[FAQ] Armaduras

Tópicos antigos para livre consulta

Moderador: Moderadores

[FAQ] Armaduras

Mensagempor Mo_Vampie » Ter Jun 09, 2009 18:44:12

Sabe aquele robo, cavaleiro, etc com aquela armadura from hell que você adoraria fazer? Pois é, muitos também gostariam e armaduras acabam gerando muitas dúvidas. Então cá estou eu, fuçando a seção e pegando as dúvidas sobre armaduras com suas respostas, assim fica mais fácil do que ler página por página dos tópicos de dúvidas enormes, MAS aqui não estão TODAS as respostas de TODAS as dúvidas, mesmo porque isso seria impossível.

Nota: Essas perguntas e respostas foram todas retiradas dos tópicos de armaduras desta seção, não são de minha autoria, mesmo porque nunca fiz uma armadura na vida.

Para procurar mais fácilmente aperte control + f e digite alguma palavra chave correspondente à sua dúvida. Ou pelo menos da seção de seu interesse. Seções:

Capacetes
Corpo
Detalhes e Acabamentos
Materiais

Para mais informações sobre armaduras, fotos e tutoriais acesse:
Lista de Tópicos de Armaduras

Capacetes

1. Como eu faço pra moldar o capacete?
R: Faça uma cabeça de isopor ou compre-a para usar de base, se for comprar garanta que é do tamanho que seu capacete deverá ser.

2. Nas partes arredondadas, como as do ombro e do capacete . O EVA pega esse formato sem rachar ou sem nenhum tipo de danificação ?
R: Pra qualquer forma redonda, EVA não fica bom, é melhor fazer com papietagem (cola+jornal) e dar acabamento com massa plastica ^^

3. Como fazer a base do capacete para depois começar a construir?
R: Pode ser feita uma estrutura de arame e fita como nesse tópico

Corpo

1. Qual grossura de EVA é melhor para usar no peitoral da armadura?
R: Varia de armadura para armadura, mas para aquelas que cobrem todo o tronco e tem que moldar, é preferivel não passar dos 4 ou 5 milimetros para facilitar seu trabalho.

2. Como eu posso fazer com que o cosplay pegue a forma do meu corpo? principalmente na parte do peitoral?
R: Pra curvar o EVA costumam esquentar ele no fogo (tem no tutorial de armaduras no fórum); aí ele pega levemente a forma, mas só com isso ele não fica certinho, aí tem q pensar num arame ou algo assim. Apesar de q tem algumas partes da armadura q só de você colar uma peça na outra (exemplo: frente e verso do peitoral) ele já pega o formato.

3. Como eu posso fazer os encaxes,tipo usar velcro? Ziper? o velcro não axei legal pq fica uma parte do EVA em cima do outro então dah relevo, existe uma forma melhor?
R: Depende muito da peça, tem q analisar bem cada uma pra ver o melhor jeito! Tem peças q dá pra encaixar a da frente com a de trás (prendendo com botões ou discretamente com velcro)

4. Essas partes de músculo arredondadas do peito! papel machê é o mais indicado? Depois pra acabamento eu uso massa acrílica ou massa plástica?
R: Você pode fazer de papel machÊ ou então de EVA é só saber aplicar relevo, tipow um EVA em cima do outro entende? Olha, você pode usar qualquer uma das massas, mas eu recomendo a massa acrilica pq ela e mais facil de lixar e de aplicar, a massa plastica e mais resistente, porem tem formas de aplica-la e é super dificil de lixar na mão.

5. Eu pensei em fazer os músculos todos com espuma e depois endurecer a espuma com tinta, e encapar com vinil ou outro tecido na cor azul, mas eu imagino que com massa plástica e tinta vai dar uma aparência melhor de armadura né?
R: Se você souber modelar a espuma fica paresendo sim uma armadura, bom é assim voce modela o espuma do jeito que quiser a cola pra espuma pode ser cola de contato mesmo. Ai quando terminar tudo passa lates liquido nela toda varias camadas umas 20 tem que deixar cada camade de latex secar por completo a primeira camada senpre demora mais pra secar, depois voce tinge o latex com alguma tinta que estique por exemplo tinta de tecido ou tinta acrilica. Se voce nao tiver com com tempo e dinheiro voce pode cobrir a espuma com cetim vai ficar agumas marcas mas....

6. Como eu prendo minha armadura no corpo?
R: 1ª opção: Usar velcro, e colocar EVA sobre EVA.
2º: Usar velcro, Usar um pedaço de EVA por baixo de uma das pontas da peça original aonde séra colocada a 1º parte do velcro,na outra ponta da peça coloca a 2º parte do velcro, que assim as duas pontas de juntarão acompanhando o desenho. Se for usar velcro, use desta maneira, a armadura ficará perfeita, Gostei bastante do resultado.
3ª: Usar Ziper, Simples, você custura o ziper normalmente nas duas pontas do EVA. Particularmente essa foi a maneira que eu mais gostei, se quiser que fique bem resistente e que não limite os movimentos do seu corpo aconselho essa.

7. Como faço os pés? Pode ser colando o EVA em cima d algum tenis, bota ou outra coisa?
R: Sim, costuma-se fazer isso q você disse, trabalhar em cima de um sapato pronto!

8. Como faço uma cota de malhas? E a que lembra escamas?
R: A cota de malhas é feita entrelaçando centenaaaaas de anéizinhos de metal, já a que parece escamas é feita com quadradinhos presos. Veja mais sobre aqui

9. Como fazer moldes pra armadura?
R: Você pode usar papelão, papel cartão e outros materiais, mas uma técnica básica está explicada nesse tutorial

10. Como fazer as proporções e o esquema de encaixe?
R: Acho que primeiro de tudo faça a armadura inteirinha de papel pra ver onde encaixa, pra quando passar pro EVA ficar fácil, e mesmo que cole, dá a uma impressão de encaixe.

Detalhes e Acabamentos

1. Qual a melhor meneira de impermeabilizar o EVA?
R: Veja como nesse tutorial

2. Com qual cola e de que forma posso aplicar o pano em cima do EVA? Pois tentei com cola quente e não deu.
R: Há! Eu não conheço esse pano q você citou, mas pelo que você explicou, ele me lembra muito o vinil! É realmente bom pra revestir armaduras! Eu uso vinil as vezes e realmente, usar cola não funciona muito, o que eu faço é deixar uma sobrinha pra dobrar pra parte de trás do EVA e aííí sim eu colo.

3. E a cola de sapateiro não funciona pro vinil?
R: Existe um tutorial de vinil sobre EVA q o cara cola o vinil com cola de contato o_o Mas qndo eu testei aqui, o vinil ficava todo enrugado... Aí vi q no tutorial ele deixava o vinil beeeeem esticado pra colar no EVA, sei lá, dá bastante trabalho

4. Eu vejo todo mundo falar em pintar com spray e etc... pq nao com comprensor ?
R: Spray é bem prático e imagino q seja mais barato também, é só comprar pronto em lojas de tinta e rende bastante!

5. Os detalhes em alto e baixo relevo nas armaduras... como sao feitos ? so passando o vinil com cola branca porcima pega o contorno ?
R: Cada detalhe tem uma técnica melhor de se fazer! :3 Vou deixar um link de uma espécie de tutorial com umas formas interessante de fazer relevos/detalhes! Espero q ajude!

6. Como você prega esses botões de pressão? Com cola de sapateiro? Ou tem outro modo?
R: Os botoes sao pregados por uma maquina de pressao ou você compra ela, que sai uns 45 a maquina e de 15 a 30 reais a matriz. OU você leva num lugar para baterem pra você.

7. Uma armação de arame colada por dentro ajuda a deixar mais firme no formato que eu preciso ou tem outro método?
R: Esse é o Metodo mais confiavel, recomendo você colocar arame msm, mas também você pode colocar camadas de pano de algodão, aquele saco de pano também serve.

8. Como eu esquento essas peças maiores pra moldar as pates curvas? eu to com medo de usar a pistola de calor nele no molde do meu corpo, e se eu usar um monte de toalhas po baixo pra proteger do calor, vai tirar a forma que eu preciso.
R: Tipo, se você não quer usar a pistola de calor, você pode fazer no fogão msm, é só você tomar cuidado para p EVA não derreter.

9. Gente, também to montando uma armadura. Tem uma parte que eu pretendo fazer de isopor, mas como nós podemos dar formas a um bloco de isopor? Cortando com faca?? Usando máquina? Se sim, que máquina?
R: Existem cortados de isopor que fazem isso fácil =D Acho que lojas de materiais de construção ou papelarias vendem cortadores de isopor. Para isopores de maior densidade também podem ser usadas lixas para moldar e dar formas.

10. Como fazer os adornos e enfeites da armadura?
R: Fazer a base de EVA e detalhar com massinha, usar tintas em relevo, entre outros, dependendo do detalhe.

Materiais

1. Aonde eu encontro EVA?
R: EVA acima de 2mm (aqueles de papelaria) você encontra em tapeçarias (as q vendem os artigos e não os tapetes prontos :B). Sugiro q você procure na lista telefonica e vá ligando pra ver se tem, pq em algumas cidades é realmente dificil encontrar.

2. Qual a melhor tinta para usar?
R: Em cima do EVA impermeabilizado, tinta spray fica realmente bom, já que não fica marca de pincelada. Também pode ser usado esmalte sintético.

3. Mas agora uma parte deles fica soltando e eu colei com cola branca como explica nos tutoriais sera se eu usar pistola de colá quente o eva va queimar ?
R: Cola quente não queima não XD Mas eu recomendo ALTAMENTE cola de contato pra colar EVA, você NUNCA mais vai conseguir separar as duas partes

4. Que cola eh boa pra colar ISOPOR EM ISOPOR e ISOPOR EM EVA?
R: Existe uma cola PARA isopor e EVA, mas ela é díficil de ser encontrada, apenas em alguns armarinhos e lojas de artesanato você acha pra vender.

5. Da pra usar outro tipo de material e técnica pras armaduras e capacetes?
R: Nesse tópico mostra como fazer com papercraft acessórios, armaduras, etc

------------------------------------------

Espero que ajude a sanar as dúvidas mais comuns. Tópico passível de edição.

Imagem
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Re: [FAQ] Armaduras

Mensagempor Htordnil » Qua Jun 10, 2009 2:39:17

Mo_Vampie

Vou adicinar essa FAQ à lista de tutoriais do fórum.
Htordnil

Mensagempor cami » Qua Jun 10, 2009 18:19:46

Nossa, adorei!
Tipo, serei sincera, qndo vi o tópico pensei q fosse ser um novo "Duvidas em relaçao a armaduras!", aí ficaria meio bagunçado né? Dois tópicos abarrotados de perguntas pra tudo qto é lado...

Mas do jeito q você fez ficou otimo! Vou colocar na lista dos tópicos de armadura ok? :3
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Mo_Vampie » Qua Jun 10, 2009 18:22:42

Então cami, a idéia era justamente organizar todas aquelas dúvidas saltitantes de armaduras. Eu mesmo quase pirei de tanto ler EVA EVA EVA...mas acho que valeu a pena. =)

E pode por sir. ^^

--

Danke, Htor.
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cami » Qua Jun 10, 2009 18:33:04

Huahauahu pois é XD
EVA > vida!

Só tem q tomar cuidado pra esse tópico não enxer de perguntas também (sabe como é, muitas vezes postam dúvida no primeiro lugar q vêem) *paranóica*
VENDO:

ImagemImagem

Imagem

Imagem
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor dannuchtt » Qua Jun 10, 2009 21:49:53

seguite meu pouvo final de julho eu vou colocara um tutorial meu de como fazer armaduras!

e tanbem desmistificar esse negosio de dar pra fazer pessas aredondadas de eva!

eu cosigo fazer bolas com eva por que voces nao?

entao esperem que todas suas duvidas seram sanadas!
^^
cosmaker e Cearense com muito orgulho
abaixo ao preconceito com os nordestinos

Imagem

Meus Trabalhos
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx ... 1378&aid=1

ANTES DE PERGUNTAR E FAZER QUALQUER TOPICO VEJA ESTE DESABAFO!
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=8zFYt1_0FUE
dannuchtt
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Htordnil » Qui Jun 11, 2009 1:32:44

dannuchtt

também não entendo essa cisma com o eva, é tudo uma questão de calor ou modo de cortar...
Faça por favor o tutorial, estarei esperando para adicionar à lista =]
Htordnil

Mensagempor Mo_Vampie » Qui Jun 11, 2009 15:27:02

Faz sim, Dannu... Tão logo você disser como eu edito aqui as perguntas das partes arredondadas xD

E quanto as peguntas Cami, é só mandar pro outro tópico. =X
Imagem

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cami » Sex Jun 12, 2009 14:25:06

Eu até sei fazer peças redondas com EVA, mas acabo levando mais jeito com o papel machê nesse caso '3'
Agora, quanto a EVA curvado, não sei pq complicam também! Tipo, eu nem uso calor e consigo A_A
VENDO:

ImagemImagem

Imagem

Imagem
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Pekeno_elric » Seg Jun 15, 2009 15:55:04

Putz, adorei, vai me ajudar MUITO! *-*
Pekeno_elric

Mensagempor Nakururu » Qui Set 17, 2009 19:03:05

~ E ae turminha malandra! Eu quero fazer um cosplay do Zero (o de vermelho), de Megaman X, ou talvez do Megaman mesmo. Mas não um cosplayzinho de cocô não, quero um bem da hora, tipo o da foto ae de baixo. Vocês sabem onde posso arranjar uma roupa perfeita assim??
Obrigada!
Abaixo estão as fotos:
http://farm3.static.flickr.com/2281/152 ... 57.jpg?v=0
http://img234.imageshack.us/img234/7929/728052fm1.jpg
https://www.cosplayhouse.com/shop/commu ... /japan.jpg
http://fc02.deviantart.com/fs47/f/2009/ ... yoneko.jpg
e >>SIM<<, eu já tentei achar algo sobre isso no "procurar" e não tem.
Nakururu

Mensagempor Mo_Vampie » Sex Set 18, 2009 13:46:33

Nakururu, eu já respondi da outra vez que você perguntou... Se você quiser PRONTO, vá na lojinha do shining e procure cosmakers pra fazer orçamento etc.

Se você quer fazer, primeiro procure uma costureira pras partes de tecido, depois siga os tópicos de capacete etc pra fazer as partes em armadura.
Imagem

Imagem

Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor >gabriel-kun< » Dom Abr 04, 2010 4:21:47

quando eu for fazer meu cosplay de cavaleiros do zodiaco eu vo usar esse tuto de referencia...;6
>gabriel-kun<

Mensagempor Fate stay night » Dom Abr 18, 2010 23:03:01

Gente eu to tentando pela minha primeira fez fazer uma armadura cosplay e resolvi fazer o cosplay da Saber do Fate stay night eu to precisando de algumas dicas de como começar,não tenho experiencia.
Aqui ta um link da personagem.
http://falajow.files.wordpress.com/2009 ... 175194.jpg
Fate stay night
Newbie
Newbie

Mensagempor rafaelred » Sex Ago 06, 2010 12:21:38

muito bom o tutorial

aprendir muito com ele

vlw!!!!
rafaelred

Próximo