[TUTORIAL] Apresentação

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[TUTORIAL] Apresentação

Mensagempor Loli » Dom Nov 09, 2008 4:21:01

Bom,antes de tudo,queria dizer q o objetivo desse topico,é ajudar os cosplayers com a coisa mais apavorante e divertida q envolve a contagiante arte do cosplay: a APRESENTAÇÃO!! \õ/

sim sim,em muitos eventos,percebi que muitas pessoas se apavoram so de pensar em se apresentar em qualquer concurso de cosplay,e que em muitas vezes ótimos cosplays acabam perdendo a chance de conseguir uma vaga em grandes concursos...

Vou dividir o tutorial nas seguintes partes:

1.Analise do anime/jogo/filme/etc. ...;
2.Escolhendo o campeonato;
2.1.Regras;
2.2.Tempo maximo de apresentaçao;
2.3.Staff;
3.Escolher a parte/cena q sera interpretada;
4.Som (se nao for a mais,uma das mais importantes);
4.1.Escolhendo o programa;
4.2.Selecionando os trechos que vao compor a parte sonora da apresentaçao;
5.Cenário;

1.Analise do anime/jogo/filme/etc. ...;

Antes de tudo,você tem q analisar a serie do personagem do seu cosplay,tente observar a historia de seu personagem,sua historia,a sua importancia na desenvoutura da serie.Tente observar os pontos fracos e os pontos fortes do personagem,e tente começar à pensar na cena que sera representada.

2.Escolhendo o campeonato;

Os campeonatos ou concursos de cosplay,sao divididos em 3 tipos:
*Individual; (YCC...)
*dupla; (WCS,CLC...)
*grupo; (geralmente soa feitos e organizados pelos eventos)

esse tutorial,sera direcionado para apresentaçoes em campeonatos ´´solo´´...

2.1.Regras;

Procure se informar sobre as regras do concurso que voce pretende participar,procurando saber dos materiais que podem ser usados,o tempo de apresentaçao,quesitos de avaliação,numero maximo de staffs,etc. ...

2.2.Tempo maximo de apresentaçao;

Umas das regras mais importantes de cada concurso e o tempo MAXIMO de apresentaçao,a partir desse quesito,um segundo a mais pode custar todo o trabalho em relaçao à sua apresentação.
Em concursos como o YCC(Yamato Cosplay Cup), nas etapas regionais,o tempo maximo de apresentaçao nao pode passar de um(1) minuto,a partir desse tempo,a cada segundo ultrapassado do tempo limite,sera descontado pontos de sua pontuaçao final.Algumas pessoas acham q a desclassificaçao pelo tempo dificilmente funciona,mas eu ja vi MUITOS cosplayers sendo eliminados por causa de 1 segundo a mais,e eram cosplays perfeitos.

2.3.Staff;

Uma boa Staff,pode fazer com que o desenrolar de sua apresentaçao aconteça de uma forma mais facil e te da a chance de pensar em ideias mais audaciosas ja que você dispõe de uma pessoa a mais em sua apresentaçao,mas muito cuidado nessa parte,pois ultrapassar o limite de staffs q pode ser usado em uma apresentaçao,é outro forte argumento de desclassificação.

3.Escolher a parte/cena q sera interpretada;

Uma das partes fundamentais de uma apresentação,é escolher o trecho que sera representado,tente sempre escolher uma cena que marque muito o seu personagem.Vai um conselho: tente evitar cenas de conversa,sem nenhuma ação,tais apresentaçoes acabam sendo meio sem graça e de uma certa forma cansativas de se assistir.
Tente se concentrar em uma coisa nessa parte,pense da certa forma: -´´Oque eu acharia legal de ver alguem com o cosplay do goku fazendo?´´(por exemplo)...Certamente seria muito mais emocionante ve-lo interpretar um kamehameha do que ver um dialogo entre goku e vegeta... na minha opiniao os fatores q melhoram uma apresentaçao são: ação e drama,qualquer uma das duas opçoes bem feitas,torna ate a mais simples das apresentaçoes em algo incrível!!

4.Som (se nao for a mais,uma das mais importantes);

4.1.Escolhendo o programa;

Antes de tudo,escolha um programa facil de se manuzear...
Alguns dos programas que eu aconselho são:

-Atomix: http://baixaki.ig.com.br/download/atomixmp3.htm (uso muito facil e eficiente)
-Virtual DJ : http://baixaki.ig.com.br/download/virtual-dj.htm (requer um pouco de pratica/muito bom)
-Sony Sound Forge : http://baixaki.ig.com.br/download/Sony-Sound-Forge.htm (um dos melhores na minha opniao)

OBS.: Quem precisar de uma ajuda com qualquer um desses 3 programas,e so avisar q ajudo sem problema nenhum ;D

4.2.Selecionando os trechos que vao compor a parte sonora da apresentaçao;

Essa é uma parte crítica...Bom,resumindo,apos observar e analisar MUITO bem a serie do personagem na qual estiver ´´cosplayando´´,procure escolher cenas que tenham sons e falas fortes e marcantes...basicamente tente seguir essa sequencia ao montar o som:
1°-introduçao(um começo mostrando do q se trata o trecho representado)
2°-climax(o alto de sua apresentaçao,deve ser emocionante com sons e falas fortes,na qual marquem esse trecho de sua apresentação,e é o trecho na qual evidencie o ´´objetivo´´ da cena representada)
3°-desfecho(na mninha opniao a parte mais importante,tente fazer algo muito forte,com uma interpretaçao especial ou com um fim inesperado/surpreendente.)

5.Cenário;

Uma parte essencial de uma apresentaçao,o cenário muitas vezes faz com que sua interaçao com o palco e com a historia à ser interpretada ganhe um toque especial e se ilustre,de muitas vezes de uma forma espetacular.
Muitos cosplayers usam um de cenario à base de canos:

http://img230.imageshack.us/my.php?image=cenariofd0.png

*e nunca se esqueça...tente utilizar ao maximo o palco,se movimentando e utilizando seus recursos oferecidos ;D*

............Bom genteeee,esse foi meu primeiro tutorial,espero ter ajudado algumas ou muitas pessoas com suas apresentaçoes,logo logo postarei alguns videos de apresentaçoes,para terem uma noçao ;D
Comentem sobre o tuto,afinal de contas e o meu primeiro \õ/...

valeu Muchachos /õ/ !!!!
Loli

Re: [TUTORIAL] Apresentação

Mensagempor Mia » Dom Nov 09, 2008 10:38:26

Só digo uma coisa: EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns, seu tuto ajuda MUITO pra quem não sabe nem como começar. Esse devia ir para a página inicial do CB!!!
Mia

Mensagempor cami » Dom Nov 09, 2008 13:22:49

Ótimo!

Eu nunca me apresentei, morro de vergonha ;___; E também pq não tenho criatividade nenhuma pra apresentação solo, tem uns personagens q é MUITO dificil achar uma cena legal pra apresentar sozinha...

Mas como platéia (8D) de concurso cosplay eu tenho q concordar muito com algumas coisas!

na minha opiniao os fatores q melhoram uma apresentaçao são: ação e drama,qualquer uma das duas opçoes bem feitas,torna ate a mais simples das apresentaçoes em algo incrível!!

Fato.
Juntar as duas é legal também, um momento de ação bem feito pra envolver o público e depois um draminha/emoção pra não ficar só nas lutinhas XD

E o negócio do cenário também é legal, principalmente qndo vai se apresentar sozinho, é bom ter umas coisas legais no palco... Já vi muito cosplayer ganhar concurso devido a um cenário interativo o_o

Enfim, parabéns!
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Paty Amane Misa » Seg Nov 10, 2008 0:25:37

Puxa , isso era tudo que eu precisava.
Esse tutorial ajudou muito viu, se puder falar mais sobre o tema seria ótimo pq vou me apresentar , fiz isso só uma vez e foi péssimo , um verdadeiro fiasco.
Obrigada mesmo pela iniciativa.
Paty Amane Misa

Mensagempor Mia » Seg Nov 10, 2008 23:18:32

Paty Amane Misa escreveu:Fiz isso só uma vez e foi péssimo , um verdadeiro fiasco.

[2]

Agora não temos mais razão pra passar vergonha né ^^
Mia

Mensagempor Loli » Ter Nov 11, 2008 1:19:57

vlw *o*~~ amanha eu posto videos e uma nova parte do tuto!! /õ/

*estudando pro vestibular/provas* >_>"
Loli

Mensagempor Poke~ » Dom Mai 31, 2009 12:01:36

Muito muito bom.
Queria ter lido isso quando fiz meu primeiro cos :p
Poke~
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor gevoz » Sex Jun 12, 2009 20:09:40

Oi, tenho uma duvida, a apresentação precisa ser nescessariamente uma cena o anime ou pode ser uma luta inventada?
Imagem
gevoz
Newbie
Newbie

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Dom Jun 14, 2009 22:47:36

depende muito da cena o.o'
em uma apesentação tradicional..... é legalq seja uma cena que exista mesmo.... claro que as vezes o povo faz algumas inovadas pra coisa ficar amis dinamica,...e cortes em cenas...

agora inventar toda uma luta? achoq ue isso seria coia pra uma apresentação livre
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor cami » Ter Jun 16, 2009 17:07:25

gevoz escreveu:Oi, tenho uma duvida, a apresentação precisa ser nescessariamente uma cena o anime ou pode ser uma luta inventada?

O bom de usar cenas do anime é q aí você já tem o áudio prontinho, um corte ali, uma editada ali e pronto. Mas nem sempre dá pra fazer isso, ou então se você tem uma idéia q não esteja no anime ou coisa parecida, desde q não saia do perfil/história do personagem ta ok ser na Categoria Tradicional.
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Seshiria » Qua Jun 24, 2009 17:21:02

OOOOH! *------*

Muito bom! E me ajudou numa duvida insana minha xDD

Muito bom mesmo!
Imagem
Seshiria
Moderador
Moderador

Mensagempor Ju Lee » Dom Jul 25, 2010 22:50:36

Esse tutorial ajuda muito viu, principalmente pelas indicações de programas e tal.
Ju Lee
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor sirl.lima » Qua Dez 08, 2010 23:03:56

No meu caso vai ter q ser toda inventada msm jáh q vai ser MAGO NEGRO vs GUERREIRO DA ESPADA DE CHAMA DOURADA
vai ser uma verdadeira LUTA pra organizar issuh jáh q ambos ñ abrem a boca então to assistindo todas as batalhas do mago negro(pq éh o meu cosplay)para ver +/- como éh o estilo dele tentar buscar algo a mais sobre ele... :ugeek:
sirl.lima
Newbie
Newbie

Voltar para Tutoriais