[TUTORIAL]Papercraft cosplay - cosplays concluidos

Dicas de cosplay e tutoriais. Pergunte suas dúvidas sobre cosplay ou ajude os seus colegas. Leia as regras antes de postar, ok?

Moderador: Moderadores

Re: [TUTORIAL]Papercraft cosplay - cosplays concluidos

Mensagempor hellramirez » Qui Jul 28, 2011 18:05:43

Fiquei impressionada com o trabalho Seya-kun. Realmente, meus parabéns!
Até entrei aqui para perguntar uma coisinha...

Acho cosplays bem feitos muito legais, sempre dou uma olhada em fotos poraí, mas nunca tive o real intento de participar como cosplayer.... mas pelo que eu vi e li, da pra fazer muitas coisas com essa técnica.

Eu achei esse fórum procurando "como endurecer peças de papercraft". No meu caso, eu quero fazer só pequenas peças... (bonecos, modelos de naves estelares, etc.).

Após o selamento, eu vi você falando sobre usar ou fibra de vidro, ou a resina de poliuretano, correto? Para peças menores, a resina seria ideal, pra não esconder os detalhes. Daí vem a pergunta:

1 - A resina de poliuretano fica transparente no final do trabalho?
2 - É possível fazer esse tipo de trabalho, usando a fibra de vidro pelo lado de fora da peça mesmo?

Agradeço desde já!
hellramirez
Newbie
Newbie

Mensagempor Seiya-kun » Sex Jul 29, 2011 1:42:06

1 a resina de poliuretano fica branca
2 e você pode passar a fibra por fora se quiser...o problema é que você vai acabar perdendo os detalhes ou deformando eles
Seiya-kun
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor hellramirez » Sex Jul 29, 2011 13:06:35

Obrigada pela reposta, e parabéns pelo trabalho! =D
Deu até vontade de passar pelo Kodama só pra ver ao vivo esse tipo de cosplay muito bem finalizados!

Vou começar hoje um modelo da Enterprise pra ver se fica legal. =D
hellramirez
Newbie
Newbie

Mensagempor RebornSan » Sáb Jul 30, 2011 12:34:21

cara você é o foda! aja paciencia pra conseguir fazer perfeitinho assim o papercraft!
ImagemImagemImagem

Kawaii :3

Jogue Talisman Online comigo (é muito legal XD), Cadastre-se por esse link para eu e você ganharmos bonus no jogo:
http://www.talismanonline.com/registerfirst.aspx?inviter=dGlvcGVybmls
RebornSan
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor pollynnha » Ter Ago 02, 2011 2:40:00

Seiya-kun, poxa, parabéns! Você é um artista e tanto! Epic topic!!

Estou pensando em (bem) futuramente fazer algumas peças para o cosplay de Gally (fase Motorball, pernas, alguns detalhes anexos e o capacete) http://www.youtube.com/watch?v=PSCkBf24acQ

Então, tenho algumas dúvidas.

1 - Como posso conservar corretamente as peças? Resina mofa ou algo do gênero?
Quando eu menos espero, meu cosplay de EVA de Gally Tuned começa a mofar...moro num lugar muito úmido (mangue).

2 - A peça pronta causa alergia a pessoas mais sensíveis?

3 - Como você faz para fixar em determinadas partes do corpo, na malha que você usa por baixo? Velcro? Botão de pressão?
pollynnha
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Forestman » Qua Jan 04, 2012 20:13:45

Malz ressucitar o tópico assim...mas rapidão...
Eu fiz o capacete do Halo e ficou dahora...ficou meio justo mas ok...
Provavelmente braços e pernas darão certo pq só magrelo...
Mas estou com medo de imprimir a parte do tórax e quadril.....tem jeito de eu saber mais ou menos o tamanho de como vai ficar pelo Paperkura?
E outra....eu sou hiper alérgico....tem algum método fácil de endurecer? Ou reforçar com algum papel...
Tô acostumado com papietagem e não vai dar certo....vai enrrugar e amolecer tudo...
Imagem
Forestman
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Seiya-kun » Qui Jan 05, 2012 23:03:30

alem dos 2 metodos que citei ai no tutorial tem um que usa uma resina a base de agua e manta de vidro...mas nunca teste..

você pode procurar por aqua resin no forum 405th.com

nao sei se serve pra você ja que ela usa manta de vidro do msm jeito
Seiya-kun
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Forestman » Ter Jan 10, 2012 17:25:53

Tendi tendi ^^
Eu tava pensando em fazer o seguinte:
Eu já baixei e redimensionei a armadura inteira...
Se eu imprimir em papel...retirar todas as juntas das faces...colar num papelão e unir as faces com fita/durex....
Será que isso aguenta uma camada de massa plástica? ou vai dar caca?
Tipo, num preciso de um acabamento extremamente Pro q nem o seu...mas eh q eu fiz um pra testar só com papel mesmo fica bem fajuto se eu só pintar por cima....
Desculpa a noobisse >.<"
Imagem
Forestman
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Seiya-kun » Ter Jan 10, 2012 18:11:11

cara.. eu só testei com fibra de vidro
Seiya-kun
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor gansobass » Dom Jan 29, 2012 23:51:20

cara meus parabens, você manda mto bem, suas armaduras são perfeitas, dignas de serem lançadas como oficiais.
tava pensando, depois de ler tudo, o dinheiro que eu gastaria, pra fazer apenas uma armadura, quase não compensaria comprar todos os materiais (mais as ferramentas de ponta, como retifica e lixadeira), então, você não aceita encomendas? :P
gansobass
Newbie
Newbie

Mensagempor Andreleiti » Ter Jan 31, 2012 16:13:49

Véi, eu uso cola para EVA( http://www.bazarhorizonte.com.br/octopu ... /00733.jpg )
É coisa de 1,50 cada tubinho, e dura uma eternidade, cola muito bem, trabalho com papercraft impressos em papel fotografico, cola que é uma maravilha, seca bem rápido também
É um investimento necessário para a sua satisfação, eu, particularmente , nao faço para vender, nem penso em dinheiro, faço por prazer em ver o trabalho terminado, tanto q todos os meus trabalhos eu dou eles pra amigos, tem alguns q venderam, (eu quiz matar, mas tudo bem). Vale a pena brother, vale a pena o investimento...
Andreleiti
Newbie
Newbie

Mensagempor Darker » Seg Fev 06, 2012 21:00:43

Realmente nunca pensei que tivesse como fazer cosplays com papéis colados... :D

Estou muito afim de fazer um Helmo do Darth Vader, até achei o arquivo em .pdo, porém não sei olhar medidas, para saber se vai caber em minha cabecinha (sou meio cabeçudo), gerei um arquivo em .pdf para poder fazer a impressão no meu serviço e ele deu 23 páginas, será que vai ficar grande?
Estou usando o Pepakura Viewer 3 e não sei se ele tem alguma opção de ajustar medidas

Uma dúvida, a resina que você passa, você passa por fora e por dentro da peça, a fibra de vidro também?
Essa fibra que você usa são as malhas ou algo líquido, que dê para passar com um pincel, tipo a resina mesmo (nunca mexi com isso por isso a pergunta)?

Obrigado!
Dê mais emoção á sua vida... faça pipocas com a panela aberta!
Darker
Newbie
Newbie

Localização: http://cdn.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2011/05/haiti.jpg

Mensagempor AlphonseFael » Ter Fev 07, 2012 13:31:21

Simplesmente, UAL! OMG! Que isso velho, um cosplay de halo feito dessa forma vale uns 10 mil reais aeiooaeioeai
muito perfeito! ADOREI!
Não me segue qe eu to perdido aoeioaeioae'
AlphonseFael
Newbie
Newbie

Mensagempor TAZNITBR » Qua Fev 08, 2012 14:44:54

Darker escreveu:Realmente nunca pensei que tivesse como fazer cosplays com papéis colados... :D

Estou muito afim de fazer um Helmo do Darth Vader, até achei o arquivo em .pdo, porém não sei olhar medidas, para saber se vai caber em minha cabecinha (sou meio cabeçudo), gerei um arquivo em .pdf para poder fazer a impressão no meu serviço e ele deu 23 páginas, será que vai ficar grande?
Estou usando o Pepakura Viewer 3 e não sei se ele tem alguma opção de ajustar medidas

Uma dúvida, a resina que você passa, você passa por fora e por dentro da peça, a fibra de vidro também?
Essa fibra que você usa são as malhas ou algo líquido, que dê para passar com um pincel, tipo a resina mesmo (nunca mexi com isso por isso a pergunta)?

Obrigado!

Amigo, já que passei por aqui vou te responder essas perguntas pra colaborar um pouquinho e não ficar somente sugando a galera ^^.
1 -Esse problema com medidas é complicado mesmo, o jeito é tirar medidas da sua cabeça e ver se conferem com as do elmo (sei que isso não vai ter adiantar muito mas não tem uma solução mais fácil que eu conheça). Outro jeito você encontra nesse tuto do Stealth, figurinha fácil em tutos interessantes sobre o assunto no Youtube: http://youtu.be/yWxdqsIlw50
2- O Pepakura designer 3 faz essa modificação em: "2D menu" e "recalculate parts layout" então sugiro que você instale esse software porque o viewer nao possui essa aplicação.
3- A resina da fibra de vidro é aplicada com pincel na parte de fora e depois coberta com Bondo (massa plástica) ou Rondo (resina+massa plástica). Na parte interna do elmo você aplica uma primeira camada de resina e depois coloca a manta de fibra de vidro previamente cortada em pedaços pequenos (de acordo com as dimensões do elmo), aplicando em seguida a resina por cima da manta até que ela esteja toda encharcada e adaptada no fundo do elmo. A resina endurece rápido principalmente com esse calor todo que está fazendo então misture poucas quantidades por vez e vá cobrindo aos poucos toda a manta. A dureza dessa primeira camada de manta/resina geralmente é suficiente pra dar a dureza necessária sem causar um peso excessivo no elmo.
Sugiro que você faça isso na seguinte ordem: 1º resina (encontrada nas lojas de tintas assim como a manta) na parte externa (para dar alguma dureza ao elmo), 2º aplique a resina+ a manta por dentro. 3º por último aplique o Bono/Rondo na parte de fora até que fique tudo liso e sem marcas, utilizando para alisar depois de tomar presa (endurecer) lixas a base de água ou uma lixadeira orbital porque a massa plástica (iberê) fica um pouco dura.
Não se preocupe se você necessitar aplicar muitas vezes a massa plástica e lixá-la, isso é normal :(
Obs.: Aproveite que este tutorial está muito bem feito, o cara é fera!!!
Procure vídeos no youtube pois lá a gente encontra vários tutoriais interessantes sobre o assunto (a maioria em inglês).
GL bro!
TAZNITBR
Newbie
Newbie

Mensagempor Seiya-kun » Qua Fev 08, 2012 15:05:25

OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Ç.Ç você tem um lugar no meu coração agora
Seiya-kun
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

AnteriorPróximo