[TUTORIAL] Enfermeira do Silent Hill

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[TUTORIAL] Enfermeira do Silent Hill

Mensagempor Mia » Dom Ago 09, 2009 12:35:38

Ontem teve o Zombie Walk aqui em Brasília, só que eu não queria ir com um zumbi genérico... Inventei então de ir de enfermeira do Silent Hill e ainda convenci meu irmão a ir de Pyramid Head comigo \o/ As versões que fizemos têm muuuuitos toques de originalidade, misturamos referências e criamos mesmo - afinal, os monstros de Silent Hill representam medos, inseguranças, traumas e problemas psicológicos em geral dos protagonistas, e usamos essa premissa pra inventar moda XD. Apesar de não estarem 100% fiéis ao original, eu gostei muito do resultado!

Material

Vestido
Vestido de enfermeira branco (dá pra comprar pronto em loja de fantasia, mas eu fiz o meu; quis gastar o mínimo possível com esse cos, e como já tinha o tecido em casa - um tipo de brim branco - resolvi usar)

Chapéu
Tecido (eu usei algodão cru porque não tinha mais do branco do vestido, mas pode ser qualquer um)
Entretela colante

Máscara
Balão de aniversário (tamanho grande pra caber a cabeça)
Jornal
Cola
Pincel
Gaze

Sapato
Sapato branco ou bege (eu usei um branco que tinha aqui sobrando)

Tingimento
2 caixas de chá preto (compre a mais barata, achei aqui por R$1,70 com 12 saquinhos)
Balde
Água quente
Colher grande
Saco plástico (opcional mas recomendável)

Efeitos
Aerógrafo (opcional, mas eu usei e o efeito é maravilhoso! acredito que usar tinta bem diluída e um pincel de espuma ou pedaço de estopa ajuda a simular o efeito)
Tinta acrílica vermelha (eu fiz uma mistureba de vermelho ferrugem + carmim + sombra queimada + água pra dar cor de sangue coagulado, solte sua veia artística nisso!)
Tinta acrílica preta
Tinta para aerógrafo cor de ferrugem
Betume

Comofas

Vestido
Se você for fazer o vestido, pense em qual modelo você vai se basear: do jogo ou do filme? Eu fiz um híbrido entre os dois mas me baseei mais no filme, porque o vestido tem botões e isso me facilita a vida XD Eu não fiz as barras do vestido pra deixar um ar de desgastado, e ficou muito bom!

Todos os tutos que vi na net falam em fazer um vestido branco e tingir com chá preto. Se você ainda vai comprar o tecido, compre um bege que já adianta um passo! Eu usei branco porque era o que tinha aqui em casa e não tava querendo gastar muito nesse cos. Pensei em usar algodão cru (a cor é perfeita) mas ele é muito transparente, teria que botar forro e daria mais trabalho ainda. Mas fica a critério.

Importante: eu deixei para pregar os botões depois de tingir. Assim, pude escolher um tom parecido com o tecido já manchado, uma vez que o chá não pega no plástico do botão.

Tingimento
Essa parte foi divertidíssima! Aproveite pra tingir tudo de uma vez: vestido, gaze e chapéu (explicações mais abaixo). Eu peguei um balde grande e forrei com saco plástico preto pra não manchar. Joguei uns 5-6 saquinhos lá dentro e botei água pra ferver (deu umas 3 ou 4 chaleiras, não lembro). Misturei com uma colher grande e fui atochando a gaze e o vestido lá dentro. É pra deixar amassado mesmo! Joguei mais alguns saquinhos (não lembro quantos, vai da sua inspiração) e mais duas chaleiras de água fervendo. Deixei lá de molho e fui ver a novela XD Nos intervalos eu sempre ia dar uma mexida, trocar de lugar, essas coisas.

Imagem Imagem

Quando estiver frio o suficiente pra você pegar com a mão e não se queimar, é hora de tirar tudo de dentro e botar no forno (ahn? isso mesmo!). SEM TORCER, ponha o vestido em uma assadeira grande. Não é pra dobrar ele bonitinho, é pra deixar amarfanhado mesmo. Com o forno pré-aquecido a 150º, coloque a assadeira com o vestido lá dentro e deixe por uns 10-15 minutos. Fique de olho pra não começar a queimar! Esse processo serve tanto para fixar o chá no tecido quanto pra deixar dobras e principalmente manchas de tostadinho (marrom, não preto) no tecido. Fica LINDO! Eu fiz com a gaze também mas não achei que fez diferença. Aproveite o chá que sobrou para tingir o chapéu. É só mergulhar e deixar uns 3 minutinhos que fica ótemo!

Imagem Imagem Imagem Imagem

Tire da assadeira ainda sem torcer e pendure pra secar. Vai pingar MUITO chá, então ponha o balde embaixo ou pendure em cima do tanque (foi o que fiz). Como aqui tá na época de seca, o vestido secou da noite pro dia. O efeito ficou muito legal!

Imagem

Máscara
Essa é a etapa que deve ser feita primeiro, pois envolve secagem e isso pode demorar. Encha um balão de aniversário até ficar mais ou menos do tamanho da sua cabeça. Amarre e apoie em algo - eu enfiei a ponta em uma vasilha, dá sustentação e fica fácil de trabalhar. Corte muuuuitas tiras de jornal, não precisam ficar retinhas e podem ser compriddas - não há necessidade de fazer uma superfície lisa. Use a boa e velha mistura de cola e água. Eu usei cola Cascorez porque minha cola branca acabou XD

Imagem Imagem

Coisa linda: a máscara ficou menor que a minha cabeça ¬¬ Solução: é só cortar atrás um triângulo (do cume da cabeça até a base da nuca) e dar dois cortezinhos em cada lateral do triângulo na altura do cocuruto. Funcionou! Aí é botar a gaze prendendo com cola. Fica mais fácil se alguém fizer na sua cabeça pra ficar certinho, sem folga e sem apertar. Pra não cair cola no meu cabelo, vesti um saco plástico na cabeça COM ABERTURA PARA NARIZ E BOCA, pelamor não queremos ninguém sufocando XD Corte dois buraquinhos na altura dos seus olhos e cubra com uma camada de gaze. Você vai conseguir enxergar e as pessoas não vão ver seus olhos ^^ O mesmo pode ser feito para nariz e boca (só pensei nisso depois da máscara estar pronta o.O )

Imagem Imagem Imagem

Chapéu

Pra fazer o chapeuzinho de enfermeira, eu peguei esse molde aqui http://aviannacosplay.files.wordpress.c ... attern.gif Esse molde é metade do chapéu; é só inverter horizontalmente pra ter a outra parte. Cortei no algodão cru e com o ferro grudei entretela colante. Só depois recortei a entretela. A parte curva é um vinco e tem que ser feito! Fiz com ferro também. Mergulhei no chá preto que sobrou por uns 3 minutinhos e deixei secar. Depois de seco, é só unir os pontos pretos e vira um lindo chapeuzinho ^^

Imagem Imagem Imagem

Efeitos - sangue e envelhecimento

A parte mais divertida de todas =3 E de certa forma a mais delicada: você tem que tomar cuidado pra não ficar falso demais...

Comecei pelos espirros de sangue. Com o vermelho-sangue-coagulado bem líquido, embebi uma trincha e atirei aleatoriamente no vestido (agora com os botões pregados - abotoe-os para fazer os efeitos), sapato e chapéu. Não ponha demais ou faça muito simétrico, entre ensangüentado e artificial a diferença é sutil ^^ Não se esqueça de fazer atrás do vestido e também nas laterais, em cima da costura.

Na máscara, peguei tinta acrílica preta diluída em água e pintei as dobras da gaze. Isso dá efeito de profundidade, e embora pareça meio esquisito no começo o resultado fica muito bom.

Para manchas mais difusas de sangue, usei o aerógrafo com tinta vermelho ferrugem. Fiz manchas aleatórias em tudo, lembrando sempre das costas e das laterais do vestido!

Por fim, o efeito de envelhecido/sujo fiz com aerógrafo e betume. No vestido, concentrei mais na barra da saia e das mangas para dar efeito de carbonizado.

Maquiagem

Dessa vez a minha branquelice foi útil XD Só tive que fazer as veias nas pernas, braços e colo. Fiz com lápis de olho preto (na verdade pedi pra minha mãe fazer, é bem difícil fazer sozinha atrás das pernas, no cotovelo...). Dica: se você não tiver spray fixador de maquiagem (como eu), spray fixador de cabelo também serve!

Resultado final

Imagem Imagem
Editado pela última vez por Mia em Seg Ago 10, 2009 0:12:44, em um total de 1 vez.
Mia

Re: [TUTORIAL] Enfermeira do Silent Hill

Mensagempor Lavi honne » Dom Ago 09, 2009 22:04:58

ADOREII manow <3'
Lavi honne

Mensagempor Forestman » Seg Ago 10, 2009 21:01:27

Muito bom! Parabéns!
Mas tenho uma impressão q a máscara deve dar uma sufocada bruta.... kkkkk
Di boua...Ficou igual!
xD
Imagem
Forestman
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Mia » Seg Ago 10, 2009 23:27:15

Olha que nem sufocou tanto quanto parece... Claro que ficou quente e abafado, mas nada desesperador ^^

Um detalhe que eu esqueci: a tinta para aerógrafo tem que ser diluída em aguarrás ou thinner. Algumas já vêm prontas para uso, mas no caso da tinta vermelho ferrugem eu tive que diluir um pouco.
Mia

Mensagempor Cla-chan » Seg Ago 10, 2009 23:37:57

Meu deus, um tuto de um cosplay inteiro! (:
parabéns mia, adorei o resultado. Valeu pelo tuto ^_^
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Mia » Seg Ago 10, 2009 23:52:01

Cla, foi um cosplay tão fácil e rápido de fazer que não pude resistir à idéia de fazer um tuto inteiro XD Agora to criando coragem pra escrever o tuto do capacete do Pyramid Head...

Obrigada pelos elogios pessoal ^^
Mia

Mensagempor sasaza » Ter Ago 11, 2009 12:41:14

com o chá da pra por um pouquinho de café tambem :3 oouu antes do forno, passar um pouco de agua de café em algumas partes do vestido pra dar efeito legal *-* ( fiz assim SUIAHOIDH e ficou legal u-u) mas o tuto é otimo, principalmente o negocinho do quepezinho ( vulgo chapeu xD) *-* util pra caramba!
Imagem
Imagem

[mostrar spoiler]

sasaza
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Htordnil » Ter Ago 11, 2009 16:12:38

E o tuto vai ser adicionado à lista ;D
Htordnil

Mensagempor Anne » Ter Ago 11, 2009 16:47:32

Tutorial simplesmente magnífico, Mia.

Arrasou, gatz! :P
Anne

Mensagempor Nuriko Riki » Ter Ago 11, 2009 16:56:24

Meu Deos. Maravilhoso esse tutorial, Mia. Tô bege.

Só faço uma observação quanto a fidelidade: não ser 100% fiel, não deixa de ser cosplay, você só puxou mais pra vertente americana que usa criatividade em cima de personagens da mídia, e particularmente eu... ADORO! Aqui no Brasil temos uma influência muito forte da vertente japonesa que são literalmente os copy + paste de reprodução mega fiel de um personagem.

Parabéns mesmo pelo tutorial e por compartilhar com as pessoas as técnicas que você usou, amo isso no cosplay: ajudar outros a também criarem cosplay.
Imagem

RELOADING...Nakago
Nuriko Riki
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Piobaireachd » Ter Ago 11, 2009 17:11:39

Parabéns pelo tutorial Mia, ele ficou muuuuito bom!

Com certeza vou usar a parte do chá preto num outro cosplay @___@
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor kellycris » Ter Ago 11, 2009 18:56:40

Tuto ótemoo! 100% aproveitável tambem, essas dicas são tudo!
Parabéns ficou lindona! ^^=
kellycris

Mensagempor Mia » Ter Ago 11, 2009 21:17:55

Nuriko Riki escreveu:Parabéns mesmo pelo tutorial e por compartilhar com as pessoas as técnicas que você usou, amo isso no cosplay: ajudar outros a também criarem cosplay.

Essa é a minha forma de tentar retribuir os inúmeros tutoriais que já me ajudaram ^^ Todo mundo já foi iniciante e bateu cabeça pra tentar fazer algo legal. E eu adoro compartilhar idéias, conhecimentos e experiências. Como uma vez ouvi: conhecimento dividido é multiplicado \o/

Eu também acho super válido adaptar cosplays de acordo com as necessidades e/ou com a vontade. Claro que é gratificante fazer igualzinho (dá um orgulho!!!) mas também é importante a gente se sentir confortável! E é super charmoso dar um toque pessoal ao cosplay, eu pelo menos acho.

Que bom que gostaram do tuto <3
Mia

Mensagempor Nalu » Qua Ago 12, 2009 3:07:23

Eu simplesmente amei esse tutorial!
E a parte do chá preto foi muito boa!

Ameeei :D
Once I ran to you, now I run from you...
Nalu
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor cami » Qua Ago 12, 2009 14:31:56

Adorei essas técnicas de envelhecer o tecido! Acho q já disseram acima.. mas dá pra fazer com café também não? Acho q já tive q fazer isso na escola (artes D:) mas eu era muuuito pequena.

Muito legal, tutorial de cosplay inteiro pela primeira vez aqui (?)
Parabéns :B
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora