[Tutorial] Asas grandes - finalizado 20/07

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Asas grandes - finalizado 20/07

Mensagempor Mia » Dom Mar 29, 2009 12:21:41

Olá a todos!

Depois de ler uns quantos tutoriais de asa, fiz um apanhadão geral e tô desenvolvendo meu método para asas grandes e numerosas ^^ Estou fazendo as asas do Angemon: são 3 pares, cada um de tamanho e formato diferentes! Vou postando aqui o passo-a-passo conforme vou avançando no projeto.

LEIA ANTES DE PENSAR EM COMEÇAR
Já vou avisando: dá um trabalho ENORME! Ficam caquinhos de pena por tudo que é canto, a cola quente queima os dedos impiedosamente, o pescoço dói... Trabalhar com penas é difícil, especialmente as peninhas fininhas de estola (as grandes dão menos sujeira). Juro que não achei que fosse ser tão trabalhoso. Se ainda tiver coragem, vamos em frente ^^

Material
Arame grosso
Tela de pinteiro (a malha é mais fina que a da tela de galinheiro)
Fita crepe/silver tape
Tesoura
Alicate
TNT/feltro/algodão/tecido branco (para o forro)
Papel pardo/cartolina/rascunho
Cola quente
Penas (estou usando penas de vôo e penas de estola)
Placa de madeira OU placa de papel paraná + placa fina de metal
"Trocinhos" pra prender arame
Manta acrílica
Feltro (ou outro tecido) branco
Alças (usei um tipo de cadarço beeeeem largo)

Comofas

Primeiro, escolha a referência. Como você vai querer suas asas? Abertas, fechadas, para cima, para baixo...

Imagem
Print screen tirado direto do anime

Hora de botar a mão na massa (comecei pelas asas de cima). Corte o arame no tamanho desejado (eu usei 1,5m). Exatamente no meio, deixe uns 20cm retos para fazer a estrutura de sustentação, então dobre cada lateral usando as mãos de maneira a dar a forma aproximada das asas. Tente ao máximo deixar um lado igual ao outro! Você pode usar alicate também, mas eu achei mais fácil fazer com as mãos.

Imagem

Apóie um dos lados da asa em um papel pardo (ou cartolina, ou papel de rascunho) e faça o desenho da base da asa, lembrando que ele tem que ser menor que o tamanho final que você quer. OBS: se você for usar somente penas de estola, então a asa tem que ser do tamanho e formato que você quer; são as penas de vôo que deixam a asa maior! Corte o molde: ele vai servir para a tela de pinteiro e para o forro.

Imagem

Cole o molde com fita crepe na tela de pinteiro e corte duas vezes, deixando uns 2-3cm de borda na parte que vai ficar grudada no arame. Prenda no arame enrolando as bordas da tela com um alicate. Cuidado! Você pode se furar. Se tiver luvas de couro, use-as. Eu não tinha e levei umas espetadas =P Use o alicate também para prender as pontas soltas da parte de fora. Não queremos acidentes ^^

Imagem
Tá meio ruim de ver mas dá pra ter uma idéia

Em seguida, use o mesmo molde para cortar 4 vezes o forro. Eu usei TNT porque é o mais barato e não vai aparecer mesmo... Deixe uma borda de uns 3-4cm em todos os lados para poder colar na tela. Para colar, basta passar cola quente na borda e dobrá-la para dentro. Repita o processo nos 4 lados, até que toda a tela esteja coberta com o forro.

ImagemImagemImagem Imagem

É sempre bom fazer um teste com as asas nas suas costas, para ver se estão boas e proporcionais.

ImagemImagemImagem
Minha cara saiu esquisita nas fotos, aí tapei ^^

Antes de sair cortando e colando penas, é VITAL fazer um teste de posicionamento delas!!! Quantas camadas serão? Qual será a disposição das penas? Vá testando até achar um esquema legal. Tire fotos ou faça um desenho desse esquema!!! Dessa forma, você terá os 4 lados equivalentes.

Imagem
Testes preliminares! Direita da foto: uma camada de penas de voo, recheio de penas de estola. Esquerda da foto: duas camadas alternadas de penas de voo, recheio de penas de estola (esquema que eu mais gostei)

Importante: tem 2 tipos de penas de voo - direita e esquerda. Como descobrir o lado da pena? Segure-a pela ráquis (cabinho) olhando-a de frente (curvatura virando para trás). Se o lado esquerdo é menor, então é uma pena direita (se curva para a direita). Se o lado direito é menor, então é uma pena esquerda (se curva para a esquerda). Use penas direitas no lado direito e penas esquerdas no lado esquerdo! Parece óbvio mas pode passar batido ^^ Observe isso na hora de comprar as penas, pra não comprar grande quantidade só de um lado!
Imagem

Agora vem o pesadelo: colar as penas! Na maioria dos tutos que li, os autores comentam que é a pior parte de se fazer asas. Eu não achei que fosse tão ruim assim... mas é u.u Porque as penas não vêm lindinhas cortadinhas prontas para serem coladas... Peguei as penas de voo, uma por uma, e cortei a ponta de forma a ficarem pontudinhas (você pode optar por fazê-las redondas). Mas as penas eram muito grandes para a asa, então cortei mais ou menos na metade, e reaproveitei a parte do cabinho mais grosso pra usar também ^^ Novamente faça um teste antes de colar, e ANOTE o que você fez pra poder fazer igual do outro lado!!! No caso dessa asa, que é o par mais de baixo, usei 9 pontas de pena e 4 fundos para a primeira camada, e 8 pontas e 4 fundos para a segunda, mais uma pena inteira para acabamento da ponta.

Imagem
Aproveite o máximo de material que conseguir. Eu reutilizei fundos de pena para botar nas partes menos visíveis!

Comprou muitos refis de cola quente? Pois pode comprar mais. Acredite - gasta muito! Para colar as penas de voo, passe cola quente no cabinho e pressione contra o tecido (no TNT grudou bem). Para as penas de estola, achei mais fácil passar 3 linhas pequenas paralelas de cola quente direto no tecido, e ir botando as penas em cima da cola. Gasta menos e queima menos os dedos ^^b Nas penas de voo, alterne as camadas, colocando a segunda nos vãos deixados pela primeira. Faça o mesmo com as penas de estola. Depois de tudo colado, corte as rebarbas de cabinhos na parte de cima da asa (na foto, já estão cortados).

Imagem
As penas são transparentes, mas quando você colar o lado de trás fica bem bonito, eu agarantcho!

Fazer o lado de trás é mais fácil - é só usar as penas do outro lado como molde! Por fim, o acabamento da parte de cima. Muita gente usa marabu. Eu particularmente não gosto muito, embora seja a maneira mais fácil. Usei penas de estola sobrepostas, o resultado até que ficou bom XD

Imagem

Então, dei um gás e em uma semana terminei as asas todas. Porém, na correria, não tirei fotos do passo a passo... Mas vou tentar explicar o melhor possível. Antes de mais nada, se alguém for fazer asas abertas (como as asas do meio), tem que colocar uma estrutura rígida no meio!!! Eu descobri isso depois de ter colado as penas, foi um suplício pra fazer sem detonar muito. Tive que rasgar o TNT pra enfiar uma estrutura de madeira (3 varetas acopladas, mais ou menos assim \_/ acompanhando o desenho das asas). Isso é necessário para que a asa não fique balançando pra frente e pra trás, podendo causar fadiga do arame, quebrar e aí é o inferno...

Tem um jeito mais rápido de colar as penas. Pode parecer meio óbvio mas pra mim foi uma descoberta =P Corte e monte todas as penas de voo em um dos lados. Enquanto a cola quente esquenta, vá cortando e montando do outro lado, copiando o posicionamento do primeiro lado. Cole todas as penas de uma vez, vire e faça igual do outro lado. Só então cole as penas de estola em 3 camadas superpostas. Sai bem mais rápido e gasta menos cola quente!

Para fazer a estrutura de sustentação, eu peguei 2 pedaços de papel paraná grosso (usar madeira é melhor, mas eu não tinha em mãos e não tinha tempo) e colei com cola cascorez. Peguei uma tampa de lata de colomba pascal (ehehe), ela é oval e cabe direitinho os 3 pares de asa. Com a furadeira, fiz vários furos na lata e no papel paraná pra encaixar estruturas em forma de ômega com 2 parafusinhos de cada lado (não sei o nome e pedalei pra encontrar em uma loja de ferragens, não tinha em lugar nenhum; é uma estrutura que abraça o arame da sustentação e é fixo por 2 parafusinhos, um de cada lado). O papel paraná esmigalhou um pouco, por isso tive que botar uma arruela em cada parafusinho. Pra arrematar, botei 4 camadas de manta acrílica pra deixar fofinho e cobri com feltro branco. Foi aí que me lembrei das alças - D'OH!!! Minha mãe inventou uma gambiarra que eu não sei nem como foi, mas ela passou pelos arames e deu certo.

Imagem Imagem Imagem

Não tenho fotos da asa sozinha ainda, mas vou postar fotos minhas usando elas ^^

Imagem Imagem

Links que podem ajudar
http://www.paper-wings.org/tutorials/wings/wings.html (em inglês)
http://www.whatishcc.com/tutorials/angelwings.php (em inglês)
http://jiajem.com/wings.html (em inglês; ensina a fazer asas sem alças!)

Vou atualizando à medida que for fazendo ^^
Editado pela última vez por Mia em Seg Jul 20, 2009 21:15:53, em um total de 4 vezes.
Mia

Re: [Tutorial em desenvolvimento] Asas grandes

Mensagempor Mo_Vampie » Dom Mar 29, 2009 12:31:14

Asas *-*

Vai me ajudar muito quando eu tiver coragem de fazer a Belldandy.
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Cla-chan » Dom Mar 29, 2009 12:37:37

Coisa linda da vida mesmo, Mia! *-* aguardarei o resultado final *0*
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cami » Dom Mar 29, 2009 13:30:32

Muito, muito, muito bom! Sem desmerecer os outros tutos do CB, mas esse com certeza é um dos mais úteis!

Mia escreveu:Vou atualizando à medida que for fazendo ^^

Sim, por favor, continue *-*
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Jack MTS » Dom Mar 29, 2009 18:35:12

Excelente!

Vai ajudar mto qdo eu for fz o Angemon também, mais o radamanthys e outros trocentes com asas xD
Jack MTS

Mensagempor cadu1990 » Seg Mar 30, 2009 2:56:06

mto bom, apesar dos meus planos nao envolverem asas com penas, vai servir d base pras outras
Acompanhe o progresso e tutoriais aqui:

https://www.facebook.com/laguardiareplicas
cadu1990
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor I-Kun » Seg Mar 30, 2009 16:01:30

Moça, dá pra voar de verdade? 8D 'Zoa

Thanks Pelo Tuto, já vi um que era mais ou menos parecido, na verdade ensinava a fazer cosplay completo de um personagem do Digimon que tem asas,

Vou fazer essas asas só pra andar na rua e ser o centro das atenções *o*
I-Kun

Mensagempor Lila » Seg Mar 30, 2009 17:46:07

Parabens pelo Tutorial, adorei =].. está muito bem feitinho xD

também estou na espera da finalização, muito ansiosa \o\ \o/ /o/
=**
Imagem
Lila
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Mia » Ter Mar 31, 2009 1:27:33

Que bom que meu tuto vai ser útil pra tanta gente ^^

Já dobrei o arame dos outros dois pares de asas, amanhã devo fazer a parte do revestimento até o forro. As penas só chegam na semana da Páscoa, então o projeto vai ficar meio parado até lá... Falta decidir como vou fazer a estrutura de sustentação, já tenho uma idéia geral mas falta fazer e testar.

Nesse meio tempo retomei outro projeto de asas, só que de feltro e que abrem e fecham (manualmente, mas se mexem ^^). Depois posto fotos, não tirei durante o desenvolvimento então vou ver o que dá pra aproveitar XD
Mia

Re: [Tutorial em desenvolvimento] Asas grandes - up 12/04

Mensagempor Mia » Seg Abr 13, 2009 0:34:55

Eu editei o post e o tópico não subiu... Então não me batam por fazer esse comentário só pra dar up! Tem jeito de mudar o código do fórum pra permitir que mensagens editadas subam? *analfabeta digital*

Meldels como isso cansa! To aqui com as costas em frangalhos, cheia de caquinhos de penas.

Crianças: não façam isso em casa! Caquinho de pena é pior que pó de massa corrida lixada. Você vai limpar e os malditos caquinhos saem voando e rindo da sua cara (eu juro que vi XD) e grudam em t-u-d-o!!!

(alguém me lembra por que eu achei que fazer asas era uma boa ideia...)
Mia

Mensagempor Htordnil » Seg Abr 13, 2009 14:18:02

Tópico adicionado à lista de tutoriais do Cosplay Brasil =]
Htordnil

Mensagempor Jack MTS » Seg Abr 13, 2009 16:49:57

Mia escreveu:No caso dessa asa, que é o par mais de baixo, usei 9 pontas de pena e 4 fundos para a primeira camada, e 8 pontas e 4 fundos para a segunda, mais uma pena inteira para acabamento da ponta.

O que são os "fundos" que diz ter posto na primeira camada e tal?
Jack MTS

Mensagempor Mia » Seg Abr 13, 2009 19:37:06

São a parte que sobra quando você corta a parte da pontinha ^^ O cabinho é mais grosso pq é mais próximo da área de inserção da pena na pele da ave. De qq forma eu apontei na figura que vem logo abaixo do trecho que você citou! Não precisa necessariamente usar, mas acho que é uma boa forma de aproveitar mais o material, que não é barato e tive que "importar" da 25 de março XD (aqui não vende em canto nenhum)
Mia

Mensagempor sasaza » Qui Abr 16, 2009 21:34:21

aki onde eu moro nao existem penas a venda ;^; to desesperada pra alguem q compre e revende penas ;-;
Imagem
Imagem

[mostrar spoiler]

sasaza
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Mikuo » Qui Abr 16, 2009 23:20:21

Tópico mara vai ajuda mtu gente
e eu ri com o rosto ahsuhduagduysagduyagd
pesquisa wings tutorial cosplay no youtube que tem um que ensina fazer asa que abre e fecha
Mikuo
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Próximo

Voltar para Tutoriais