[TUTORIAL] Pedras preciosas/coloridas

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[TUTORIAL] Pedras preciosas/coloridas

Mensagempor Kya » Sex Jun 13, 2008 19:01:34

É, bem, resolvi iniciar seção de tutoriais pra quem precisa de ajuda com seu cosplay.

O primeiro tutorial que vou fazer é esse!
O segundo é para capacetes (como eu tinha dito que faria)

Resultado final:
Imagem

Materiais necessarios:

Imagem

Um tubo de resina CRISTAL --------------------- R$ 8,50 pote de 500gr
Catalizador ---------------------------------------- R$ 2,00 um tubinho pequeno (mas rende um monte)
Anilina Liquido ------------------------------------ R$ 1,60 um tubo que vai durar a vida toda
**Não usar anilina em pó! não funciona!! como tem que ser diluida em alocool, faz a resina n endurecer
Forminhas para fazer chocolate caseiro-------- Não sei, mas essa epoca tem em qualquer loja de R$ 1,99 (varias formas por 1,99)
Alguma coisa pra misturar os "ingredientes"--- Não tem preço (uhauahuaha)

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Modo de fazer

Pegue um potinho, e despeje a quantidade necessaria de resina (recomendo usarem bem pouquinho na primeira vez, pra se adequar ao material e testar quantidade de anilina necessaria)
Nesse mesmo potinho, pega o tubinho com anilina e pinga uma gotinha (se a quantidade de resina for pequena), mistura bem e vê como ficou o resultado. Se a cor tiver ficado mto fraca, vai colocando mais gotinhas.
Nunca colocar bastante logo de cara, pq se escurecer mais do que se deseja não tem mais volta, e pra evitar não ter que jogar o material fora, é melhor ir fazendo de vagarinho!!
Depois de te a resina bem misturadinha com a anilina, pingar 10 gotas de catalizador pra cada 100ml ou menos, 20 gotas pra entre 100ml e 200ml, e assim adiante.
O catalizador é o que vai fazer a resina endurecer. Se não for ser usado o suficiente, a resina vai ficar como se fosse uma gelatina, e depois também não tem mais volta (vai tudo pro lixo)

Depois de bem misturado o catalisador, o processo ta quase pronto!
É só despejar na forminha de chocolates e deixar secando por 5h em local arejado (se tiver pressa, pode deixar no sol que seca mais rapido, em +ou- 3h ta pronto.

Imagem

a pedra pronta:
Imagem
Imagem

Ps: não se esquecer de pingar o catalisador direitinho! Pq se não a resina realmente vai ficar gosmenta e o trabalho vai ter que ser jogado fora!!

Depois de seco, é so tirar delicadamente da fôrma (se quiser tirar brutalmente pode tirar, mas a forma vai ficar inutilizada) e usar a pedrinha. Ela fica estremamente resistente e bonita.

=======================================================

Outra dica para se só a resina não deixar com o resultado brilhoso desejado:

Material necessario:

Esmalte incolor ------------------ R$ 1,70 (dos bem vagabundinhos msmo)
Papel aluminio ------------------- N sei quanto custa, normalmente tem aqui na cozinha msmo

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Modo de fazer: Pegar a pedrinha ja pronta de resina e passar esmalte no verso (na verdade pode ser qualquer outra cola TRANSPARENTE também.. mas com esmalte funciona perfeitamente). Enqunato o esmalte ainda tiver molhado, grudar o papel alumino nele. Agora tem que deixar secar direitinho.. (uns 15 minutos ta otimo)
Depois é só recortar o papel aluminio no contorno da pedra e fica ela bemmmm brilhosa!!

Imagem
Imagem

==============================================

O tutorial ta meio tosco! Mas é primeira vez que faço um >.<"
Espero que seja util pra alguem!
Imagem
Kya
Artista
Artista

Re: [TUTORIAL] Pedras preciosas/coloridas

Mensagempor SrtaHannah » Sex Jun 13, 2008 23:40:03

Já tinha lido no forum antigo...
Adoro esse tutorial! *_*
"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer."
(Clarice Lispector)
SrtaHannah
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Byaku » Sáb Jun 28, 2008 20:12:57

Também li esse tutorial no antigo fórum, facilitou a minha vida..euheu

Só estou contando agora com o tuto de fôrmas :lol:
;*
Byaku

Mensagempor marito-kun » Sáb Jun 28, 2008 21:04:18

Tô fazendo a armadura de Pegasus... alguém sabe como posso fazer forminhas pra fazer pedras no formato dos olhos? Valeu, abraço!
marito-kun

Mensagempor Tweenn Takashi » Dom Jun 29, 2008 1:20:10

Tenta fazer algo com papel marchet, impermeabiliza bonitinho, tira o "negativo" que servirá de molde e faz a gema =3
Dá trabalho mas se bem feito fica perfeitão!

Abs.
Imagem
Tweenn Takashi
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Duo-chan Maxwell » Dom Jun 29, 2008 20:09:45

O tutorial das pedrinhas is back!!!! Preciso passá-lo pra página principal, tou devendo isso pra Kya ^^

Falando nisso, ignora o que o sobrinho falou, não dá certo. E as minhas pedrinhas grudaram na forma de acrilato, igual a essa que tá na foto. T.T tive que cortar a forma e usar a pedra com acrilato e tudo... T.T
(foi aí que eu tentei papel MACHÊ)
Mas acho que é algo que varia de resina pra resina... em Campinas só tinha resina leitosa, então eu comprei aquela resina que usam pra fazer aquelas coberturas de chaveiros (da Resiqualy, marca boa, por sinal). Só descola se for forma de látex/silicone
Imagem By The Wizard of Oz
[img]http://i35.tinypic.com/2112nnm.jpg[/im] By Aliroo
Imagem
Barra BY TAKS
Imagem
Barra BY SUNA
Duo-chan Maxwell
Redatora
Redatora

Mensagempor Kya » Seg Jun 30, 2008 0:00:09

Duo-chan Maxwell escreveu:O tutorial das pedrinhas is back!!!! Preciso passá-lo pra página principal, tou devendo isso pra Kya ^^
Falando nisso, ignora o que o sobrinho falou, não dá certo. E as minhas pedrinhas grudaram na forma de acrilato, igual a essa que tá na foto. T.T tive que cortar a forma e usar a pedra com acrilato e tudo... T.T
(foi aí que eu tentei papel MACHÊ)
Mas acho que é algo que varia de resina pra resina... em Campinas só tinha resina leitosa, então eu comprei aquela resina que usam pra fazer aquelas coberturas de chaveiros (da Resiqualy, marca boa, por sinal). Só descola se for forma de látex/silicone

Sério que grudou nas tuas forminhas? Que coisa!!! =/
Nenhuma das minhas grudou, depois de secas era só dar uma batidinha que as pedrinhas caíam, mas deve ser como tu disse mesmo, a resina deve ser diferente.. =/

Bom, eu já tinha respondido de manhã, mas o rollback apagou T_T
Quinta feira agora eu estou entrando de férias, aí prometo fazer vários tutoriais de silicone/gesso/argila/massinha de modelar! ^^
Com fotinhos e bem completinhos, o mais explicadinho possivel!=p
Imagem
Kya
Artista
Artista

Mensagempor Cla-chan » Seg Jun 30, 2008 23:35:07

gostey /o/
Não sei no que exatamente usarei, mas será util um dia /o/
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Akane-chan~ » Ter Jul 01, 2008 21:34:54

useii essi tutorial jah qdo fui fzer pedras p o minha armadura da umi...
mas nas primeiras q eu fiz deu uma impoladinha o.o''''...nom sei
c foi o catalizador q nom misturou direito...mas sempre a primeira
pedrinha da forma q eu colokava a mistura nom fikava mto boa n.n''...
algumas fikaram exelantes...ma outras deram umas bolhazinhas mto xatinhas
x.x....aconteceu issu com as suas kya?
Akane-chan~
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Duo-chan Maxwell » Sáb Jul 05, 2008 20:56:57

Bom, a resina que eu usei não gruda nas forminhas de silicone, pelo menos ^^\/

E a propósito, tem que ficar ERAS misturando o catalisador Akane, até sumirem todas as bolhas. No total, dá uns 3 minutos misturando.

Eu descobri como usa pigmento sólido... eu usei macrolex, pq minha mãe já tinha da época que ela mexia com resina. É só misturar no CATALISADOR o_O Sim, a resina não dissolve o pigmento, mas o catalisador dissolve... bizarríssimo...
Imagem
Barra BY TAKS
Imagem
Barra BY SUNA
Duo-chan Maxwell
Redatora
Redatora

Mensagempor Cla-chan » Sáb Jul 05, 2008 22:40:17

Gente, catalisador não é aquelçe negocio que acelera a reação?
Como ele é vendido? ;_;

Se eu quiser uma pedra transparente, preciso de anelina?

Isso na primeira foto embaixo das pedras é uma perna? 8DD

Terei que fazer uma pedrona redonda e dois brincos com esse tutorial, tomara que dê certo i_i
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Duo-chan Maxwell » Dom Jul 06, 2008 14:03:13

Tecnicamente falando não é um catalisador. É um reagente. E ele vem no conjunto junto com a resina.

E se você quiser transparente no rigor físico da coisa, é só não lixar ou não colocar em um molde áspero. Se você quer colorido, é só colorir com pigmento. Em SP (estado), pelo menos, tem corantes especiais para resina à venda.
Imagem
Barra BY TAKS
Imagem
Barra BY SUNA
Duo-chan Maxwell
Redatora
Redatora

Mensagempor Suna [Tenchuu] » Seg Jul 07, 2008 21:28:50

Que lindoooo

*sai correndo saltitante para fazer coraçõezinhos para o Aeon* *___________*

Amei Kya ^^ Parabens
Suna [Tenchuu]

Mensagempor daigo » Seg Jul 07, 2008 23:56:15

Algumas dicas e orientações para trabalhar com resina:

1 - use sempre proteção: luvas de borracha, máscara de carvão, avental e se possível, óculos de proteção. Pode parecer exagero, mas a resina se trata de um material altamente tóxico e o contato com mucosas pode dar algum problema para a pessoa. O cheiro forte pode provocar enjôos - digo por experiencia propria. E fora que, se cair na roupa, torça para que não seja a sua favorita, pq dependendo do caso, ela vai pro lixo, a não ser que você quiera um efeito relevo nela...

2 - Para amenizar o cheiro forte, deixe perto do local de trabalho uma bacia com água

3 - Beba bastante água para não sobrecarregar os rins (isso eu tirei do manual... nao sei como aqueel vapor ondulante de resina reage no corpo...)

4 - Se for possível, use molde de silicone. Este é resistente ao rasgo e reproduz perfeitamente a peça.

5 - Para dar um acabemento melhor, use uma lixa d'água fina dentro de um balde com água. Passe SUAVEMENTE para deixar a superficie mais lisa. Cuidado para não arranhar.

6 - Caso queira dar uma alisada nas arestas, utilize a mesma tecnica acima, com uma lixa mais grossa (eu usei aquelas de lixar o pé).

7 - Caso fique um pouco gosmento a superficie da peça, deixe secar ao sol.

Por enquanto é só isso q eu sei.
daigo

Mensagempor Nuriko Riki » Ter Jul 08, 2008 1:30:13

Esse é sem dúvida o tutorial mais útil que já vi, foi com ele que eu aprendi a fazer coisinhas em resina.

Muito obrigada por partilhá-lo conosco, Kya. :)
Imagem

RELOADING...Nakago
Nuriko Riki
CBManiac
CBManiac

Próximo

Voltar para Tutoriais