Pra quem não sabe, Ocarina é uma espécie de Flauta, como exemplo, no Jogo Legend Of Zelda tem uma Ocarina que o Herói usa.. bem vamos ao o que interessa..
você pode aprender com o Youtube.. : http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=eH0NcbbfU7c
Mas como o video é Inglês, fica meio difícil, só que vs pode usar o Tutorial que eu vou Postar a baixo pra fazer e quando surgir duvida olhar no video.. ou Tanto faz!. vamos ao Tutorial ! =D
Para fazer uma eu usei:
Argila ou barro (sinceramente não sei qual é a diferença)
Um molde de gesso ou de qual quer outra coisa, sendo um molde ja ta bom. (para facilitar o formato)
Um pouco de agua (para umidecer a massa para fazer o acabamento e tals)
Algumas ferramentas com ponta (pode ser chave de fenda, faca ou sei la o que)
Uma superfice plana e lisa (para tu por a massa)
Plástico (para você colocar a argila por cima para não grudar na superfice plana e lisa, pode ser um saquinho de super mercado)
Um rolo de macarrão (para bater a massa, quem num tem enche uma garrafa pet de agua ou areia e passa por cima xD)
Uma esponja (para umidecer a massa, pode ser na mão mesmo)
Modo de se fazer:
Ponha o plastico na superfice plana e a argila em cima dele, amace ou bata diversas vezes para tirar as bolhas e aumentar a elasticidade da massa, use um pouco de agua para umidecer um pouco, apos ver que a massa ja esta bem elastica e tas molde a massa no moldi e verifique tudo direitinho para deixar sem buraco nenhum na massa ou calombos xD (não precisar apertar a massa no molde por que se não fica meio dificil desmoldar)
Fazendo o molde (para quem num sabe)
Pegue um pouco de gesso, molhe até ele fazer uma massinha e depois molde com as mãos no formato de uma ocarina, (eu fiz no formato da sweet potato) não precisa fazer aquela partizinha de onde sopra ta?
Espere secar e se quiser passe uma lixa para ficar lisinho.
Continuando o modo de se fazer a ocarina:
Apos cobrir o molde de argila, passe um pouco d'agua na massa e va deixando-a lisinha. Deixe a massa gurdada em um lugar seco e arejado por alguns minutos e depois pegue uma faca e corte em volta a massa até tocar o molde, separe a massa do molde e guarde o molde para caso você precise de novo. xD
Faça os buraquinhos em uma das bandas da ocarina, mas não faça o bisel hein?!
Tire os pedacins que fica grudado na parte oca do buraco com alguma faca ou chave de fenda ou sei la...
Pegue um pouco de argila e molhe bastante até virar uma pastinha, passe esta pasta nas 2 bandas da ocarina e junte uma na outra.
Pegue mais um pedacinho de massa e enrole na mão até ficar tipo um fio, passe em volta das marcas das bandas divididas da ocarina. Molhe um pouco esta parte e vai passando o dedo até ela ficar bem certinha na ocarina sabe?
Agora pegue mais um pedacinho de massa e faça um cilindricozinho que sera o bisel, passe um pouco desta pastinha de argila nela e no lugar onde vai colar na ocarina e a cole.
Agora vamos ver como fazer o bisel. (eita parte dificil!)
Eu não sei direito como consegui mais consegui =D
Pegue um palito de picolé e faça um furo retangular na parte sem furos da ocarina, faça o furo da largura do palito.
Após ter feito o buraco, enfie o palito no buraco na direção do cilindricozinho até furar e atravessar.
Veja se o bisel esta bem em cima da parte oca da ocarina!
A queima!
Se em sua casa faz churrasco todos os fins de semana vai ser molesa 8D
Ou se você tem um forno de alta temperatura, ou é um gauchu ou sei la xD
Espere a ocarina secar durante 7 +/- em um lugar seco e arejado longe do sol hein?! Secando naturalmente...
Apos o tempo de sacagem acabar, faça uma fogueira e taque a ocarinana brasa e deixe la queimando...
se quiser para ganhar uma corzinha, picote uns papeis e jogue a ocarina em cima deles assim que ela estiver bem vermelha de tanto qunete e deixe ela queimar os papeis por si só.
Se ela explodir é por que ta com bolhas...
Por isso é bom usar o rolo de macarrão (ou a garrafa pet com agua dentro para quem num tem o rolo) para amassar bem a massa ^^
e é isso ! =D
Caso já exista tópicos como este, me desculpe por repitir, minha intençao era ajudar... então é isso, assim que se faz uma ocarina!