[Tutorial] Forrando chapéus

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Forrando chapéus

Mensagempor Mia » Seg Abr 13, 2009 2:36:14

Finalmente criei ânimo pra refazer meu chapéu da Carmen Sandiego! Ele estava cabeçudo e mal-acabado - ok, eu fiz ele de madrugada depois de voltar do trabalho, então pra uma coisa de última hora tava até bom! Mas eu não gostava dele, e a Carmen merece todo o carinho do mundo ^^ Aproveitei o feriadão pra tocar a reforma.

Materiais
Chapéu (eu usei um chapéu grande de palha, comprei em loja de produtos agropecuários por R$9,00)
Tecido (usei oxford)
Cola quente
Agulha
Linha na cor do tecido
Alfinetes
Tesoura
Estilete
Fita para o acabamento (opcional, mas faz diferença XD)

Comofas
Primeiro veja se o chapéu não precisa de alguma adaptação. No meu caso, o chapéu era cabeçudo (a parte da cabeça era alta demais), então tive que diminuir. Em vez de cortar o tampo (riscado na palha), cortei mais ou menos no meio usando estilete, e depois encaixei por cima da parte cortada (esqueci de tirar foto desses detalhes ¬¬). Colei com cola quente e ficou bem firme!
Imagem
A setinha indica a altura do corte. E viva a cara de bolota sorridente =)

(detalhe importante: NÃO risque a palha como eu fiz! apareceu quando botei o tecido por cima, aí tive que pintar os riscados pra disfarçar. funcionou, mas poderia ter evitado esse trabalho todo)

Eu acho mais fácil começar pela parte de cima da aba. Essa foi a única parte do chapéu que eu não modifiquei, já que ela ficou boa, e por isso não tenho fotos do processo. Ponha o chapéu de boca para baixo sobre o tecido e corte seguindo a forma mas deixando uns 5-6 cm de sobra. Marque o meio do círculo e vá cortando círculos concêntricos (aka mantendo o mesmo centro) até que a abertura se encaixe na parte da cabeça sem que precise ser colada. Se sobrar um pouco para cima, melhor! Vire o chapéu de boca para cima e vá cortando e colando a borda que sobrou (na figura dá pra ter uma ideia melhor). Eu usei cola quente e ficou bom! Já usar cola cascorez ficou uma eca. Manchou e não grudou direito!

ImagemImagem
O resto de cola quente é da versão anterior.

Para fazer a parte da cabeça, acho mais fácil fazer antes um molde rudimentar usando papel, jornal etc moldando no próprio chapéu. Fica parecendo um U, é assim que assenta melhor na curvatura. Corte também uma elipse para fazer o tampo, deixando bordas em todas as direções e em ambos os moldes. Envolva a parte da cabeça com o tecido e encha de alfinetes, ajustando à forma do chapéu. Corte a sobra da parte de baixo.

ImagemImagemImagem

Hora de costurar! Eu tinha pensado em fazer na máquina, mas minha mãe falou que é melhor costurar à mão aproveitando o formato do chapéu para ajustar o tecido e a costura conforme vai progredindo. Usei o "ponto-atrás" (eu não vou saber explicar de forma compreensível, mas é bem fácil, ele simula pontos da máquina de costura), mas você pode usar o ponto que souber. Pode levar à máquina também! Depois de terminar a costura, corte os excessos de tecido pra não ficar um murundu no chapéu.

Imagem

Vire do avesso e vista o chapéu com a parte costurada. Grude usando cola quente nas pontinhas de baixo - não ponha cola no tecido todo! Se usar cola branca ou cascorez vai manchar e ficar feio!!!!!!!

Tá quase acabando ^^ Falta a parte de baixo da aba. Se você simplesmente cortar e colar por cima da bordinha, vai ficar feio!!! O corte vai desfiar e o acabamento vai ficar horrível. Experiência própria ^^b Corte mais um círculo de tecido usando o chapéu como forma, dessa vez deixando uns 2-3cm de borda somente. A partir daí tem duas formas de fazer. Ou você marca uma borda com alfinete e costura na máquina, para depois colar no chapéu, ou você cola direto fazendo uma dobrinha para dentro para colar. Eu queria fazer na máquina mas minha mãe disse que seria melhor colar. Prenda o tecido no chapéu com alfinetes pra ele não sair do lugar. Passe uma linha fininha de cola quente na borda do chapéu, dobre a ponta do tecido solto pra dentro e cole sobre a cola quente, de forma que a borda fique "redondinha".

ImagemImagem

Vamos abrir espaço para a cabeça! Corte a parte que ficou solta no meio em 8 gomos. Usando cola quente, cole os gomos para dentro da parte da cabeça, esticando o suficiente pra não ficar molenga mas não tanto pra ficar esturricado.

Imagem Imagem

Por fim, colocar uma fita em volta da parte da cabeça é uma ótima forma de esconder as emendas do tecido ^^

Imagem
A foto ficou meio estranha mas o chapéu ficou bem legal!
Editado pela última vez por Mia em Ter Abr 14, 2009 11:46:15, em um total de 1 vez.
Mia

Re: [Tutorial] Forrando chapéus

Mensagempor Htordnil » Seg Abr 13, 2009 14:16:43

Opa, tutorial adicionado na nossa lista do CB o/
Htordnil

Mensagempor Cla-chan » Seg Abr 13, 2009 14:17:55

mia, era exatamente disso que eu estava precisando *-*
Thank ya, baby :*
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Mia » Ter Abr 14, 2009 11:47:49

Que bom, Cla-chan!!! O melhor é que é bem rapidinho de fazer, e o resultado fica bem legal ^^

*tuto atualizado e finalizado*
Mia

Mensagempor Marvollo_X » Ter Abr 14, 2009 20:31:13

Nossa, muito legal o chapeu =D
Marvollo_X
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor cami » Ter Abr 14, 2009 22:25:17

Que graça! *3*
Ficou lindo esse chapéu!