador: Amy Creamer
Contato: luxnova@mindspring.com


Gente, gente! Esse é um tutorial que eu achei na internet, de como fazer uma hakama! É menos difícil do que parece. E sei como a gente sofre por costureira que cobra o olho da cara, ou costureira que não tem a mínima idéia do que é uma hakama.

O tutorial estava em inglês, eu contactei a autora, que foi muito fofa e me autorizou a traduzir. (yay! \o/) Eu também converti as medidas pro nosso sistema métrico padrão (porque nos Estados unidos eles trabalham com polegadas ao invés de centímetros).

Mais algumas considerações:
- O lado “certo” do tecido é aquele que fica pra fora, quando a roupa estiver pronta. O lado “errado” é o que deve ficar para dentro.
- Eu aconselho que você leia tudo direitinho, e tire todas as medidas necessárias antes de começar a cortar tecido. É mais fácil pegar uma calculadora e calcular tudo antes. =P
- A tradução não é literal!


Agora, vamos ao que interessa:


1. Tire suas medidas:
- meça da sua cintura até o chão, pelas costas.
- meça sua cintura

2. A largura do seu tecido deve ser igual a sua medida da cintura até o chão, menos 5 cm. (se você preferir, pode deixar a medida inteira, e deixar pra acertar a altura da hakama por último; ou, caso falte 2 ou 3 cm, também não tem problema, porque a hakama deve ficar um pouquinho acima do seu tornozelo).

3. Você deve cortar dois retângulos exatamente iguais à figura a seguir. Coloque um retângulo sobre o outro. O lado certo do tecido fica pra dentro. Siga o modelo, marcando os pontos com alfinetes.

Imagem

AB e CD = a medida da sua cintura multiplicada por 2
AC e BD = a sua medida da cintura até o chão menos 5cm
AE = 4/9 da medida AB
EF = 2/9 da medida AB
FB = 3/9 da medida AB
I = metade da medida, entre A e C, e metade da medida entre E e F
AG = 2,54 cm
GH = 2,54 cm
BJ = 6,35 cm
JK = 6,35 cm
AL = 1/3 do comprimento
BM = 1/3 do comprimento
A seção AE será a parte da frente da hakama, e FB a parte de trás.

4. Corte na linha que vai de E até I, até F, e guarde os retalhos.

5. Agora costure os dois tecidos de uma vez só, passando de E, até I e até F. (Esse é o meio da hakama).

6. Com o lado “errado” do tecido de frente pra você, dobre o tecido na linha formada por GL, com uma curva leve. Dobre mais uma vez, na linha HL, novamente com uma curva moderada. Agora costure do ponto H até o ponto L, a cerca de 5 cm da borda do tecido, para manter essas dobras. Vire o tecido, e faça o mesmo do outro lado.

7. Com o lado errado do material de frente pra você, dobre na linha formada pelos pontos JM, mas sem curva. Dobre mais uma vez, na linha KM. Agora costure do ponto K até o ponto M, a cerca de 5 cm da borda do tecido, para manter essas dobras. Vire o tecido, e faça o mesmo do outro lado.

Imagem


8. Crie a peça que vai na parte de trás:

Imagem

Essa é uma peça que deve ser “durinha” (ou seja, não maleável, como... uma gola de camisa). Portanto, o mais recomendado é aquela entretela (existem diferentes tipos, umas mais molinhas, outras mais duras, depende do tecido que você usa – a costureira geralmente tem esse tipo de coisa, ou vai te indicar o que comprar). Também é possível utilizar mais de uma camada de entretela, ou várias camadas do próprio tecido que você está fazendo a hakama, desde que fique firme.
Corte a entretela com as seguintes medidas:
Divida a medida da sua cintura por 10. Essa é a altura que a peça deve ter.
NO = 2 vezes essa medida
QP = 3 vezes essa medida

9. Corte o tecido que vai envolver a peça da parte de trás: corte duas peças do tecido da hakama, idênticas à peça cortada na entretela, mas com cerca de 2,5cm a mais em cada lado.

10. A costura é feita pelo avesso: com os lados “certos” do tecido, juntos pro lado de dentro, costure do ponto U até o R, até o S, até o T, deixando UT aberto. Agora desvire do avesso, e encaixe a entretela dentro.

11. Corte dois cintos: Você agora precisará cortar 2 cintos com as seguintes medidas:
Altura de ambos os cintos: 4/30 da medida da sua cintura
Cinto de trás: comprimento: a medida da sua cintura multiplicada por 2
Cinto da frente: comprimento: a medida da sua cintura multiplicada por 4
Você pode juntar pedaços de tecido para compor esses comprimentos, ao invés de cortar tiras inteiras sem costuras (é o que a autora do tutorial faz, e também é o que eu fiz, porque economiza tecido, e dá pra aproveitar retalhos!).

12. 12a) Faça o seguinte, nos dois cintos. Dobre o cinto ao meio, no sentido do comprimento, com o lado “errado” do tecido pra dentro. Pressione. Isso é para criar um vinco central.
12b) Agora desdobre. Usando o vinco criado como um guia, dobre cada lado, de forma que eles se encontrem no vinco central (os dois lados devem se encontrar, mas NÃO devem se sobrepor). Pressione.
(eu sugiro que os vincos e as dobras sejam bem marcados, com a ajuda de um ferro de passar, porque dependendo do tecido é difícil manter as dobras só pressionando com as mãos). Agora dobre os cintos ao meio novamente, utilizando o primeiro vinco.

Imagem


13. Pegue o cinto de trás com os lados dobrados de frente para você, e ache o centro. Centralize a peça da parte de trás (criada lá no número 8) no cinto, contra a linha central do cinto. Dobre o cinto ao meio, de maneira que forme um “sanduíche” com a peça da parte de trás. A partir do centro, costure a cerca de meio centímetro da borda, para fechar o cinto. Vá até o final, dobre a pontinha lateral para dentro, e continue a costura, assim dá acabamento. Volte ao centro, e faça o mesmo até a outra ponta.

Imagem


14. Fazendo as pregas da frente: Ajeite a hakama com o lado ERRADO do tecido pra baixo, lado certpara cima, e assim a linha costurada em EIF fica esticada, no centro. À sua frente, deve estar, ao centro, o ponto E, com os pontos A, e A, um de cada lado. Olhe a figura:

Imagem


Nós criaremos pregas que vão de cima à baixo da hakama. Note que as dobras são para “baixo”, então a nova dobra vai embaixo da anterior, seguindo do centro pra fora. (É só observar o desenho a seguir, não tem erro!).

Antes de começar a dobrar, calcule 40% da medida da sua cintura. Estabeleça o padrão: quando você estiver trabalhando com as dobras, a medida total de um lado até o outro deve ser 40% da medida da sua cintura.

Comece pelo centro, e siga fazendo as pregas POR BAIXO, do centro para fora. Quando acabar, pressione as pregas, e costure para segurar as pregas no lugar. (mais uma vez, eu sugiro o ferro de passar roupa!).

Imagem


15. Agora nós vamos fazer as pregas na parte de trás. Novamente, ajeite a hakama com o lado ERRADO para BAIXO, lado certo para cima, com o ponto central F à sua frente, e os pontos B, um de cada lado. Ao invés de usar 40% da sua cintura pra a largura, você deve usar a base da peça de trás (de novo aquela feita no número 8) como parâmetro de medida. Ao invés de 3 pregas de cada lado, você terá apenas 2, e ao invés de dobrar a prega seguinte por baixo, dessa vez a segunda prega vem exatamente por CIMA da anterior. Assim, as pregas se encontram no centro (a primeira prega ficará escondida sob a segunda). Mais uma vez, costure no topo para manter as pregas.

Imagem

16. Você agora costurará a peça de trás (de volta ao número 9, quando você costurou a peça ao cinto) à parte de trás da hakama. Ajeite a parte de trás da sua hakama, com o lado errado para baixo, lado certo de frente pra você. Pegue a peça presa ao cinto de trás e posicione de ponta cabeça em relação à hakama, com o lado certo de frente para a hakama, e o lado errado de frente para você. Alinhe a base do cinto com o topo da hakama. Costure junto. Agora, quando você dobrar a peça e o cinto de trás para cima (na posição final), a costura será pelo lado de dentro da hakama (na verdade você vai fazer um “sanduíche”, no qual os dois lados do cinto seriam os “pães”, e o topo da hakama, o “recheio”).

Imagem


17. Costure o cinto da frente nap arte da frente: Nos números 12a e 12b você criou pregas. Posicione o cinto da frente, com o lado errado para cima, e as duas pregas pressionadas em direção ao vinco central, exatamente como visto na figura 12b. Ache o centro do cinto e o centro da frente da hakama. Alinhe as duas peças.
17b. Agora dobre o cinto para baixo (de novo, o sanduíche!) seguindo o vinco central. Veja a figura 17b. Costure de uma ponta à outra do cinto. Isso vai, ao mesmo tempo, fechar o cinto e prendê-lo à hakama. Lembre-se de dobrar as pontinhas do cinto para dentro, assim quando você costurar, já fica um acabamento legal.

Imagem


18. Costure os lados da hakama: combinando o ponto L ao ponto M, e o ponto C ao ponto D, costure, de cima a baixo, do ponto L/M ao ponto C/D. Uma perna da hakama está pronta. Repita o procedimento no outro lado.

19. Faça a bainha na base da hakama. A hakama deve ficar na altura do seu tornozelo, ou um pouco acima.


tchanan!
se você entendeu tudo, deve sair algo parecido com isto.
Imagem
Imagem
Imagem
o Mirage é a minha tartaruga de patins!
Avatar do usuário
toki sakurashi
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 1924
Registrado em: Ter Set 16, 2003 23:42:29
Localização: Cherry Tree Lane

Re: [TUTORIAL] hakama

Mensagempor Tweenn Takashi » Ter Ago 12, 2008 23:31:20

Como prometido, tutorial adicionado a grande lista de tutoriais do CB!

Abraços Toki!
Takashi Tweenn - Equipe da moderação.
Imagem
Avatar do usuário
Tweenn Takashi
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 2624
Registrado em: Dom Out 08, 2006 15:08:42

Re: [TUTORIAL] hakama

Mensagempor Netto_Lee » Qua Ago 13, 2008 1:24:29

Parabéns, ficou muito próximo de um hakamá de verdade!
Netto Lee

Produtor de Eventos & Artista Marcial

Pessoa Normal nas Horas Vagas e Feriados Prolongados (Nunca!)

Imagem
Avatar do usuário
Netto_Lee
Staff
Staff
 
Mensagens: 1331
Registrado em: Seg Jun 09, 2008 14:15:53
Localização: Koosetsu Gakure no Sato

Re: [TUTORIAL] hakama

Mensagempor RukiaKuchiki » Ter Out 13, 2009 22:16:32

Yoo!
Desculpa por "reviver" este tópico
So q eu gostaria de saber uma coisinha:
Eu fis um pekeno "molde" da minha hakama(pretendo faser a "minha"^^) e em relação aos "cintos, eu gostaria de saber se eu posso finalizá-los como no meu pequeno "molde/exemplinho" da hakama:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OA ... t_pY5I.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OA ... K1AG4e.jpg


http://images.orkut.com/orkut/photos/OA ... s0kdWH.jpg


http://images.orkut.com/orkut/photos/OA ... d6-EKV.jpg

Pq eu axo q fika mto trabalhoso faser akeles cintos todos, alem de fikar uma bagunça na hora de colokar o Obi e o kimono de shinigami^^.
é so isso.
Arigatôo.
RukiaKuchiki
 

Re: [TUTORIAL] hakama

Mensagempor sakurah » Qui Jan 20, 2011 20:22:36

alguem podia mandar uma imagemde como o hakama ficou pronto?
Avatar do usuário
sakurah
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada
 
Mensagens: 126
Registrado em: Seg Jan 17, 2011 10:14:33
Sexo: Feminino

Re: [TUTORIAL] hakama

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Dom Jan 23, 2011 21:24:17

olha que legal o molde!!! *-*~~ gostei ^^

mas, respondendo a sua pergunta.... pesquisa hakama no google que você com certeza vai achar um monte....
a menina do molde abandonou aqui e talvez nem tenha feito ^^"

*EDIT: destrancando o tópico por erro da minha parte....tópicos de tutorial não devem ser trancados ^^', desculpa*
Imagem
Avatar do usuário
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5732
Registrado em: Dom Set 10, 2006 20:50:56
Localização: itatiba/sp

Re: [TUTORIAL] hakama

Mensagempor sakurah » Ter Jan 25, 2011 17:48:01

sera q alguem podia fazer um tutorial de como fazer um GI também??
Avatar do usuário
sakurah
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada
 
Mensagens: 126
Registrado em: Seg Jan 17, 2011 10:14:33
Sexo: Feminino

Re: [TUTORIAL] hakama

Mensagempor Logan Angel » Dom Mai 04, 2014 23:34:25

Toki Sakurashi, poderia por favor postar as fotos novamente, o servidor usado está fora do ar. Fiz uma Katana e logo postarei os resultados aqui, pratico Karate e pretendo usar o Hakama para treinar com espadas. Obg.
Logan Angel
Newbie
Newbie
 
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Mai 04, 2014 23:28:51


Voltar para Tutoriais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes