[Tutorial] Espada - versão expressa

Tópicos antigos para livre consulta

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Espada - versão expressa

Mensagempor Piobaireachd » Dom Jul 12, 2009 22:51:19

Bem, este tutorial foi inspirado por minha correria para terminar as coisas dos cosplays para o Anime Friends. Como tinha vários detalhes para terminar do meu cosplay de Braska e da armadura do cosplay de Assassin Cross do meu amigo, ambos mais complexos e detalhados, algumas partes do cosplay e Kaz acabaram ficando para "os finalmentes". Como o tempo (cronológico) é curto e o tempo (meteorológico) é desfavorável, pois as tintas e massas estão secando mais lentamente por causa do frio e da chuva, tive que fazer essa "espada" (na verdade é um taco de golf" na correria. Nesse guia metade tutorial, metade desenvolvimento, mostrarei as etapas no processo de criação acelerado de uma katana.

-----

Referência da espada original (a que fiz é a mais longa, em primeiro plano):

Índice:

1) Materiais utilizados;
2) Passo-a-passo;
3) Resultado.

1) Materiais utilizados:

- Uma folha de papel cartão de qualquer cor ~ encontrada em papelarias;
- Uma lata pequena de massa acrílica (ou um pote pequeno de pasta para modelagem) ~ encontrada em lojas de materiais de construção (encontrada em papelarias e lojas de artesanato);
- Uma lixa para massa (informe-se com o vendedor) ~ encontrada em lojas de materiais de construção;
- Um rolo de fita crepe ~ encontrado em papelarias e lojas de materiais de construção;
- Um pote pequeno de tinta PVA para artesanato branca ~ encontrada em papelarias e lojas de artesanato;
- Um pote pequeno de tinta PVA preta ou tinta nanquim escolar ~ encontrada em papelarias e lojas de artesanato;
- Um pote pequeno de esmalte vitral ou tinta acrílica prata ~ encontrada em papelarias e lojas de artesanato;
- Um pote pequeno de verniz geral – encontrado em papelarias e lojas de artesanato;
- Arame grosso ~ encontrado em lojas de materiais de construção;
- Biscuit ~ encontrados em papelarias e lojas de artesanato;
- Pincéis ~ encontrados em papelarias e lojas de artesanato;
- Lápis, borracha e tesoura ~ encontrados em meio mundo ‘-‘.

Materiais opcionais:

- EVA (caso seja necessário fazer a guarda da espada) ~ encontrado em papelarias e lojas de artesanato;
- Cola de contato ou Cascorez Extra (caso seja necessário fazer a guarda da espada) ~ econtrada em lojas de material de construção.

2) Passo a passo:

I) Desenhe o formato que sua espada deverá ter no papel cartão (desenhe também o que virá a ser a empunhadura);
II) Recorte o formato que você desenhou;
III) Usando um pedaço de fita crepe, cole o formato desenhado no papel cartão e faça outro recorte igual ao primeiro;
IV) Faça uma estrutura de arame no mesmo formato da sua espada que você cortou em papel cartão, porém um pouco menor que o recorte;
V) Cole o arame no papel cartão com fita crepe;
VI) Cole o segundo recorte no primeiro, colando as bordas com fita crepe (não cole a parte de baixo por enquanto, de forma a deixar um buraco);
VII) Através do buraco não fechado com fita crepe, preencha o espaço entre as duas partes de papel com pedaços recortados de papel cartão. Isso dará mais volume à sua arma, porém, deixando-a leve;
VIII) Feche o buraco com a fita crepe;
IX) Usando uma espátula ou as próprias mãos, passe uma demão da massa acrílica ou da pasta de modelagem sobre toda a peça;
X) Quando a massa estiver seca, lixe-a para conseguir uma superfície mais lisa e corrigir imperfeições;
XI) Misture a tinta PVA preta ou o nanquim e a tinta PVA branca até atingir uma tonalidade de cinza-chumbo (decidi usar essa tonalidade parte por vontade própria, pois acho que um cinza bem escuro permitirá que a luz reflita um pouco mais, dando assim um aspecto um pouco mais metálico e brilhante à lâmina e parte por necessidade, pois não tinha tinta PVA preta e não consegui tingir a branca o suficiente xD);
XII) Pinte toda a arma com a tinta recém misturada. Após seca, dê outra demão (pintando tudo com tinta PVA, você conseguirá, ao mesmo tempo, impermeabilizar e colorir a peça e, além de tudo, fará isso rapidamente, pois a tinta PVA não demora para secar sobre a massa). Não jogue a tinta usada fora!;
XIII) Quando a tinta estiver seca, dê uma demão de verniz geral sobre toda a peça;
XIV) Usando a fita crepe, faça o trançado da empunhadura da katana (no caso dessa espada, o trançado é apenas uma fita enrolada em toda a empunhadura de forma cruzada. Você pode aprender outra forma de fazer o trançado nesse tutorial: [Tutorial] Trançando o cabo da katana );
XV) Com o biscuit, faça os detalhes que forem necessários (no caso dessa espada, o detalhe é uma cabeça de dragão que é como se “comesse” a lâmina e a espada não tem guarda; caso sua espada a tenha, faça-o com EVA, de forma que ela fique como retratado na imagem abaixo);

Imagem

(As duas partes de EVA preto estão enroladas e coladas na empunhadura e na lâmina para segurar a guarda, em vermelho, no lugar)

XVI) Adicione um pouco mais de branco à tinta cinza-chumbo que você usou para pintar a empunhadura e os detalhes (mais uma vez, estou usando como exemplo o que eu tive que fazer no caso da espada que fiz. Pinte a empunhadura, a guarda e os detalhes da forma que for necessária, mas use, de preferência, tinta PVA e esmalte vitral para facilitar a secagem rápida);
XVII) Usando a tinta prateada, dê o “toque final” nos detalhes (no caso dessa espada, pintei o dragão com um “dégradé” de prateado para cinza escuro);
XVIII) Caso seja necessário, dê mais uma demão de verniz geral para dar mais brilho ao detalhes e partes recém-pintadas.

3) Resultado:

Fiquei bastante empolgado com o resultado da espada. Consegui fazer tudo em mais ou menos um dia, isso porque a massa, devido à chuva, demorou um pouco mais para ficar pronta. É possível fazer uma arma dessas rapidamente sem que o resultado fique muito feio. Pode ser que o material saia um pouco caro (principalmente a massa acrílica), mas, num momento de pressa, é possível fazê-la em 2 ou 3 dias e utilizá-la num evento (terminei ela hoje, no domingo, para usar na sexta-feira do Friends, sendo, devido à viagem da caravana, só posso fazer as coisas até quarta-feira pela manhã no máximo).

Imagem da espada quase pronta (falta consertar algumas falhas de pintura, realçar o dégradé e passar verniz no dragão; as fotos estão ruins porque foram tiradas com minha webcam D:):

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Piobaireachd em Seg Jul 13, 2009 2:12:19, em um total de 1 vez.
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial] Espada - versão expressa

Mensagempor Pockà ~* » Seg Jul 13, 2009 2:07:29

Adorei! 'O' Talvez tenha salvo a minha vida, digo, se o meu método não der certo xD

ps:
Você pode aprender outra forma de fazer o trançado nesse tutorial: )

Faltou o link xD
Funde shibatte tataite kette jirashite tsurushite
demo sorette boku no ai nano...

Blog | Photobucket | Orkut | FF.net | Twitter[/center]
Pockà ~*
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Piobaireachd » Seg Jul 13, 2009 2:12:57

Obrigado pelo aviso Pockà~*, já adicionei o link correto ^^
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cami » Seg Jul 13, 2009 23:02:13

Aeee \o/
Mais métodos alternativos! *corre do Htordnil 8D*

Adorei a pintura! Eu to trabalhando numa nesse exato momento (postando enquanto seca hauhau 8D), mas to sofrendo um pouco.. Pq tem q fazer o detalhe do fio e mimimi

Enfim! Parabéns Pio, ótimo tuto \o\
Está adicionado à sagaz lista das espadas~
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

SANDÁLIAS DO BLEACH, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Não tem conta no MercadoLivre ou não sabe mexer? Pode pedir pelo meu Facebook também!

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Htordnil » Seg Jul 13, 2009 23:14:32

cami escreveu:Aeee \o/
Mais métodos alternativos! *corre do Htordnil 8D*

Adorei a pintura! Eu to trabalhando numa nesse exato momento (postando enquanto seca hauhau 8D), mas to sofrendo um pouco.. Pq tem q fazer o detalhe do fio e mimimi

Enfim! Parabéns Pio, ótimo tuto \o\
Está adicionado à sagaz lista das espadas~

AI, ai Cami.... u-u
Eu sou mais eu, e o Daniel daki de Manaus também.... é só ver minhas ultimas armas com ele no AF xD

Mas o tuto está bom e simples 8D
Adicionado na lista o/
Htordnil

Mensagempor Temari » Qui Jan 14, 2010 22:09:18

Ela fica leve e resistente? E pra fazer uma espada maior, tipo uma claymore, você acha que o método funciona? Seria ótimo, pq assim daria pra fazer todos os detalhes e espadas de 1m nunca é muito leve, mesmo de papelão...
Temari

Mensagempor Piobaireachd » Qui Jan 14, 2010 22:17:13

Como a espada fica oca, ela acaba ficando bem leve, então acho que ela ficaria level para uma claymore também. Porém, como a espada é muito comprida, ela corre o risco de entortar ou dobrar, mesmo com o plástico dentro dando resistência. Você pode tentar reproduzir esse tutorial colocando uma espécie vareta de madeira ou alumínio no meio, indo desde a empunhadura até o mais perto possível da ponta. Acho que assim você diminuiria bastante o risco dela ceder. Ah, fazendo por esse método a espada acaba ficando mais frágil, então ela não é recomendada se você planejar usá-la para lutar numa apresentação ou se te der a louca e você decidir sair por aí batendo nas pessoas com a espada.
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Temari » Sex Jan 15, 2010 21:36:38

hauhauahuahauh não é minha intensão matar ninguém com ela!!!! O medo de ficar mais fragil é por causa das viagens, se ela aguenta bem. Pensei em colocar um cabo de vassoura, assim já faz a empunhadura e a lâmina faço pelo seu método.
Temari

Mensagempor Sawada-Couto » Qua Fev 23, 2011 11:52:56

isso-funciona-para-a-master-sword
Sawada-Couto

Mensagempor Sawada-Couto » Qua Fev 23, 2011 12:08:28

o-meu-outro-post-foi-uma-pergunta-porque-minha-interroga;ao-quebrou-kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sawada-Couto

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Qua Fev 23, 2011 14:31:23

sawada cuidado com o double post, se quiser adicionar algo, clique na tesoutinha e edite o post ok?

enfim...poste uma imagem da espada que você quer....mas provavelmente sim
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Voltar para Arquivo CosHelp