[Ajuda] Cosplay Gutts e Zabuza (espadas e afins)

Tópicos antigos para livre consulta

Moderador: Moderadores

[Ajuda] Cosplay Gutts e Zabuza (espadas e afins)

Mensagempor Paulo o/ » Sáb Set 11, 2010 19:42:24

Olá galera! o/
Sou novo aqui no CB, mas já li bastante os tutoriais do fórum para cosplay e tals =D

mas mesmo depois de muuuita pesquisa, tem algumas coisas que fiquei inseguro para fazer (medo de estragar o material) e outras que não sei exatamente o quê fazer =S

então... seguinte:
eu e minha namorada vamos fazer cosplay de Gutts (anime berserk) e Zabuza (naruto), respectivamente. Vi alguns tópicos sobre isso e tal, mas não consegui sanar minhas dúvidas D:

Vou começar fazendo as espadas. Então vamos lá:

imagem de referência:
espada do zabuza:
http://2.bp.blogspot.com/_VdByKOydEd8/S ... mbatou.jpg

espada do gutts:
http://alieneye.net/pub/berserk/dragons ... G_2079.jpg
(essa ta PERFEITA *-*)

Zabuza:
http://media.giantbomb.com/uploads/0/53 ... _large.jpg

Gutts/Guts/Gatsu/Gatts:
http://media.animevice.com/uploads/0/46 ... _super.jpg

vamo lá:

pretendo fazer as duas espadas de isopor, revestindo com massa acrílica e pintando com spray cromado (comprei td hj *-* kkk)

não consegui encontrar um isopor de alta densidade (moro no interior, é foda x/), então comprei o de papelaria mesmo..
só que ele é pequeno! >.< (1m de altura)
então comprei 4 chapas de 5cm (de espessura), e pretendo colá-las (duas e duas) para a espada do GUTTS, e 3 chapas de 4cm (de espessura) para a espada do ZABUZA (essa eu vou pegar uma chapa e cortar no meio para virar duas, e vou colar no mesmo esquema da outra).

resumindo, vou fazer duas chapas de 2m de altura (e 5cm de espessura) e 2 de 1,5m de altura (e 4cm de espessura)
obs: a do zabuza vai ser um pouco menor, já que é pra minha namorada (q eh menor q eu xP)

a princípio, planejei fazer assim (a do zabuza):
depois de colar as placas de isopor, cortar e lixar até adquirir o formato desejado, tirar o meio para colocar um cabo (não sei se uso um cano de pvc, ou algum cabo de vassoura, sei lá /o\ /primeira dúvida) com uma faca, sei lá, para ficar a vala onde vai o cabo. Depois de colar as duas partes com o cabo no meio, eis a questão: faço papietagem? D:
vi alguns tópicos falando de usar papel paraná... mas como eu colo ele no isopor? :/ (dúvida de noob? rs)
e no caso de usar papel paraná, como coloco a massa acrílica depois?
talvez eu faça a papietagem mesmo... (sei q vai dar bastaaaante trabalho x.x)
depois da massa acrílica eu lixo (comprei uma lixa d'água 320, acho q eh assim q se fala =P)
e pretendo passar o spray cromado por cima de tudo.

dúvida quanto ao cabo:
Como DIABOS eu faço pra deixar o cabo firme la dentro? :S
pensei de furar o cano de pvc (se é q vou usar um), e passar de atravessado tipo uns pinos, sei lá de q material =S, pra ficar fixo (pra lâmina não girar no cabo, entende?)
como eu dou o acabamento onde o cabo encontra a lâmina? '-'

pretendo utilizar pvc mais grosso para fazer os relevos do cabo da espada...
qual tipo de tinta eu uso pra pintar pvc? acrílica mesmo?

quanto a espada do Gutts, eu pretendo fazer a mesma coisa, basicamente.
SÓ QUE ela tem um relevo, que eu não sei como fazer =S
perto de onde a lâmina encontra com o cabo, tem tipo uma parte mais alta, igual na do zabuza. mas tem tipo um sulco, um contorno, sei lá... como eu posso fazer isso? /o\

quanto à pintura, ambas tem o meio mais escuro, e a parte cortante um pouco mais clara...
como eu faço isso? eu tinha pensado de passar tinta esmalte e por último passar um verniz para dar brilho, mas a tinta esmalte é beeem cara, e as espadas são imensas...

não encontrei pasta metálica (rubb 'n' buff) nem tinta acrílica metalizada (embora isso eu queria mesmo era pra armadura do Gutts)

ah, e comprei uma tinta látex gelo, pra fazer a base das espadas, antes do spray. acho q pode ajudar (?)
=P

Espero não gastar mto mais grana...
comecei os cosplays hj, sei q tenho q comprar mais material do q ja comprei (tipo massa acrílica) e não consegui comprar td ainda (tubo de pvc, couro sintético pro Gutts, e EVA x.x) e já gastei uns 130 reais... T_T

esses vão ser os primeiros cosplays que eu mesmo faço... espero q dêem certo x.x
(já fiz cosplays antes, mas quem costurava era minha mãe, que faz isso bem, e meu pai é marceneiro aposentado, então... haushuash)
vlwzão =)

conforme eu for fazendo eu posto aqui as dúvidas e os resultados ^^

PS: to aprendendo a mexer nesse fórum agora '-'
Paulo o/

Re: [Ajuda] Cosplay Gutts e Zabuza (espadas e afins)

Mensagempor ladyxzeus » Dom Set 12, 2010 12:42:41

Olha não te posso ajudar mas queria dizer que te adoro por fazeres o Guts

Waratte oemashou sore ha chiisana na inori
...
ladyxzeus
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Chilli » Dom Set 12, 2010 14:29:49

Bem...procura naquele tópico "Lista de Tutoriais",que tem um tutorial ensinando a fazer a espada do Zabuza...O.o'
Chilli
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Paulo o/ » Dom Set 12, 2010 14:47:12

eu já vi lá, fala bastante de usar madeira, mas eu to fazendo de isopor...

e as minhas dúvidas eu não consegui solucionar naquele tópico ^^"

como vou fazer não só as espadas, achei melhor criar um tópico falando só disso, assim até ajuda quem quiser fazer também (:

o/

PS:
Pessoal, help! >.<
tentei colar as placas de isopor (com cola de isopor mesmo), mas ficou mto frágil =S
molenga, sabe? hashueuiash

tem algum outro tipo de cola melhor? rs
ou algum método bom pra fixar bem o isopor...
a área de contato das duas placas é bem pequena, tvz seja por isso...
se precisar eu posto fotos detalhando melhor
vlws
o/
Paulo o/

Mensagempor Ivan Uzumaki » Seg Set 13, 2010 14:22:17

para a do gats você pode pegar isopor de alta densidae cortar no formato e fazer a parte o fio para o cabo você pega um cano pvc e ta la .
prós: bemleve
contras: fraca, pode quevrar com o vento a minha do zabuza quebro com um ventinho que deu
Para quem curte runescape entre e se inscreva e fique sabendo de tudo no mundo de runescape http://www.runescapeboost.blogspot.com

só clikar nele.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Ivan Uzumaki
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Paulo o/ » Qua Set 15, 2010 0:10:59

Ivan Uzumaki escreveu:para a do gats você pode pegar isopor de alta densidae cortar no formato e fazer a parte o fio para o cabo você pega um cano pvc e ta la .
prós: bemleve
contras: fraca, pode quevrar com o vento a minha do zabuza quebro com um ventinho que deu

a sua q quebro, você revestiu com alguma coisa?
tipo fibra de vidro, massa plástica, massa corrida ou massa acrílica?
onde ela quebrou, na lâmina ou no cabo?
e o cabo entrava na espada até + ou - a metade?

eu to qrendo fazer isso... e usar massa acrílica

to tentando fazer aqui, conseguindo ou não eu posto o resultado ^^
Paulo o/

Mensagempor Ivan Uzumaki » Qua Set 15, 2010 14:16:41

nem, naum revesti com nada por isso quebro
Para quem curte runescape entre e se inscreva e fique sabendo de tudo no mundo de runescape http://www.runescapeboost.blogspot.com

só clikar nele.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Ivan Uzumaki
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Paulo o/ » Sáb Set 18, 2010 1:25:58

Vish então ta explicado....
to na parte de colar a segunda metade da espada do gutts, falta cortar no formato e lixar, e a do zabuza ja ta lixada..
vo começar a papietagem amanhã, se der certo.
será q 5 camadas são suficientes?

Paulo o/ escreveu: comprei 4 chapas de 5cm (de espessura), e pretendo colá-las (duas e duas) para a espada do GUTTS, e 3 chapas de 4cm (de espessura) para a espada do ZABUZA.

Edit: vou fazer com 4cm de espessura a do zabuza (uma placa só). pretendo fazer tipo uma vala no isopor, e colocar o cano de pvc la dento, depois tacar cola em td e cobrir com papietagem =D

Paulo o/ escreveu:vi alguns tópicos falando de usar papel paraná... mas como eu colo ele no isopor? :/ (dúvida de noob? rs)
e no caso de usar papel paraná, como coloco a massa acrílica depois?

continua minha dúvida a respeito do papel paraná.... se alguem souber me dizer... ^^"

Paulo o/ escreveu:dúvida quanto ao cabo:
Como DIABOS eu faço pra deixar o cabo firme la dentro? :S
pensei de furar o cano de pvc (se é q vou usar um), e passar de atravessado tipo uns pinos, sei lá de q material =S, pra ficar fixo (pra lâmina não girar no cabo, entende?)

isso é realmente necessário, ou será que só a cola de isopor ja aguenta?

que tipo de cola eu uso pra colar o cano de pvc no isopor? a de isopor msm?

Paulo o/ escreveu:qual tipo de tinta eu uso pra pintar pvc? acrílica mesmo?

ou plástica, sei la...

PS: os outros tópicos que eu li sobre o cos do gutts estavam abandonados... não quero q esse fique também. qro ajudar qm tiver as mesmas dúvidas que eu, tvz eu faça um tutorial + pra frente, se alguem se interessar...
._.
Paulo o/

Mensagempor Kareta-Hasu » Sáb Set 18, 2010 5:08:48

Bem, a técnica de papietagem que eu uso é bem simples. BASTANTE folhas de jornal (que é uma coisa que sai praticamente de graça, é só arrumar uns jornais velhos) e uma mistura com duas partes de água pra uma parte de cola branca; já usei outros tipos de papel, mas, como você quer cobrir uma superfície grande o jornal é a melhor escolha. É só passar a mistura de água e cola e colocar uma folha de jornal por cima. Faça quantas camadas quiser, não é necessário esperar uma camada secar pra passar a outra. E vai praticamente virar uma pedra!
Depois aplicar uma camada de massa acrílica por cima e lixar com a lixa d’água. Se quiser pode fazer um relevo entre a parte cortante da lamina e o resto dela.

Obs: Cuidado com o peso da espada, mesmo sendo de isopor tente revesti-la com uma espessura suficiente pra deixá-la resistente sem que ela fique pesada ou pode ficar cansativo carregá-la o dia inteiro.
Imagem
Kareta-Hasu
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Paulo o/ » Dom Set 19, 2010 0:52:17

mariiii escreveu: É só passar a mistura de água e cola e colocar uma folha de jornal por cima. Faça quantas camadas quiser, não é necessário esperar uma camada secar pra passar a outra.

a folha inteira?
então não precisava cortar td em zilhões de pedacinhos, que nem eu já fiz? D:

e legal isso de não precisar esperar secar...
eu pretendia fazer uma camada por dia, mas se for assim eu posso aproveitar o fim de semana e fazer um monte =D

edit: vou fazer ambas espadas com uma placa de isopor só. estava vendo e a espessura ficou muito grande, então vou fazer com uma só pra não ficar exagerado.

mariiii, vlw os toques! ^^
o/
Paulo o/

Mensagempor scar8D » Dom Set 19, 2010 17:13:03

Paulo o/ escreveu:Pessoal, help! >.<
tentei colar as placas de isopor (com cola de isopor mesmo), mas ficou mto frágil =S
molenga, sabe? hashueuiash

tem algum outro tipo de cola melhor? rs
ou algum método bom pra fixar bem o isopor...
a área de contato das duas placas é bem pequena, tvz seja por isso...
se precisar eu posto fotos detalhando melhor
vlws
o/

Eu sempre uso durex,aqueles grandes,fixa muito bem,ai depois reveste com massa e pinta ^^ ou usa técnica de papietagem,fica a seu critério
        Imagem

                You can be anything,But u never will be Boba Fett

Last Cosplay - Blanka
scar8D
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Kareta-Hasu » Ter Set 21, 2010 2:56:44

Paulo o/ escreveu:e legal isso de não precisar esperar secar...
eu pretendia fazer uma camada por dia, mas se for assim eu posso aproveitar o fim de semana e fazer um monte =D

Acho que se precisasse fazer uma camada por dia você ia demorar séculos pra terminar. Assim você economiza bastante tempo.

Paulo o/ escreveu:a folha inteira?
então não precisava cortar td em zilhões de pedacinhos, que nem eu já fiz? D:

Na hora é só picar com as mãos mesmo pra encaixar melhor. Não precisa perder tempo cortando em quadradinhos iguais é rasgar com as mãos pra caber na superfície que você quer prender.

Só não se esqueça de cobrir com uma camada de massa acrílica. Não dá pra lixar o papei machê e ele vai deixar a espada com uma superfície “áspera” e isso deixaria a espada com um aspecto cospobre e não lisa feito metal que é o que você quer.

Paulo o/ escreveu:mariiii, vlw os toques! ^^
o/

Não precisa agradecer, qualquer duvida é só me perguntar.
Imagem
Kareta-Hasu
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor jrdorag » Ter Set 21, 2010 13:16:05

cara tipo assim eu fiz uma master sword e isopor normal qebrou todinha kk

depois eu fiz uma outra de isopor tambem so q eu usei uma dakelas pranchinhas de natação q e bem resistente e n kebra facil e e bem leve

fikou muito bom porque da pra você fazer muito detalhes nela com uma lixazinha e uma faquinha

imtom e isso aew
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aiaiaiai começando vida cosplay haja trabalho huhu!

Meus Coplays:

Assassin Cross - Ragnarok - 100%
Edward Elric - Full Metal Alchemist - 100%
Seiya Pegasus - Cavaleiros do Zodiaco - 100%
Seiya Pegasus(versão Asgard) - Cavaleiros do zodiaco - 100%
Link - The Legend Of Zelda Ocarina Of Time - 100%
Link - The Legend Of Zelda Twilight Princess - 100%
Sub Zero - Mortal Kombat - 100%
Deidara - Naruto - 100%
Iron Man Mark VI - 10%
BlackStar - Soul Eater - 40%
Hitsugaya Toushirou - Bleach - 60%

xD
jrdorag
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Paulo o/ » Qui Set 30, 2010 8:57:56

Pessoal, valeu as dicas! ^^

scar8D escreveu:Eu sempre uso durex,aqueles grandes,fixa muito bem,ai depois reveste com massa e pinta ^^ ou usa técnica de papietagem,fica a seu critério

e como você faz pra revestir com a massa dps?
eu vo fazer papietagem..
a papietagem pega direito em cima do durex? o.O

lógico q eu colocaria durex só onde as placas juntam...
to pensando de (se a papietagem pegar bem), colocar durex pra cobrir o cano (q vai ficar numa vala na placa de isopor)
como quero colocar + ou - no meio do isopor, vai ficar um espaço até chegar na borda, tipo assim:
__    __
| |O| |

(deu p entender? o.O)

aí to pensando de preencher o que estiver sem nada com papel mache...

agora uma outra dúvida:

como faço a parte do ombro da armadura dele?
to quebrando minha cabeça, mas não sei como pode ficar firme (e dar pra prender no braço dps)...
aqui imagens de referência:
http://img245.imageshack.us/img245/2656/profileleft.jpg
http://img718.imageshack.us/img718/3526/cascaots.jpg
http://img42.imageshack.us/img42/3572/gatts3.jpg
http://img641.imageshack.us/img641/4273/gutsprofile.jpg
http://img641.imageshack.us/img641/8492/top1qv.jpg

da pra fazer papietagem em cima do EVA??? x.x

não consigo descobrir isso... e nem se tem q impermeabilizar antes de começar a papietagem..

vlws..
Paulo o/

Voltar para Arquivo CosHelp