[Tutorial] Cartola [Finalizado: fotos]

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Cartola [Finalizado: fotos]

Mensagempor Mo_Vampie » Qua Abr 22, 2009 20:36:30

Bem, eu sou uma sucker por cartolas e de vez em quando elas aparecem. O problema? Elas são caras! x.x"

Estava eu folheando a revista de costura da minha amiga quando vi moldes para cartola, infelizmente tava em japonês e não deu pra ler exatamente todas as instruções, e pior que eu não tenho scanner, então fiz o que pude pra passar o básico pro paint brush. =P E agora acrescentar umas fotos.

EDIT
Testado e manerem que foi minha primeira vez. =P

Material:
Tecido*
Entretela, EVA fino, ou qualquer outro material para sustentação
Linha
Agulha E máquina de costura

*Eu fiz a minha com um brim jeans só que como ele é grosso na hora de costurar a aba tem que ser feito a mão, então tomem cuidado pra não comprar algo que sua máquina não vá conseguir costurar no final.

Passo a passo (não riam, eu sei que sou um "gênio" no paint brush x.x"):

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... artola.jpg

*[ Altamente recomendo alinhavar antes de passar na máquina!!!]²*

1° Todos os moldes são duplos, ou seja, imagine que tem outro pedaço de pano no mesmo formato atrás de cada desenho. Você vai precisar do circulo para o topo, o circulo com a abertura da cabeça pra aba e do "retângulo" para a parte comprida da cartola.

Nota: Faça os moldes primeiro em papel para ter certeza que o tamanho ficou bom e do formato que você deseja e lembre-se que o tecido deve ser cortado um pouco maior para o espaço da costura.

2° Sustentação: Colocar entretela dentro do tecido para cartola ficar firme, ou EVA, para isso você precisa cortar o material que escolheu um pouco menor que o tecido para encaixar lá dentro e ter o espaço da costura. No meu caso usei EVA de papelaria pra parte maior e entretela pra aba.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44716.jpg

3°Costure as bordas das abas e depois as tire do avesso para sumir com a costura, deixe a parte de "dentro" aberta, se for colocar entretela essa é a hora e costure tudo junto. Depois deixe a aba de lado.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44722.jpg

4° O retangulo pode ser cortado com o tecido dobrado economizando uma costura, se você cortou o molde assim apenas deixe ele ainda dobrado e costure apenas a ponta aberta, se você cortou os dois retangulos separados costure as duas pontas. Costure a parte superior e deixe embaixo aberto para colocar o EVA depois se for usá-lo, se for colocar entretá-la costure junto.

5° Junte as duas pontas do retangulo formando o cilindro da cartola. No desenho pode não parecer claro, mas você vai costurar uma ponta na outra antes de deixar no formato cilindrico. Assim:

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44717.jpg
http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44718.jpg

Nota: depois de costurar abra a costura e passe o ferro para deixá-la no lugar e facilitar o resto do processo.

6° Pegue o circulo do topo da cartola e com tudo ainda do avesso encaixe no topo do cilindro e costure. Depois é só tirar tudo do avesso.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44719.jpg
http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44720.jpg

Eu sugiro passar na máquina primeiro até aqui e depois você coloca o EVA, se foi o material que você optou, desavessar com o EVA é bem mais complicado. Depois de desavessar e colocar o EVA lá dentro você pode costurar pra nada sair do lugar.

7° Pegue as abas esquecidas e encaixe na base da cartola e costure.

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44723.jpg

Se o tecido mais entretela, etc. ficar muito grosso a máquina não vai conseguir costurar então você vai ter que fazer essa etapa na mão.

8° Depois que você dobrar as costuras pra dentro da cartola e colocar ela virada para cima está tudo pronto!

http://i62.photobucket.com/albums/h113/ ... A44731.jpg

Comentários finais:
Não ficou láááá essas coisas, mas olhando pessoalmente ficou melhor que na foto, quebra um galho e acho que com um pouco mais de prática da pra fazer melhor. Eu fiz ela da altura de uma folha de sulfite deitada por isso ela não ficou muito firme, eu aconselho fazerem um pouco menor. E as abas maiores, as minhas ficaram muito curtas, costurou sumiu! O_o'
E tomem muito cuidado na hora de fazer os moldes, especialmente o do circulo do topo da cartola, eu tive que desalinhavar e cortar ele de novo pra encurtar algumas vezes até ficar no tamanho certo, por isso o topo ficou meio tortinho.

Espero que ajude alguém. o/

Dica de Pocket.Akira:
Para a cartola vestir melhor e não machucar a cabeça é melhor fazer o topo e as abas num formato mais ovalado.

Imagem
Editado pela última vez por Mo_Vampie em Qua Jun 24, 2009 15:08:08, em um total de 1 vez.
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial] Cartola

Mensagempor xandinboy » Qua Abr 22, 2009 22:39:22

*viciado em qualquer tipo de equip pra cabeça mode on*
ééééééééé cartola meudels vo faze umas 32465432486357485
*viciado em qualquer tipo de equip pra cabeça mode off*

muito bom o tuto ^^
deu pra entender tudo bem direitinho ^^
e também gostei da img feita no paint brush ^^
xandinboy

Mensagempor Cla-chan » Qua Abr 22, 2009 23:52:39

lindo, lindo, lindo! *-* Adorei mesmo Mo, vai ser util pra muito cosplay :*
Adicionei na lista do Comofas :]
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Mia » Qui Abr 23, 2009 8:46:37

Ah, mas com certeza tem que rolar uma entretela!!! Mesmo que o tecido seja grosso, ele vai acabar ficando molenga e sem sustentação, então qualquer encostadinha amassa a cartola. Pra fazer mais durinho ainda, será que não rola de substituir a entretela por, digamos, papelão ou algo similar?
Mia

Mensagempor Mo_Vampie » Qui Abr 23, 2009 17:07:02

É Mia, foi o que eu pensei quando tava folheando a revista, mas como Japones não ta nas linguas que eu entendo xD ficou dificil de saber o que colocaram além do tecido... Acho que dá sim pra usar papelão, papel cartão e similares ^^ Mas aí não pode tomar chuva porque ia desintegrar por dentro e perder a forma xD Talvez um EVA fininho...*idéias*

Xandi como você pode ter gostado daquela negação? =X heuheuheuhe

Valeu Cla =*
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Cla-chan » Qui Abr 23, 2009 17:34:54

Mo_Vampie escreveu: Acho que dá sim pra usar papelão, papel cartão e similares ^^ Mas aí não pode tomar chuva porque ia desintegrar por dentro e perder a forma xD Talvez um EVA fininho...*idéias*

Exatamente! Papelão é fueda, molhou, ferrou. vai virar uma papa gosmenta, ecati! :B Uma intertela ou eva fininho resolve. E quem sabe umas folhas de plasticos durinho? (acho que se chama acetato...)
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Mo_Vampie » Qui Abr 23, 2009 17:37:50

Plastico durinho? Não sei, mas da pra encapar papel cartão e cartolina com contact (aquele plastico que gruda), assim num desmancha na chuva, lembrei agora. xD
Imagem

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cami » Qui Abr 23, 2009 20:30:00

Poxa vida, tudo q eu ia falar q dava pra por pra sustentar a cartola (EVA, papel cartão..) vcs falaram! /o\
Tem espuma também, mas depedendo da cartola pode não dar muito certo, não combinar e tal...

Quanto ao tuto, muito bom! Eu fiz uma cartola mais ou menos assim, só q foi com espuma mesmo :B
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Marvollo_X » Qui Abr 23, 2009 20:48:19

Bem interessante..
Marvollo_X
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Htordnil » Sex Abr 24, 2009 1:04:52

Bom, adicionei o tutorial à lista do CB o/
Htordnil

Re: [Tutorial] Cartola [Finalizado: fotos]

Mensagempor Mo_Vampie » Qua Jun 24, 2009 15:10:01

Um milênio depois, aí está finalizado, com fotos da produção e resultado final.

E que vocês não furem tanto os dedos costurando! =X

Qualquer problema com os links me avisem.
Imagem

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Miku » Qua Jun 24, 2009 15:13:34

.
Editado pela última vez por Miku em Qui Mar 03, 2011 19:54:33, em um total de 1 vez.
Miku

Mensagempor dannuchtt » Qua Jun 24, 2009 18:23:53

nosa que legal!! vou usar iso no meu proximo cosplay!!
cosmaker e Cearense com muito orgulho
abaixo ao preconceito com os nordestinos

Imagem

Meus Trabalhos
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx ... 1378&aid=1

ANTES DE PERGUNTAR E FAZER QUALQUER TOPICO VEJA ESTE DESABAFO!
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=8zFYt1_0FUE
dannuchtt
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Pocket.Akira » Sáb Dez 05, 2009 15:21:03

Muito legal o tuto xD
apesar de eu já ter feito o meu cosplay com cartola... x___x;
anyways, tem algumas coisas que eu gostaria de mencionar aqui. Experiência própria. No caso de fazer uma cartola daquelas de lolita, com lacinho que prenda (que não encaixe na cabeça...) tudo bem ela ser redonda. Ela pode até ficar mais charmosa. Agora pra uma cartola que vá ser encaixada na cabeça, nem a parte de cima, nem as abas podem ser estritamente redondas. Pode parecer a coisa mais lógica do mundo, mas eu esqueci desse detalhe quando fiz a minha TT___TT e dependendo do material que você usar pra manter a sustentação, well... vai ser um tanto dolorido de usar a cartola por muito tempo. É só vocês verem na internet por imagens de cartolas, elas costumam ser ovais.

Só pra mencionar, a minha eu fiz aqui com um tipo de papel cartão (na verdade era outro material, mas nom chega a ser papelão XD) só esqueci de botar um forro interno x__x;

anyways, um bom tuto mesmo assim o.o~
Pocket.Akira

Mensagempor Cla-chan » Sáb Dez 05, 2009 15:55:59

Pocket.Akira você deu um toque bem legal, obrigada pela participação (:
vou me lembrar disso quando fizer minha cartolinha 8D
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Próximo

Voltar para Tutoriais