[Tutorial/Dicas] Cuidados com fibra de vidro e resina

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial/Dicas] Cuidados com fibra de vidro e resina

Mensagempor HitsuCap » Dom Dez 27, 2009 20:11:17

Bom andei lendo e pesquisando. Juntei informações e vim compartilhar com vcs.

Fibra de vidro, que é mais usada na forma de tecido ou manta. A mesma pode causar irritação e coceira caso entre em contato com o material, já que micro agulhas de vidro podem penetrar na pele.

Resina, solta vapores tóxicos que nao devem ser inalados, podendo causar dor de cabeça, vertigens e inconsciência. Evite contato com os olhos e a pele, pode causar desde irritação até queimaduras. Muito menos ingerir, uma pequena quantidade já faz um estrago.

Para evitar esses problemas, devem ser usados EPIs (Equipamentos de Segurança Individual). Vou lista-los aqui :

Mascara de respiração (ou respirador)

Imagem

De preferencia desse tipo, já que com esse modelo pode ser colocado filtro, para evitar a inalação de gases tóxicos da resina. Nem pensar em mascaras descartáveis de farmácia.

Luvas

Imagem

Luvas são outra parte importante do EPI, elas evitam que o vidro penetre na sua pele e que a resina irrite você, digo sua pele. Mas não esqueça q a luva deve ser bem lavada depois e nao deve entrar em contato com olhos, pele, boca, etc etc. Tem que ser luva grossa, não daquelas brancas de farmacia [2]

Óculos

Imagem

Segurança nunca é demais ! Proteja seus olhos, lembre q e óculos de segurança, não desses qualquer que se encontra em óticas ou boiando na valeta xD.

Jornal

Precisa de imagem ? Acho q não. Onde for trabalhar com esses materias, cubra com jornal, papel higienico, folhas de revista de fofoca, qualquer papel. Assim quando terminar, amase e jogue o jornal fora.

Acho q isso é o mais importante mesmo. Os EPIs podem ser encontrados em lojas de Equipamentos de segurança, em geral (tem individual, coletivo e tal). Quer coisa ... procura na lista.

Obs : Se fizer algo q nao devia, procure a unidade de saude mais próxima (a não ser q esteja com o Dr. House xD).

Fonte : Meu blog (huahauahuaha)
HitsuCap

Re: [Tutorial/Dicas] Cuidados com fibra de vidro e resina

Mensagempor Lady Shiori » Dom Dez 27, 2009 20:38:08

HitsuCap escreveu:(a não ser q esteja com o Dr. House xD)

*pega uma faca* Não insulte House :K
aushauhuahsu x)

Bem interessante o tópico, vai salvar muita gente. Só uma pergunta básica, quanto custa uma máscara daquelas em média? x.x
W.I.P.
Minos de Griffon | Rondo | Iroha (Matryoshka ver.) | Grell Sutcliffe
Next:
Iroha (Himitsu no Hokago ver.) | Shirogane (Shadow King ver.)

Imagem

How pitiful. You souless creatures!
Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor cami » Dom Dez 27, 2009 20:58:17

Uma vez me falaram (aqui no CB) q é uns 40 reais, mas deve variar, não se se acha mais barato..
Queria tanto uma D:

Bom tutorial HitsuCap, já adicionado à lista!
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

SANDÁLIAS DO BLEACH, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Não tem conta no MercadoLivre ou não sabe mexer? Pode pedir pelo meu Facebook também!

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor HitsuCap » Dom Dez 27, 2009 21:45:43

Shiori li Britannia escreveu:Só uma pergunta básica, quanto custa uma máscara daquelas em média? x.x

Essa custa RS 16,50, nessa loja do Rio(na mesma tem outra de 13). Essa foi a única q achei q tinha o preço ali na hr. As outras q eu vi tinha q pedir orçamento, já pedi um pra comparar. O preço pode variar de 15 - 70 reais.

O filtro deve sair entre 10 e 30 reais.

cami escreveu:Uma vez me falaram (aqui no CB) q é uns 40 reais, mas deve variar, não se se acha mais barato..
Queria tanto uma D:

Bom tutorial HitsuCap, já adicionado à lista!

Pois é, depende de onde compra. Varia dependendo do modelo e se vem com filtro ou nao. Uma marca boa é a 3M, vale a pena investir ja q a questão é segurança.

VLW ^^.
HitsuCap

Mensagempor Lady Shiori » Seg Dez 28, 2009 12:30:36

HitsuCap escreveu:Essa custa RS 16,50, nessa loja do Rio(na mesma tem outra de 13). Essa foi a única q achei q tinha o preço ali na hr. As outras q eu vi tinha q pedir orçamento, já pedi um pra comparar. O preço pode variar de 15 - 70 reais.

O filtro deve sair entre 10 e 30 reais.

Não sei se eu daria 70, eu ia procurar uma um pouco mais barata, sei lá. Mas já que ainda tenho 2 anos até precisar da fibra de vidro no meu cosplay de Lancelot (Code Geass), não vou me preocupar tanto agora x3
Valeu, de qualquer forma o/
W.I.P.
Minos de Griffon | Rondo | Iroha (Matryoshka ver.) | Grell Sutcliffe
Next:
Iroha (Himitsu no Hokago ver.) | Shirogane (Shadow King ver.)

Imagem

How pitiful. You souless creatures!
Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor HitsuCap » Seg Dez 28, 2009 13:37:04

Eu não daria 70. Vou em 2 loja de equips hj ou amanha, verei o preço e a marca dai falo aqui.

Mas 70 é caro. Eu vi esse preço no mercado livre. Eu pagaria 50 no maximo.
HitsuCap

Mensagempor MarcelC » Seg Jun 18, 2012 16:17:50

Com relação à máscara de proteção deve estar atento ao tipo de filtro utilizado. Pra usar com o vapor de resina deve comprar uma para vapores orgânicos. Se você for se expor aos vapores ocasionalmente, talvez não seja interessante comprar o tipo de máscara com troca de filtro, já que esses filtros tem validade de poucos meses após abertos. Tem umas máscaras semi-descartáveis que também filtram vapores (se parecem com as que só filtram pó).

Também não é colocar a máscara de qualquer jeito e achar que está protegido. Se você estiver de barba não conseguirá vedar a máscara no rosto, por exemplo.
Se for comprar em uma loja especializada em EPIs é interessante questionar ao vendedor qual a forma certa de se utilizar o EPI.
MarcelC
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Filipe Leite » Qui Jan 15, 2015 19:19:46

comecei meu primeiro projeto de capacete pelo pepakura mês passado e essa semana mexi pela primeira vez com a resina e a fibra, e mesmo de luva a resina ainda queimou minha mão eh um produto bastante forte.
Filipe Leite
Newbie
Newbie

Voltar para Tutoriais