10 Mandamentos do Cosplayer

Converse com outros cosplayers sobre este hobby: mídia, notícias, práticas, destaques, sites, etc. Tópicos e assuntos exclusivos de cosplay.

Moderador: Moderadores

Re: 10 Mandamentos do Cosplayer

Mensagempor Nescal-san » Sex Out 14, 2011 14:52:56

HUSAUHASHUASHUSAHUSA

Chilli , mulheres sao pra isso , pra te entender , ama-lo e respeita-lo xD
Nescal S. Corsair
~3º Filho de Youkai e Doistons~
~3º Neto de Hyo-Sama e Ana-lee-chan~

Imagem
Rawr !
Nescal-san
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Tary Belmont » Sex Out 14, 2011 22:13:12

LOL Mo disse exatamente o que voltei pra dizer, Não use cetim pra tudo. Fica muito feio esses personagens que tem a roupa normal e usam cetim, alias, mesmo que for o pano brilante, tente variar, tafeta, vinil, cetim não é bonito.
Tary Belmont
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Valonia San » Sáb Out 15, 2011 1:13:00

Evitar de ir em qualquer costureira também vale como um aviso.Existem aquelas costureiras que fazem costuras normais,não ás confudam,talvez elas não entendam do assunto,conheço pessoas que passaram com costureiras qualquer e o resultado dos cosplays saiu um desastre.Procure sempre saber se a costureira é expert de confeccionar fantasias.
Outra coisa,se você for encarar um personagem que use algum acessório tipo uma arma,procure pesquisar alguns tipos de materiais pra fazer,qual é o menos trabalhoso,menos caro,o mais adequado,qualquer coisa,é só procurar a categoria "COMOFAZ" do fórum,lá você encontra algumas dicas,se por acaso não achar o que quer,é só deixar um tópico com a dúvida de como fazer seu acessório que sugestões não vão faltar.
Imagem
Valonia San
Artista
Artista

Mensagempor doistons » Sáb Out 15, 2011 17:48:56

1 - Mesmo que não seja parecido ou desconhecido, procure um personagem que lhe agrade (isto é, que você se sinta bem o personificando)

2 - Cor, credo, altura, largura, opção sexual, nada impede uma pessoa de fazer cosplay.

3 - Não tente fazer um cosplay em cima da hora, mesmo demorando algum tempo sempre sai alguma coisa errada, em cima da hora é suicídio.

4 - Cosplay é diversão, e não competição. Se o cosplay do outro não está tão bom e ele está super feliz com ele, deixe como está.

5- Fazer cosplay não é igual a apresentar. Você pode fazer cosplay só pra ir a um evento ou até mesmo uma reunião de amigos.

Essas debaixo é mais para quem vai apresentar

6 - Humildade: você apresentou e ganhou, parabéns, fez um bom trabalho. Não humilhe quem perdeu. Você perdeu: ótimo, você não pode ter gostado das apresentações campeãs, mas os juízes decidiram assim. Contentem-com o resultado e melhore para próxima apresentação

7 - Se algo de errado está acontecendo no evento, você não pode, mas deve ir na organização do evento (se possível existir uma área ir atrás dela) denunciar, você não será marcado por isso. Mas que as reclamações tenham embasamento, nada de chegar: "ah, tá ruim!" "Pq tá ruim?" "Pq está, oras!" Vira e fala: "está ruim por isso, e isso, aqui diz isso e aconteceu isso..."

8 - Se está participando de uma circuito, vença por suas apresentações. Nada de querer procurar chifre na cabeça de galinha pra eliminar os concorrentes. Se tiver uma reclamação, faça no dia do evento, não dias depois.

9 - Se alguma organização está fazendo um evento ruim ou tratando os cosplayers mal, se unam e exijam seus direitos. Atacar apenas uma ou outra pessoa não vai mudar o que está acontecendo, as vezes você ainda está atacando a pessoa errada.

10 - Se for escolhido ser juíz de algum concurso, analisar as habilidades dessa pessoa, não se é amigo ou inimigo.
Imagem

Família Corsair - Filhota Divorciada

Viva o pé de jaca com poderes místicos!

_____________________________________________________________________________________
Dá trabalho, mas a diversão compensa! :D
doistons
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Strawberrypie Monica » Sáb Out 15, 2011 19:43:08

1- Cosplay é diversão.
2- Não tenha preguiça de pesquisar, e fazer as coisas com carinho e bem-feitas. Até o mais belo cosplay ficará horrível se feito de qualquer jeito.
3- A maioria quem faz piadinhas com cosplayer, nem faz cosplay, simplismente ignore-os.
4- Não trate o personagem como se fosse só seu e seu coleguinha não pode fazer. Você não tem direitos autorais sobre ele, então...
5- Criatividade é praticamente a chave para uma ótima apresentação, e não só pra ela, como também para poses de fotos, e os materiais das roupas e acessórios.
6- Humilhar os outros só porque ganhou o primeiro lugar no concurso, não te faz um bom cosplayer, e sim um babaca.
7- Não tenha medo de fazer o personagem só porque não tem as mesmas características (negro, branco, magro, alto gordinho, magrelo, etc), fazendo o cosplay com capricho em cada detalhe faz com que essas características sejam superfíciais.
8- Não adianta rir da pessoa que não tem as mesmas características do personagem, se o SEU cosplay está uma porcaria.
9- Não espere ser elogiado o tempo todo, vai ter sempre um que vai contrariar.
10- Ficar metendo o pau na apresentação dos outros pela internet é inválido. Se os juízes decidiram que foi a melhor apresentação, pra eles foram, mas não quer dizer que você tenha que atacar pedradas nos juízes.
Strawberrypie Monica
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Mo_Vampie » Sáb Out 15, 2011 21:16:20

Mandamento extra: ajude as pessoinhas a se arrumarem. xD

Seshiria linda me ajudando com o laço pra faixa não ficar torta hoje. Mas sério, é sempre legal ter alguém pra te ajudar a prender algo, ou com uma maquiagem diferente, ou mesmo pra fazer e montar os acessórios. ^^
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Junnee-chan^_^ » Dom Out 16, 2011 9:44:42

Os "10 mandamentos" acabaram virando a "lista de mandamentos"! :D Pq todos q foram citados aqui tem pontos fortes.
Por exemplo, eu tava (na verdade ainda estou :p) montando uma apresentação e ñ tinha ngm pra fazer. -.-' Aí a amiga minha q também tah no projeto, disse q tinha um garoto otaku na rua dela e ele toparia na boa. Contei pra ele todos os detalhes da apresentação, dos presonagens que faltavam, que eram o Yondaime, Itachi e Sasuke (podia escolher qlqr um deles), mas ele não quis, pq ele era MAIS PRETO QUE PRETO! E daí, eu disse, não sou branca e vou ser mais uma Naruto da vida u.u
Quem não é otaku não sabe o que está perdendo...
Junnee-chan^_^
Newbie
Newbie

Mensagempor ladyxzeus » Dom Out 16, 2011 12:08:00

1. Irás divertir-te
2. Ignorarás o drama
3. Serás perfeccionista
4. Prepararás bem as tuas apresentações, o que quer que elas sejam
5. Procurarás saber os detalhes sobre a tua personagem, mesmo que não conheças a sua fonte
6. Irás usar maquilhagem
7. Irás comportar-te de maneira civilizada
8. Irás respeitar os outros
9. Não farás drama
10. Darás o teu melhor

Waratte oemashou sore ha chiisana na inori
...
ladyxzeus
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Seshiria » Qui Out 20, 2011 22:17:14

Tópico movido para seção correta: Cosplay Talk =D
Imagem
Seshiria
Moderador
Moderador

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Qui Out 20, 2011 23:21:54

não sei bem se essa seria a correta pq é apenas uma brincadeira.....mas como o tema é cosplay acho que é valido...^^' não mudei antes pq tava em dúvidas de como classificar xD
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor Mah_lenneth » Sex Out 21, 2011 11:00:17

2-Não tratarás o personagem como se fosse seu.
3-Se encontrar um cosplayer com a roupa igual a sua,tirarás foto com ele.
4-E não darás piti ao invés disso.

Concordo totalmente.
Tem gente que olha feio, fala mal e ainda te xinga porque você fez um personagem que ele/ela iria fazer. u.u'
Isso é demais, hein!
O personagem pertence ao autor/mangaka/criador e não a pessoa, você, eu...
Imagem

Cosplays já feitos:
Nuriko - Fushigi Yuugi
Ritsuka - Loveless
Prussia - Hetalia
Len - Vocaloid
Mio - K-On!
Mah_lenneth
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Seshiria » Sex Out 21, 2011 16:52:14

Mo_Vampie escreveu:Mandamento extra: ajude as pessoinhas a se arrumarem. xD

Seshiria linda me ajudando com o laço pra faixa não ficar torta hoje. Mas sério, é sempre legal ter alguém pra te ajudar a prender algo, ou com uma maquiagem diferente, ou mesmo pra fazer e montar os acessórios. ^^

OUN Lindona!
Não foi nada! Adoro ajudar <3! Sempre que precisar, só avisar ;)

Bom, minhas regras são:

1 - Cosplay é diversão. Mesmo que você participe de competição, nunca deixe o lado "Competitivo" subir demais na cabeça, pois você pode sair magoado e outras pessoas também.

2 - Se for se apresentar: ENSAIE ANTES. Faça um bom audio e decore bem as falas. DUBLE! E não fique "mascando chiclete" como se estivesse falando!

3 - Nunca louve/dê a vida por um cosplayer por conta de cosplay. Sério. Ele só fez um bom trabalho que qualquer um tem capacidade de fazer, inclusive você.

4 - Não se apresente por prêmio, se apresente pelo público. Lembre-se que você é uma atração do evento assim como outras coisas também. Você precisa divertir o publico senão vai acabar deixando o publico com cara de interrogação enquanto faz uma cena que ninguem conhece.

5 - Não exagere nos efeitos de palco! Temos grandes exemplos de coisas que deram "errado" e os cosplayers foram prejudicados. Os efeitos são legais? São. Dão um bom efeito? DEMAIS. Mas cuidado! Se cair pra fora de palco e/ou machucar alguém, você será penalizado por isso e não terá pq chorar depois.

6 - O nervossismo antes da apresentação ATRAPALHA! Tente permanecer o mais calmo possivel! Lembre-se que você esta vestido como um personagem que tem X ações. Então quando subir no palco, esqueça quem é você e assuma as caracteristicas/personalidade do personagem. E também cosplay não tem mais dignidade só por fazer cosplay xD Então não tem pq ter vergonha xD

7 - Não é porque você não venceu um concurso que significa que todo mundo esta contra você e que sua apresentação foi pessima. Entenda que as vezes você pode estar num mal dia, e alguém pode ser melhor que você. Você já é vencedor em subir no palco e criar uma atração. Você é foda por isso!

8 - Um premio de plastico não te torna rei. Entendam que isso não te faz um bom cosplayer. Conheço gente que tem cosplay horrivel e ganha premios. Isso porque a atuação foi ótima. Você ter 50 premios de plastico numa estante não te faz melhor que um cara que é trabalhador, estuda e ainda tem tempo pra cosplay. Todos somos iguais e temos direito.

9 - FAÇAM SIM APRESENTAÇÃO QUE TENHAM SENTIDO COM O PERSONAGEM. Eu não consigo fazer uma apresentação Livre sem usar algo na apresentação que tenha a ver com o personagem. Por ex, no Fantasy eu fiz uma apresentação usando um dos primeiros Auto-tunes da internet usando a Miku.

10 - Divirtam-se como se fosse o ultimo dia de suas vidas ;D
Imagem
Seshiria
Moderador
Moderador

Mensagempor kawaii_nuriko » Sáb Out 22, 2011 16:14:12

nossa
quantos mandamentos diferentes
a mo(Deus) tinha que ver todos os mandamentos e juntar os melhores
^^
Imagem
kawaii_nuriko
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Mo_Vampie » Sáb Out 22, 2011 16:20:30

Varia com cada um, Nuriko. ^^ Tem uns que combinam mais com que apresenta, outros com quem costura, outros com quem só tira fotos pelo evento... O único essencial para todos é se divertir. =)
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac

Mensagempor veneciana » Sáb Out 22, 2011 17:20:28

Bom, ao longo da minha curta vida de cosplayer eu também desenvolvi algumas regras. Concordo com muito do que disseram aqui, discordo de algumas coisas, mas acho que como tudo na vida cosplay é uma questão de opinião.
Aqui vão as minhas regras de ouro:

01: Esteja confortável. Tanto física quando psicologicamente, se você não está a vontade não está fazendo direito.

02: Seja agradável com quem pede pra tirar fotos ou vem falar com você como se estivesse falando com o personagem (eu me sinto particularmente eufórica quando me chamam pelo nome do personagem que eu estou fazendo cos mas tem gente que não gosta :x )

03: Saiba diferenciar as críticas dor-de-cotovelo e as críticas construtivas. Leve apenas as últimas a sério.

04: Se você gostou do cosplay, repita. Não tem nenhuma lei dizendo que você deve ter um cos novo a cada evento.

05: Respeite o personagem. Cosplay também envolve postura, mesmo fora do palco. Procure estar "de acordo" com a personalidade do seu personagem.

06: Se tem outra pessoa com cosplay do mesmo personagem aproveite pra estudar o modo como ela solucionou os problemas que você teve na hora de fazer o seu. Faça do evento um laboratório de pesquisa cosplay!

07: Tudo pode ser usado num cosplay. Não tenha vergonha de admitir que aquela peçinha super esperta que você arrumou pra sua armadura é a tampa do creme anti-rugas da sua mãe. Saber aproveitar coisas do dia-a-dia num cosplay é uma arte.

08: Capriche nos acessórios. Jóias, armas, sapatos, cintos; cuidado com esses detalhes faz toda a diferença.

09: Use maquiagem de boa qualidade e bem feita, caso contrário você corre o risco de virar um panda no meio do evento. O mesmo vale pra produtos de cabelo, você não quer parecer a Joelma antes mesmo de se apresentar.

10: Por último, mas não menos importante; divirta-se! Aproveite pra brincar, interpretar, rir, seja uma atração a parte!
veneciana
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

AnteriorPróximo

Voltar para Cosplay Talk