[Tutorial] Livros & envelhecimento de papel

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Livros & envelhecimento de papel

Mensagempor Piobaireachd » Seg Jan 12, 2009 22:28:06

Imagem

Olá a todos :D

Nesse meu primeiro tutorial para o Cosplay Brasil, trarei o passo-a-passo de como personalizar um livro para usar num cosplay e como dar um ar envelhecido a papéis. No caso a seguir, usarei o livro do meu cosplay de Professor, que fiz para o Dreams, como exemplo.

Materiais necessários:

Um livro antigo
Papel em branco
Cola
Tesoura
Café
Algodão

1) Vá até o sebo mais próximo de sua casa e compre algum livro, de preferência os de capa dura. Nesses lugares, os livros custam em média 5 reais e são bem antigos, facilitando na hora de envelhecer. Caso já tenha algum livro que possa utilizar na técnica (ele não voltará mais), utilize-o. No meu caso, usei um livro sobre a religião nos esportes olímpicos que achei achei num canto escuro de uma estante XD

2) Encape o livro usando algum papel, de preferência branco e mais resistente, como cartolina ou papel-cartão, o que facilitará na hora de envelhecer. Para encapar a capa e a contracapa, corte um pedaço de papel inteiro, com cerca de 3 centímetros a mais no comprimento e na largura. Depois, cole-o de forma a cobrir toda a capa, contracapa e lombada, deixando os cerca de 3 centímetros a mais sobrando para cada lado. Dobre os excessos e cole-os no verso da capa e da contracapa, formando espécies de abas. Na parte da lombada, corte o excesso dos 3 cm. Depois, cole a primeira e a última página do livro em sua capa e contracapa. No final, você terá algo assim:

Imagem

Primeira página colada na contra capa.

Imagem

Capa encapada.

3) Corte 2 pedaços de papel, cada um no tamanho de uma página do livro. Procure o centro exato do livro e cole os pedaços cortados de papel em cada uma das duas páginas centrais.

Imagem

Interior encapado.

4) Faça algum desenho na capa e no interior do livro. Na capa, evite utilizar desenhos mais dinâmicos, como pessoas, cenários etc., pois não ficam bem em algo tão estático como um livro. Sugiro fazer adornos nas bordas, desenhos abstratos, brasões ou coisas do tipo. No interior, desenhe símbolos, escreva em alguma língua estranha ou algo do tipo. Use sua criatividade, pensando sempre em conectar o desenho ao personagem. Na capa, minha professora de desenho fez para mim um brasão com dragões, pois os Sages e Professors, em Ragnarök, são muito relacionados com eles. No interior escrevi os nomes das skills de Professor em coreano. Atenção: use canetas à prova d'água e lápis de cor não-aquareláveis!

Imagem

Capa adornada

Imagem

Interior adornado

5) A partir de agora envelheceremos o livro. Prepare uma pequena quantidade de café e coloque-o num pires. Quanto mais forte for o café, mais escuro será o resultado do envelhecimento. A partir dessa etapa, recomenda-se que o trabalho seja feito numa pia, pois o café pode cair e manchar algumas superfícies.

Imagem

Café no pires

6) Molhe o algodão com o café e esfregue-o na capa e na contracapa, fazendo movimentos circulares. Faça quantas camadas achar melhor até achar o resultado desejado. Depois da capa e da contracapa estarem secas, abra o livro e repita o procedimento no interior. Atenção: se utilizar papel simples (como A4 ou ofício) para encapar alguma parte do livro, cuidado para não passar café demais e "derreter" o papel!

Imagem

Processo

Resultado final:

Imagem
Imagem

É isso, espero que seja útil ^^

Obrigado por ler :D
Editado pela última vez por Piobaireachd em Sáb Mar 21, 2009 15:59:50, em um total de 1 vez.
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial] Livros & envelhecimento de papel

Mensagempor Mo_Vampie » Seg Jan 12, 2009 22:35:40

Eu já envelheci papel assim, mas na ocasião cheguei a queimar as bordas(nada que alguns fósforos não resolvam) com um certo cuidado pra dar o visual de destruido pelo tempo O.o"

Pena que não tenho foto, se não mostrava como ficava...=X
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cami » Seg Jan 12, 2009 23:05:39

Queimar as bordas deixa lindo! E é legal de fazer \o\

Gostei do tutorial! O desenho ficou lindo, não teria coragem de molhar café em cima dele ;__; Mas no final ficou bem legal, parabéns :3
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Shishio [Tenchuu] » Ter Jan 13, 2009 10:17:55

Eu sempre tinha ouvido falar sobre esse envelhecimento com café, mas não sabia como funcionava.
Valeu pelo tutorial. ^^
Imagem
Imagem

Acreditar nos seus sonhos é torna-los realidade! TENCHUU!!!
Shishio [Tenchuu]
Moderador
Moderador

Mensagempor lucas; » Ter Jan 13, 2009 14:04:32

ficou muito bonito o efeito!
e o desenho tmbm XD
lucas;

Mensagempor Mr.Biffe » Qua Jan 21, 2009 16:57:37

Eu te vi no dreamssssssss \o/

seu livro fiko mtu foda xD
eu tava na primera filera
Mr.Biffe

Mensagempor Piobaireachd » Qua Jan 21, 2009 17:04:48

Mr.Biffe escreveu:Eu te vi no dreamssssssss \o/

seu livro fiko mtu f**a xD
eu tava na primera filera

Yay, obrigado *_*

*orgulho*
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Alex Tominaga » Seg Fev 02, 2009 0:12:13

Weee, interessante isso x]
Mesmo não tendo nada pa envelhecer, vou testar em alguma coisa ê.e
Imagem

Tenho tanto coisa pra fazer D:
Alex Tominaga
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Shaitan999 » Sex Jan 01, 2010 18:11:46

Eu tenho uma certa experiencia nesse lance de 'envelhecer' papel, já fiz bastante disso, mas nunca pra cosplay, mais de bobeira mesmo, envelhecendo fichas de rpg pra ficarem estilosonas e tal.

O lance do café que ficou muito bem explicado ae uma coisa legal é depois que a folha secar depois de passar o café, é passar mais uma mão de café que o pigmento se acumula meio que igual tinta aquarela, aí onde você passar o café de novo vai ficar mais escuro, bom pra dar detalhes ou deixar com um aspecto mais sujo.

O lance de queimar a borda do papel é mais uma dica prática, o melhor jeito de queimar é usando a chama de uma vela, que você fica com as duas mãos no papel que vai ser queimado, tem mais controle e evita acidentes. Eu já tentei queimar com fósforo, mas fósforo apara rápido é é meio complicado as vezes coordenar as duas mãos, com isqueiro a mesma coisa e queimar na chama da boca dum fogão, as chances são de não dar muito certo e acaber perdendo o papel.

Uma outra dica pra envelhecer papel é pegar um papel queimar até conseguir cinzas, e pegar um pouco das cinzas e sujar aonde você quer que fique sujo, porém pra isso tem que ter mto cuidado, é melhor usar um pano do que ir com a mão, pq com a mão onde você passar o dedo vai ficar com impressão digital, e usar cinzas com muitíssimo cuidado, pq onde manchou, já era VAI ficar manchado. O caso de livros eu recomendo usar as cinzas no lado das páginas com o livro fechado, assim só as bordas dos papéis ficam sujos, dá um aspecto de livro beeem velho e surrado.
A maior precaução de usar cinzas é não usar mta cinza de uma vez, usar só o suficiente, se passar muito de uma vez não fica mto bonito o efeito.
Uma outra precaução é depois que passar as cinzas, passar um pano pra tirar o excesso, pq na hora de fechar o livro a sujeira vai manchar as outras páginas.
STEEL ISN'T STRONG
FLESH IS STRONGER

Imagem
Shaitan999
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor J.Emmy-chan » Dom Nov 14, 2010 20:03:46

Putz adorei essa ideia :D
Tipo da pra envelhecer primeiro e dps imprimir algo nele??
é que eu queria fazer uma nota de lira italiana meio envelhecida '-'
Imagem
"Vejamos, na situação em que estamos... se eu tiver uma moto, meu remondou e meu mp3, eu sobrevivo..." Project HL - 3rdImagem
remondou: remon + budou => nome dado ao suco de limão com uva mencionado na frase
J.Emmy-chan
CBManiac
CBManiac

Localização: Sob um sol escaldante querendo um dia nublado e... to no Rio de Janeiro '-'

Voltar para Tutoriais