Olá a todos
Nesse meu primeiro tutorial para o Cosplay Brasil, trarei o passo-a-passo de como personalizar um livro para usar num cosplay e como dar um ar envelhecido a papéis. No caso a seguir, usarei o livro do meu cosplay de Professor, que fiz para o Dreams, como exemplo.
Materiais necessários:
Um livro antigo
Papel em branco
Cola
Tesoura
Café
Algodão
1) Vá até o sebo mais próximo de sua casa e compre algum livro, de preferência os de capa dura. Nesses lugares, os livros custam em média 5 reais e são bem antigos, facilitando na hora de envelhecer. Caso já tenha algum livro que possa utilizar na técnica (ele não voltará mais), utilize-o. No meu caso, usei um livro sobre a religião nos esportes olímpicos que achei achei num canto escuro de uma estante XD
2) Encape o livro usando algum papel, de preferência branco e mais resistente, como cartolina ou papel-cartão, o que facilitará na hora de envelhecer. Para encapar a capa e a contracapa, corte um pedaço de papel inteiro, com cerca de 3 centímetros a mais no comprimento e na largura. Depois, cole-o de forma a cobrir toda a capa, contracapa e lombada, deixando os cerca de 3 centímetros a mais sobrando para cada lado. Dobre os excessos e cole-os no verso da capa e da contracapa, formando espécies de abas. Na parte da lombada, corte o excesso dos 3 cm. Depois, cole a primeira e a última página do livro em sua capa e contracapa. No final, você terá algo assim:

Primeira página colada na contra capa.

Capa encapada.
3) Corte 2 pedaços de papel, cada um no tamanho de uma página do livro. Procure o centro exato do livro e cole os pedaços cortados de papel em cada uma das duas páginas centrais.

Interior encapado.
4) Faça algum desenho na capa e no interior do livro. Na capa, evite utilizar desenhos mais dinâmicos, como pessoas, cenários etc., pois não ficam bem em algo tão estático como um livro. Sugiro fazer adornos nas bordas, desenhos abstratos, brasões ou coisas do tipo. No interior, desenhe símbolos, escreva em alguma língua estranha ou algo do tipo. Use sua criatividade, pensando sempre em conectar o desenho ao personagem. Na capa, minha professora de desenho fez para mim um brasão com dragões, pois os Sages e Professors, em Ragnarök, são muito relacionados com eles. No interior escrevi os nomes das skills de Professor em coreano. Atenção: use canetas à prova d'água e lápis de cor não-aquareláveis!

Capa adornada

Interior adornado
5) A partir de agora envelheceremos o livro. Prepare uma pequena quantidade de café e coloque-o num pires. Quanto mais forte for o café, mais escuro será o resultado do envelhecimento. A partir dessa etapa, recomenda-se que o trabalho seja feito numa pia, pois o café pode cair e manchar algumas superfícies.

Café no pires
6) Molhe o algodão com o café e esfregue-o na capa e na contracapa, fazendo movimentos circulares. Faça quantas camadas achar melhor até achar o resultado desejado. Depois da capa e da contracapa estarem secas, abra o livro e repita o procedimento no interior. Atenção: se utilizar papel simples (como A4 ou ofício) para encapar alguma parte do livro, cuidado para não passar café demais e "derreter" o papel!

Processo
Resultado final:

É isso, espero que seja útil ^^
Obrigado por ler