[ Tutorial ] Fazendo uma Katana de verdade *-*

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[ Tutorial ] Fazendo uma Katana de verdade *-*

Mensagempor I-Kun » Dom Fev 15, 2009 20:34:06

Bem, pra começar recomendo não andar com ela na Rua ( a menos que vs queira ser preso 8D ), não cortar a cabeça da sua sogra , pra falar a verdade não recomendo nem afia-lá, usar só pra fazer fotos mesmo de cosplay que utilizem katanas.

Aí vai:

-Faz-se um desenho técnico (esse que estou postando, foi feito para uma "personagem" a namorada do forjador, então eh uma katana un tanto quanto imensa, mas o desenho técnico é para vocês terem uma idéia.
Imagem

-A ideia é fazer a lamina a partir de uma barra de aço de 1,5 polegadas (38 mm) de largura por 6,4 mm de espessura que pode se comprar numa serralheria pelo valor de 7 reais (2 metros de barra) -
Imagem

-Corta-se a lamina e esmirilha até ela adquirir o formato arpoximado e esmrilha.
Imagem

-Note que a "katana" não está inclinada, a inclinação vai ser dada depois dela completamente lisa pelo processo original de têmpera com argila, a laminha e mantida durante longo periodo a 700 graus e resfriada rapidamente, assim a parte sem fio de corte repuxa mais que o outro lado, inclinando a lamina. No japão, diz-se que a lamina após a têmpera está viva, eheh). Viu? estas espadas que vocês compram no shopping estão MORTAS! (comentário do forjador que concordo plenamente)

-Quanto a argila, funciona da seguinte maneira. Passo argila na parte sem corte da espada ate cobrir esta completamente antes de ir a tempera . Quando a espada eh resfriada o fio de corte que nao está coberto com a argila sofre um choque termico mais radical. Assim, o fio se torna cristalino (eh meio complicado de explicar, mas eh devido à quantidade de carbono que existe no aço). e a parte sem corte mais maleável.
Outra coisa interessante, é que a argila deixa o metal levemente mais escuro na tempera, por isso que aquelas katanas de verdade tem o fio de corte mais prateado e com aquele desenho ondulado (que eh desenhado com a argila antes da tempera.
interessante né ?) esses são os desenhos q nosso amigo Yamoto nos falou, esse desenho se chama hamon.
porem antes de aquece-la e tal, esmirilha e começa a desenhar o fio (no japao fazem no martelo)
Imagem

Fazer uma Katana requer um conhecimento basico sobre metais
Quanto ao 700 graus, eh mto facil ehehh :CARVAO DE CHURRASCO! hheheh.
Mete ventilador em cima. As brasas tem que ficar acesas como uma lampada hehe, e o calor abafado
Procura na internet sobre construção de forjas caseiras, (forje in english. eh mto idiota, coisa que você faz com entulho)
O método japones de forja de Katana eh algo absurdamente artístico e complexo, pra você ter uma ideia, eles enrriquecem o metal bruto com carbono sabe como?
Esquentam uma barra de ferro e mete marreta ateh virar um paralelepipedo, em seguida dobra-se este paralelepipedo ao meio e faz um sanduiche, mete marreta ate este sanduiche virar uma coisa só, e assim se repete umas 600 vezes (tem cara que faz isso muito mais vezes). - como havia dito anteriormente.
Isso é praticamente impossivel de se fazer . O que se fará mais fielmente ao metodo tradicional eh a tempera, (cristalizaçao do aço). Uma vez que eu já cortou o aço que industrialmente eh enrriquecido de carbono. Existem numeraçoes pra determinar isso, 1020 por ex eh uma quantidade pequena de carbono, já um aço 1060 vai chegar a dureza próxima de uma katana antiga, uma vez que após o choque termico, vai haver mto mais carbono para se aglomerar e firmar o aço.
A explicação tá bem simplista, se fosse falar a fundo, nosso autor escreveria um "livro"
hehe (filme no youtube do nosso forjador esmirilhando a lâmina) http://www.youtube.com/watch?v=wWgdew2mPLg
Este ferro que usam pra fazer portao já é um aço entende, pra fazer uma katana, que você corta bambu que nem manteiga, um aço 1045 ja basta. Este aço você acha em distribuidoras de metais, ou em uma serralheria vababunda que faz janela e portao ai perto da sua casa.
Mas se você quiser aprender como eu acho mais inteligente faça uma com aço 1020 se você nao achar o 1045 ou 1060 pq a primeira com certeza não vai ser a melhor. Então, faça uma só pra testes, sem medo e ficar feia

lixa-se a lamina completamente para retirar os vários machucados de martelo, alem dos micro buraquinhos que se formam devido a oxidação (na parte da lamina que nao foi trabalhada na forja). Para lixar eu usa-se um disco de policorte velho, preso em uma esmerilhadeira. Este disco come muito o metal e é muito bom para estes reparos (você pode conseguir estes discos em uma serralheria de bairro msm, são o que sobra da máquina de policorte, feitos de um abrasivo sintetico.) Após o trabalho, a lamina fica totalmente texturizada, da pra usar a propria espada como lima de metais, mas nao é isso que queremos.
NÃO COMPRE ESTE DISCO NOVO E COLOQUE NA FURADEIRA OU ESMERILHADEIRA! ELE É MTO GRANDE E SE QUEBRAR VOA ESTILHAÇO PRA TODO LADO! USE DISCO PEQUENINO E VELHO!
Imagem

Então usa-se uma lixa de ferro Nº36 - esta lixa vai acabar com a textura do metal, mas vai deixar o aspecto arranhado.
Depois vai uma lixa 80 - vai ficar liso mas ainda com as linhas arrandas
Lixa 270 - vai ficar com aparencia de aço inox
Lixa 320 com água - vai virar espelho
LIXA 1000 em diante - vai ficar como peça retificada
obs:. todas lixas presas em disco na furadeira se nao você só vai conseguir deixa-la lisa, a partir das lixas finas eh essencial que seja polido em alta velocidade.
Imagem

então se aplica o processo de aquecer no carvão, (use uma churrasqueira) e então coloque ela na água ela irá se inclinar e ganhar mais corte. o processo ja foi explicado anteriormente, usando a argila, etc.

Sua katana ja está quase pronta, agora precisa fazer o cabo, para fazer o cabo basta usar uma peça de maderite de 1,5 cm, faz se o seguinte, faça dois furos na parte onde ficara o cabo da katana e faça um "sanduiche" com a catana, vejam as fotos (cabo) q vcs entenderam, e no fim, a foto da katana pronta, aqui está bem resumido, mas da para entender bem, e a partir daqui podem ver q se pode ter uma katana (não uma tradicional japonesa) mas uma katana bem feita sim, desde que depois de uns erros e boa prática leve a perfeição, e podemos no fim, constatar q nosso amigo realmente pode fazer uma boa katana.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E Por fim, o Resultado ( Com acabamento ) :

Imagem

Tutorial By: Thiago do Forum Cosplay =D
I-Kun

Re: [ Tutorial ] Fazendo uma Katana de verdade *-*

Mensagempor Itsukune » Dom Fev 15, 2009 20:38:20

òtimo tuto ^^ + da trabalho e digamos tem que ter o equipamento certo em casa ^^

eu tenho , tava pensando em fazer a tensa zanguetsu do icihigo ^^ ai pintar de esmalte preto ^^
Itsukune
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor I-Kun » Dom Fev 15, 2009 20:47:59

aushaus.. Trabalho tinha que dar né? xD.. mas Até que sai mais barato fazer do que comprar, sem contar que vs pode personaliza-la do jeito que vs quiser =D
I-Kun

Mensagempor Mo_Vampie » Dom Fev 15, 2009 20:50:38

Sai mais barato se você acertar de primeira xD

Mas legal, depois vou usar de base pra tentar fazer uma com outros materiais...xD
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cadu1990 » Dom Fev 15, 2009 22:32:59

muito bom
se um dia eu for mexer com metal, coisa q eu pretendo fazer beeeem no futuro, vo usar esse tuto
Encomendas e tutoriais aqui:

https://www.facebook.com/laguardiareplicas
cadu1990
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Htordnil » Dom Fev 15, 2009 22:54:40

pergunta besta, mas...

O Thiago Scalzo te deu permissão pra postar o desenvolvimento da katana dele?
Htordnil

Mensagempor Itsukune » Seg Fev 16, 2009 0:48:24

tipo sei lah

o cara fez o tuto era para divulgar né????

o tuto ta ótimo xDD ja falei isso ??
Itsukune
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Scalzo » Seg Fev 16, 2009 1:16:33

Olás.
Ahh, pode postar aí a katana. Por mim tudo bem.
Eu só acho que isso não é tutorial, é desenvolvimento, ou projeto conceito. Não eh um tutorial com passo a passo e etc.

Querem uma dica? não façam isso nunca hahahahah, essa merda deu trabalho demais! HAHAHHA.
hoje ela está na minha oficina. daqui algum tempo (quem sabe anos hehe) irei reformar ela totalmente, novo cabo e bainha, lamina polida e re-temperada. Acho q farei isso qdo me aposentar, daqui uns 35 anos :-) .
Scalzo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Itsukune » Seg Fev 16, 2009 1:21:37

orra ^^ imagino o trabalho que deu xDD + ta show

ja penso em vender esses acessório ??? da pra ficar milionario

*muahahahahahaha* (risada maléfica )

brincadeira
Itsukune
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor ivychan » Seg Fev 16, 2009 1:27:10

Po, mas como eu corto a lamina e esmirrilhodfgfj e talz talz, achei bem dificil tambem pelo fato de se trabalhar com aço, e óbvio que precisa de alguns instrumentos...
Legal o tutorial, mas tambem não achei ideal para fazer, pois faltou alguns detalhes de passo a passo e talz, mas sempre util pros super artesões do fórum XD!
Imagem
Super Macross Fã!

Orkut ~ Cosplay.com ~ Twitter
ivychan
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor cadu1990 » Seg Fev 16, 2009 2:10:35

otra coisa, o arredondamento do cabo na madeira foi feito com dremel (esmerilhadeira) também? se foi, qual granulizaçao da lixa?
Encomendas e tutoriais aqui:

https://www.facebook.com/laguardiareplicas
cadu1990
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Htordnil » Seg Fev 16, 2009 13:34:25

Itsukune, da próxima vez, por favor, peça autorização do dono do tutorial/desenvolvimento antes de postá-lo em qualquer lugar...

O Scalzo deixou, mas e se ele não tivesse permitido?
Htordnil

Mensagempor Neo NiGHTS ® » Seg Fev 16, 2009 14:53:33

Htordnil escreveu:Itsukune, da próxima vez, por favor, peça autorização do dono do tutorial/desenvolvimento antes de postá-lo em qualquer lugar...

O Scalzo deixou, mas e se ele não tivesse permitido?

Eu não vejo porque o Thiago ia proibir a re-postagem, no CB, de um tópico que ele postou no próprio CB.

Mas...
Neo NiGHTS ®

Mensagempor Itsukune » Seg Fev 16, 2009 16:07:11

............ aa o tuto é bom o cara ja deixo postar xD então ta tudoo na bouaaa
Itsukune
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Htordnil » Seg Fev 16, 2009 19:24:39

Bom, agora já foi permitido, então não precisa avançar para uma discussão...

Mas seria mais correto e polido ter perguntando antes =]
Htordnil

Próximo

Voltar para Tutoriais