[TUTORIAL] Presas de Vampiro

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[TUTORIAL] Presas de Vampiro

Mensagempor Paula Sammet » Qui Dez 04, 2008 21:57:14

Okeeeyyy, eu prometi e cá estou eu cumprindo.
Tá-daááááá... O tutorial de presas de vampiro com fotos \*o*/

First of all, os materiais pra fazer essas presas você encontra fácil fácil em qualquer loja que venda materiais odontológicos.

Antes de mais nada, você deve moldar suas arcadas. É interessante que você molde tanto a superior quanto a inferior pra que você tenha noção de espaço e tamanho as presas, pra que depois você não venha ficar incomodada com ela devido ao tamanha ou à espessura da resina.

Pra moldagem, você precisa de:
- moldeiras perfuradas para dentados (pode ser de aluminio ou plástico, tanto faz. Geralmente essa moldeira vende em conjunto com 4 tamanhos diferentes. Acho que não vende por tamanho separado, pelo menos aqui na minha cidade não.)
- Alginato Odontológico (um material de moldagem baratinho que se assemelha a uma massa qndo manipulado. O ideal era que fosse outro material de moldagem chamado silicona pesada, porém esse material é caríssimo x_x. Um pote médio custa por volta de 300 reais!!! x_x²³³²¹)
- Gesso especial (é um pouco mais caro, mas é indispensável! Já que ele sofre menos alteração que o gesso pedra e que o gesso comum)
- Medidor e dosificador para alginato.
- Cera utilidade*
- Algodão*
- Gesso pedra ou gesso comum *
- Espátula para alginato*
- Espátula para gesso*
- Gral de borracha ou qualquer outro recipiente.

Ok, vamos ao processo de moldagem.
1- Selecione a moldeira
Você deve escolher uma que não seja pequena demais e nem grande demais. A moldeira precisa encaixar certo nas suas arcadas sem lhe incomodar em demasia. E ela deve também conter todos os seus dentes para que sua moldagem seja eficaz.

2- Prepare a moldeira.
Com a cera utilidade cortada em tirinhas de 5mm, proteja as laterais da moldeira. Basta apertar que ela fica lá. Na moldeira superior, basta fazer só pelos lados, na inferior, você deve envolver todas as bordas da moldeira. Depois, pressione algodão na cera. Isso aumenta a retenção do material de moldagem, mas você pode optar em não proteger a moldeira dessa forma, ja que as perfurações da moldeira são exatamente para isso (note na imagem mais abaixo que eu optei por não colocar a cera com o algodão). Outra função da cera com algodão é pra prevenir qualquer irritação pelas bordas da moldeira que as vezes machucam.

3- Prepare o Alginato.
É interessante você ler as instruções do fabricante do alginato para saber a dosagem, mas geralmente é 1:1. Com o medidor [se assemelha a uma conchinha ou a uma colher] coloque no gral ou no recipiente por volta de 3 medidas de alginato. Apenas 3 medidas bastam. Com o dosificador [que se assemelha a um copinho com marcações] coloque a água no recipiente. Cada marcação do dosificador, corresponde a uma medida do medidor. Nem mais, e nem menos. Ok, agora vem a parte do desespero. Você precisa ser rápida para espatular completamente o alginato, e carregá-lo na moldeira pq ele toma presa bem rápido. Essa é a vantagem de usar o gral de borracha, pq como ele é flexivel, você tem uma melhor firmeza ao segurá-lo para espatular o alginato. A espatulação deve ser em movimentos de 8 ou forçando-o contra a parede do gral. Quando o alginato formar uma massa homogênea, carregue na moldeira e imediatamente coloque-a na boca. Você deve fazer primeiro uma arcada e depois outra, lembrando que ao moldar a inferior, você deve levantar a língua para que o material escoe e não lhe incomode ou lhe sufoque. Na superior, incline a cabeça para baixo para evitar que o material escoe em direção à garganta. É bastente incômodo e você saliva bastante também. Outra dica é respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca. Você espera que o material tome presa e depois retira a moldeira da boca.

Logo, você vai ter isso aqui. Sendo que a moldagem inferior, na foto, eu confeccionei a parte da língua com o alginato e uma base de papel por baixo. Mesmo com a qualidade inferior da foto, dá pra notar em que consistência o alginato fica quando toma presa na sua boca.
http://img258.imageshack.us/my.php?imag ... 924xu5.jpg

4- Vazar o molde
Depois que você obtem a moldagem com o alginato, você precisa vazar com o gesso imediatamente ja que o alginato sofre alterações de dimensão muito rápido. Prepare o gesso pedra em um outro recipiente ou em outro gral de borracha. É interessante fazer isso em recipientes separados pq o gesso pode alterar a dimensão do alginato se você for fazer isso outra vez futuramente. O gesso especial não pode ficar nem tão fluido e nem tão espesso, a consistência ideal é como se fosse um creme, como dá pra ver na foto. Com o gesso na consistência ideal, com o auxilio de uma espátula menor ou o cabo de uma colher ou ainda a propria colher pequena, vá acrescentando na moldagem de alginato, batendo sempre a moldeira em qqr superficie para evitar que fiquem bolhas na sua moldagem. Bolhas intereferem na hora de ocluir o modelo. Cubra toda a parte dos dentes com o gesso especial. Como é pouca coisa a ser coberta, você não precisa fazer taaaanto gesso especial assim. Faça também umas retenções para a outra base de gesso que vai cobrir e espere o gesso secar. Então você obtém algo como na foto abaixo.
http://img150.imageshack.us/my.php?imag ... 942ae1.jpg

Agora você faz uma outra porção de gesso, só que agora você usa ou o gesso pedra ou o gesso comum para isso. Ai você ja pode fazer um gesso mais espesso, pq vai servir de base para os seus modelos. Basta colocar essa camada de gesso por cima do gesso especial na moldeira e espere secar completamente. Depois, para "desenformar", basta puxar a moldeira com alginato para um lado e o modelo de gesso para o outro. Pode rasgar o alginato também. Não tem problema nenhum. Você pode dar um acabamento na base de gesso lixando com lixa para água. Qqr granulação. Mas passe a lixa somente na base, não deixe passar nos dentes. E tá-dááááá:
http://img512.imageshack.us/my.php?imag ... 059jp5.jpg

Agora você ja tem os modelos. Passemos agora para a parte de resina.

A resina odontológica é algo caro e barato ao mesmo tempo. Se você tiver um bom relaciomento com seu dentista, você pode pedir para que ele faça a seleção de cor da resina de acordo com a cor dos seus dentes e você compra só a resina da cor do seu dente. Porém, você tem de ter algo chamado de Fotopolimerizador, pq essa resina só endurece na presença da luz desse aparelho. Aquela luz azul de dentista, sabe? Eu não sei quanto custa um foto. Nem tenho ideia.

A melhor resina, nesse caso, é aquela de tubinho. É mais rápido e menos trabalhoso. Para começar a construir as presas você precisa:
- Modelos de gesso com suas arcadas
- Resina na cor dos seus dentes
- Espátula de inserção para resina
- Fotopolimerizador
- Vaselina sólida
- Pincel
- Cotonete

Construção das presas:
1- Isole os caninos e os 2 dentes adjacentes
você faz isso com o cotonete e a vaselina. É super importante você isolar, senão, a resina não sai mais do gesso. Não precisa passar muito, mas também não passe pouco.

2- Hora de mexer com a resina!
Com a espátula para resina, faça uma espécie de capa no dente todo, tanto pela frente, como por trás. Como nas fotos
http://img132.imageshack.us/my.php?imag ... 014zh2.jpg
http://img223.imageshack.us/my.php?imag ... 015lj0.jpg

Fotopolimerize, inicialmente por 10 a 20 segundos. Isso basta para que a resina não saia do lugar ou você "destrua" alguma outra escultura que você tenha feito. A partir de então, você ja pode começar a dar forma nos caninos proeminentes de vampiros. Lembrando que, a cada porção de resina, você deve fotopolimerizar. Faça isso até obter a presa no tamanho que você quiser. Lembre-se de deixar a superficie da resina lisa. Pra isso serve o pincel. Antes de fotopolimerizar, dê uma passada com o pincel na superficie da resina. você pode conseguir isso com a espátula também, só que dá um pouco mais de trabalho e não fica tão bom quanto como qnd você usa o pincel.
http://img99.imageshack.us/my.php?image ... 021tq3.jpg

Depois que você já obteve as presas, o ideal seria dar um acabamento, para tirar as rebarbas de resina e excessos nas laterais. Esse acabamento deveria ser dado com brocas especiais, mas, como todo mundo sabe que material odontológico é caro (!), você pode fazer isso com lixa de granulação beeem fininha. Existem essas lixas para acabamento em lojas de materiais odontológicos e elas não são caras. Fazer o acabamento com as lixas vai dar uma pouco mais de trabalho, mas o resultado é semelhante ao acabamento com as brocas. Para dar uma polida na resina, para que ela fique com a aparência do esmalte dental, esfregue a presa numa gaze ou outro tecido um pouco mais grosso com um pouco de vaselina.

Só a nivel de conhecimento dos materiais...
http://img220.imageshack.us/my.php?imag ... 013yk0.jpg
http://img254.imageshack.us/my.php?imag ... 012bx3.jpg

No final de tudo, você obtem isso aqui
http://img135.imageshack.us/my.php?imag ... 027jf7.jpg

Questions? ^^
Paula Sammet

Re: [TUTORIAL] Presas de Vampiro

Mensagempor Kenshin-kun » Sex Dez 05, 2008 4:20:49

não é mais fácil mandar um dentista fazer ???? pelo oque eu vi isso é um trabalho bem complexo que não é qualquer um que pode fazer assim o.o e pode até se tornar muito caro fazer uma coisa dessas TT_TT na minha opnião é melhor mais seguro mandar um dentista fazer '-'
Kenshin-kun
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Paula Sammet » Sex Dez 05, 2008 7:44:38

Foi o que eu havia dito no tópico anterior... u.u
Mas teve um monte de gente que me pediu, então eu postei...
Paula Sammet

Mensagempor Maiga Momochi » Sex Dez 05, 2008 20:19:50

Achei extremamente complicado.. Acho que vale mais comprar aqueles que prendem em massa que vendem em lojas de fantasia..

Mas uma pergunta, não tem risco desse material ser toxico? o_o
Por que querendo ou não é usado na boca e não pode fazer mal ingerir um pedaço?
Maiga Momochi

Mensagempor cami » Sex Dez 05, 2008 20:45:44

Fácil não é mesmo, mas fica igualzinho no final! Prevejo cosplays de Vampire Knight :B

Eu acho q esse material não é tóxico não, pq é usado por dentistas... Ou não? .-.

Parabéns pelo tutorial :3
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Kenshin-kun » Sáb Dez 06, 2008 3:49:04

A gfale aí +/- quanto fica todo esse material ^^
e o foda não deve ser nem o preço e sim achar todo esse material TT_TT
Kenshin-kun
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor baiano » Sáb Dez 06, 2008 14:13:05

o fotopolemirizador sei la como escreve eh obrigatorio?
baiano

Mensagempor Lila » Sáb Dez 06, 2008 15:05:19

e depois de pronto como é que fixa nos dentes?? xD

é o mais caro aí deve ser o Fotopolimerizador, pesquisando na net , em um site odontologico vi por R$ 605,00

http://www.grx.com.br/loja_virtual/MaisProduto.asp?Produto=117

No mercado livre por R$ 299,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85497865-fotopolimerizador-a-leds-novo-1-ano-de-garantia-_JM

bem carinho .. xD~~

o negócio é juntar uns amigos que queiram também fazer presinhas e rachar o orçamento xD ahuahuau

apesar que não vi o preço do restante dos materiais, fiquei com preguicinha >< xD~~

mas eu adorei o tutorial XD.. vou ver se um colega tem o fotopolimerizador, pq ele fez o curso de dentatura, que eu esqueci o nome ><, vai ver ele tem hohohohoho

=**
Imagem
Lila
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Paula Sammet » Sáb Dez 06, 2008 16:14:15

Maiga Momochi escreveu:Mas uma pergunta, não tem risco desse material ser toxico? o_o
Por que querendo ou não é usado na boca e não pode fazer mal ingerir um pedaço?

Não, o material não é tóxico. Essa resina é a mesma resina usada em restaurações por dentistas...

Kenshin-kun escreveu:A gfale aí +/- quanto fica todo esse material ^^
e o f**a não deve ser nem o preço e sim achar todo esse material TT_TT

É complicado dizer qnto fica o material todo, pq varia de cidade pra cidade... E não colega... o foda realmente é o preço... x_x Esse material você acha em qualquer loja especializada em materiais odontológicos... \o/ Mas o preço de alguns é salgadinho...

Lila escreveu:e depois de pronto como é que fixa nos dentes?? xD

o negócio é juntar uns amigos que queiram também fazer presinhas e rachar o orçamento xD ahuahuau

apesar que não vi o preço do restante dos materiais, fiquei com preguicinha >< xD~~

mas eu adorei o tutorial XD.. vou ver se um colega tem o fotopolimerizador, pq ele fez o curso de dentatura, que eu esqueci o nome ><, vai ver ele tem hohohohoho

=**

Realmente, o preço do foto é salgadinho, por isso eu disse la em cima que compensa comprar esse material realmente se você for fazer muitos mais... Pra fixar nos dentes você pode usar Corega fita adesiva \o/. Eles encaixam certinho nos seus caninos, mas eles ficam meio frouxinhos... pq como eu disse também, o ideal seria usar um material que copiasse sua arcada o mais fiel possivel sem risco de alterar a dimensão, que seria o caso de uma borracha chamada silicona, mas ela é caaaaaaaaaaaaaara... x_x E que bom que você gostou do tutorial ^^ É bom possivel que seu amigo tenha o Foto, afinal, protéticos também usam \o/

Bom, as vezes sai muito mais em conta também pedir pra um protético fazer... e ele ainda pode fazer as presas de porcelana \o/
Existe também pela net um tutorial de presas feitas com unhas postiças, mas você também mexe com resina, no caso a resina em disposição de póxlíquido e o trabalho acaba sendo semelhante ou maior... u.u

Aqueles que não quiserem se aventurar comprem as presas nas lojas de fantasia ou peçam ao protético \o/
Só lembrando que, protéticos costumam ser meio espertinhos qnd vêem "estranhezas" assim, então saibam negociar com eles...Alguns dizem que só trabalham pra dentistas, então se possivel for, entre em contato com seu dentista também pra facilitar a vida... As vezes os protéticos conseguem ser irritantes, mas no final das contas, eles são legais...
Paula Sammet

Mensagempor baiano » Sáb Dez 06, 2008 18:41:18

alguem ai sabe + - num presisa ser tipo certinho
+ ou - qnto sairia num protetico pa faze 16 dentes ( os 8 de cima e 8 de baixo)
pra ficar tipo soul eater?
baiano

Mensagempor thenear » Sáb Dez 06, 2008 22:28:06

acho q o melhor seria pedir para 1 dentista fazer ^^
sairia mais em conta, pq ai você pede para ele fazer só as presas XD
sairia em torno de 50 reais, claro q você teria q explicar q você iria uzar uma ou 2 vezes ^^
thenear

Mensagempor Paula Sammet » Dom Dez 07, 2008 0:45:53

O dentista vai mandar pro protético... garanto pra você...
*dentista também*
Paula Sammet

Mensagempor baiano » Dom Dez 07, 2008 11:22:04

uou
q facada
2dentes por 50 conto
oO
se ele me cobrar isso nem falo oq eu mando ele fazer con os dentes oO
baiano

Mensagempor Maiga Momochi » Dom Dez 07, 2008 14:32:00

Levando em conta que lojas de fantasias cobram 20 à 30 reais pelo dente postiço e nem fica natural, acho que 50 nem é tão caro.. xD

E arriscar fazer além de ficar extremamente caro [ Afinal, não vendem o material em pequenas quantidades ] Também corre o risco de não ficar bem feito.. ._.

É bem legal o tutorial mas para cosplayers [ Que não exigem o mesmo grau de realismo que precisa em um figurino cinematografico ], acho que não vale fazer..
Maiga Momochi

Mensagempor baiano » Dom Dez 07, 2008 16:16:14

50 num e caro pa quem vai fazer 2 dentes
kro ver pra quem tem q fazer 16 quanto vai ficar oO

pra que serve Fotopolimerizador
baiano

Próximo

Voltar para Tutoriais