[Tutorial] Dicas para deixar seu cosplay mais detalhado

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Dicas para deixar seu cosplay mais detalhado

Mensagempor Ana Lee-chan Kiryuu » Ter Mar 24, 2009 10:30:13

Este "tutorial" é para você que quer detalhar seu cosplay e deixá-lo melhor, afinal, certos detalhes não podem passar

Referências:

Antes, dê uma olhada no Tutorial Básico Cosplay da Cla-chan, procure em todos e cada um site de imagens, e procure também comprar um Mangá/Anime com referências das roupas do personagem, no caso de games, procure comprar o jogo onde tenha esse personagem. Faça um desenho-base das referências que você pegou com a roupa de frente, perfil e costas, com todas suas camadas de roupas. Se você não for bom desenhista, peça para alguém desenhar para você.

Costureira ou faço manualmente?

Antes de sair procurando uma costureira pra encomendar a roupa, veja se você ou alguém da sua família tem habilidades boas de costura o suficiente para fazer a costume que você quer. Senão procure uma costureira de confiança ou uma que seu amigo tenha indicado.

Peruca:

Uma das parte mais interessantes, divertidas e aparentemente difíceis de fazer: Como deixar a peruca do jeitinho que o personagem fica? Os materiais básicos que você vai precisar(porque há alguns que precisa de outros materiais) são os dedos das mãos e uma tesoura. Puxando uma mecha pra cá, corrtando alguns fios pra lá, ta da! A peruca ficou melhor! Porém, há outras personalizações das perucas mais avançadas, que você precisará de materiais como baby liss e chapinha. Obs: Se essa é a 1ª vez que você usa uma peruca importada, sugiro que não faça isso.

Detalhes:

Os detalhes da roupa são complicadinhos, portanto, paciência e um pouco de habilidade nisso são cruciais. Tente arranjar, dependendo do cosplay, no mínimo 1 metro desse respectivo tecido, e, ao invés de usar o mesmo tecido usado na "base" da roupa, use outro, por exemplo: se você for usar oxford pra "base", use cetim ou seda para os detalhes.

Planejamento Cosplay:

Não pense que um cosplay fica bom fazendo as coisas brainstormed, planeje com cuidado e carinho e peça para alguém que também fez o cosplay desse certo personagem dicas, procure na internet tutoriais pra fazer certa peça, e o mais importante: Tenha fidelidade ao personagem que você for fazer o cosplay, como por exemplo: Você vai fazer um cosplay da Rikku, de que adianta ter a costume muito boa e você não tiver animação nenhuma? Adaptações do cosplay também serão necessárias, então mesmo que você não faça o cosplay perfeito, já está ótimo fazer um bem-feito! É a melhor opção para quem quer criar uma costume boa e fazer um cosplay melhor ainda!

Bem, aqui foram algumas dicas de cosplay pra vocês, espero que ajude!

Agradecimentos:

Sliter: Deu a opinião de procurar desenhos originais dos mangás
Shishio [Tenchuu]: Deu a opinião de dar a dica de pedir para uma pessoa que fez o mesmo cosplay que você planeja dicas.
Mia: Deu as dicas da fidelidade e as adaptações.

Obs: Eu fiz isso como um dos tutoriais de ajuda do grupo Comofas S/A, mas a Cla-chan ainda não colocou o meu nome, assim que ela colocar, tomarei as providências certas para que esse tutorial fique de acordo com o que os tutoriais do grupo deve ficar!!!^^
Editado pela última vez por Ana Lee-chan Kiryuu em Qua Mar 25, 2009 11:22:49, em um total de 3 vezes.
Imagem

Matriarca da Família Corsair com pouco orgulho! -Q

deviantART | LiveJournal | Orkut | GPXPlus (Gotta Hatch 'em All 8D)
Ana Lee-chan Kiryuu
Vício em CB
Vício em CB

Re: [Tutorial] Dicas para deixar seu cosplay mais detalhado

Mensagempor Sliter » Ter Mar 24, 2009 11:09:49

ficou bom ^^ mas eu só não acho parte do photobucket e deviantart muito boas ... lá tem muito fan art ,e o mal de fan art sempre tem algo diferente do original .. detalhes diferentes na roupa , a menos ou a mais =x
mas o chato de se procurar imagem [pelo menos comigo ] é aquela "coisa" que sempre aparece ...se é que me entendem @-@
acho que a melhor coisa e achar imagem de referencia do próprio desenhista do anime/mangá , se é um anime famoso vai ser facil achar .... ou pegar imagens do próprio mangá e screen do anime o3o pelo menos são referencias mais confiaveis ^^
ImagemViste meu DeviantArt! \(´°u°`|
Sliter
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Ana Lee-chan Kiryuu » Ter Mar 24, 2009 11:21:36

Boa dica!!!^^ Vou editar!
Imagem

Ana Lee-chan Kiryuu
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Sliter » Ter Mar 24, 2009 11:49:31

disponha x3
na dos games ... costuma ter uma vantagem que eu tive ... mangá do game XD deu certo para meu cosplay de link o3o
mas as vezes só achar boas imagens do jogo ou em alguns casos emular .. pq é dificil você achar um jogo de 25 anos atraz , que tenha o personagem que você queira fazer XD
ImagemViste meu DeviantArt! \(´°u°`|
Sliter
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Shishio [Tenchuu] » Ter Mar 24, 2009 11:50:58

Tópico legal para os marinheiros de primeira viagem! xD

Sobre a parte de planejamento acho válido dizer também que sempre é legal falar com alguém que já tenha feito o cosplay que você pretende. Sempre tem aquela dica de "Ih cara, não usa tal tecido porque fica pesado" e etc. É muito legal quando há essa troca de informações. ^^
Imagem
Imagem

Acreditar nos seus sonhos é torna-los realidade! TENCHUU!!!
Shishio [Tenchuu]
Moderador
Moderador

Mensagempor Ana Lee-chan Kiryuu » Ter Mar 24, 2009 18:15:48

Obrigada, Shishio, vou editar isso também.
Imagem

Ana Lee-chan Kiryuu
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Mia » Ter Mar 24, 2009 20:54:58

Eu sempre pego print-screens de anime ou scans de mangá, são as fontes mais confiáveis.

Mas mesmo assim dá pra ver divergências entre uma cena e outra ^^ Na parte do planejamento, é importante definir o quanto de fidelidade que você quer dar ao cosplay. Acho super legal e super válido dar um toque pessoal, uma interpretação sua ao cosplay! Porque, bem ou mal, sempre vamos ter que fazer uma adaptação ou outra, afinal nós somos pessoas reais sujeitas a leis biológicas e físicas =P Isso de planejar é muito importante mesmo, até pra idéia em si amadurecer. Mesmo que você não saiba desenhar (é meu caso), ajuda MUITO você fazer esquemas detalhando o que vai aonde, que cor vai por cima de qual, um detalhe escondido mas que vai fazer a diferença...

E, claro, pergunte! Corra atrás de tutoriais na internet! Você sempre vai achar alguma coisa nova que pode ser adaptada para o que você quer. Ontem mesmo, achei um tutorial supimpa ensinando a fazer asas grandes, usando uma técnica que eu achei que não fosse funcionar mas funciona =D E vai me facilitar um monte a fazer minhas asas mega-enormes *-* E eu vivo forçando a amizade com o pessoal do cosplay.com, pergunto mesmo como eles fizeram, que materiais usaram... Nem todos respondem, mas a maioria costuma responder de bom grado.
Mia

Mensagempor Ana Lee-chan Kiryuu » Qua Mar 25, 2009 11:17:12

Mia escreveu:Eu sempre pego print-screens de anime ou scans de mangá, são as fontes mais confiáveis.

Mas mesmo assim dá pra ver divergências entre uma cena e outra ^^ Na parte do planejamento, é importante definir o quanto de fidelidade que você quer dar ao cosplay. Acho super legal e super válido dar um toque pessoal, uma interpretação sua ao cosplay! Porque, bem ou mal, sempre vamos ter que fazer uma adaptação ou outra, afinal nós somos pessoas reais sujeitas a leis biológicas e físicas =P Isso de planejar é muito importante mesmo, até pra idéia em si amadurecer. Mesmo que você não saiba desenhar (é meu caso), ajuda MUITO você fazer esquemas detalhando o que vai aonde, que cor vai por cima de qual, um detalhe escondido mas que vai fazer a diferença...

E, claro, pergunte! Corra atrás de tutoriais na internet! Você sempre vai achar alguma coisa nova que pode ser adaptada para o que você quer. Ontem mesmo, achei um tutorial supimpa ensinando a fazer asas grandes, usando uma técnica que eu achei que não fosse funcionar mas funciona =D E vai me facilitar um monte a fazer minhas asas mega-enormes *-* E eu vivo forçando a amizade com o pessoal do cosplay.com, pergunto mesmo como eles fizeram, que materiais usaram... Nem todos respondem, mas a maioria costuma responder de bom grado.

Isso é verdade, a fidelidade é algo crucial para o cosplay! E as adaptações também! Vou dar um edit no meu post com as dicas que você deixou, Mia! Muito obrigada!!
Imagem

Ana Lee-chan Kiryuu
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Htordnil » Qua Mar 25, 2009 14:22:59

*Moderador Mode Onn*

Tópico adicionado à nossa Lista de Tutoriais do CB na categoria "OUTROS"

*Moderador Mode Off*
Htordnil

Mensagempor Ana Lee-chan Kiryuu » Qui Mar 26, 2009 10:08:33

Htordnil escreveu:*Moderador Mode Onn*

Tópico adicionado à nossa Lista de Tutoriais do CB na categoria "OUTROS"

*Moderador Mode Off*

Owww, muito obrigada!!!
Imagem

Ana Lee-chan Kiryuu
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor I-Kun » Ter Mar 31, 2009 18:23:29

omg Thanks! Vai ser util pro meu primeiro Cosplay, ELE TEM QUE SAIR PERFECT Ò.Ó valeu mesmo
I-Kun

Mensagempor Ana Lee-chan Kiryuu » Qui Abr 02, 2009 11:57:56

I-Kun escreveu:omg Thanks! Vai ser util pro meu primeiro Cosplay, ELE TEM QUE SAIR PERFECT Ò.Ó valeu mesmo

De nada! Fico feliz por ter ajudado alguém!^^
Imagem

Ana Lee-chan Kiryuu
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor miguelsoll » Qua Ago 12, 2009 19:13:57

Acho que na parte de procurar imagens, uma dica boa é achar o art book/sketch book do anime ou mangá, tem alguns que o próprio autor desenha cada detalhe separadamente, com é o caso de um do code geass, se não me engano. E tem que pegar muuuita imagem, porque existem detalhes que normalmente não aparecem na maioria das imagens, porque a roupa tapa, etc. No meu cos de Ed eu fiz alguns detalhes que não vejo em muitos cosplays dele, porque olhei em tudo que é lugar e percebi esses detalhes "escondidos". Também é bom ver outros cosplays, tentar pegar referências em cosplays que realmente ficaram bons do personagem, mas nunca copiar o cosplay inteiro, principalmente se for alguém que possa ver o cosplay copiado, fica meio chato porque se percebe e tu pode melhorar os cosplays que tu viu, até porque até os melhores cospays tem erros.
Na hora de detalhes, acho legal tu pensar em como seria isso na vida real, tipo, um uniforme escolar, o símbolo da escola não seria em serigrafia nem com tecido costurado, normalmente é feito com bordado, aí um bordado eletrônico seria uma boa.
miguelsoll

Voltar para Tutoriais