[Tutorial/dicas] Tintas

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

[Tutorial/dicas] Tintas

Mensagempor Mii.ojo » Sex Jul 30, 2010 16:20:48

Olá gente 8D
Bem meu segundo post que assim como o primeiro é mais um fikdik do que um comofas; Acho que quando você sabe exatamente com que tipo de material esta mechendo você acaba economizando tempo, dinheiro e dores de cabeça futuras, o que ocorre bastante a respeito de tintas, quando você fica na dúvida sobre qual tinta usar para determinada coisa, acaba arriscando algum determinado tipo de tinta que pode prejudicar e muito seu cosplay.

Os preços colocados são os da minha cidade, mas em SP concerteza você encontra mais barato.
Com o tempo irei atualizando o tópico e pretendo colocar aqui também sobre colas e vernizes :3, sem mais delongas, vamos lá!

Tinta acrílica - existente também na versão brilhante [muito bonita por sinal], textura bem grossinha, solúvel em água, secagem rápida. Um potinho de 37ml custa em média R$ 1,50 [não rende muito, mas também não rende pouco]
Pega em: madeira, papel, cerâmica, isopor, couro, gesso e cortiça.
Dica: pega também em EVA e plásticos em geral.

Tinta PVA - tinta muuito usada em artesanado, textura bem fina e fácil de tirar da pele [caso borre], ela é bem fina [transparentesinha] por isso não recomendo pegar uma tinta PVA clara para pintar algo escuro, não vai ficar bonito, solúvel em água [mas não precisa, ela rende muito e já é fina], secagem rápida. Um potinho de 37ml custa em média R$ 1,50
Pega em: madeira, papel, cerâmica, isopor, gesso, cortiça e palha.
Dica: pega também em biscuit [pintando por cima, não misturando a tinta a massa] e não pega em nenhum plástico, quanto a EVA não sei '-', farei o teste.

Tinta tecido - a tão amada tinta tecido, básicamente uma tinta para pintar tecido, textura grossinha, não tóxica, solúvel em água [ela fica quase uma PVA em realção a textura], fácil de tirar da pele. Um potinho de 37ml custa em média R$ 1,40
Pega em: Tecidos em geral, se for aplicar em algum tecido sintético fazer um teste antes.
Dica:: também pega em biscuit [tanto misturando a massa quanto pintando sobre o mesmo], não pega em plástico, muito cuidado se for tingir um tecido que contenha pelugem, grande risco de estragar a pelugem D: , não recomendo pintar peças muito grandes de tecido com tinta tecido [simplismente por dar muito trabalho e gastar muitos potinhos].

Aquarela Silk - aí sim, acho que é a mais recomendada quando você pretende trocar o seu tecido de cor, textura beem mole, parece até água, porém ela só pega em tecidos de fibra natural, não tenho certeza, faça um teste antes de sair aplicando, solúvel em água. Um potinho de 37ml custa em média R$ 1,50
Pega em: tecidos de fibra natural como seda, crepe, cambraia, etc.
Dica: leia as instruções no verso do potinho antes de usar.

Tinta mosaico - aparentemente uma tinta pra fazer mosaicos, nunca usei então não tenho muita certeza sobre a mesma, vem em potinhos com bico para aplicacão, mais usada para fazer detalhes. Um potinho de 20ml custa em média R$ 2,90
Pega em: madeira, gesso, cerâmica, vidro, papel, cortiça e porcelana.
Dica: limpe bem a pontinha do tubinho após o uso DX'

Purpurina em pasta - é cara, mas é útil e rende bem, creio que você só vai encontrar ela em cores brilhantes [especialmente prata, ouro e cobre], impermeabilizando o eva antes ela fica muito bonita em armaduras e em espadas de madeira também, tem a aparência mais de uma pasta do que de uma tinta mesmo. Um potinho de 50g custa em média R$ 14,70
Pega em: madeira, gesso, biscuit e outras superfícies porosas.
Dica: mexa ela bem antes de usar e espalhe bastante na hora da aplicação.

Metal Colors - parece bastante com a purpurina em pasta, porém é mais barata e um pouco mais tinta, solúvel em água [faz render mais], como o nome já diz você só vai encontrar cores metalizadas [mais fácil de encontrar em outras cores como vermelho, verde do que a purpurina em pasta. Um potinho de 60ml custa em média R$ 5,90
Pega em: madeira, papel, isopor, cerâmica, couro, gesso e cortiça
Dica: mexa bem a tinta antes de usar, acaba sendo mais versatil que a purpurina em pasta, também pega em EVA impermeabilizado.

Tinta spray - a mais rápida, prática e eficiente xD, porém não tão barata, com um vidrinho você consegue pintar duas foices inteiras...rende bem até, difícil de tirar do chão por isso utilize sempre algo em baixo que você possa jogar fora depois [como papel] para cobrir a superfície, secagem rapida e modo de aplicacão muito simples [em spray], pode ser encontrado em várias cores, as mais comuns são branco, preto, prata, ouro e cobre. Uma latinha de 350ml custa em média 15,50
Pega em: - madeira, jornal, papel, mdf, cerâmica, PVC, isopor, gesso e cortiça.
Dica: também pega em alguns tipos de tecido, não pega em EVA sem impermeabilização, alguns tipos de plástico, não é muuito fácil retirar da pele [tem que ficar esfregando].

Tinta em relevo - vem com biquinho para aplicação, mais recomendada para fazer detalhes em relevo, se bem aplicado pode valorizar bastante a peça. Um potinho de 20ml custa em média R$ 2,70
Pega em: tecidos de algodão, madeira, papel, couro, cerâmica e gesso.
Dica: não recomendo usar em superfícies que dobram fácil [como luvas por exemplo], corre o risco da tinta sair.

Pasta relevo vitral - parecido com a tinta relevo porém mais utilizada em outros materiais, muito bonita e da um ótimo acabamento. Um potinho de 20ml custa em média R$ 2,80
Pega em: vidro, espelho, acrílico, gesso, porcelana, madeira, biscuit, cerâmica e metal.
Dica: caso vá utilizar em algum material não constado acima fazer o teste antes.

Esmalte Vitral - práticamente uma tinta envernizada, em vez de fazer aquela pintura com esmalte de unha mesmo, recomendo o esmalte vitral, muito bonito, encontrado em várias cores, pode dar uma boa valorizada na peça, aém de render bastante. Um potinho de 37ml custa em média R$ 2,50
Pega em: vidro, espelho, acrílico, gesso, cerâmica, porcelana, madeira e metal.
Dica: caso vá utilizar em algum material não constado acima fazer o teste antes, pega em alguns tipos de plástico.

Verniz Vitral - É básicamente um verniz colorido, muito útil na hora de fazer pinturas "transparentes", pode ser encontrado em várias cores, cheira como verniz, endurece pincel como verniz e tem textura de verniz, só que é colorido :). Um potinho de 37ml custa em média R$ 1,70
Pega em: vidro, espelho, acrílico, gesso, cerâmica, porcelana, madeira e metal
Dica: para retirar o verniz do pincel utilizar thinner.

Por enquanto é isso, em breve novas atualizações, obrigada 8D

Att. Mii.ojo
Mii.ojo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Re: [Tutorial/dicas] Tintas

Mensagempor Ivan Uzumaki » Sex Jul 30, 2010 20:12:28

muito obrigado mii vai me ajudar bastante
Para quem curte runescape entre e se inscreva e fique sabendo de tudo no mundo de runescape http://www.runescapeboost.blogspot.com

só clikar nele.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Ivan Uzumaki
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Shippuu » Sex Jul 30, 2010 20:24:27

Nossa, muito obrigada Mii *O*
mesmo eu tanto na facul de artes, não sabia de muita coisa dai XD
vai ser extremamente util *-*

Last Done:Queen Jennah- Guild Wars
W.I.P :Saw'Ikk- Dragões de Titania
Planned:Draculaura |Hungary | Alice|???
Shippuu
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor cami » Sáb Jul 31, 2010 3:00:08

LINDO 8D
A tinta certa faz a diferença :3 Bom tutorial~
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
cami
Moderadora
Moderadora

Mensagempor jrdorag » Sáb Jul 31, 2010 13:05:32

hmm.. qual dessas ai seria melhor pra pintar uma piruca?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aiaiaiai começando vida cosplay haja trabalho huhu!

Meus Coplays:

Assassin Cross - Ragnarok - 100%
Edward Elric - Full Metal Alchemist - 100%
Seiya Pegasus - Cavaleiros do Zodiaco - 100%
Seiya Pegasus(versão Asgard) - Cavaleiros do zodiaco - 100%
Link - The Legend Of Zelda Ocarina Of Time - 100%
Link - The Legend Of Zelda Twilight Princess - 100%
Sub Zero - Mortal Kombat - 100%
Deidara - Naruto - 100%
Iron Man Mark VI - 10%
BlackStar - Soul Eater - 40%
Hitsugaya Toushirou - Bleach - 60%

xD
jrdorag
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Mii.ojo » Sáb Jul 31, 2010 16:19:39

jrdorag escreveu:hmm.. qual dessas ai seria melhor pra pintar uma piruca?

Hmmm, nunca testei nenhuma mas elas são tinta TINTA, a mais provavel que pegaria em peruca seria a aquarela silk, mas se quer mesmo tingir uma peruca creio que o certo são as tintas usadas para tingir tecido sintéticos que vem em pósinho das marcas Acor da Guarany e Tupycet da Tupy.

OBS: não tirei essas tintas do nada DX HDSAIOHDSOIDSHSDIO, li o tutorial de como pintar perucas aqui do CB e essas tintas foram as usadas por ela. link: http://fabichan.multiply.com/journal/item/18/18
o problema é que, lendo o tutorial vi que você vai mergulhar a peruca em água quente, o que dependendo da peruca, pode estragá-la, e como a aquarela silk assim como as tintas em pó tinge tecidos de fibra natural, pode ser que sim, ela pinte sua peruca..não sei, acho que vale a pena um teste no cantinho da peruca pra ver ;)... caso não tenha pressa pretendo testar a aquarela silk para tingir perucas mais pra frente.
Mii.ojo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Taya Reis » Sáb Jul 31, 2010 18:00:08

Tingir peruca é muito arriscado.
tenho medo..
depois de tingir conta aqui..
tenho umaloira inutil aqui.. ai quem sabe ela não vira roxa ^^
Taya Reis
Newbie
Newbie

Mensagempor jrdorag » Sáb Jul 31, 2010 18:01:04

ei se caneta de tecido pega em piruca tinta de tecido pega também?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aiaiaiai começando vida cosplay haja trabalho huhu!

Meus Coplays:

Assassin Cross - Ragnarok - 100%
Edward Elric - Full Metal Alchemist - 100%
Seiya Pegasus - Cavaleiros do Zodiaco - 100%
Seiya Pegasus(versão Asgard) - Cavaleiros do zodiaco - 100%
Link - The Legend Of Zelda Ocarina Of Time - 100%
Link - The Legend Of Zelda Twilight Princess - 100%
Sub Zero - Mortal Kombat - 100%
Deidara - Naruto - 100%
Iron Man Mark VI - 10%
BlackStar - Soul Eater - 40%
Hitsugaya Toushirou - Bleach - 60%

xD
jrdorag
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Mii.ojo » Sáb Jul 31, 2010 21:31:11

jrdorag escreveu:ei se caneta de tecido pega em piruca tinta de tecido pega também?

nom xD a tinta da caneta é diferente da tinta vendida em potinho, não adianta tentar, tinta tecido não pega em nenhum tipo de plástico, a não ser que você passe e jogue por cima um verniz em spray [não pode ser nem verniz em pinceladas pq corre o risco de tirar a tinta]...caso que não se encaixa em perucas uma vez que você não vai envernizar a mesma D:

se quer mesmo tentar, use aquarela silk /dik
Mii.ojo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Dom Ago 01, 2010 17:32:21

Tinta mosaico - aparentemente uma tinta pra fazer mosaicos, nunca usei então não tenho muita certeza sobre a mesma, vem em potinhos com bico para aplicacão, mais usada para fazer detalhes. Um potinho de 20ml custa em média R$ 2,90

por acaso se refere a tinta craquele? ela fica com efeito mosaico depois que seca (pq ela meio que trinca...é bem legal 8D)
se não...não faço ideia que tinha seja essa =P (isso pq a dita cuja faz faculdade de artes)

purpurina em pasta eu nunca vi....... mas pra isso eu faria purpurina+goma laca incolor \o\ sai BEM mais barato que pagar 14 reais num pote de 50 gr =P (que caro o_o~~) um potinho de purpurina custa 1 real e pouco....goma laca deve estar em torno de 5 mais ou menos... e rende BASTANTE...outra coisa;...eu não aconselho usar isso em madeira não... a não ser que passe algo antes...ela não pega bem e fica feio (ja tentei pintar uma espada e ficou uma porcaria....acabei usando tinta latex prateada)
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor Mii.ojo » Dom Ago 01, 2010 18:23:43

Sumomo chan ^.^ escreveu:

por acaso se refere a tinta craquele? ela fica com efeito mosaico depois que seca (pq ela meio que trinca...é bem legal 8D)
se não...não faço ideia que tinha seja essa =P (isso pq a dita cuja faz faculdade de artes)

purpurina em pasta eu nunca vi....... mas pra isso eu faria purpurina+goma laca incolor \o\ sai BEM mais barato que pagar 14 reais num pote de 50 gr =P (que caro o_o~~) um potinho de purpurina custa 1 real e pouco....goma laca deve estar em torno de 5 mais ou menos... e rende BASTANTE...outra coisa;...eu não aconselho usar isso em madeira não... a não ser que passe algo antes...ela não pega bem e fica feio (ja tentei pintar uma espada e ficou uma porcaria....acabei usando tinta latex prateada)

nom a craquele é outra tinta, também pode ser usada em mosaíco né? A tinta mosaíco é bem parecida com uma tinta relevo [vem até no mesmo estilo de tubinho e tals] ^^...pretendo postar sobre a craquele aqui também mais pra frente...mas não sei, nunca usei, ela tem um modo de aplicação diferente ou não? D:

sim HAUIAHUAHAUAHUAH concerteza purpurina e goma laca sai bem mais barato e pode acabar dando o mesmo efeito :B muito caro né? 14,00...também acho, nunca comprei nem pretendo comprar HUAHAUAHAUA; ham, depende do tipo da madeira também né, a purpurina em pasta pega bem em madeira sim, certeza, a purpurina com goma laca talvez uma boa preparada na madeira antes de receber a tinta garanta um melhor resultado...aliás toda tinta se preparar uma base antes de passar o resultado ficará melhor :3
Mii.ojo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor canopus » Ter Ago 24, 2010 15:57:32

nas lojas aqui perto de casa eu não consegui achar o "Esmalte Vitral"
em que tipo de loja que eu acho? papelaria mesmo?
canopus

Mensagempor _crimson » Dom Set 12, 2010 20:14:07

Como eu uso a tinta Aquarela Silk? É, não tenho experiência alguma em tingir coisas e queria tingir minha peruca. E então, como faz? XD
Imagem
[ Build it up with wood and clay... My fair lady.]
_crimson
Newbie
Newbie

Mensagempor Mii.ojo » Ter Set 14, 2010 5:41:20

canopus escreveu:nas lojas aqui perto de casa eu não consegui achar o "Esmalte Vitral"
em que tipo de loja que eu acho? papelaria mesmo?

em papelarias maiores é possível encontrar sim, geralmente esse tipo de material é fácil de achar em bazares/lojas especializadas em coisas para artesanato^^

crimson: olha, ainda não tive tempo/dinheiro para testar se a aquarela silk serve em perucas, levando por uma certa lógica ela funciona, mas nunca foi testada xD então melhor não arriscar por enquanto e tentar um dos vários métodos já arrumados por outros usuários do fórum :3
Mii.ojo
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor hinatajun » Qua Mai 04, 2011 17:45:48

mesmo lendo o tuto ainda to com uma certa duvida!
Pra pintar uma bota q é de Couro falso ou PVC
Qual delas seria melhor?
Imagem
Orihara Izaya Female (Anime party 2011)
Hatsune Miku (Animabc 2010)
Hinata Hyuuga (Animabc 2007)
hinatajun
Newbie
Newbie

Próximo

Voltar para Tutoriais