[TUTORIAL] Pintando seu sapato

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[TUTORIAL] Pintando seu sapato

Mensagempor Mia » Qua Out 01, 2008 13:56:45

Achou o modelo perfeito, mas a cor está errada? Não sabe costurar uma capa para revestir seu sapato? Não tem grana pra mandar fazer um? Seus problemas acabaram! Aqui vai um método barato, rápido e fácil de mudar a cor do seu sapato.

Materiais:

- tinta para couro (usei da marca AMYCRON, que foi o que me recomendaram na loja) – pode ser achada em lojas especializadas em couro ou artigos para sapateiros; comprei um vidrinho por R$5,50 e rende MUITO;
    - pincel macio;
    - sapato (eu fiz de couro; deve servir para courino também) – a cor do sapato interfere no resultado final. Não escolha um sapato branco se você quiser pintar com uma cor forte, assim como não escolha um sapato escuro se você quer uma cor suave. No meu caso, para pintar de vermelho escolhi um sapato caramelo claro e o resultado ficou do jeito que eu queria.

ImagemImagem

Como fazer:
Primeiro, forre a área de trabalho com jornal. Escolha um local ventilado, pois a tinta tem cheiro forte e não queremos ninguém intoxicado... Passe um pano seco e limpo no sapato, de forma a tirar sujeirinhas que podem fazer com que a tinta descasque.

Importante!!! Teste a tinta para você se acostumar com ela. Eu testei na sola do sapato e aprendi coisas importantes:

- não “estique” muito a pincelada. A camada vai ficar disforme e feia. Faça pinceladas grossas e curtas.

ImagemImagem
    (reparem no "descascado" no salto, resultado de ficar pincelando esticado e várias vezes no mesmo lugar; deu pra cobrir tranqüilamente, mas facilita se isso não acontecer)

- tente homogeneizar as pinceladas, mas NÃO fique pincelando o mesmo lugar várias vezes. A tinta aplicada vai grudar na tinta do pincel e vai aparecer um buraco no lugar. Se ficar um montinho de tinta, passe o pincel uma vez pra tirar o excesso.
    - a tinta seca MUITO rápido. Então, não se preocupe em fazer camadas perfeitas. Com três demãos, a pintura do meu sapato ficou bonita e uniforme.

Se a sola for da mesma cor que o sapato, comece por ela. Por quê? Na hora de apoiar o sapato para secar, apoiar na sola diminui a chance de estragar a pintura de cima por causa do contato com o jornal.

ImagemImagem

Feita a sola, pinte a parte de cima do sapato. Não se esqueça das pinceladas curtas e grossas (com uma boa quantidade de tinta) e de não ficar pincelando muito no mesmo lugar. O tempo que você leva para pintar uma demão é o tempo que o outro sapato leva para secar. Por isso, a pintura é bem rápida, já que você não vai ter que ficar esperando muito tempo para a tinta secar. Faça quantas demãos você achar necessário. Lembrando que, quanto mais escura a cor, mais as falhas na pintura aparecem. Atenção também com as costuras e reentrâncias do sapato, bem como a bordinha interior – ela também aparece, então trate de pintar também!

ImagemImagem
(bordinha pintada até a metade - reparem a diferença! nessa foto está só a primeira demão de tinta, ela fica irregular assim mesmo)

Se você quiser, pode passar um verniz por cima (é específico para a tinta que você usou; leia as instruções da tinta que lá deve ter uma indicação). Eu não usei verniz, mas acho que é bom testar antes na sola ou em um pedaço de couro avulso para você pegar as manhas de aplicação do verniz.

ImagemImagem
(resultado final!!! a cor real está mais "fechada" que na foto)

Lembrando: esse é um tutorial básico para um sapato de uma cor só. Você pode adaptá-lo para usar várias cores, fazer listrinhas, desenhos, detalhes...

Se você sujar a mão de tinta, ela sai fácil com álcool. Não precisa passar solvente na mão ^_^
Editado pela última vez por Mia em Qua Mar 11, 2009 18:56:13, em um total de 2 vezes.
Mia

Re: [TUTORIAL] Pintando seu sapato

Mensagempor Bia_Chan » Qua Out 01, 2008 14:32:04

É para qualquer tipo de sapato ? Sintético, Courino, Couro, Camurça ???
Depois mostre o resultado para gente !!!
Abraço à todos !!!!
Imagem
Bia_Chan
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Niele » Qua Out 01, 2008 15:06:15

ótimo tutorial!!
Niele

Mensagempor Haiame » Qua Out 01, 2008 15:09:57

Que tutorial lindo *-*'
Eu já achei muitos sapatos que eu até diria que são perfeitos para o cosplay se não fosse pela cor deles TT.TT'
Finalmente vou poder aproveitar eles n.n'
Parabéns pelo ótimo tutorial! ;*
Haiame

Mensagempor SrtaHannah » Qua Out 01, 2008 17:35:04

Oh gosh, preciso achar essa tinta! *_*
Pintei meu sapato de courino (Do meu cosplay de utena) com tinta acrilica, pq no vidrinho vem dizendo que pinta couro... Mas sempre que eu uso o sapato, arranca uns pedacinhos da tinta... ._.
E lá vou eu retocar tudo de novo... x.x

Amei o tuto! \o/
"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer."
(Clarice Lispector)
SrtaHannah
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Peace_Maker_Girl » Qua Out 01, 2008 21:01:08

Isso totalmente funciona. Já tinha feito algumas vezes, com um sapato verde, com azul, até com cores mais estranhas, como o rosa.

eu não uso pincel, na verdade. Prefiro uma flanela ou estopa. Mas... acho que dá na mesma. ^^
-- Henshin! --
Imagem
* Cosplay Lab * Cosplay.com * Cosspace * Paradise Peace! * DA * Multiply *

Cosplays underground FOREVER.
Peace_Maker_Girl
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor cami » Qua Out 01, 2008 21:18:44

Legal! Essa coisa de achar o sapato certo mas não ser da cor acontece muito mesmo >_<
Quero ver as fotos!
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Mia » Qua Out 01, 2008 23:57:44

Pessoal, valeu o apoio!!! Fico feliz em ajudar!

Respondendo a algumas perguntas e comentários:

Bia-chan: eu usei de couro. Na tinta, diz que serve para sintéticos também. Como a tinta é melequenta, não acho que fica bom pra camurça (salvo engano, tem tinta especial pra camurça).

SrtaHannah: a tinta de fato se parece com tinta acrílica, mas ela é específica para couro. Ainda não testei o sapato mas acho que a tinta vai ficar mais grudada. Assim que eu testar eu venho contar o resultado!

Peace_Maker_Girl: aí eu acho que depende do nível de coordenação motora e de habilidade de cada um... Com pincel eu tenho mais controle da quantidade de tinta. Se eu tivesse feito com estopa o resultado teria sido menos uniforme, então acho que usar estopa ou flanela requer mais prática (eu nunca tinha pintado um sapato!). Mas fica a dica ^^

Pandy: sendo a cor original preta, acho que você vai precisar de mais demãos do que eu, mas deve funcionar porque a tinta é grossa. Só sugiro que você tente tirar a tinta do spray antes, se der.
Mia

Mensagempor Dani S2 Rodi » Qui Out 02, 2008 12:20:56

otimo tutorial mia

eu pintei uma bota com tinta de parede mesmo e verniz
XD~~~
mais ficou bom a tinta nao sai por nada ^_^

mais o dia que precisar pintar outro sapato vou fazer pelo seu tutorial (isso se eu achar a tinta aki ~_~)
VISITE A ANIME NEW HOUSE E VEJA NOSSAS PERUCAS PARA PRONTA ENTREGA --- viewtopic.php?f=17&t=364
Dani S2 Rodi
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Lila » Qui Out 02, 2008 17:46:32

para cobrir o preto não seria bom primeiro dar umas camadinhas de branco?? xD

tipo q nem qdo a gente pinta parede que tá comum acor muito escura xD~~

hohoho

sei lá opinião xD
Imagem
Lila
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Bia_Chan » Qui Out 02, 2008 23:02:52

Mia escreveu:Pessoal, valeu o apoio!!! Fico feliz em ajudar!

Respondendo a algumas perguntas e comentários:

Bia-chan: eu usei de couro. Na tinta, diz que serve para sintéticos também. Como a tinta é melequenta, não acho que fica bom pra camurça (salvo engano, tem tinta especial pra camurça).

SrtaHannah: a tinta de fato se parece com tinta acrílica, mas ela é específica para couro. Ainda não testei o sapato mas acho que a tinta vai ficar mais grudada. Assim que eu testar eu venho contar o resultado!

Peace_Maker_Girl: aí eu acho que depende do nível de coordenação motora e de habilidade de cada um... Com pincel eu tenho mais controle da quantidade de tinta. Se eu tivesse feito com estopa o resultado teria sido menos uniforme, então acho que usar estopa ou flanela requer mais prática (eu nunca tinha pintado um sapato!). Mas fica a dica ^^

Pandy: sendo a cor original preta, acho que você vai precisar de mais demãos do que eu, mas deve funcionar porque a tinta é grossa. Só sugiro que você tente tirar a tinta do spray antes, se der.

Mia, Parabéns ... ficou excelente seu TUTO .... :D
Abraço à todos !!!!
Imagem
Bia_Chan
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Fred » Sáb Out 04, 2008 20:09:33

A melhor tinta para couro se chama Enigma, passe-a e logo apos passe oleo de mocoto por cima.
Fred

Mensagempor Mia » Sáb Out 18, 2008 21:09:40

Gente, usei o sapato em 2 eventos diferentes. Resultado:

1. A tinta segura bem. Mesmo na sola não descascou tudo \o/
2. Não pintem um sapato "virgem". Usem antes de pintar, porque assim ele vai criar as ranhurinhas do uso. Eu pintei o sapato novinho, aí as ranhuras descascaram. Pintei hoje antes da Otacon e não descascou mais.
3. Apesar da tinta segurar bem, se alguém chutar seu pé ou se alguma coisa raspar, a tinta sai. Aconteceu hoje, ficou um arranhadinho bege mas sem maiores problemas.
Mia

Mensagempor Siquinha » Dom Out 19, 2008 14:04:17

AAA brigada ! eu tinha uma bota de couro que eu queria pintar de preto para me vestir de lolita e agora ja sei como pintar ^^ valeu mesmo !
Siquinha

Mensagempor Mary~ » Seg Out 20, 2008 19:40:41

Nooooooooooossa *__* justamente o que eu precisava pra minha bota de Jupiter (eu não tendo idéia de como costurar!)
Valeeeu hein? =)~
Pra você ter noção, minha bota tá com tinta de tecido verde... toda véspera de evento eu tenho que limpar e retocar... ninguém merece x___X
Mary~
Vício em CB
Vício em CB

Próximo

Voltar para Tutoriais