[Tutorial] Armas com palitos de picolé

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Armas com palitos de picolé

Mensagempor Piobaireachd » Seg Fev 08, 2010 1:21:35

Primeiramente, gostaria de me desculpar pela falta de imagens no tutorial. Minha câmera digital e o meu celular com câmera estão quebrados, então só pude tirar uma foto do resultado final com minha webcam.

----

Esse tutorial serve especialmente para quem vai fazer uma arma mais plana, como espadas, adagas, foices e coisas do tipo. Também é possível fazer armas mais robustas como maças, mas serão necessárias mais camadas de palitos e mais papel machê.

Materiais necessários:

- Papel cartão (a quantidade varia muito de acordo com a arma) [encontrado em papelarias];
- Cola Cascorez Extra [encontrada em casas de materiais de construção e algumas lojas de materiais artísticos];
- Tesoura [encontrada em papelarias e em meio mundo];
- Faca com serra [encontrada (espero) em sua cozinha];
- Palitos de picolé [encontrados em lojas de materiais para festas e em alguns supermercados e papelarias];
- Fita crepe [encontrada em casas de materiais de construção e papelarias];
- Massa acrílica [encontrada em casas de materiais de construção];
- Lixa própria para massa (pergunte no balcão) [encontrada em casas de materiais de construção];
- Papel machê (opcional) [veja no final do tutorial].

Obs.: Esses materiais são para fazer o "esqueleto" da arma. Os detalhes podem ser feitos depois com biscuit, EVA, tintas etc.

Prós e contras:

Prós:

- Tirando a cola e a massa acrílica, que são mais caras, uma arma feita com essa técnica sai barata. Para fazer as duas armas do Azure Flame Kite (veja foto no final do tutorial), gastei uns 4 saquinhos de palitos, cada um comprado por R$2,50. Isso porque foram duas armas bem grandinhas;
- Você consegue fazer mesmo sem ter máquinas ou conhecimento para cortar madeira;
- A arma fica tão resistente quanto uma de madeira, já que os palitinhos são feitos do mesmo material;
- Você consegue fazer uma arma simples bem rapidamente.

Contras:

- Os palitinhos são chatos de quebrar e cortar;
- Requer paciência para colar os palitinhos um a um;
- As partes mais curvadas da arma vão te dar dor de cabeça;
- Não é uma boa escolha se você tiver as máquinas e o conhecimento para fazer armas de madeira de verdade;

Passo-a-passo:

1 - Desenhe o formato básico da arma no papel cartão. Caso não caiba numa única folha, emende outra na ponta;

2 - Corte o formato que você acabou de desenhar. Você precisará dois recortes iguais, então, caso haja espaço para isso na folha, dobre o papel cartão para cortar os dois de uma vez só. Caso contrário, recorte um dos formatos e, usando ele como molde, desenhe e recorte o outro em outra(s) folha(s) de papel cartão. Corte apenas a estrutura principal da arma, sem nenhum detalhe extra que será adicionado depois. Se for fazer uma katana, por exemplo, desenhe desde a empunhadura até a ponta da lâmina, mas não desenhe a guarda;

3 - Cole a primeira camada de palitos sobre um dos formatos. Verifique se está colando do lado certo para não ter problemas depois. Cole-os o mais perto possível um do outro e, caso sobre algum pedaço para os lados, corte com a faca. Tente também colar como mostra a figura abaixo, intercalando-os, dando mais resistência;

Imagem

4 - Cole uma segunda camada de palitos sobre a anterior, porém, tente fazer como uma "parede de tijolos". Onde há o "limite" entre um palito e outro na primeira camada, cole o meio de um palito da segunda camada. Mais uma vez, corte o excesso;

5 - Cole o segundo recorte de papel cartão da arma sobre a parte cortada com os palitos colados, fazendo uma espécie de "sanduíche" de papel - palitos - papel;

6 - Enrole o conjunto da arma com fita crepe. A melhor forma de fazer isso é cortando tiras grandes o suficiente para darem uma volta na arma e ir colando-as uma a uma até cobrir toda a peça. Isso, além de dar mais resistência, fechará a lateral da arma, escondendo os palitos;

7 - Caso sua arma tenha alguma parte com volume, como uma empunhadura mais grossa ou algo do tipo, faça esse volume usando papel machê (veja no final do tutorial a receita para fazê-lo). Faça primeiro o volume em um dos lados e, depois que ele secar, vire e faça o outro. Se houver algum detalhe menor e mais complicado em alto relevo que precise ser adicioando, faça-o usando massa de biscuit ou EVA após fazer o passo 8;

8 - Quando já estiver satisfeito com a estrutura básica da lâmina, passe uma camada fina de massa acrílica em toda a sua extensão. Cuidado para não exagerar na camada, pois ela pode rachar se for espessa demais. Depois de seca, lixe a peça já revestida de massa para dar um acabamento mais bonito;

9 - Pinte a peça e faça o que achar necessário \o/

Imagem:

Imagem

Esse é o esqueleto de uma das armas do Azure Flame que estou fazendo. A foto está ruim, eu sei >_< Nessa imagem, a arma está feita até o passo 6, mas é até aí que está a novidade dos palitos. Depois disso é apenas questão de acabamento, o que existe em todas as técnicas.

Resultado final:

Imagem

Essa é a arma depois de ter passado o papel machê, a massa acrílica, lixado, colocado as bolinhas de gude coloridas e pintado :3

Extra: como fazer papel machê:

Receita normal:

Você precisará de cola (eu pessoalmente uso a Cascorez Extra), jornal e água.

1 - Corte o jornal em pedaços bem pequenos;
2 - Coloque o jornal numa bacia com água e deixe de molho por pelo menos 10~12 horas (geralmente deixo quase 24h);
3 - Retire o excesso de água espremendo a massa;
4 (opcional) - Bata a massa no liquidificador (se usar o mesmo que usa na cozinha para outros fins, lave-o com água fervente depois);
5 - Adicione a cola aos poucos enquanto amassa o jornal até formar uma massa compacta e fácil de se trabalhar.

Receita expressa:

Você precisará dos mesmos materiais da receita acima. Esse método é para você que não tem tempo ou paciência para deixar o jornal de molho. Eu acabei de fazer papel machê desse jeito e deu certo, espero que também dê para vocês. Eu pessoalmente achei que a massa assim fica melhor do que na receita tradicional, já que ela fica mais homogênea e macia.

1 - Corte o jornal em pedacinhos. Não precisam ser muito pequenos, vá cortando até achar que está suficiente;
2 - Coloque o jornal e a água numa panela e coloque no fogo até que ferva. Deixe de molho na água fervente por cerca de 5 a 8 minutos. Quando o jornal tiver um aspecto bem mais mole, como um papel higiênico molhado, desligue o fogo e deixe esfriar;
3 - Após o jornal ter esfriado, trabalhe a massa com as mãos para desfazer os pedaços maiores. Você também pode bater no liquidificador, mas não é obrigatório;
4 - Adicione a cola aos poucos enquanto amassa o jornal até formar uma massa compacta e fácil de se trabalhar.

----

Se tiverem alguma pergunta, é só dizer. Conforme for, eu até crio uma seção de Perguntas Frequentes no tutorial =)
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial] Armas com palitos de picolé

Mensagempor ladyxzeus » Seg Fev 08, 2010 8:00:15

Pergunta: quanto tempo demoraste para arranjar os palitos todos?

Waratte oemashou sore ha chiisana na inori
...
ladyxzeus
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Piobaireachd » Seg Fev 08, 2010 12:43:37

ladyxzeus escreveu:Pergunta: quanto tempo demoraste para arranjar os palitos todos?

Bem, eu os comprei em saquinhos com 100 palitos em cada no mercado aqui perto, então isso foi o de menos. Já para colar as duas camadas de palitos nas duas armas, demorei uns dois dias =)
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Lady Shiori » Seg Fev 08, 2010 14:54:42

Piooooo *abraça* Você me salvou *-*
Amei o tutorial, de verdade. Com criatividade dá pra fazer até bainhas de espada e outras coisas mais insanas desse jeito *ideias mirabolantes*
Pergunta: se for para fazer uma katana ou coisa assim, de que jeito é melhor fazer a guarda? EVA/papelão/insira?
W.I.P.
Minos de Griffon | Rondo | Iroha (Matryoshka ver.) | Grell Sutcliffe
Next:
Iroha (Himitsu no Hokago ver.) | Shirogane (Shadow King ver.)

Imagem

How pitiful. You souless creatures!
Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Piobaireachd » Seg Fev 08, 2010 15:04:38

Shiori li Britannia escreveu:Piooooo *abraça* Você me salvou *-*
Amei o tutorial, de verdade. Com criatividade dá pra fazer até bainhas de espada e outras coisas mais insanas desse jeito *ideias mirabolantes*
Pergunta: se for para fazer uma katana ou coisa assim, de que jeito é melhor fazer a guarda? EVA/papelão/insira?

Eu sugiro usar EVA 8mm, pois você consegue predê-lo melhor no lugar. Como ele é maleável, você pode cortar o buraquinho por onde vai passar a lâmina um pouco menor para o EVA ficar bem encaixado no lugar. Depois, não se esqueça de colar um pedacinho de EVA logo acima da guarda para se certificar de que ele não vai sair do lugar. Deve ficar mais ou menos assim depois de pronta, a diferença estará na lâmina, que não será de alumínio como essa da imagem:

Imagem
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Lady Shiori » Seg Fev 08, 2010 15:10:05

Piobaireachd escreveu:Eu sugiro usar EVA 8mm, pois você consegue predê-lo melhor no lugar. Como ele é maleável, você pode cortar o buraquinho por onde vai passar a lâmina um pouco menor para o EVA ficar bem encaixado no lugar. Depois, não se esqueça de colar um pedacinho de EVA logo acima da guarda para se certificar de que ele não vai sair do lugar. Deve ficar mais ou menos assim depois de pronta, a diferença estará na lâmina, que não será de alumínio como essa da imagem:

Valeu ^^
Vou tentar e vejo o que consigo fazer. Acho que fazer com várias camadas de papelão também ficaria legal...
W.I.P.
Next:

Imagem

Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor ladyxzeus » Ter Fev 09, 2010 8:33:58

Eu já estava convencida que era preciso comer 200 gelados (picolés) para se poder fazer uma espada... ;___;

Waratte oemashou sore ha chiisana na inori
...
ladyxzeus
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Lady Shiori » Ter Fev 09, 2010 17:48:46

ladyxzeus escreveu:Eu já estava convencida que era preciso comer 200 gelados (picolés) para se poder fazer uma espada... ;___;

(200 picolés? Nhaam :9)
Não precisa não xD
Aqui no Brasil você encontra pacotes (com 50, 100, 150, já vi até de 700) de palitinhos de picolé à venda nos supermercados por, sei lá, 5 reais no máximo (o que deve dar uns 2 euros). Provavelmente em Portugal também tem ^^
W.I.P.
Next:

Imagem

Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Piobaireachd » Qua Fev 10, 2010 20:41:44

Tutorial atualizado em 10/02/2010. Adicionei a receita expressa (eu gosto de coisas que ficam prontas rapidamente, não? XD) de papel machê que testei hoje. Como precisei usar muito papel machê nas armas que estou fazendo, eu e minha mãe acabamos machucando as mãos depois de cortar tanto papel, então ela teve a idéia de ferver o jornal. Não só deu certo como a massa ficou mais macia e homogênea do que a que fizemos seguindo a receita tradicional, facilitando bastante na hora de modelar.
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Lady Shiori » Qui Fev 11, 2010 12:32:50

Piobaireachd escreveu:Tutorial atualizado em 10/02/2010. Adicionei a receita expressa (eu gosto de coisas que ficam prontas rapidamente, não? XD) de papel machê que testei hoje. Como precisei usar muito papel machê nas armas que estou fazendo, eu e minha mãe acabamos machucando as mãos depois de cortar tanto papel, então ela teve a idéia de ferver o jornal. Não só deu certo como a massa ficou mais macia e homogênea do que a que fizemos seguindo a receita tradicional, facilitando bastante na hora de modelar.

Pio, valeu de novo *-*
Testei a receita aqui em casa também e deu muito certo. Ficou bem melhor do que a receita tradicional e parece estar até secando mais rápido ^^
W.I.P.
Next:

Imagem

Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor pedrocatuta » Qui Fev 11, 2010 19:41:35

pioo tu é u cara eu leio todos os seus tutoriais ;d
bom vamo lá como é meu 2º cosplay to tentando faze a zangetsu(shikai do ichigo-bleach)
usei isopor para fazer a expessura e colei com cola kente o papel paraná
ela ta toda bonitinha e legal MAAS falta a pintura aí q tu entra lekk
eu keria sabe se da pra suar papel machê pq a minha massa corrida estrago ela ta toda azul ;s
eu pensei em usar papel mache pra colokar nela e dps lixar e pintar oq tu axa? n curto mto massa corrida
se tiver outra coisa q nao seja a massa corrida me fala okay? vlws

eu li o cosplay br 3 meses pra fazer minha samehada :x
pedrocatuta

Mensagempor cami » Sex Fev 12, 2010 13:48:29

pedrocatuta escreveu:eu li o cosplay br 3 meses pra fazer minha samehada :x

Huahauahua é assim que se faz 8DD
Mas vou ter que te dar uma notícia chata, papel machê não é lixável não >: O melhor pra essas coisas é massa mesmo..

Pio e seus tutoriais alternativos *u* Muito criativo isso, dels~ Só queria ver foto da arma pronta 100%, tira quando der \o\ Aí poderemos ver a sagacidade (?) dos palitos de picolé transformados em cosplay :B
Alias, tenho um saquinho desses palitos aqui e nunca pensei em usar dessa maneira, só pra misturar tinta mesmo~

Não só estou adicionando à lista de tutos como também pra de espadas, afinal não deixa de ser um método pra espadas também né :B

Parabéns Pio \o\

[mostrar spoiler]

VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor Lady Shiori » Sex Fev 12, 2010 16:36:49

cami escreveu:Mas vou ter que te dar uma notícia chata, papel machê não é lixável não >:

Com certeza D8 Ele esfarela e desmancha inteiro D8
W.I.P.
Next:

Imagem

Lady Shiori
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Ardat » Dom Fev 14, 2010 0:17:52

cara que foda
muito criativo e fica bom ;D
"Eu acredito que você pode acreditar em você" Kamina - Teggen Toppa Gurren Lagann
"A perfeição é desgraça para nós cientistas." Kurotsuchi Mayuri - Bleach
"Não há tal coisa como a perfeição. Este mundo não é perfeito e, por isso, ele é lindo" Roy Mustang - FullMetal Alchemist

Imagem
Ardat
Newbie
Newbie

Mensagempor Piobaireachd » Qua Fev 24, 2010 23:42:28

Atualizando com a imagem das armas concluídas. Para quem não notou ainda, são essas que estou segurando na minha assinatura. Coloquei a foto delas sem o Photoshop para facilitar a vizualização.

Obrigado pelos elogios gente, eu fico muito feliz por poder ajudar ^^
Piobaireachd
CBManiac
CBManiac

Próximo

Voltar para Tutoriais