esse escudo, versão do jogo Ocarina of time, jogo que consumiu várias horas da minha vida hehe.

Outra imagem.
Vamos ao trabalho?
Optei por fazer o escudo interiamente em compensado de 6mm e MDF de 3mm e 6 mm, uma vez que sei como extrair um bom acabemento desses materiais (coisa que não consigo com EVA por ex), por serem leves (mdf não é leve más vou usar pouco) e muito fortes, o escudo em compensado fica em um peso confortável e não vai ficar com aquele aspecto de "brinquedo", coisa que eu não gosto pessoalmente. a "chapa" ou corpo do escudo será feito em compensado por 2 motivos principais; Peso e fexibilidade. o compensado pode ser empenado para fazer a curvatura do escudo. Já o mdf não gosta muito de torçôes e empenos.

primeiramente desenhei o escudo no autocad e quebrei o desenho em vários papeis a4 para imprimir e emendar aqui em casa. Estejam livres para pegar o desenho.

Imprimi, emendei os papeis, recortei e colei com cola branca sobre o compensado. Não exagerem na cola, só o suficiente para manter as beradas firmes. vou cortar com serra tico tico (você pode mandar um marcineiro ou quem tenha a serra fazer isso).

cortei!

as manchas na madeira são porquê eu deixei uns objetos sujos em cima dela hehe.

também imprimi as pecinhas que vão sobre o escudo.

Cortei um arco em mdf grosso, esse arco vai definir o empeno do escudo, vou prender com parafusos.

dessa forma

...

prendendo o parafuso

parafusado.

as linhas vermelhas indicam onde os outros 2 parafusos estão.

pronto, está empenado.

cortei a ponta do parafuso para não machucar ninguém.

repetindo o processo com as peças do escudo. Para os triangulos da triforce, usarei MDF de 6mm

cortados.

para a ave vermelha do escudo, usarei um mdf de 3mm, bem fino mesmo para ficar um relevo apenas.

cortar MDF com serra tico-tico com lamina muito bruta pode causar esse incoveniente, o outro lado do corte fica bem tosco. mais para frente, irei resolver isso com lixa.
Por enquanto é só! estou mandando as outras images e videos pro photobucket agora, e assim q estiverem no ar, irei publicar! abraços a todos!
Vou mostrar agora o processo que para mim é o mais importante na maioria dos trabalhos que faço. O trabalho de LIXAR as peças.
Comprei uma camera de filmar então vocês vão ter que aguentar!

Clique para assistir
Nesse vídeo estou lixando (inicialmente lixa 180 e depois 320 para alisar) a ave em mdf 3mm que saiu com aquelas rebarbas toscas, veja que só a lixa corta todas as rebarbas. note também que uso a lixa apoiada em uma superficie plana e para lixar os lugares mais apertados eu esfrego uma fitinha de lixa bem esctreita.

pecinhas da ave lixadas

Clique para assistir
Já os triângulos são chanfrados nas laterais. para isso eu usei uma dremel (aquela microretifica que vende na tv) presa a uma bancada. A bancada é opcional mas ajuda muito (ganhei essa bancada da tsukawaii!! hehe
Notar uma manha. nunca usar força, sempre passo o triangulo aplicando pouca força e vários movimentos iguais. Nunca parar de mecher a peça, sempre manter em movimento. depois corrija as imperfeiçoes com uma lixa 150 em superficie plana.

Triangulos chanfrados e lixados.

Montei toscamente o escudo com as peças que já tenho, só para ter um preview hehe.
por enquanto é só!
Olás!
A seguir, estou descrevendo 3 etapas do trabalho em madeira, q vem após o corte e lixa:
-Selamento da maderia
(péssima piada hehe)-Correção de falhas grandes com massa plástica.
-Correção de pequenas falhas com primer-lixa_com_agua-primer-lixa_com_agua...

Selar a madeira consiste em tampar os poros da madeira, para que essa não absorva mais humidade, essa etapa é indispensável para evitar surpresas na hora da aplicaçao de primer e pintura.

Porém, a seladora de mandeira é muito pegajosa, se você aplicar pura sobre a madeira, vai criar uma película sobre ela bem vedada. isso é bom?? -
NÃO!
se a madeira ficar com uma película de seladora em cima, fica impossivel de lixar, comprometendo todo acabento daí para frente. Portanto, vamos diluir a seladora em Thinner, até ela ficar bem rala mesmo, se você colocar 100ml de seladora, pode colocar mais 100 ml de thiner. o intúito é que a seladora penetre na madeira, aplicada em 2 demãos ou mais.

A Seladora seca muito rápido, logo após secar, passo a mão sobre a peça e ja sinto todos os fiapos arrepiados. Esse é o segredo, os fiapos arrepiam com a seladora e não com a tinta. Agora posso lixar com uma lixa 220 e assim cortar todos os fiapos, deixar a madeira bem lisa, logo após essa lixa, aplico uma nova demão de seladora e lixa. pronto, a madeira nao tem mais fiapos para arrepiar e é a prova de humidade.

Nessa foto o escudo já está selado e com massa plástica. não fotografei o processo mas vou explicar:
O escudo possuía umas falhas, uns veios na madeira que ficariam muito feios após a pintura, esses veios acusam que o escudo é de madeira. Novamente a massa plástica na minha opinião é muito pegajosa para esse trabalho, então diluo ela com ALCOOL até ela ficar em textura de pasta de dente ou um pouco mais fino. não tem problema nenhum diluir massa plastica em alcool, você pode diluir a ponto de aplicar com pincel caso queira. No meu caso, diluí ao ponto de pasta de dente misturei com o catalizador e apliquei com uma espátula em toda superfice, para tampar todos os veios. Esperei secar e novamente com a querida e amada lixa igualei toda superficie até esse resultado. Após lixar, pode-se perceber falhas q ainda nao foram cobertas, novamente aplico massa plastica e lixo somente a região defeituosa.

O que é o primer?
Primer é o fundo para pintura. é um composto que se assemelha a massa plástica em forma líquida (mas nao é!) além de igualar a cor para a pintura, o primer por ser nesse tom de cinza acusa severamente todas as falhas da peça, assim que você aplica o primer, passa ver TODAS as falhas até então não vistas. Ainda por cima, o primer corrige pequenas imperfeições também! as falhas maiores podem ser corrigidas com massa plástica ou massa rápida. No caso desse escudo, só precisei do primer mesmo. também diluído em thinner, textura de leite! (leite integral, desnatado não vale!
detalhes:
Primer se aplica com pistola de pinuta, nem sonhe em passar com pincel.
Existe primer em spray em lojas de tinta e pintura automotiva. (nunca compre com prazo de validade vencido, é normal venderem assim).

estou prendendo todas as peças com fita crepe numa madeira para elas não voarem com o vento da pistola de pintura. todas as peças estão seladas, bem lixadas e LIMPAS.

Pano ou jornal para não pintar o chão.
Primer.....

a foto não mostra, mas apareceram falhas bem pequenas.

Também tem falhas, poros.
Agora, irei lixar todas essas peças com lixas finas, 320, 400, lixar bem com a lixa MOLHADA, enxarcada de água mesmo, mantenha uma garrafinha de água e vai molhando a peça enquanto lixa.
se a madeira não tivesse sido selada, iria perder o trabalho agora.
Após lixar bem, aplico novamente o primer. nesse escudo, repeti o processo 3 vezes (paciência leva à perfeição

mas está valendo a pena.

próximos passos, cortar e colar a moldura de "metal" do escudo, fazer as focies q decoram e finalmente pintura!
Abraços à todos e obrigado pelas respostas!
Boas tardes!
Hoje cortei e parafusei as molduras de "metal" do escudo. o processo foi simples. Basicamente corte e lixa do mdf 6mm.
Vamos lá.

Imprimi a imagem do escudo, dessa vez para cortar a moldura apenas.

colei o desenho das peçasno mdf 6mm

corte na serra tico tico

Esses são pequenos bloquinhos de mfd, q vão servir de porca para os parafusos q prendem a moldura

Moldura já lixada, furei com broca de 1/8' para prender com parafuso de rosca soberba.

basicamente é o mesmo processo de parafusar que usei par curvar o escudo.

TAdá!

bom e velho preview, colando as peças com fita crepe.

por enquanto é só, prendi as peças so para posicionar os furos e ver o resultado, agora irei tirar as peças para selar, depois volto com as peças para o lugar com parafusos e cola.
Abraços a todos!
Demorei mas voltei. Nesse post vou mostrar o acamento e pintura da moldura e do escudo, ainda não terminei o brasão central.
Vamos lá!

Fiz o MESMO processo de sempre, (seladora, massas, primer) na moldura e a parafusei da mesma maneira que a peça que empena o escudo, para cada parafuso, tem um toquinho de madeira no fundo para o parafuso prender melhor.

tampei a cabeça dos parafusos com massa pastica e massa rapida.

isso é uma regua de MDF3mm que usarei para fazer o acabamento na lateral do escudo, cortei com estilete.

eu parafusei o acamento com um parafusinho bem pequeno de rosca soberba, dentro da moldura do escudo. (fiz o processo de acabento nele também.

ai já com primer.

massa plástica.

massa rápida (massa rapida eh uma massa bem fina, q nao precisa de catalizador e so serve para tampar pequenas imperfeiçoes.

ultima demao de primer.

BOLINHAS! são esferas de rolamento, peguei de graça algumas centenas de varios tamanhos em umas oficinas mecanicas aqui da regiao.

furei a moldura, para colocar as bolinhas

vamos pintar! isolei o nucleo do escudo.

tinta automotiva prata.

Isolei a moldura...

tinta automotiva azul metalica, (azul laguna - ford -)
Por enquanto é só. já estou nos finalmentes, em pouco tempo estará pronto!
Abraços a todos de novo!
Vms lá
fazendo as "foices" começando o final.

desenho no papel

colei e cortei em uma folha de papel paraná, aqele papel beeem duro

com super bonder, faço uma estrutura da foice, usando uma madeira beem fininha, pode ser papel paraná fininho também

Pronto..

estou preechendo o espaço vazio com isopor e cortando com um fio quente.

entende?

pronto...

cobri a peça com cola madeira amarela, pode ser cola branca também, e espero secar,
essa cola serve para nao deixar a masa plastica derretor o isopor.

apos secar a primeira camada de cola, passo mais uma agora com papel fino, cobrindo duro. nesse caso, os papeis foram guada napos.

Taca massa plástica! e dalhe lixa, lixa lixa

e pinta, pronto!

dei uma de fotógrafo e tirei essa foto do escudo na oficina, gostei tanto!
abraços a todos, o proximo post deve ser o ultimo!
falows.
Não há mais o que dizer, pintei as peças, colei com adesivo epoxi 10 minutos e apliquei verniz. (as asas da ave ainda nao estao 100% coladas, por isso nao estao acompanhando o desenho do escudo.
Vou fechar o post assim msm porque voltei a faculdade e está apertadíssimo o tempo hehe.

A última foto me empolgou bastante, resolvi fazer esse studiozinho caseiro na oficina. tudo com material velho aqui, só comprei papel vegetal e as lâmpadas. Estou gostando muito!

Agora acabou!!!!!!!!!!

Meu amigo photoshop! (ainda estou em dúvida se isso ficou bom ou não hehe)
Acho que isso é tudo. Novamente agradeço as respostas e incentivo!
A espada vai demorar um poquinho ainda.