Darker escreveu:Realmente nunca pensei que tivesse como fazer cosplays com papéis colados...

Estou muito afim de fazer um Helmo do Darth Vader, até achei o arquivo em .pdo, porém não sei olhar medidas, para saber se vai caber em minha cabecinha (sou meio cabeçudo), gerei um arquivo em .pdf para poder fazer a impressão no meu serviço e ele deu 23 páginas, será que vai ficar grande?
Estou usando o Pepakura Viewer 3 e não sei se ele tem alguma opção de ajustar medidas
Uma dúvida, a resina que você passa, você passa por fora e por dentro da peça, a fibra de vidro também?
Essa fibra que você usa são as malhas ou algo líquido, que dê para passar com um pincel, tipo a resina mesmo (nunca mexi com isso por isso a pergunta)?
Obrigado!
Amigo, já que passei por aqui vou te responder essas perguntas pra colaborar um pouquinho e não ficar somente sugando a galera ^^.
1 -Esse problema com medidas é complicado mesmo, o jeito é tirar medidas da sua cabeça e ver se conferem com as do elmo (sei que isso não vai ter adiantar muito mas não tem uma solução mais fácil que eu conheça). Outro jeito você encontra nesse tuto do Stealth, figurinha fácil em tutos interessantes sobre o assunto no Youtube:
http://youtu.be/yWxdqsIlw502- O Pepakura designer 3 faz essa modificação em: "2D menu" e "recalculate parts layout" então sugiro que você instale esse software porque o viewer nao possui essa aplicação.
3- A resina da fibra de vidro é aplicada com pincel na parte de fora e depois coberta com Bondo (massa plástica) ou Rondo (resina+massa plástica). Na parte interna do elmo você aplica uma primeira camada de resina e depois coloca a manta de fibra de vidro previamente cortada em pedaços pequenos (de acordo com as dimensões do elmo), aplicando em seguida a resina por cima da manta até que ela esteja toda encharcada e adaptada no fundo do elmo. A resina endurece rápido principalmente com esse calor todo que está fazendo então misture poucas quantidades por vez e vá cobrindo aos poucos toda a manta. A dureza dessa primeira camada de manta/resina geralmente é suficiente pra dar a dureza necessária sem causar um peso excessivo no elmo.
Sugiro que você faça isso na seguinte ordem: 1º resina (encontrada nas lojas de tintas assim como a manta) na parte externa (para dar alguma dureza ao elmo), 2º aplique a resina+ a manta por dentro. 3º por último aplique o Bono/Rondo na parte de fora até que fique tudo liso e sem marcas, utilizando para alisar depois de tomar presa (endurecer) lixas a base de água ou uma lixadeira orbital porque a massa plástica (iberê) fica um pouco dura.
Não se preocupe se você necessitar aplicar muitas vezes a massa plástica e lixá-la, isso é normal
Obs.: Aproveite que este tutorial está muito bem feito, o cara é fera!!!
Procure vídeos no youtube pois lá a gente encontra vários tutoriais interessantes sobre o assunto (a maioria em inglês).
GL bro!