[Tutorial] Como fazer um barril

Tópicos antigos para livre consulta

Moderador: Moderadores

[Tutorial] Como fazer um barril

Mensagempor ladyxzeus » Seg Ago 09, 2010 18:50:33

Este é um tutorial feito por mim e traduzido por mim para vocês. O original (com as imagens) está aqui no deviantart

I. Introdução

Quando decidi fazer um barril para o meu cosplay, esperei que a internet estivesse recheada de tutoriais. Mas não estava. Não interessava quantos sites de festas para crianças, reconstrucionismo pirata e fábricas de vinho consultasse, não havia tutorial de barril. Por isso.... Aqui está como fiz o meu.

O meu processo foi muito complicado, porque sou mesmo má a fazer este tipo de coisas, e precisei de muita ajuda. Muitas fotos do que devia ser progresso serão esquemas porque tive muita "tentativa e erro".

Uma nota importante é que eu queria o meu barril funcional. Queria jola a sair dele. Acabou por não ser assim (porque os parvos dos barris de 5 litros não aceitam interfacing) mas o meu barril acabou resistente o suficiente para segurar 6 kg e tinha uma tampa amovível. Se queres só um barril decorativo, sem nada lá dentro, ignora tudo o que estiver a ROSA :3

O material que precisas:
Cartão
Cola de contacto
Fita cola
Cola branca
Papel de jornal
EVA
Tinta e verniz de madeira.

II. Cortar

Primeiro tens de decidir a dimensão do teu barril. Eu fiz o meuy com 30 cm de diâmetro na base e 60 cm de altura. Corta dois círculos do tamanho que queres e mede a circunferência. Divide por 10: o resultado será a quantidade de painéis com 10 cm de largura que vais precisar de cortar. Podem ser da altura que quiseres, mas lembra-te de guardar espaço para colar (Picture 1)

Corta 10 suportes com a curvatura que queres para o teu barril. O tamanho dos suportes depende do que pões lá dentro: mede os objectos que queres dentro dele e calcula o diâmetro. Subtrai ao diâmetro da tampa e ta-da! Tens o tamanho da base de cada suporte. (Picture 2)

Eu cortei cada peça duas vezes e colei-as umas às outras para ter "duas camadas" e, consequentemente, maior resistência. (Picture 3)

III. Colar

Primeiro, faz um corte leve na ponta dos painéis, 10 cm é suficiente. Isto ajuda a dobrar o painel para cima.

Há três maneiras diferentes de colar esta coisa e todas funciona bem em teoria. Para mim, a número 3 foi a que acabou por funcionar.

1. Cola cada ponta ao fundo e põe os painéis para cima. Cola-os uns aos outros cada vez que colas um novo. Se tiveres suportes cola-os imediatamente a seguir ao painel: painel, suporte, painel, suporte, etc. (Picture 4)

2. Cola todos os suportes ao fundo e à tampa e cobre tudo com painéis. Adapta a tampa como na figura. (Picture 5)

3. Cola todos os painéis, como se fosse um "sol". Dobra-os para cima e cola-os uns aos outros ou insere os suporte (picture 6)

Mantém tudo junto com copiosas quantidades de fita cola. Mantém tensão. Corta as pontas que não estão certas.

Agora, altura de cobrir tudo. Isto é para dar extra-resistência ao barril. Mistura a cola branca com água e cobre o barril com isso. Põe golhas de papel de jornal por cima e cobre-as com a cola-água (picture 7) Isto é um papel-maché arcaico e básico, mas funciona e é barato.

IV. Pintar

Pintar é a parte mais importante. Queres o teu barril parecido com madeira! Tinta castanha (daquela normal de pintar paredes) fica muito bem e muito amadeirada em cartão, mas se cobriste tyudo com papel vais precisar de outros truques. No meu caso usei:

Verde e amarelo para a base (ficou cor de azeitona)
Duas camadas de castanho
Verniz de madeira transparente para finalizar

V. Extras

Os barris de verrdade têm faixas de metal à volta para os manter inteiros. Os nossos não precisam disso, mas vamos fazê-lo á mesma. Corta duas tiras de EVA, usando o teu quase-acabado barril como guia para tamanho. Faz a sua circunferência usando o barril como guia. Cola as pontas, pinta de preto. Ta-da!

Se vais por coisas dentro, enche-os com papel de jornal. Assim vais ter volume sem peso. Isto vai ser a base para o teu objecto. Faz com que o objecto esteja o mais perto possível da ponta do barril, ou então vai mexer-se lá dentro e destruir o teu trabalho (se for uma coisa pesada...). Se conseguires encontrar um barril de cerveja melhor que o meu, faz um buraco na ponta que deixe a "torneira" de fora. Tem muito cuidado para não deixar cair líquido lá dentro, ou o cartão vai derreter e morrer!(Picture 8)

Para a tampa usei o que chamamos patafix ou bostik nas pontas do barril. Assim podia arrancar a tampa. Só para vocês.... Isto não correu nada bem, desfez-se progressivamente ao longo do dia. :3

VI. Conclusão e Agradecimentos

E é isto. É bastante fácil, mas como eu não tenho talento para estas coisas saiu muito feio. Meh. Mas funcionou, e divertimo-nos! Também pode ser usado como mesa. <3

Agradecimentos ao meu pai por ter ajudado a construir e pintar esta coisa; ao meu stepbrother por segurar coisas na vertical; ao Maguma por me sugerir os suportes; a anónimos por sugerirem a segunda forma de colar e por todo o apoio. E a toda a gente que gostou do meu cosplay, que se divertiu comigo e que fez tudo valer a pena.

Espero que tenha sido útil!

Waratte oemashou sore ha chiisana na inori
...
ladyxzeus
CBManiac
CBManiac

Re: [Tutorial] Como fazer um barril

Mensagempor Shippuu » Seg Ago 09, 2010 20:13:24

Nossa, vlw Lady *O*
quando eu conseguir achar uma Kana pro meu grupo de FT, vai ser muito util XD
e ficou muito tri o teu cosplay,só pra constar o/

Last Done:Queen Jennah- Guild Wars
W.I.P :Saw'Ikk- Dragões de Titania
Planned:Draculaura |Hungary | Alice|???
Shippuu
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Wolfz » Seg Ago 09, 2010 21:25:23

Tuto muito legal... acho qe é mais ou menos assim que se faz a cabaça do Gaara, haha, só achei meio trabalhoso, mas o resultado ficou muuuito bom \õ/
Wolfz

Mensagempor cami » Seg Ago 09, 2010 22:42:33

Que legal hauhauhua 8D
Acho que um dia vou faze um pra ter um barril no meu quarto, sério. :B
VENDO:

ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI

Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI

Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]