[Desenvolvimento] Escudo e espada do Link! - ACABOU!!

Dicas de cosplay e tutoriais. Pergunte suas dúvidas sobre cosplay ou ajude os seus colegas. Leia as regras antes de postar, ok?

Moderador: Moderadores

[Desenvolvimento] Escudo e espada do Link! - ACABOU!!

Mensagempor Scalzo » Ter Jan 13, 2009 0:27:59

Olás! estou abrindo este post para compartilhar minha experiência no desenvolvimento de um escudo e espada para o amigo Roger de SP.

Imagem
esse escudo, versão do jogo Ocarina of time, jogo que consumiu várias horas da minha vida hehe.

Imagem
Outra imagem.

Vamos ao trabalho?

Optei por fazer o escudo interiamente em compensado de 6mm e MDF de 3mm e 6 mm, uma vez que sei como extrair um bom acabemento desses materiais (coisa que não consigo com EVA por ex), por serem leves (mdf não é leve más vou usar pouco) e muito fortes, o escudo em compensado fica em um peso confortável e não vai ficar com aquele aspecto de "brinquedo", coisa que eu não gosto pessoalmente. a "chapa" ou corpo do escudo será feito em compensado por 2 motivos principais; Peso e fexibilidade. o compensado pode ser empenado para fazer a curvatura do escudo. Já o mdf não gosta muito de torçôes e empenos.

Imagem
primeiramente desenhei o escudo no autocad e quebrei o desenho em vários papeis a4 para imprimir e emendar aqui em casa. Estejam livres para pegar o desenho.

Imagem
Imprimi, emendei os papeis, recortei e colei com cola branca sobre o compensado. Não exagerem na cola, só o suficiente para manter as beradas firmes. vou cortar com serra tico tico (você pode mandar um marcineiro ou quem tenha a serra fazer isso).

Imagem
cortei!

Imagem
as manchas na madeira são porquê eu deixei uns objetos sujos em cima dela hehe.

Imagem
também imprimi as pecinhas que vão sobre o escudo.

Imagem
Cortei um arco em mdf grosso, esse arco vai definir o empeno do escudo, vou prender com parafusos.

Imagem
dessa forma

Imagem
...

Imagem
prendendo o parafuso

Imagem
parafusado.

Imagem
as linhas vermelhas indicam onde os outros 2 parafusos estão.

Imagem
pronto, está empenado.

Imagem
cortei a ponta do parafuso para não machucar ninguém.

Imagem
repetindo o processo com as peças do escudo. Para os triangulos da triforce, usarei MDF de 6mm

Imagem

Imagem
cortados.

Imagem
para a ave vermelha do escudo, usarei um mdf de 3mm, bem fino mesmo para ficar um relevo apenas.

Imagem
cortar MDF com serra tico-tico com lamina muito bruta pode causar esse incoveniente, o outro lado do corte fica bem tosco. mais para frente, irei resolver isso com lixa.

Por enquanto é só! estou mandando as outras images e videos pro photobucket agora, e assim q estiverem no ar, irei publicar! abraços a todos!

*****************************************************************EDIT01******************************************************************

Vou mostrar agora o processo que para mim é o mais importante na maioria dos trabalhos que faço. O trabalho de LIXAR as peças.
Comprei uma camera de filmar então vocês vão ter que aguentar! :D
Imagem
Clique para assistir
Nesse vídeo estou lixando (inicialmente lixa 180 e depois 320 para alisar) a ave em mdf 3mm que saiu com aquelas rebarbas toscas, veja que só a lixa corta todas as rebarbas. note também que uso a lixa apoiada em uma superficie plana e para lixar os lugares mais apertados eu esfrego uma fitinha de lixa bem esctreita.

Imagem
pecinhas da ave lixadas

Imagem
Clique para assistir
Já os triângulos são chanfrados nas laterais. para isso eu usei uma dremel (aquela microretifica que vende na tv) presa a uma bancada. A bancada é opcional mas ajuda muito (ganhei essa bancada da tsukawaii!! hehe ;) ). Você pode fazer isso com uma lixa super grossa (lixa 32) presa em uma superficie plana, mas vai ser bem desgastante (eu ja fiz mta coisa assim! antes de ter dremel)
Notar uma manha. nunca usar força, sempre passo o triangulo aplicando pouca força e vários movimentos iguais. Nunca parar de mecher a peça, sempre manter em movimento. depois corrija as imperfeiçoes com uma lixa 150 em superficie plana.

Imagem
Triangulos chanfrados e lixados.

Imagem
Montei toscamente o escudo com as peças que já tenho, só para ter um preview hehe.

por enquanto é só!

*****************************************************************EDIT02******************************************************************

Olás!
A seguir, estou descrevendo 3 etapas do trabalho em madeira, q vem após o corte e lixa:
-Selamento da maderia Imagem (péssima piada hehe)
-Correção de falhas grandes com massa plástica.
-Correção de pequenas falhas com primer-lixa_com_agua-primer-lixa_com_agua...

Imagem
Selar a madeira consiste em tampar os poros da madeira, para que essa não absorva mais humidade, essa etapa é indispensável para evitar surpresas na hora da aplicaçao de primer e pintura.

Imagem
Porém, a seladora de mandeira é muito pegajosa, se você aplicar pura sobre a madeira, vai criar uma película sobre ela bem vedada. isso é bom?? -
NÃO!
se a madeira ficar com uma película de seladora em cima, fica impossivel de lixar, comprometendo todo acabento daí para frente. Portanto, vamos diluir a seladora em Thinner, até ela ficar bem rala mesmo, se você colocar 100ml de seladora, pode colocar mais 100 ml de thiner. o intúito é que a seladora penetre na madeira, aplicada em 2 demãos ou mais.

Imagem
A Seladora seca muito rápido, logo após secar, passo a mão sobre a peça e ja sinto todos os fiapos arrepiados. Esse é o segredo, os fiapos arrepiam com a seladora e não com a tinta. Agora posso lixar com uma lixa 220 e assim cortar todos os fiapos, deixar a madeira bem lisa, logo após essa lixa, aplico uma nova demão de seladora e lixa. pronto, a madeira nao tem mais fiapos para arrepiar e é a prova de humidade.

Imagem
Nessa foto o escudo já está selado e com massa plástica. não fotografei o processo mas vou explicar:
O escudo possuía umas falhas, uns veios na madeira que ficariam muito feios após a pintura, esses veios acusam que o escudo é de madeira. Novamente a massa plástica na minha opinião é muito pegajosa para esse trabalho, então diluo ela com ALCOOL até ela ficar em textura de pasta de dente ou um pouco mais fino. não tem problema nenhum diluir massa plastica em alcool, você pode diluir a ponto de aplicar com pincel caso queira. No meu caso, diluí ao ponto de pasta de dente misturei com o catalizador e apliquei com uma espátula em toda superfice, para tampar todos os veios. Esperei secar e novamente com a querida e amada lixa igualei toda superficie até esse resultado. Após lixar, pode-se perceber falhas q ainda nao foram cobertas, novamente aplico massa plastica e lixo somente a região defeituosa.

Imagem
O que é o primer?
Primer é o fundo para pintura. é um composto que se assemelha a massa plástica em forma líquida (mas nao é!) além de igualar a cor para a pintura, o primer por ser nesse tom de cinza acusa severamente todas as falhas da peça, assim que você aplica o primer, passa ver TODAS as falhas até então não vistas. Ainda por cima, o primer corrige pequenas imperfeições também! as falhas maiores podem ser corrigidas com massa plástica ou massa rápida. No caso desse escudo, só precisei do primer mesmo. também diluído em thinner, textura de leite! (leite integral, desnatado não vale! :lol: )
detalhes:
Primer se aplica com pistola de pinuta, nem sonhe em passar com pincel.
Existe primer em spray em lojas de tinta e pintura automotiva. (nunca compre com prazo de validade vencido, é normal venderem assim).

Imagem
estou prendendo todas as peças com fita crepe numa madeira para elas não voarem com o vento da pistola de pintura. todas as peças estão seladas, bem lixadas e LIMPAS.

Imagem
Pano ou jornal para não pintar o chão.

Primer.....

Imagem
:D

Imagem
a foto não mostra, mas apareceram falhas bem pequenas.

Imagem
Também tem falhas, poros.
Agora, irei lixar todas essas peças com lixas finas, 320, 400, lixar bem com a lixa MOLHADA, enxarcada de água mesmo, mantenha uma garrafinha de água e vai molhando a peça enquanto lixa.
se a madeira não tivesse sido selada, iria perder o trabalho agora.
Após lixar bem, aplico novamente o primer. nesse escudo, repeti o processo 3 vezes (paciência leva à perfeição :mrgreen: )

Imagem
mas está valendo a pena.

Imagem
;)

Imagem
Por enquanto é isso!
próximos passos, cortar e colar a moldura de "metal" do escudo, fazer as focies q decoram e finalmente pintura!
Abraços à todos e obrigado pelas respostas!

*****************************************************************EDIT03******************************************************************

Boas tardes!
Hoje cortei e parafusei as molduras de "metal" do escudo. o processo foi simples. Basicamente corte e lixa do mdf 6mm.
Vamos lá.

Imagem
Imprimi a imagem do escudo, dessa vez para cortar a moldura apenas.

Imagem
colei o desenho das peçasno mdf 6mm

Imagem
corte na serra tico tico

Imagem
Esses são pequenos bloquinhos de mfd, q vão servir de porca para os parafusos q prendem a moldura

Imagem
Moldura já lixada, furei com broca de 1/8' para prender com parafuso de rosca soberba.

Imagem
basicamente é o mesmo processo de parafusar que usei par curvar o escudo.

Imagem
TAdá! :D

Imagem
bom e velho preview, colando as peças com fita crepe.

Imagem
por enquanto é só, prendi as peças so para posicionar os furos e ver o resultado, agora irei tirar as peças para selar, depois volto com as peças para o lugar com parafusos e cola.

Abraços a todos!

*****************************************************************EDIT04******************************************************************

Demorei mas voltei. Nesse post vou mostrar o acamento e pintura da moldura e do escudo, ainda não terminei o brasão central.
Vamos lá!
Imagem
Fiz o MESMO processo de sempre, (seladora, massas, primer) na moldura e a parafusei da mesma maneira que a peça que empena o escudo, para cada parafuso, tem um toquinho de madeira no fundo para o parafuso prender melhor.

Imagem
tampei a cabeça dos parafusos com massa pastica e massa rapida.

Imagem
isso é uma regua de MDF3mm que usarei para fazer o acabamento na lateral do escudo, cortei com estilete.

Imagem
eu parafusei o acamento com um parafusinho bem pequeno de rosca soberba, dentro da moldura do escudo. (fiz o processo de acabento nele também.

Imagem
ai já com primer.

Imagem
massa plástica.

Imagem
massa rápida (massa rapida eh uma massa bem fina, q nao precisa de catalizador e so serve para tampar pequenas imperfeiçoes.

Imagem
ultima demao de primer.

Imagem
BOLINHAS! são esferas de rolamento, peguei de graça algumas centenas de varios tamanhos em umas oficinas mecanicas aqui da regiao.

Imagem
furei a moldura, para colocar as bolinhas

Imagem
vamos pintar! isolei o nucleo do escudo.

Imagem
tinta automotiva prata.

Imagem
Isolei a moldura...

Imagem
tinta automotiva azul metalica, (azul laguna - ford -)

Por enquanto é só. já estou nos finalmentes, em pouco tempo estará pronto!
Abraços a todos de novo!

*****************************************************************EDIT05******************************************************************

Vms lá
fazendo as "foices" começando o final.
Imagem
desenho no papel

Imagem
colei e cortei em uma folha de papel paraná, aqele papel beeem duro

Imagem
com super bonder, faço uma estrutura da foice, usando uma madeira beem fininha, pode ser papel paraná fininho também

Imagem
Pronto..

Imagem
estou preechendo o espaço vazio com isopor e cortando com um fio quente.

Imagem
entende?

Imagem
pronto...

Imagem
cobri a peça com cola madeira amarela, pode ser cola branca também, e espero secar,
essa cola serve para nao deixar a masa plastica derretor o isopor.

Imagem
apos secar a primeira camada de cola, passo mais uma agora com papel fino, cobrindo duro. nesse caso, os papeis foram guada napos.

Imagem
Taca massa plástica! e dalhe lixa, lixa lixa

Imagem
e pinta, pronto!

Imagem
dei uma de fotógrafo e tirei essa foto do escudo na oficina, gostei tanto! :D

abraços a todos, o proximo post deve ser o ultimo!
falows.

*****************************************************************ACABOU!******************************************************************

Não há mais o que dizer, pintei as peças, colei com adesivo epoxi 10 minutos e apliquei verniz. (as asas da ave ainda nao estao 100% coladas, por isso nao estao acompanhando o desenho do escudo.
Vou fechar o post assim msm porque voltei a faculdade e está apertadíssimo o tempo hehe.

Imagem
A última foto me empolgou bastante, resolvi fazer esse studiozinho caseiro na oficina. tudo com material velho aqui, só comprei papel vegetal e as lâmpadas. Estou gostando muito!

Imagem
Agora acabou!!!!!!!!!!

Imagem
Meu amigo photoshop! (ainda estou em dúvida se isso ficou bom ou não hehe)

Acho que isso é tudo. Novamente agradeço as respostas e incentivo!
A espada vai demorar um poquinho ainda.
Editado pela última vez por Scalzo em Dom Abr 15, 2012 15:54:01, em um total de 9 vezes.
Scalzo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Re: [Desenvolvimento] Escudo e espada do Link - EDIT 01

Mensagempor Well » Ter Jan 13, 2009 1:35:30

UHAHUAHUA, descupa!! mais eu conheço ele AUAHUHAHU zuerá...
Parabens zé, fico fino, XD
Tó de cara mesmo, muito bom, XP
Continue a postar XP
Parabéns de novo XP
Imagem

Olho, espelho da alma... XD
Well
Fotógrafo
Fotógrafo

Mensagempor Shishio [Tenchuu] » Ter Jan 13, 2009 9:55:03

Mais um tópico que merece ir para a lista de tutoriais! ^^
Imagem
Imagem

Acreditar nos seus sonhos é torna-los realidade! TENCHUU!!!
Shishio [Tenchuu]
Moderador
Moderador

Mensagempor Sanggo » Ter Jan 13, 2009 9:58:19

Nuss...
tah ficando muito show...

não deixe de postar o resultado final ^^
Imagem
Sanggo
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Lady Shadaloo » Ter Jan 13, 2009 10:05:20

Parabéns pela sua criatividade, estou surpresa...
Adorei, espero futuramente usar sua idéaia para algum outro projeto...

=^.^=
Imagem
Lady Shadaloo
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Forestman » Ter Jan 13, 2009 10:58:35

Ótimo tuto...estou ansioso pela continuação....só queria saber se tem jeito de fazer com o velho modo de papelão....deve ficar fraco neh....
abrass.
Imagem
Forestman
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Scalzo » Ter Jan 13, 2009 12:57:15

Dá pra fazer com papelão sim. pode ficar mais fraco mesmo. O problema pra mim do papelão é tirar um bom acabamento. Porém, o papel paraná já é bem melhor alternativa que o papelão. É mais fácil de cortar e curvar que a madeira, também é uma alternativa.
Scalzo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor cami » Ter Jan 13, 2009 13:49:49

Como sempre, super bem feito *-* Parabéns!
No final vai ficar lindo :B
ImagemImagem
VENDO SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Forestman » Ter Jan 13, 2009 13:50:07

vlw....eh...curvar madeira dah um trabalhinho...
Imagem
Forestman
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor lucas; » Ter Jan 13, 2009 13:57:03

ficou show cara!
isso vai ajudar muita gente!
merece ir para lista!

abraços :)
lucas;
Newbie
Newbie

Re: [Desenvolvimento] Escudo e espada do Link - EDIT 02 14/01

Mensagempor Well » Qua Jan 14, 2009 0:25:49

UAHHUA, pó, show d + em XP,
Já estou tendo outras idéias, HUAUHA
Vlw teve a manha.
Imagem

Olho, espelho da alma... XD
Well
Fotógrafo
Fotógrafo

Re: [Desenvolvimento] Escudo e espada do Link - EDIT 03 14/01

Mensagempor tsukawaii » Qua Jan 14, 2009 16:12:36

O________________o
Heheheh eu ensinei isso tudo ai p ele!!! lol
Muito bom amor :-)
Imagem ImagemImagem

Imagem

http://www.formspring.me/tsukawaii
tsukawaii
Fotógrafa
Fotógrafa

Mensagempor Scalzo » Qua Jan 14, 2009 16:16:58

:) Valews!
Scalzo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Piobaireachd » Qua Jan 14, 2009 16:39:47

Está ficando show mesmo, parabéns.

To doido pra ver o resultado final, vai ficar lindo *_*
Piobaireachd
Administrador
Administrador

Mensagempor cami » Qua Jan 14, 2009 18:03:59

Perfeito, perfeito!

Eu passo primmer com pincel .-. Mas deve ser algo diferente, pq oq eu uso é branco, e uso como base pra pintar em plástico o-o

Só uma perguntinha, essa máscara q você aparece usando (XD), é muito cara? '-'
Preciso disso, aquelas de pano não tem adiantado muito...
ImagemImagem
VENDO SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Próximo

Voltar para Comofas S/A - Dúvidas e Tutoriais