[Tutorial/Dicas] Guardando cosplays

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial/Dicas] Guardando cosplays

Mensagempor Lady Shiori » Sex Dez 25, 2009 15:58:04

Já vi muitas pessoas com problemas para guardar seus cosplays, seja por falta de espaço ou por qualquer outro motivo. Sou cosplayer e cosmaker, já passei por muitas situações desse tipo e sei como é chato. Então, peguei as soluções que já vi aqui no fórum, juntei com minhas próprias ideias e TÃ-DAAM x)
O tutorial ficou bem mais longo do que eu imaginei, porque eu quis arrumar uma solução para cada caso. Está dividido em seções, caso tenha uma dúvida específica, aperte ctrl + f e seja feliz -q
Seu problema não está aqui ou você tem uma ideia melhor sobre como guardar tal coisa? Mande uma MP ou responda o tópico que eu terei o maior prazer em responder. Chega de encheção de linguiça, vamos lá \o/

(Editado em 26/12)

>> Seções
---> Roupas
---> Roupas delicadas (como vestidos cheios de babados e fitas, roupas de tecido frágil, roupas com armação etc)
---> Armaduras
---> Peças de armadura (quando a armadura não é de corpo inteiro)
---> Sapatos
---> Perucas
---> Asas
---> Armas
- Armas pequenas (shurikens, kunais, facas, pistolas etc)
- Armas médias (katanas, arcos e cajados menores)
- Armas grandes (cetros, báculos, foices, espadas grandes, cajados compridos etc)
---> Acessórios
---> Lentes de contato
---> Considerações finais

>> Roupas
Em todos os 4 casos, eu estou falando para colocar o cosplay em uma embalagem plástica tipo as de edredom. Isso é para evitar o mofo e ataques de traças, ácaros e outros insetos sortidos que infernizam a vida de qualquer cosplayer. Caso for colocar em sacos, mesmo lacrados, tem que pôr naftalina sim, infelizmente.
Antes de guardar, não importa o jeito que for guardar, passe a roupa com o ferro não tão quente. Assim, mesmo que dobre, a roupa não vai estar tão amassada se você tiver que sair correndo para o evento x) E, obviamente, assim que despir o cosplay, examine cuidadosamente a roupa para ter certeza que não está suja ou manchada!

- Caso 1: depois de usar um cosplay, você geralmente não o usa mais. E não tem espaço no guarda roupa, porém tem armários espaçosos e/ou gavetas livres.
Nesse caso, ao guardar o cosplay que você está usando na época, não o coloque num lugar de difícil acesso. É sempre bom separar um cantinho no guarda roupa (e não nos armários em cima dele) para colocar o cosplay que você está usando na época.
Eu guardo as roupas dos cosplays em embalagens plásticas, aquelas de edredons, que também podem ser compradas sozinhas. É só dobrar direitinho as peças e colocar dentro. Daí, é só pôr a embalagem num armário ou gaveta. Se você não tiver essas embalagens e não quiser comprá-las, dá para fazer no mesmo esquema e guardar sem o plástico. Mas, para não mofar nem ser atacado pelas traças, o cosplay pode ser colocado em uma sacola plástica (tipo aquelas azuis de lixo) e lacrado com durex, mas aí tem que colocar naftalina no armário ou gaveta.

- Caso 2: você usa os seus cosplays várias vezes, e os alterna.
Dá para usar os dois métodos do caso 1. Porém, vai surgir o problema de achar e pegar o cosplay que está enfiado no meio de tantos outros. Se só pode guardá-los em armários, coloque as embalagens plásticas ou os sacos na vertical ao invés de empilhar, além de pôr uma etiqueta com o nome do personagem em cada um, de um jeito que fique visível. Assim, é só escolher o cosplay e puxá-lo, sem precisar ficar catando. Se for guardar em uma gaveta, coloque os que você usa mais em cima, e os que usa menos embaixo.

- Caso 3: você tem bastante espaço livre no guarda roupa.
Eu particularmente não gosto muito de misturar cosplay com roupa comum, mas vamos lá. Quando há espaço sobrando no seu guarda roupa, é uma boa ideia comprar alguns cabides e pendurar as roupas de cosplay. Elas ficam sempre desamassadas e arrumadas assim. Porém, separe os cosplays das outras roupas, evitando misturá-los, pois isso vai complicar sua vida na hora de pegar uma roupa normal para vestir.

- Caso 4: você tem espaço no guarda roupa, mas não para todos os cosplays.
Separe os cosplays mais frágeis e os maiores e coloque-os em cabides (tentando não misturá-los com as roupas do dia a dia). Depois, pegue os cosplays restantes, coloque em embalagens ou sacos plásticos (ver caso 1 de roupas) e guarde em um armário ou gaveta.

>> Roupas delicadas (como vestidos cheios de babados e fitas, roupas de tecido frágil, roupas com armação etc)

- Caso 1: você tem espaço no quarto, na sala ou em outro lugar.
Compre um manequim de costureira. Mas só faça isso se puder gastar. No Mercado Livre os de corpo inteiro mais baratos são cerca de R$130. Dependendo de onde você vive, dá pra achar partes de manequins velhos no lixo e montar o seu próprio Frankenstain xD

- Caso 2: você tem como liberar espaço para colocar mais um cabide no seu guarda roupa.
Esse sempre é o melhor jeito. Dobrar uma roupa delicada pode amassá-la e estragá-la, e passar a ferro piora a situação. Se der para apertar um pouquinho as suas roupas no guarda roupa, pendure o cosplay em um cabide e coloque-o lá, pois assim ele sempre vai estar arrumado e desamassado. Se possível, mantenha-o dentro de um daqueles plásticos que vem nas roupas que a gente manda lavar na lavanderia a seco.

- Obs.: Os sapatos desse tipo de cosplay podem ser guardados em sacos plásticos e colocados perto da roupa, ou então guardados juntos com os sapatos do dia-a-dia.

>> Armaduras

- Caso 1: você tem espaço no quarto, na sala ou em outro lugar
Compre um manequim de costureira. Mas só faça isso se puder gastar. No Mercado Livre os de corpo inteiro mais baratos são cerca de R$130. Dependendo de onde você vive, dá pra achar partes de manequins velhos no lixo e montar o seu próprio Frankenstain xD

- Caso 2: o espaço livre na sua casa é pouco e você não quer gastar tanto.
Guarde a armadura em uma caixa. Mas não vá socando tudo dentro! Passe numa loja de tecidos e compre TNT de qualquer cor. O preço vai de 1 a 3 reais o metro, e em alguns lugares o TNT branco sai mais barato que o colorido. Tente negociar com o vendedor. Pelos meus cálculos, uma armadura completa deve precisar de uns 5 metros (talvez menos), o que fica entre 5 e 15 reais. Enrole peça por peça da armadura no TNT e coloque-as na caixa. No lugar do TNT, você pode usar jornal, mas a tinta do jornal pode manchar a armadura, então pense bem! Ponha as peças mais fortes embaixo e as mais frágeis em cima. Não esqueça de preencher com jornal as peças ocas, como os braçais, as grevas e o elmo ou capacete.

- Obs.: Armaduras são ruins de guardar, tomam espaço demais e estragam com qualquer coisa. Então, se você não for mais usar a sua, já considerou a ideia de vendê-la? Armaduras completas bem feitas valem bastante no mercado de cosplay, e o dinheiro que você ganha com ela talvez já seja suficiente para pagar o próximo cosplay (foi só uma sugestão, quem não quiser vender pode guardá-la com as dicas aí em cima ^^)

>> Peças de armadura (quando a armadura não é de corpo inteiro)

- Caso 1: você não tem espaço no guarda roupa, porém tem armários espaçosos.
Nesse caso, é interessante enrolar as peças em TNT (como no caso 2 de armaduras) e guardá-las junto com as peças de roupa, na mesma embalagem plástica ou saco plástico (ver caso 1 de roupas).

- Caso 2: você não se importa que as peças do cosplay estejam separadas e tem pouco espaço livre em casa.
Enrole as peças em TNT e guarde-as numa caixa (ver caso 2 de armaduras), sempre lembrando de preencher as peças ocas com jornal e deixar as peças mais fortes sempre embaixo.

- Caso 3: capacetes
Você pode guardar o capacete do mesmo jeito que guardaria outra peça de armadura. Porém, para diminuir o risco de arranhar uma parte do cosplay que todo mundo vai prestar atenção, você também pode usar uma cabeça de manequim ou fazer um suporte simples com uma bola de isopor, palitos de churrasco e um pedaço de isopor grosso.

>> Sapatos
Como a gente pisa com o sapato em um chão que todo mundo pisa, não dá pra guardar eles diretamente junto com as roupas. Se for pôr no guarda roupa, coloque eles em um saco plástico.

- Caso 1: o lugar onde você guarda os seus sapatos tem espaço livre.
Guarde os sapatos de cosplay junto com os seus. Já que você não vai usá-los tanto, pode colocá-los mais atrás. Ah, coloque jornal dentro deles para que não percam a forma.

- Caso 2: você não pode colocar os sapatos de cosplay junto com os do dia-a-dia e quer que eles fiquem junto do resto da fantasia.
Coloque jornal dentro dos sapatos para manter a forma e coloque-os em sacos plásticos. Depois disso, guarde-os na embalagem ou saco (ver caso 1 de roupas) onde estão as roupas.

- Caso 3: você fez uma capa para um sapato e não sabe onde pôr a capa.
A melhor coisa é guardá-la junto com a roupa. Geralmente você pisa no chão direto com a capa (mesmo que tenha uma sola colada nela), então ponha a capa num saco plástico para não sujar as roupas.

>> Perucas

- Caso 1: você tem prateleiras ou mesas livres.
Nesse caso, o melhor é colocá-las em suportes. Cabeças de manequim são caras e podem alargar o elástico, então faça um suporte simples e útil em casa: compre bolas de isopor ligeiramente menores que a sua cabeça e ponha as perucas nelas. Para a “cabeça improvisada” ficar em pé, espete uns 5 palitos de churrasco na parte de baixo da bola e enfie a outra ponta deles num pedaço pequeno e bem grosso de isopor. Reforce com durex para ficar bem preso.

- Caso 2: você tem perucas demais para conseguir colocar todas em prateleiras.
Separe as perucas com penteado fixo e as mais frágeis e coloque-as nas prateleiras, sempre tentando deixar a maior quantidade possível delas em suportes. As perucas que sobrarem, você as enrola (sem apertar muito e sem dobrar os fios) cuidadosamente e as coloca em sacos plásticos lacrados. Eu guardo as minhas em sacos de TNT (você mesmo pode comprar o TNT e costurá-lo para fazer os sacos), que são mais macios, mas os sacos plásticos também servem. Depois disso, guarde o saco com a peruca com cuidado, e EVITE AO MÁXIMO colocar pesos em cima dela, a não ser que você queira que elas amassem completamente! Evite também colocar uma peruca em cima da outra. Não causa muito dano mas é sempre bom prevenir. Além disso, quando você tirar a peruca do saco, não adianta muito, ela vai estar um pouco amassada. Por isso, sempre retire-a do saco pelo menos três dias antes do evento (quanto maior a peruca, de mais tempo ela precisa) e pendure-a pela touca em algum lugar, para que ela desamasse (as minhas perucas são de kanekalon japonês e isso sempre deu certo. Caso você tenha outra ideia ou isso não funcione com você, me avise que eu conserto aqui), ou tire-a um dia antes para pentear e desamassar com calma.

- Caso 3: você não tem prateleiras ou mesas livres para colocar os suportes.
As perucas de penteado fixo, que vêm modeladas, precisam ser guardadas em suporte ou vão estragar a forma, não tem jeito. Aí vai da situação de cada um, mas você vai ter que achar um lugar para pôr o suporte ou pendurar a peruca modelada (NUNCA pendure a peruca pelos fios! Sempre pela TOUCA!), mas elas não podem ser postas em sacos. No caso das outras, faça do mesmo jeito que eu falei logo ali em cima: enrole-a cuidadosamente, sem apertar ou dobrar, coloque em um saco plástico lacrado (eu prefiro os de TNT, mas tanto faz) e guarde com cuidado, sem colocar peso NENHUM em cima, nem que seja outra peruca.

>> Asas

Como diria minha colega, bem vindo ao inferno. Antes de qualquer coisa, saiba que guardar asas é tão chato quanto armaduras, só não é pior por causa do tamanho. O jeito de guardar depende da resistência, do tamanho e da quantidade das asas, da organização do seu quarto (ou o lugar que você for guardar), da sua quantidade de paciência para cuidar das asas e por aí vai. Além disso, se tem algo que eu aprendi à força com relação a guardar asas, é que você TEM que protegê-las e que elas VÃO SIM amassar, e amassar bastante (se não protegê-las, vão amassar ainda mais). Por isso, de 15 em 15 dias mais ou menos, tire as asas da proteção, sacuda-as um pouco com cuidado para não soltar penas e pendure-as em algum lugar por um dia, para que as penas se soltem. E sempre que for usá-las, tire-as da proteção pelo menos duas semanas antes, para que elas voltem ao normal e para dar tempo de trocar as penas quebradas e consertar qualquer coisa. Eu montei um mini-tutorial de como proteger asas, veja o “Obs” abaixo.

- Obs.: como proteger as asas.
Sempre faça isso antes de guardar as asas! Para protegê-las, pegue sacos de lixo, aqueles grandes e compridos, e vá usando-os para enrolar as asas (não as enfie dentro dos sacos), com durex para prender um no outro. Lembrando, não cole o durex nas asas! O durex é para prender um saco no outro, e não colar o saco nas asas! Faça várias camadas de sacos, mas não deixe apertado. Depois disso, é só guardar.

- Caso 1: duas, quatro, seis ou outro número de asas, porém todas são totalmente abertas.
Proteja as asas e guarde-as atrás da cama, guarda roupa ou outro móvel. O melhor lugar para guardar asas abertas, pelo menos na minha opinião, é atrás de algum móvel. Por isso, NUNCA, NUNCA, mas NUNCA EMPURRE O MÓVEL! SE FIZER ISSO, PODE DAR ADEUS ÀS SUAS ASAS!

- Caso 2: qualquer número de asas, porém elas são parcialmente ou totalmente fechadas.
Ao proteger as asas, preencha os espaços entre elas com sacos. Depois, enrole-as com outros sacos. Guarde-as no canto da parede, dentro do armário ou guarda roupa ou embaixo da cama. Por não formarem um ângulo de 180 graus, não dá para guardar atrás de móveis. Porém, NUNCA ponha peso em cima delas nem aperte-as em algum lugar, isso amassa a armação e acaba com o formato! Se não cabe ali, não cabe, ache outro lugar, mas não force! Já perdi um mês de trabalho por ter tentado enfiar as asas da Alexiel no guarda roupa, o arame vergou e uma das asas acabou rasgando!

>> Armas
Antes de guardar as armas, sempre as proteja (use o mini-tutorial de como proteger asas que está logo ali em cima, mas no caso das ARMAS também pode usar TNT ou jornal), senão elas podem quebrar, sujar, arranhar, sair a tinta, e a lista de desastres é meio grande. Não faça igual a um amigo meu, que guardou o arco de massa acrílica (que orgulho, ver meus amigos seguindo meus ensinamentos 8D) no meio das outras coisas sem proteger antes e teve que fazer outro correndo, porque o primeiro acabou quebrando!

---> Armas pequenas (shurikens, kunais, facas, pistolas etc)
- Caso 1: você não quer que o cosplay fique espalhado.
Nesse caso é interessante proteger a arma com TNT ou jornal (o jornal pode manchar o cosplay) e guardá-la na mesma embalagem ou saco do cosplay. Se o cosplay fica pendurado em um cabide, ponha a arma em um saquinho pequeno e pendure-a no mesmo cabide. No caso das pistolas, como geralmente são frágeis e de isopor, faça um coldre (de papel, tecido, EVA, qualquer coisa) e mantenha a arma dentro. Aqui no fórum tem um tutorial de coldres de papel, dê uma procurada que você acha.

- Caso 2: você não liga que o cosplay fique espalhado e quer guardar todas as armas juntas.
Separe uma gaveta bem grande (se for só para armas pequenas, a gaveta pode ser menor) ou um canto no armário e mantenha todas as armas pequenas e médias (as grandes devem ser guardadas em outro lugar, veja mais embaixo) lá. Não esqueça de protegê-las com TNT ou jornal antes de guardar.

---> Armas médias (katanas, arcos e cajados menores)
Não dá para guardar katanas e arcos junto do resto do cosplay, a não ser que você tenha guardado o cosplay em uma embalagem ou saco bem grande ou não se importe de pendurar a arma no mesmo cabide. Lembrando, arcos geralmente são mais frágeis do que katanas (dependendo do material), sem falar nas flechas. Então, faça uma aljava (basicamente, um saco de tecido) e mantenha o arco e as flechas dentro dela. Além disso, evite deixar as katanas na vertical, pois elas podem cair, já vi gente que perdeu katanas boas porque elas caíram por estarem na vertical e racharam.

- Caso 1: você quer guardar todas as armas juntas.
Separe uma gaveta bem grande (as armas médias devem caber lá dentro com folga e não podem ficar na diagonal) ou um canto no armário e mantenha todas as armas médias e pequenas (as grandes devem ser guardadas em outro lugar, veja mais abaixo) lá. As armas devem ser protegidas com TNT ou jornal antes de guardadas.

---> Armas grandes (cetros, báculos, foices, espadas grandes, cajados compridos etc)
Por causa do tamanho delas, vai ficar bem difícil guardar as armas grandes junto com as médias e pequenas, já que as maiores às vezes têm que ficar na vertical. Antes de qualquer coisa, proteja as armas. Não precisam ser tão protegidas, porque não vão ficar socadas nos lugares, mas proteja-as mesmo assim, só por precaução. Por causa do tamanho, as armas grandes são difíceis de colocar deitadas, mas se possível, não as coloque em pé.

- Caso 1: você tem um armário beeeem alto ou beeeem largo e dentro dele tem espaço suficiente para deixar as armas de modo que não fiquem espremidas.
Se possível, coloque as armas deitadas. Senão, pode pôr em pé mesmo. Lembrando que as pontas das armas não devem ficar apertadas contra os lados do armário. Apenas proteja as armas (se tiver outras coisas no armário, proteja com mais TNT/jornal/sacos/sei lá) e as coloque lá. Tente deixá-las juntas.

- Caso 2: sua cama ou guarda roupa ou outro móvel é encostado(a) na parede e é largo(a) o bastante para as armas caberem atrás.
O melhor é fazer exatamente isso (se tiver um par de asas ou outra coisa do tipo guardada atrás do móvel, não tem problema, só não esprema tudo), pois elas não vão correr o risco de quebrar e vão ficar todas juntas, além de não prejudicar a estética do cômodo. Proteja as armas (lacre a proteção, para os insetos não entrarem) e coloque-as atrás do móvel. As pontas não podem ficar sobrando dos lados (vai que alguém tropeça e quebra?). Além disso, por Kami-sama, NÃO EMPURRE O MÓVEL >.<

- Caso 3: nenhum dos casos acima se encaixa na sua situação.
Bem, aí não tem jeito. Já que você não vai deixar largado por aí (tenha um pouco de consideração com o seu trabalho -.-), junte as armas grandes e as coloque em pé, encostadas no canto de uma parede. Não precisa protegê-las nesse caso, já que não vão ficar enfiadas em algum lugar. Só tome cuidado para não apertar nada em cima delas.

>> Acessórios
Por acessórios, eu quero dizer jóias e bijouterias. Para luvas, bandanas, meias, cintos e coisas do tipo, o melhor é manter junto do cosplay.

- Caso 1: você não gosta que os cosplays fiquem espalhados.
Arranje um saquinho (aqueles de pano que vêm com as bijouterias são os melhores), junte todos os acessórios daquele cosplay dentro dele e guarde o saquinho junto com o cosplay.

- Caso 2: você prefere manter todos os acessórios de cosplay juntos.
Pegue uma caixa de bijouterias ou uma caixa qualquer e guarde todos os acessórios de cosplay nela. Para não dar confusão quando for pegar alguma coisa, separe os acessórios de acordo com o cosplay.

- Caso 3: você usa seus acessórios de cosplay no dia a dia.
Nesse caso, simplesmente guarde os acessórios de cosplay junto com os seus outros. Só que você vai ter que se lembrar quais são os de cosplay quando for usá-los xD

>> Lentes de contato
Lentes não ocupam espaço. Porém, como geralmente o cosplayer tem umas quinhentas lentes, é melhor deixá-las todas juntas, em algum lugar no banheiro (não as coloque enfiadas junto do cosplay, você vai ter que tirá-las toda semana para limpar), e de preferência ponha cada par em um porta lentes, aquelas caixinhas próprias para lentes de contato. Mas depois de tirá-las da caixa original e colocá-las no porta lentes (ou onde seja), cole no porta lentes uma etiquetinha com o prazo de validade >.<
Além disso, lentes de contato devem ser cuidadas no mínimo uma vez por semana para durarem até o fim da validade (meu oftalmologista que disse). Como?
Você vai precisar de soro fisiológico e soro especial para lentes (se não puder comprar o soro especial, o fisiológico pode substituí-lo. Mas mesmo que compre o especial, você vai ter que ter o soro fisiológico também!). São dois procedimentos, um para quando você vai usar as lentes e outro para quando você for só limpá-las. Meu oftalmologista me ensinou os dois, e eu expliquei ambos logo aqui embaixo:

- Limpando as lentes (manutenção semanal)
0 – Antes de qualquer coisa, as lentes devem sempre estar mergulhadas no soro especial para lentes. Ou seja, o porta lentes tem que estar sempre cheio com o soro, e as lentes dentro dele -.-
1 – Lave as mãos muito bem lavadas!
2 – Pegue as lentes com cuidado, sem dobrar, e coloque-as na sua mão. Jogue fora o soro que estava no porta lentes.
3 – Limpe uma lente de cada vez pingando algumas gotas do soro especial para lentes. Vire-as e limpe o outro lado também.
4 – Sem tirar as lentes da sua mão, use a outra mão para lavar o porta lentes com água e sabonete (não deixe nenhum resquício de sabonete nele).
5- Encha o porta lentes com o soro especial e coloque as lentes nele.

- Limpando as lentes para usá-las
1 – Lave as mãos muito bem lavadas!
2 – Pegue as lentes com cuidado e lave-as com o soro FISIOLÓGICO, do mesmo jeito que eu falei logo ali em cima.
3 – Ponha as lentes e seja feliz xD
4 – Depois de usá-las, antes de tirar do olho, jogue fora o soro do porta lentes e lave-o com água e sabonete (não deixe resto de sabonete nele). Depois disso, encha o porta lentes com mais soro especial para lentes.
5 – Lave as mãos de novo u.u
6 – Tire as lentes e lave-as com o soro especial para lentes.
7 – Guarde as lentes no porta lente.

>> Considerações finais
No meu computador, o tutorial ocupou 7 páginas no word xD *dedos protestando*
De qualquer forma, gosto bastante de escrever tutoriais e acho que esse aqui vai ser de utilidade pra muita gente. Confesso que, como (ainda) não tenho tanta coisa assim para guardar, não testei algumas das soluções. Se você tentar uma delas e não der certo, me avisa que eu arrumo. A mesma coisa para sugestões ;)
Bem, não reparem na quantidade de vezes que eu falei para proteger o cosplay. Tenho trauma de coisa quebrada em véspera de evento, e é bem melhor gastar 20 minutos protegendo um cosplay do que vários dias e mais dinheiro para fazê-lo de novo.
Tem algumas coisas aqui (como TNT, soro fisiológico, soro para lentes, sacos de lixo, embalagens plásticas, manequins etc) que vocês provavelmente não têm em casa. Bem, eu tentei dar outra alternativa para as coisas caras, e o resto delas é realmente barato, mas não posso dar ideia de preço porque em cada lugar o custo é diferente.

Thanks à Cla-chan e à ladyxzeus por terem colaborado com sugestões (:

É, acho que é só (inner: SÓ? -.-). Kissus e sayonara o/
Editado pela última vez por Lady Shiori em Sáb Dez 26, 2009 17:05:29, em um total de 2 vezes.
W.I.P.
Minos de Griffon | Rondo | Iroha (Matryoshka ver.) | Grell Sutcliffe
Next:
Iroha (Himitsu no Hokago ver.) | Shirogane (Shadow King ver.)

Imagem

How pitiful. You souless creatures!
Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial/Dicas] Guardando cosplays

Mensagempor Cla-chan » Sáb Dez 26, 2009 1:01:42

ufa, li tudo!
Gostei das dicas sim (: principalmente da parte de fazer um suporte para a peruca. Mas mesmo assim, ainda prefiro que fiquem em sacos plasticos, para não acumular pó, nem nada. E não acho que colocar uma peruca em cima da outro vá estragar o_o ainda mais quando são perucas curtas...
Também tenho perucas japas (chinesas, na verdade, por que TUDO hoje em dia é feito na china, até perucas de kanekelon japones, dik) e não tiro 4 dias antes da redinha para não ficar amassadas. Tiro um dia antes só pra pentear com calma mesmo....

Ah, dik: antes de guardar seu cos, vê se não tem nenhuma sujeirinha nem nada, por que depois você vai pegar o cosplay pra usar no dia seguinte, e vai ter aquela mancha de mupy nele, e você não vai poder usa-lo. E acredite, se isso acontecer, vai chover 3 dias seguidos para seu cosplay lavado não secar.
Cla-chan
CBManiac
CBManiac

Mensagempor ladyxzeus » Sáb Dez 26, 2009 1:20:48

Muito bom!

Só uma cena, em relação a por lentes... Soro fisiológico mata os olhos, o melhor é usar daqueles que vendem nas lojas de optometrista, próprias para lentes, para lavar e guardar. Sabonete também é perigoso, porque pode estragar algumas lentes, sobretudo as de "ver" que têm componentes proteicos, por isso o melhor é despejar um duche da solução salina, água e outro duche. Depois encher. /cegueta com lentes há quase uma década xD

E outra nota: obedecer sempre ao prazo de validade. Nem que seja por um dia, estamos a falar dos olhos aqui!

E já agora mais outra! Antes de guardar roupa, engomar. Assim mesmo se ficar um bocado apertada dentro do armário estará "usável" para uma urgência. Extra naftalina no cosplay também, que as traças têm uma preferência por golas e pelo peito da roupa xD

E alternativa para manequim... *aherm* Roubar um. A sério. Eu pelo menos vejo frequentemente bocados de manequins abandonados no lixo, por isso estou a apanhá-los para fazer o meu próprio frankenstein. =) Para a maioria das coisas basta o torso, though, é só para manter a roupa "de pé" com forma. ;)

Waratte oemashou sore ha chiisana na inori
...
ladyxzeus
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Lady Shiori » Sáb Dez 26, 2009 17:05:46

Cla-chan escreveu:ufa, li tudo!
Gostei das dicas sim (: principalmente da parte de fazer um suporte para a peruca. Mas mesmo assim, ainda prefiro que fiquem em sacos plasticos, para não acumular pó, nem nada. E não acho que colocar uma peruca em cima da outro vá estragar o_o ainda mais quando são perucas curtas...
Também tenho perucas japas (chinesas, na verdade, por que TUDO hoje em dia é feito na china, até perucas de kanekelon japones, dik) e não tiro 4 dias antes da redinha para não ficar amassadas. Tiro um dia antes só pra pentear com calma mesmo....

Ah, dik: antes de guardar seu cos, vê se não tem nenhuma sujeirinha nem nada, por que depois você vai pegar o cosplay pra usar no dia seguinte, e vai ter aquela mancha de mupy nele, e você não vai poder usa-lo. E acredite, se isso acontecer, vai chover 3 dias seguidos para seu cosplay lavado não secar.

Que bom que gostou (: E essa história de uma peruca amassar a outra também nunca aconteceu comigo, mas já vi tanta gente reclamando que decidi colocar, sabe. Tanto faz tirar antes e deixar desamassar sozinha do que tirar um dia antes e pentear, só que eu não tenho paciência pra isso, e pentear frequentemente vai arrancando os fios, dependendo da peruca. De qualquer forma, vou colocar suas sugestões lá ^^

ladyxzeus escreveu:Muito bom!

Só uma cena, em relação a por lentes... Soro fisiológico mata os olhos, o melhor é usar daqueles que vendem nas lojas de optometrista, próprias para lentes, para lavar e guardar. Sabonete também é perigoso, porque pode estragar algumas lentes, sobretudo as de "ver" que têm componentes proteicos, por isso o melhor é despejar um duche da solução salina, água e outro duche. Depois encher. /cegueta com lentes há quase uma década xD

E outra nota: obedecer sempre ao prazo de validade. Nem que seja por um dia, estamos a falar dos olhos aqui!

E já agora mais outra! Antes de guardar roupa, engomar. Assim mesmo se ficar um bocado apertada dentro do armário estará "usável" para uma urgência. Extra naftalina no cosplay também, que as traças têm uma preferência por golas e pelo peito da roupa xD

E alternativa para manequim... *aherm* Roubar um. A sério. Eu pelo menos vejo frequentemente bocados de manequins abandonados no lixo, por isso estou a apanhá-los para fazer o meu próprio frankenstein. =) Para a maioria das coisas basta o torso, though, é só para manter a roupa "de pé" com forma.

Que bom que você também gostou ^^ Sobre as lentes, na verdade o soro fisiológico é água com um mínimo de cloreto de sódio. É a mesma composição das lágrimas, só que sem as substâncias doidas que tem na lágrima pra proteger os olhos. O problema é que o soro especial de lentes leva álcool. Pra lavar e guardar, é melhor usar o especial, só que na hora de por nos olhos meu oftalmologista sempre recomendou lavar com o fisiológico pra tirar os resquícios de álcool. Note que o sabonete é só para lavar o PORTA LENTES, e que eu avisei para não deixar nenhum resquício. É porque o sabonete é mais prático, e, em vários casos, mais eficiente para matar as bactérias do porta lentes.
Sobre as traças, as embalagens plásticas já impedem elas. Eu inclusive avisei que, se trocar as embalagens por sacos comuns, tem que pôr naftalina ^^ E eu juro que nunca vi partes de manequim jogadas no lixo o.o, mas vou pôr sua sugestão lá também ^^
W.I.P.
Next:

Imagem

Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor thaís » Qui Jul 29, 2010 15:27:42

Eu tenho uma peruca de kanekalon japones/chines, que seja, mas ela não é resistente a calor, então nada de chapinha.
Só que guardei ela de mau jeito, acabou ficando as marcas de onde ela precisou ser dobrada pra entrar no saquinho, só penteando a marca sai? o_o A minha antiga era resistente, então sempre que marcava era só passar a chapinha, com essa não sei.
Tem algum jeito de alisar peruca não resistente a calor, sem usar chapinha? ):
thaís

Mensagempor Lady Shiori » Dom Ago 01, 2010 13:39:04

thaís escreveu:Eu tenho uma peruca de kanekalon japones/chines, que seja, mas ela não é resistente a calor, então nada de chapinha.
Só que guardei ela de mau jeito, acabou ficando as marcas de onde ela precisou ser dobrada pra entrar no saquinho, só penteando a marca sai? o_o A minha antiga era resistente, então sempre que marcava era só passar a chapinha, com essa não sei.
Tem algum jeito de alisar peruca não resistente a calor, sem usar chapinha? ):

Se ela for lisa você pode tentar pentear com aquelas escovas tipo raquete, mas com cuidado, senão sua peruca vai ficar careca (experiência própria). Se não funcionar, acho melhor você pegar uma mecha fininha, de uma parte mais escondida, e passar a chapinha só pra testar se realmente não aguenta...já tive uma peruca que não era resistente a calor e aguentou a chapinha numa boa.
E se ainda não funcionar, experimenta colocar as partes marcadas esticadas no meio de um livro grosso, igual as crianças fazem para secar flores. É tiro e queda \o/
W.I.P.
Next:

Imagem

Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Maribit » Seg Ago 02, 2010 13:42:37

Nossa, muito útil o tópico..... não sabia que precisava de naftalina D:

Ah, poderia ter um parecido com esse, mas com o tema "Lavando cosplays", pois essa é outra dor de cabeça D:
O cosplay de creator(está em uma das fotos da assinatura) tem barbatana, bojo, arame e intertela na parte do corpo e estou com muito medinho de lavar e zuar tudo... eu li que peças estruturadas assim devem ser lavadas a seco, mas tenho mais medinho ainda de deixar nas mãos de uma lavanderia

=*
Maribit

Mensagempor Lady Shiori » Seg Ago 02, 2010 20:52:07

Maribit escreveu:Nossa, muito útil o tópico..... não sabia que precisava de naftalina D:

Ah, poderia ter um parecido com esse, mas com o tema "Lavando cosplays", pois essa é outra dor de cabeça D:
O cosplay de creator(está em uma das fotos da assinatura) tem barbatana, bojo, arame e intertela na parte do corpo e estou com muito medinho de lavar e zuar tudo... eu li que peças estruturadas assim devem ser lavadas a seco, mas tenho mais medinho ainda de deixar nas mãos de uma lavanderia

Olha, PRECISAAAAAR não precisa, mas como eu vivo dizendo, é melhor colocar a naftalina do que se estressar com furinhos de traça depois...

É uma boa ideia, quem sabe algum dia eu faça. Mas se o cosplay tem mesmo tudo isso, eu realmente sugiro que você leve numa lavanderia a seco. Procura uma de qualidade, tipo a 5 à Sec ou a USA Clean, e explica pra atendente o quão frágil a peça é. Melhor do que tentar lavar em casa e correr o risco de dar errado...
W.I.P.
Next:

Imagem

Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor laurahrk » Qua Ago 04, 2010 19:45:38

Tenho uma duvida em relação as minhas futuras lentes Ç_Ç

Já pesquisei e li, até aqui mesmo no cb, como cuidar, limpar, desinfectar e etc.
Mas..... quanto à água (no meu caso, usarei a solução para lentes gelatinosas Renu) do potinho onde se guarda a lente, deve se trocar a "agua" de quanto em quanto tempo? Li em alguns sites que deve ser diário, mas diário para quem usa lente diariamente, certo? No caso de cosplay, que só usamos mensalmente (em geral), devemos trocar semanalmente, quinzenalmente ou só quando formos usar?
O que eu quero ver.... é o contorno dentro da escuridão.
O que eu quero ouvir... são os passos hesitantes.
O que eu quero saber.... é o lugar aonde eu pertenço.

Higurashi No Naku Koro Ni.
laurahrk
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor BreathLess » Qua Set 15, 2010 22:48:13

laurahrk escreveu:Tenho uma duvida em relação as minhas futuras lentes Ç_Ç

Já pesquisei e li, até aqui mesmo no cb, como cuidar, limpar, desinfectar e etc.
Mas..... quanto à água (no meu caso, usarei a solução para lentes gelatinosas Renu) do potinho onde se guarda a lente, deve se trocar a "agua" de quanto em quanto tempo? Li em alguns sites que deve ser diário, mas diário para quem usa lente diariamente, certo? No caso de cosplay, que só usamos mensalmente (em geral), devemos trocar semanalmente, quinzenalmente ou só quando formos usar?

Eu já uso lentes a algum tempo (também solução pra lentes gelatinosas Renu \o/) e mesmo você usando elas só mensalmente é bom trocar a solução uma vez por semana. Afinal, quando se trata dos olhos precisa ter cuidado com isso e minha oftamologista disse que não é bom deixar as lentes muito tempo na mesma solução (tipo um mês inteiro sem trocar).
Imagem
Nada que vale a pena é fácil. Lembre-se disso.
BreathLess
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Voltar para Tutoriais