[Tutorial] Apresentações

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Apresentações

Mensagempor Piobaireachd » Dom Jul 26, 2009 23:53:19

Bem, recentemente eu fiz as minhas duas primeiras apresentações cosplay (Kaz de Pangya e Lord Braska de Final Fantasy X). Tendo em vista que algumas pessoas têm dúvidas quanto a isso, neste tutorial darei algumas dicas de como fazer uma apresentação.

----

Índice:

1 - Elaborando o roteiro
2 - Gravando o áudio
3 - Cenários e efeitos
4 - A hora da apresentação

1 - Elaborando o roteiro:

É nesse ponto que muitas vezes pesa o fato de escolher um cosplay baseado apenas na beleza da roupa e dos acessórios e não na afinidade por sua história e/ou personalidade. Antes de qualquer coisa, pesquise bastante. Leia informações sobre o personagem na internet, procure cenas nas quais ele aparece no anime/jogo/filme ou releia as partes onde ele aparece no mangá. Anote as falas ou guarde os vídeos/páginas/whatever que achar mais interessantes.

Em alguns casos, pode ser difícil fazer uma apresentação baseando-se nesse tipo de referências. Um caso comum é o dos personagens de MMORPGs. Como faço muitos cosplays de personagens desse tipo de jogo, tive problemas para elaborar apresentações. No caso do Kaz, de Pangya, ia ser muito estranho me basear diretamente no jogo, pois nele o Kaz basicamente é uma pessoinha que joga golf usando katanas como tacos. Para fazer a apresentação dele, pesquisei a história do jogo, geralmente negligenciada nesse tipo de jogo, e fiz uma apresentação me baseando no passado triste dele. No caso do Professor de Ragnarök, a situação era diferente. Ingame o personagem é apenas uma pessoinha que fica matando coisas que se mexem com magias multicoloridas e psicodélicas e ele não possuia uma história, já que Professor é uma classe de personagem e não um personagem propriamente dito. Nesse caso, fiz uma mixagem usando músicas de Ragnarök e fiz uma apresentação na qual minhas ações seguiam o ritmo da música, tentando expressar o estilo de jogo da classe (magia, inteligência, coisas do tipo).

Depois que você tiver todas as referências em mãos, você pode optar por reproduzir uma cena (como eu fiz com o Braska de Final Fantasy X) ou por criar algo novo baseado no que você pesquisou, fica a seu critério. Neste ponto também é importante lembrar que, mesmo que você esteja visando uma boa colocação no concurso, sua apresentação não é uma audição do American Idol fechada para os jurados. Você estará se apresentando para várias pessoas diferentes, com diferentes opiniões, formações, níveis de conhecimento etc. Por isso, evite fazer apresentações em línguas estrangeiras (até mesmo no WCS, que muitos achavam que era a "casa" das apresentações em japonês, a dupla Juno e Mãozinha provou que isso não é regra) ou usar termos de uso exclusivo da série, pois isso pode confundir o público.

No caso de apresentações livres, não se esqueça: o importante é ser criativo. Olhe bem para todas as referências que você tem e pense: há algo nele que possa ser motivo de piada? Muitas vezes uma espada que cresce indefinidamente (fonte: apresentação de Ichimaru Gin que vi no Anime Dreams 2008) ou o fato de você ter que derrotar monstros gigantes e salvar o mundo com uma chave (fonte: apresentação de Kingdom Hearts que vi no Anime Dreams 2008) pode dar espaço para comentários bastante engraçados e criativos. Também não se esqueça de que o prêmio do livre não vai para o mais engraçado sempre, mas sim para o mais criativo. Se você pensar em algo único e inovador que não necessariamente seja cômico mas que tenha ao menos uma coisinha a ver com seu personagem, trabalhe em cima dessa idéia! Cuidado também para não fazer algo "livre" demais e sair completamente fora do contexto, como por exemplo um personagem de qualquer série exceto Suzumiya Haruhi no Yuutsu dançando Hare Hare Yukai (encerramente de Suzumiya Haruhi no Yuutsu) é algo muito sem nexo e, particularmente, eu acho uma total falta de originalidade. >_<

2 - Gravando o áudio:

Caso sua apresentação tenha música ou efeitos sonoros, procure-os antes de mais nada! Pesquise no Google a trilha sonora da série que você está procurando e escolha uma música que tenha a ver com sua apresentação (você definitivamente não quer uma música que parece ter sido tirada de um programa da Discovery Kids tocando numa apresentação com um roteiro dramático, trágico, tenso ou coisas do gênero). Caso não encontre o que procura no Google (sim, isso acontece ._.), use nosso amigo aTube Catcher para remover o áudio de vídeos do Youtube e utilizá-los na sua apresentação.

Depois que estiver com a música que será utilizada em mãos, você precisará modificá-la para que se encaixe no tempo que você tem para se apresentar no evento. Para isso, eu sugiro o programa Audacity, ele faz milagres! Como esse não é exatamente o tutorial para isso, vou deixar aqui alguns links de tutoriais interessantes para o Audacity que são bem úteis ao criar uma apresentação:

[Tutorial] Gravando com o Audacity por kellycris

Tutorial Básico do Audacity
[Vídeo em inglês] Como transformar uma voz feminina em masculina
[Vídeo em inglês] Como dar um efeito "demoníaco" ou "fantasmagórico" à voz
[Vídeo em inglês] Como deixar a voz com o mesmo efeito da voz do L quando ele fala pelo computador em Death Note (voz robótica)

Quando for gravar a voz (se sua apresentação tiver voz gravada), tente não falar muito perto do microfone para evitar ruídos. Tente também falar em voz alta e clara e impostar sua voz de forma a passar a emoção devida naquele momento.

3 - Cenários e efeitos:

Se sua apresentação tiver algum cenário ou utilizar algum efeito como um poc (aquela coisinha que explode e faz voar papéis picados e coisas brilhantes do tipo ._.), nunca se esqueça de ler as regras do concurso para saber coisas como a disponibilidade ou não de tomadas e o tamanho máximo de painéis. Tente também levar um staff de sua confiança que tenha ensaiado com você e saiba quando fazer os movimentos que deve fazer. Tente também não exagerar nos efeitos, pois às vezes eles não ajudam muito e sempre há a chance deles falharem. Algumas apresentações também não pedem efeitos pirotécnicos. Coisas como "Ser (poc) ou não ser (poc), eis a questão! (dois pocs ao mesmo tempo)" não são muito condizentes com a história e a cena em questão.

4 - A hora da apresentação:

Quando subir ao palco, tente controlar o nervosismo o máximo possível para não errar na hora (falar é fácil, mas nunca se sabe quando seu dedo vai ficar paralizado por causa da tensão por alguns bons minutos como aconteceu comigo '-' ). É normal errar a sincronia, o posicionamento e/ou as expressões faciais e corporais e/ou seu dedo paralizar nas primeiras apresentações, mas não desista se algo assim acontecer! Isso é normal e, com a experiência, você vai melhorar! Nunca se esqueça também de ensaiar e tentar fazer a sincronia das suas ações e da movimentação da sua boca ser a melhor possível com o áudio da apresentação. Também tome cuidado para não ultrapassar o tempo máximo de apresentação e para montar/desmontar seu cenário!

---

Espero que o tutorial possa ajudar. Com o tempo, posso ir adicionando informações novas que forem interessantes ao guia \o/

Boa sorte!
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial] Apresentações

Mensagempor Antares_sama » Seg Jul 27, 2009 13:39:15

Interessante o tutorial, importante também ter em mente que não é você apresentando aquele texto, é "vestir" o personagem e esquecer de si mesmo, dessa forma conseguindo representar aquilo que o personagem tem a dizer.
Antares_sama

Mensagempor jrdorag » Ter Jul 28, 2009 12:17:37

heh bem bakana vai ajudar muito principalmente eu
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aiaiaiai começando vida cosplay haja trabalho huhu!

Meus Coplays:

Assassin Cross - Ragnarok - 100%
Edward Elric - Full Metal Alchemist - 100%
Seiya Pegasus - Cavaleiros do Zodiaco - 100%
Seiya Pegasus(versão Asgard) - Cavaleiros do zodiaco - 100%
Link - The Legend Of Zelda Ocarina Of Time - 100%
Link - The Legend Of Zelda Twilight Princess - 100%
Sub Zero - Mortal Kombat - 100%
Deidara - Naruto - 100%
Iron Man Mark VI - 10%
BlackStar - Soul Eater - 40%
Hitsugaya Toushirou - Bleach - 60%

xD
jrdorag
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Kura-chan » Ter Jul 28, 2009 16:43:44

Muito bem explicado e organizado, me saboreei lendo este tuto :D
Parabéns xD
Kura-chan

Mensagempor Htordnil » Ter Jul 28, 2009 17:22:25

Tutorial realmente muito bom, dicas muitos úteis aos novatos, e à alguns veterenos também, não é? ;D
Afinal, não são todos que se apresentam.

Muito bom ler um tutorial bem explicado logo na minha volta ao fórum ^^

Adicionando naquela listinha já conhecida o/
Htordnil

Mensagempor Strawberrypie Monica » Qui Out 22, 2009 18:53:53

/MORRI'

É tudo o que eu precisava *OO*
Mega-perfeitooo <333'
Strawberrypie Monica
CBManiac
CBManiac

Mensagempor KinhoO » Sex Out 23, 2009 0:26:20

Nossa!! Chegou em Otima hora pra min, 3º cosplay que irei fazer e tomei coragem para apresentar ^^

Otimo Tutorial vai me ajudar bastante õ/
KinhoO
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Ängël Ärwën » Sex Out 23, 2009 13:34:19

ótimo!
me ajudou principalmente na aprte de audio- tenho que aprender a mecher nesse audacity.
O audacity também corta as músicas? vi que dá apre ditar nele e tal, mas existe algum programa melhor para ediçãod e músicas somente, que você conheça? Esse audacity é bom apra sincronizar a faixa de voz do persoangens coma música.

Desculpa esse monte de pergunta, mas com áudio eu sou muito ruim ahahahahah
Ängël Ärwën
Artista
Artista

Mensagempor Piobaireachd » Sex Out 23, 2009 14:59:09

O Audacity também corta o áudio e faz isso muito bem ^^ Você pode cortar com precisão de centésimos de segundo, o que facilita bastante a vida :D
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Voltar para Tutoriais