[Tutorial] Interpretação de referências

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Piobaireachd » Qua Ago 05, 2009 21:42:02

Tutorial – Interpretando referências

Entendendo e adaptando imagens para o mundo real




- Índice:

1) Introdução
2) Interpretação geral
3) Interpretação especial: roupas
4) Imagens para referência

1) Introdução:

Antes de começarmos a confeccionar nossos cosplays, precisamos estudar as referências da personagem para decidirmos que materiais devemos comprar para confeccioná-los. Porém, às vezes é difícil entender do que certas partes são feitas. Para isso, nossa análise das referências deve ser bastante detalhada, buscando assim obter o resultado mais parecido possível. Nesse tutorial, serão listadas algumas características comuns em imagens que dão dicas sobre sua matéria-prima.

2) Interpretação geral:

Ao interpretar quaisquer partes de uma imagem de referência, alguns pontos devem ser levados em consideração.

~ Traços do estilo do artista nas imagens de referência:

Antes de tomar conclusões baseando-se na imagem de referência, principalmente se ela for um desenho, pesquise outras obras do mesmo artista. Pode acontecer de alguns traços de seu estilo serem confundidos com características da roupa.

Exemplificando: observe a imagem abaixo:

Imagem


Percebe o degradê na capa e no cachecol, sendo o meio mais escuro e as extremidades mais claras? Bem, observe agora essas outras duas imagens, feitas pelo mesmo artista que desenhou o personagem acima:

Imagem


Imagem


Olhe bem para o tecido amarrado no braço esquerdo do personagem da primeira imagem e para a “capa” da personagem feminina da segunda imagem. Percebe o mesmo degradê? Esse efeito na verdade não é da roupa da personagem, mas sim um estilo do artista, que pinta as extremidades mais claras que o resto do desenho.

Algumas características do traço do artista podem passar despercebidas numa imagem de referência, então tente analisar outras obras do mesmo artista antes de começar a confecção do seu cosplay para não errar nesses pontos.

~ Interpretação da cor

Ao fazer um desenho de um personagem, o artista precisa levar em consideração de onde está vindo a luz que está incidindo sobre ele para desenhar as sombras corretamente. Em alguns casos, a distribuição da luz e das sombras podem enganar e dar a falsa impressão de que uma cor é mais clara ou mais escura que é normalmente. Ao observar uma imagem, veja qual parte está mais clara e qual está mais escura e leve em consideração a cor que estiver entre as duas, pois provavelmente será a mais parecida possível com a que o designer quis expressar.

Dica: ao encontrar a cor certa das partes de um cosplay, abra a imagem de referência no seu programa de edição de imagens preferido (eu sempre uso o Paint xD). Dê o maior zoom possível na imagem e, usando a ferramenta “Selecionar cor” (o conta-gotas), escolha a cor da parte em questão. Depois, faça quadrados, triângulos, círculos ou quaisquer outras formas geométricas de seu gosto e preencha-as com a cor selecionada. Salve a imagem com as formas geométricas pintadas e imprima-a (sugiro que leve numa gráfica ou copiadora de qualidade, pois suas impressoras não desbotam as cores) e utilize-a como referência de cor na hora de escolher um tecido ou pintar alguma parte. Dessa forma, você fará a cor da forma mais parecida possível com a que estava na imagem de referência.

~ Diferenças entre anime e mangá

Muitas vezes há diferenças entre características de uma personagem entre suas versões no mangá e no anime, portanto, deve-se tomar cuidado para percebê-las e não fazer parte do cosplay baseado no mangá e parte baseado no anime. Se isso acontecer, será perdida a fidelidade às referências, pois comparando o cosplay tanto com o mangá quanto com o anime haverá partes semelhantes, mas haverá também partes diferentes. Tente trabalhar sempre com imagens de referência apenas de uma das fontes (mangá ou anime).

~ Cuidados com os padrões:

Alguns acessórios de cosplay sofrem com a padronização de sua confecção. Na maioria das vezes em que pensamos em asas, por exemplo, pensamos também em penas, mas nem sempre um cosplay pede que seu acessório seja feito daquele material que normalmente é utilizado para confeccioná-lo.

Exemplificando: observe as asas desse personagem:

Imagem


Pela textura é possível perceber que elas são feitas de penas, assim como a maioria das asas. Porém, observe as duas imagens abaixo:

Imagem


Imagem


Observe como todas as asas de anjo (exceto as pequenas da cabeça) do primeiro personagem possuem três camadas bem definidas de penas e que elas são bem lisas. Esse tipo de asa poderia ser feita de EVA, dando um efeito melhor de divisão entre as camadas e deixando-as mais lisas, sem a textura que teriam caso fossem feitas de penas.

No caso do segundo personagem, as asas são completamente lisas e possuem apenas uma camada. Além disso, é possível perceber que elas são bem finas. Neste caso, as asas também poderiam ser feitas de EVA ou de tecido, ficando mais parecidas com a imagem de referência.

3) Interpretação: roupas:

~ Interpretando as dobras:

As dobras do tecido na imagem de referência dão uma boa idéia do tipo que foi utilizado. Dobras mais arredondadas sugerem tecidos de toque mais macio, como seda ou cetim, enquanto dobras compostas por mais linhas retas indicam um tecido mais duro, como brim ou jeans.

O número de dobras também pode nos dar muitas informações. Tecidos não têm muitas delas apenas quando estão em excesso, em roupas bem largas, por exemplo. Mais uma vez a “leveza” do tecido influencia: quanto mais leve for um tecido, mais dobras ele terá.

Exemplificando: compare as duas imagens abaixo:

Imagem


Imagem


Observe as dobras da roupa do personagem da primeira imagem. Elas estão bem arredondadas e em grande número, principalmente nas mangas, indicando que o tecido é leve. No caso da personagem da segunda imagem, repare nas mangas de sua roupa. Elas estão bem lisas, com poucas dobras, e as que existem (na altura do ombro direito, por exemplo) estão retas e pouco aglomeradas, indicando que o tecido é mais pesado.

~ Interpretando a reflexão da luz:

A forma como um tecido reflete a luz pode não dizer exatamente se um qual é o tipo do tecido, mas pode ajudar em um caso específico: o do vinil. Observe a imagem da personagem abaixo:

Imagem


Observe como, nas partes vermelhas da roupa, o reflexo da luz está bem concentrado, fazendo uma linha num tom bem mais claro que atravessa todo o comprimento da peça. Esse tipo de reflexo concentrado que se estende por todo o comprimento da roupa e de cor bem clara que beira o branco geralmente indica que o tecido é vinil.

~ Interpretando as texturas

Na maior parte das vezes será a textura do tecido que te dará uma boa dica. Procure imagens de referência na maior definição possível e dê um belo zoom na parte que você deseja analisar. Para algumas imagens e referências de texturas de tecidos em desenhos, dê uma olhada na parte “Imagens de referência” no fim desse tutorial.

4) Imagens de referência:

~ Manto vermelho: couro (pode ser utilizado courino): Dante - Devil May Cry


~ Látex ou vinil: Bayonetta - Série homônima


~ Casaco: pelúcia: Cruella de Vil - 101 Dálmatas


~ Partes vermelhas: veludo: Tira - Soul Calibur
Avatar do usuário
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jan 11, 2009 2:40:25
Localização: Niterói - RJ
Sexo: Masculino

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Kim » Qua Ago 05, 2009 22:27:05

Gostei muito do tópico, apesar de achar que infelizmente poucos vão ler pela quantidade enorme de informações (e que eu achei bem úteis).

Só gostaria de acrescentar algumas coisas:

Uma coisa legal de pensar é: se fossem fazer um filme desse anime/mangá/whatever, como seria a roupa do personagem?
(ignorando casos como X-Men :P)

A outra dica é sobre a escolha do material, principalmente em acessórios como armaduras:
As vezes por mais que fique claro na imagem que a peça é de metal ou madeira, fazer armaduras com esses materiais além de trabalhoso deixa o resultado final muito pesado (e a intenção é usar o cosplay por muito tempo né?), então compensa mais fazer a peça com materiais leves e usar truques de pintura (exemplo: pátina) para atingir o efeito desejado.



Abraços!
Kim
Avatar do usuário
Kim
Newbie
Newbie
 
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Jun 27, 2008 21:10:59

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Jack MTS » Qui Ago 06, 2009 0:42:54

Ótimo tudo.

Já cometi erros citados ai por inexperiência, bom que se tenha um tuto desse de guia pra quem ta começando.




Outra dica é ouvir opinião da costureira (quando for fz um cosplay sob medida) na questão dos tipos de tecido (mais leve, mais pesados, etc).
Jack MTS
 

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Mo_Vampie » Qui Ago 06, 2009 1:09:21

Pio com seus tutos master *----*

Ultra bom, espero que não fiquem com preguiça de ler, vale muito a pena.
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Avatar do usuário
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 3909
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 19:56:33
Localização: Sampa
Sexo: Feminino

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Dkaira » Qui Ago 06, 2009 1:42:10

Excelente topico eu to fazendo um cosplay, e estou na duvida de que tecido usar mais agora ja tenho uma ideia. Thanks as dicas topico muito util
[url=http://img269.imageshack.us/i/onepiecefanbar.gif/]
Avatar do usuário
Dkaira
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada
 
Mensagens: 101
Registrado em: Ter Out 14, 2008 12:58:27
Sexo: Masculino

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Forestman » Qui Ago 06, 2009 11:23:34

Muito bom, parabéns mesmo....rico em informações bem úteis....pena que alguns terão preguiça, mas para quem quer realmente aperfeiçoar isso é ótimo...
Parabéns! xD
Imagem
Avatar do usuário
Forestman
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder
 
Mensagens: 361
Registrado em: Dom Jul 13, 2008 16:46:28
Sexo: Masculino

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor cami » Qui Ago 06, 2009 22:11:09

Muito bom mesmo! Li tudo e adorei :3
Mas é como disseram.. Infelizmente muita gente vai ficar com preguicinha e não vai ler.. Mas é a vida, feliz vai ser quem ler 8D

Bom, o Kim deu a dica da armadura, vou dar uma dica minha também, acho q tem a ver um pouco com o tópico. Usar tecidos de cor um pouco mais escuras q as das imagens! Eu pessoalmente acho q o cosplay fica mais bonitão hauhau 8D
VENDO:


ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI


Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI


Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
Avatar do usuário
cami
Moderadora
Moderadora
 
Mensagens: 2512
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 21:26:00
Localização: Algum lugar de SP~
Sexo: Feminino

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Htordnil » Sex Ago 07, 2009 1:31:40

Yey \o/

Mais um tuto pra lista |o|


*To ficando pra trás, preciso voltar à mesa de trabalhos xD *
Htordnil
 

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Nuriko Riki » Sex Ago 07, 2009 6:14:05

Tutorial lindo, super detalhado, ajuda não apenas quem tá começando como veteranos. Dúvida com referências é um dos maiores dilemas do cosplayer. :)
Imagem

RELOADING...Nakago
Avatar do usuário
Nuriko Riki
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 4508
Registrado em: Dom Set 24, 2006 16:43:17
Localização: São Paulo - SP
Sexo: Feminino

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Arymura » Ter Set 28, 2010 21:20:43

adorei seu tuto. confirmou coisas q eu jah tinha reparado e me apresentou coisas q eu ainda nao tinha reparado XD obrigada
Imagem
Avatar do usuário
Arymura
Vício em CB
Vício em CB
 
Mensagens: 587
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 9:00:09

Re: [Tutorial] Interpretação de referências

Mensagempor Ivan Uzumaki » Qua Set 29, 2010 20:18:37

Piobaireachd bem interessante o topico curti muito vai ajuda muita gente
Ivan Uzumaki
 


Voltar para Tutoriais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante