[Tutorial] Creative Commons: Direitos de imagem e reprodução

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Creative Commons: Direitos de imagem e reprodução

Mensagempor Piobaireachd » Qui Jun 18, 2009 18:19:38

Guia – Creative Commons

Índice:

1) Introdução
2) O que é o Creative Commons?
3) Como utilizar material protegido
4) Como proteger o seu próprio material

1) Introdução:

Nesses sete anos de existência, o Cosplay Brasil acumulou uma enorme quantidade de material graças ao empenho de diversos colaboradores voluntários. Neste patrimônio estão matérias, fotos e vídeos sobre cosplay capazes de retratar a história e a diversidade no cenário cosplay vindos de todas as partes do país, todos disponíveis para visualização nos canais do Cosplay Brasil na internet.

Todo esse material é feito pela comunidade e para a própria, mas como toda essa informação é aberta ao público ocorrem casos em que é utilizada visando até mesmo gerar lucro ou copiar a apresentação de cosplayers gravadas, sem a citação dos devidos créditos dos envolvidos.

Visando garantir os direitos autorais das obras disponibilizadas pelo Cosplay Brasil, adotamos licenças da Creative Commons que tem embasamento jurídico para proteção de cópias indevidas. Este guia visa explicar como funciona tal sistema de proteção e reprodução de obras intelectuais.

2) O que é o Creative Commons?

Creative Commons é um conjunto de licenças de direitos autorais sobre diversas obras intelectuais (textos, imagens, vídeos etc.) visando o compartilhamento e a distribuição das mesmas, mantendo o respeito ao autor original, ou seja, gera uma base legal para protegemos os direitos do cosplayer e da equipe Cosplay Brasil que registra através de vídeos e fotos a prática do Cosplay em nosso país.

A filosofia da Creative Commons baseia-se no copyleft, um tipo de licença intelectual na qual a obra pode ser distribuída e modificada livremente, desde que haja a citação de sua fonte original, no caso do Cosplay Brasil, como canal de distribuição de informação reiteramos a necessidade de citá-lo como fonte, sempre que uma foto, vídeo ou texto forem reproduzidos seja em mídias virtuais ou tradicionais, todos podem usar livremente qualquer material do Cosplay Brasil desde que haja os devidos créditos e que o material não seja usado com fins lucrativos.

Para mais informações, visite os sites:

- Creative Commons - Site Oficial
- Wikipedia - Creative Commons
- Wikipedia - Copyleft

3) Como utilizar material protegido

A licença do material multimídia do Cosplay Brasil é do tipo “Atribuição – Uso Não-Comercial 3.0 Unported”. De forma resumida, essa licença permite que as obras sejam copiadas, distribuídas, exibidas, executadas e utilizadas como inspiração para a criação de obras semelhantes, desde que seja dado o devido crédito ao autor original e que elas não sejam usadas com fins comerciais.

Dessa forma, desde que os créditos ao autor e ao Cosplay Brasil sejam mantidos (mantendo a marca d’água do Cosplay Brasil nas fotos e os créditos dos vídeos), os materiais multimídia podem ser utilizados em meios como canais do Youtube, fotologs, blogs, arquivos pessoais etc.

Meios de comunicação como revistas ou sites pagos não podem utilizar tais materiais gratuitamente, tendo que entrar em contato com o Conselho Deliberativo do Cosplay Brasil e tratar dos direitos autorais de reprodução antes de fazê-lo. O Cosplay Brasil tem custos, esta medida foi adotada para que nossa Comunidade possa ser auto-sustentável além de dar os devidos créditos aos membros das equipes e cosplayers. Ressaltamos que esta licença não inclui os direitos a cópia de apresentações de cosplay, sendo estas o fruto do trabalho e criativa do próprio cosplayer, único detentor de sua própria imagem e criatividade.

4) Como proteger seu próprio material

Para obter uma licença da Creative Commons para uma obra de sua autoria, como por exemplo, uma apresentação de cosplay, tutorial, matéria ou fotografia própria, basta seguir os seguintes passos:

I – Acesse o site oficial da Creative Commons

II – Escolha o tipo de obra que você deseja proteger na barra à esquerda:

Imagem

III – Caso já possua um site para publicar sua obra, escolha uma das licenças (padrão ou específica para o tipo escolhido) listadas no retângulo cinza logo abaixo da frase “Você possui seu próprio website?”. Caso contrário, escolha um dos sites de hospedagem gratuita de obras licenciadas em Creative Commons.

IV – Siga as instruções na tela para escolher seu tipo de licença.

Esperamos com isso a formalização da adoção do Creative Commons minimizar os problemas de reproduções indevidas de material, seja do Cosplay Brasil, seja dos cosplayers.

Escrito por Yan Ramos “Piobaireachd”, Comofas S/A.
Revisado por Fernanda Ribeiro “Nuriko Riki”, Conselho Deliberativo do Cosplay Brasil.
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial] Creative Commons: Direitos de imagem e reprodução

Mensagempor Black Ming » Sex Jun 19, 2009 2:08:04

Olha que legal, gostei desse tutorial. Não sabia dessa ação que o CB está tomando e apoio totalmente. Chega de termos créditos excluídos!!
Imagem
Xocante :p

Family:
Filhinha caçula: Saa
Imagem
Black Ming
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Ana Lee-chan Kiryuu » Sex Jun 19, 2009 10:27:02

Palmas pro Pio e pra Nuriko!\o/

Parabéns! Eu também uso as licenças Creative Commons sobre os meus desenhos ORIGINAIS, quando é feito por outro artista e eu ajudei(Collab) ou feito por mim mas a idéia é de outro artista eu não uso e proíbo a reprodução (Eu sei que algo de errado estou fazendo).

Anyways, podem se assegurar que o material da Cb usado por mim é mínimo e seguirei o que a licença diz!^^
Imagem

Matriarca da Família Corsair com pouco orgulho! -Q

deviantART | LiveJournal | Orkut | GPXPlus (Gotta Hatch 'em All 8D)
Ana Lee-chan Kiryuu
Vício em CB
Vício em CB

Yey

Mensagempor Tweenn Takashi » Sex Jun 19, 2009 11:02:52

Por isso nas regras da seção dicas existe o "Se for tradução, deixe claro que é uma e deixe os créditos ao original";
Pq eu tive uma tradução minha de um tutorial de asas de anjo, o qual preciso revisar para re-postar, roubado por um pseudo site.

Ps - Ótima explanação, está de parabéns!

[]'s
Takashi Tweenn.
Imagem
Tweenn Takashi
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Makoto Kresnik » Dom Jun 21, 2009 22:42:47

Gostei muito de como foi explicado!
Eu uso essa licença quando posto meus desenhos no Deviantart.
Makoto Kresnik

Mensagempor Hyo~ » Dom Jun 28, 2009 18:48:50

Aaacheei óóótimo!Bem, no meu caso, eu só irei usar quando meus desenhos estiverem prontos para serem postados no DA.
O bom é que alguns sites que trabalham com arte e etc já usam esse sistema, como o 'Recanto das Letras' mesmo, onde você pode escolher proibir a cópia pelos direitos autorais, então nem adianta Ctrl+C XD
Mas foi ótimo, Pio e Nuri! Acho ótimo ter sempre esse tipo de informação disponível, ajuda demaaais, estão de parabéns! :)
Imagem
“Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil.”

~ Hyo, Patriarca da família Corsairs ~

Hyo~
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Htordnil » Seg Jun 29, 2009 0:39:36

- Edit -

*Moderador Mode On*

Editando a mensagem para avisar que o tutorial será adicionado à Lista de Tutoriais, ignorando minhas afirmações anteriores.

Mas por ser algo realmente relevante, vou fixar o tópico na seção para que todos vejam.
O tópico continua fixo.

*Moderador Mode Off*
Htordnil

Mensagempor LD. » Qui Jul 09, 2009 19:53:04

Não sabia que isso existia.Que ótima informação.Muito bom mesmo
LD.

Mensagempor Shaitan999 » Sex Mar 12, 2010 0:59:18

isso é muito bacana pra quem gosta de publicar seus trabalhos e que eles possam ser usados para interagir, compartilhar e criar mais coisas.
è tipo uma licensa aberta, porém com ressalvas.
Praticamente tudo que publico na internet eu ponho creative commons.
STEEL ISN'T STRONG
FLESH IS STRONGER

Imagem
Shaitan999
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Zakuro » Sex Mar 12, 2010 4:29:31

Uaaahhh isso é bem legal mesmo, vou dar uma fuçada quando tiver tempo e meus olhos pararem de embaçar por causa da conjutivite u_u~
Eu sou mto chata com copyright e essas coisas, por isso eu nunca coloco desenho meu no Orkut u_u maior ciumera com as minhas coisas, sabe?
E quando é desenho original, no DA, eu SEMPRE adiciono marda d'água.

Ladrão por aí tem de monte, os bons artistas que trabalham com seu próprio suor, lágrimas, e às vezes sangue, têm que se proteger XD
- Próximo cosplay:
Projeto surpresa!

Imagem

- Pros stalkers de plantão...:
[Scanlator || MAL || DeviantArt || Twitter || Youtube || Nyah || Tumblr || WorldCosplay]
Zakuro
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Shaitan999 » Sex Mar 12, 2010 11:39:55

Só estendendo um pouco o papo sobre o licensiamento do que é postado na internet.

A maioria do povo acha que tá na internet é do mundo, nem sempre assim que funciona, mas assim que é feito. O creative commons é mais uma proteçãozinha contra os casos de pessoas LUCRANDO ou DIFAMANDO por aí usando seu trabalho original, pedaços dele ou com base nele.
Tendo o uso do creative commons você pode ter um embasamento para dar início à um processo pelos direitos intelectuais do maaterial e de seu uso, já que uma vez sobre o creative commons, teoricamente, quem usa tais materiais ao usá-lo está concordando com toda a gama de cláusulas que o creative commons representa, ou pelo menos parte dela.

É mais ou menos assim que eu vejo as coisas, não sei se é assim que acontece. Alguém aqui conhece um caso de processo embasado pelo creative commons ou por quebra dele?
STEEL ISN'T STRONG
FLESH IS STRONGER

Imagem
Shaitan999
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Re: [Tutorial] Creative Commons: Direitos de imagem e reprod

Mensagempor Lady Shiori » Seg Mar 29, 2010 19:14:41

Eu já conhecia o Creative Commons, mas só comecei a usar depois de aprender aqui x3
Anyway, uso a licença nas minhas fotos e desenhos. Uso em fanfictions também, mas quando é texto tem que tomar mais cuidado, porque vira e mexe aparece uma "adaptação" :B
W.I.P.
Minos de Griffon | Rondo | Iroha (Matryoshka ver.) | Grell Sutcliffe
Next:
Iroha (Himitsu no Hokago ver.) | Shirogane (Shadow King ver.)

Imagem

How pitiful. You souless creatures!
Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor J.Emmy-chan » Ter Mai 04, 2010 18:40:52

Interessante ^^

Os Direitos de imagem da Creative Commons é usado no DeviantART não eh??
Eu li esse tuto aqui e passei a postar meus desenhos lá ;)

Achei perfeito o/
Imagem
"Vejamos, na situação em que estamos... se eu tiver uma moto, meu remondou e meu mp3, eu sobrevivo..." Project HL - 3rdImagem
remondou: remon + budou => nome dado ao suco de limão com uva mencionado na frase
J.Emmy-chan
CBManiac
CBManiac

Localização: Sob um sol escaldante querendo um dia nublado e... to no Rio de Janeiro '-'

Mensagempor mariomoon » Sáb Jul 17, 2010 1:24:14

q interessante...
mariomoon
Newbie
Newbie

Voltar para Tutoriais