[Duvida/Tecido]Qual melhor tecido para kimono?

Dicas de cosplay e tutoriais. Pergunte suas dúvidas sobre cosplay ou ajude os seus colegas. Leia as regras antes de postar, ok?

Moderador: Moderadores

[Duvida/Tecido]Qual melhor tecido para kimono?

Mensagempor monochrome » Sex Mar 23, 2012 16:54:11

Olá membros da CB.(desculpe se postei num topico errado, solicito que se puder apague-o ou o tranferisse pro topico adequado, se possível.Caso for apagar avise antes que eu colo essa mensagem no tópico certo, por favor.)

Eu estou querendo fazer um kimono feminino e um obi, mas tipo eu estava pesquisando em sites japoneses que o tecido Amunzen é perfeito para roupas desse estilo por ser confortável e bláblá(na verdade no Japão boa parte dos tecidos poliéster são x-x), porém o tecido é 100% poliéster, e eu planejo tingir meu kimono em degrade e depois ir numa estamparia e mandar estampar. Daria certo isso?

Me falaram que ficaria melhor de Tricoline, porém o Tricoline é 100% algodão, comparado ao poliéster, é mais fácil de tingir e estampar...porém por ser algodão(até aonde eu saiba) tem maior tendência a encolher, amassar e desbotar a cor @A@; (e não quero isso aconteça de jeito algum!)

OBS 1: Ajudaria muito se me dessem vantagens e desvantagens de tecidos 100% algodão e 100% poliéster
OBS 2: Além desses dois tecidos que eu citei, tem como me recomendarem outros tecidos?

Ficaria muito feliz se respondessem ;A;
Obrigada.
monochrome
Newbie
Newbie

Re: [Duvida/Tecido]Qual melhor tecido para kimono?

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Sáb Mar 24, 2012 0:39:40

algodão é o mais barato^^ tem N tecidos de algodão, mesmo tricoline tem alguns tipos diferentes....e alguns que são 50% e ja quebram bem o galho.....depende de qual tecnica você vai usar para fazer o degrade (por ex...tye dye eu recomendaria um natural, se for com tinta de tecido diluida como aquela da acrilex comum ou a aquarela silk....um two way que é "semi natural" já resolvia o caso)

estou fazendo um kimono também como projeto da faculdade de serigrafia, embora eu não vá só usar tec de serigrafia nele (alias amo kimonos e fiquei feliz em ver que alguém se deu ao trabalho de pesquisar antes...ja cansei de ver coisas erradas por preguiça de pesquisa)

depende MUITO do tipo de kimono que você quer....eu vou em muitos eventos japoneses e comumente eu vejo kimonos de seda, crepe de seda, algodão.....basicamente são de tecidos de fibras naturais
mas alem de levar em conta que tipo de kimono você quer (tipo..um yukata é de algodão e fim de papo xD, um furisode chiquetoso...pede um tecido mais trabalhado tipo um crepe de seda pelo menos) e o quanto você quer e pode gastar...tem tecidos de valores distintos ^^'''

kimonos são bem fechados e tecidos sinteticos não deixam a pele respirar, ficam fedidos e o principal...eles NÃO pegam tinta tão bem quanto se fosse um algodão por exemplo

mas TODO tecido independente de qual for, vai encolher um tiquinho quando você lavar na 1ª vez...então....se você quer evitar isso...lave antes de fazer oras xD~~
E TODO tecido com o passar dos anos desbota......tanto é que tem gente que só lava kimonos à seco..
.(o que sinceramente eu acho uma porquisse....eu já fiz um que eu pintei à mão...e meto ele na água sem dó....se por acaso alguma das flores sair eu pinto de novo e fim....mas ele aguenta muito bem)

então pra te ajudar...seria legal se você dissesse que tecido que você comprou (to supondo que seja oxford já que você falou que é sintético) e que tipo de kimono vai fazer....se puder (quiser também ne) me mostrar o projeto dele eu posso dar umas dicas de como vai ser melhor pra você pintar e talz
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor monochrome » Seg Mar 26, 2012 13:04:47

Então, eu tenho comprado uns 9 metros e meio de tricoline branco(porque inicialmente era pra ser kimono,antes dessa dúvida entre natural e sintético), e desejo muito fazer esse kimono(e quero caprichar mesmo nele!) :

http://imageshack.us/photo/my-images/521/54549816.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/405/79325157.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/813/47278384.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/341/31317391.jpg/

*obs 1: é um kimono amarelo com gradiente rosa e branco de intermediário (por isso deixei comprado tecido branco, pra parte de cima ficar amarelo e embaixo deixar rosa)
*obs: A cosplayer que fez essa referência não especificou qual tecido usou, ela só disse que não era recomendável a lavagem para que não desbote a cor

Então, é tipo um ´kosode´, não pretendo fazer algo com brocado ou crepe, queria fazer num tecido liso...eu tenho um hakama branco com degradê preto embaixo(http://imageshack.us/photo/my-images/52/40028489.jpg/), todo de poliéster, gostei muito da textura do tecido(apesar do mesmo ser pesadinho) e foi ai que gerou minha dúvida @-@ porque no Japão por mais que haja bastante presença de kimonos de ´cotton´, sei lá boa parte está aderindo ao poliéster, por devido secar rápido,ter menos desbotamento de cor e bláblá...só que um kimono como esse não sei se seria possível fazer com esse tipo de tecido...
monochrome
Newbie
Newbie

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Qua Mar 28, 2012 22:12:38

AAAAAAAAAAAAAAAAAH QUE LINDOOOOOO ADORO KIMONOS EM DEGRADE

OH BOM! com 9 metros dá e sobra pra você colocar até forro nele (e fica bem melhor o trabalho ^^)

ah...tricoline tem algodão no meio, é tecido de fazer lençol, nem se encane com isso então....xD~~ se bem que ele é relativamente fino...em kimonos no geral, o tecido principal costuma ser ligeiramente mais grosso....MAS....tricoline ja vai te resolver a vida (só um adendo....ele amassa =P um tecido mais pesadinho, como um algodão mais grossinho ou um two way da vida , evita amassar tanto)

tricoline tinge bem, mas ele é misto, então não adere tanto quantos e fosse de algodão puro.....você pode tingir ele de 2 formas: com aquele vivacor (que você coloca em agua quente, se bem que tem tinge cor e fixacor...como ele é misto, nao sei qual iria aderir melhor, compre ambos, pegue 2 pedaços do tecido e faz o teste)
também tem uma nova que saiu que chama color revolution da tupy, que é um pó que você dilui em agua fria....

OU;;;;com tinta de tecido acrilex diluida em água (ou aquela aquarela silk que nao precisa diluir, só que ela é mais liquida), com um rolinho/pincel mega largo você vai tingindo...
no japao...pra fazer degradês.....eles molham o tecido antes com agua e alcool e colocam a tinta...(.dai ela se espalha no tecido fazendo degradês, técnica "tye dye".....caça no youtube "tingimento yuzen zome" que tem diversos vídeos legais e para não pegar nas flores/estampas, eles as isolam com uma goma de arroz ou cera de abelha (também chamada aqui de tecnica batik)

vídeo pra você ter noção; http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=MKG13KDqKj8
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor monochrome » Qui Mar 29, 2012 11:25:05

Entendo...bom então lá vai minhas perguntas :

1- Tricoline vai dar para fazer esse kimono mesmo, é isso?

2- Bom como você disse que ele amassa, que tipo de forro ficaria bom?(ou seria melhor trocar tecido mesmo?)

3- Sobre as estampas de Shidare Sakura, devo eu mesma pinta-las no kimono ou eu mando estampar?(porque eu tenho os vetores dele) E devo tingir antes de pintar ou depois de pintar?

4- Vou dar uma olhada nas técnicas de tingir(como não tenho muita prática com isso, é recomendável que eu treine em casa, certo?), o problema que não sei aonde acho corantes de tecido em lojas...tenho que comprar online mesmo então?
monochrome
Newbie
Newbie

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Qui Mar 29, 2012 19:05:32

respondendo :

1/2~dá sim....embora eu prefira muito mais usar o tricoline como forro e por fora um tecido diferente um pouco mais grosso....tipo um two way ou um algodão mais grossinho

3~você tem que tingir o tecido ANTES de estampar ou pintar as flores....de qualquer forma....as flores precisarão de uma base branca (ou nao ser tingidas nessa parte do tecido) pra você pintar..... você pode isolar a area das sakuras com uma goma de arroz ou cera de abelha (essa você acha em lojas de artesanato.) a tecnia da goma de arroz é mais simples...vai no mercado, compre arrozina (é uma caixinha, com arroz em pó pra fazer mingau) e cozinhe iso ai com agua até virar uma pasta meio branco/transparente.... desenhe as flores no tecido e coloca essa goma =) qnd secar, você pode tingir o tecido que na area que cv colocou a goma, nao pega tinta....depois que você lavar , passa uma escovinha em cima que a goma sai e você pode pintar ou estampar...

sinceramente o desenho é tão simples que eu acabaria fazendo um molde vazado e pintando eu mesma.....muito mais barato que mandar estampar

as tintas você acha em lojas de armainho, artesanato....MERCADOS...
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor monochrome » Sex Mar 30, 2012 12:38:07

Incrivel que aqui em Guarulhos, não acho corante para tecido o-o;;(sério mesmo, só acho tinta para tecido)

Well eu não tenho confiança e prática para fazer essa estampa de shidare sakura : http://imageshack.us/photo/my-images/16/s01mk.jpg/
Me sinto na tentação de aplicar essa técnica da goma de arroz, porém estou sendo tão perfeccionista que quero que fique como na imagem mesmo e,como já disse, não tenho tanta prática ou técnica para isso, além do medo de fazer errado... -.-;;

Sobre o obi, realmente penso em estampar, porque o desenho é de Asa no ha verde(http://imageshack.us/photo/my-images/109/013ymy.jpg/) e é um pouco tenso tirar molde disso e ter paciência dos céus para fazer isso em quase 4 metros só de obi . =_=;;

Hmm entendo, então posso usar o tricoline como forro...em two way dá para tingir em degrade?(se der, será que na 25 de março ou no Brás mesmo vende?)
monochrome
Newbie
Newbie

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Sex Mar 30, 2012 13:52:36

ôlocoooo guarulhos é enorme...você não está sabendo procurar....em qualquer mercado eu vejo essas tintas pra tingir viu....

vixe..o obi é mais complicadinho mesmo
ah...mais uma coisinha sobre as sakuras....se você mandar estampr, provavelmente vai ser com serigrafia....só que...nao da pra fazer detalhe degrade com serigrafia e o miolo delas é degradê....da até pra improvisar 4 telinhas (uma pra cada cor, rosa, branco, verde das folhas, + um meio tom), só que ainda assim vai ficar chapado

tow way custa uma média de uns 9 reais o metro na 25 e brás , e sim dá pra fazer degradê
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor monochrome » Seg Abr 02, 2012 12:36:35

Nossa eu só acho tintas para tecido, mas corante tecido não consigo achar!

Entendo, então terei de realmente treinar a pintura pra fazer essas sakuras...

Acho que agora será a última pergunta(ufa!), o Two Way tem composição poliéster não tem?(dei uma olhadinha na sua descrição) Fiquei na dúvida, sobre que corante de tecido usar e talvez até mesmo procedimento que preciso fazer(já que disse que é possivel fazer degrade, então vamos lá) D:

Obrigado por responder boa parte de minhas dúvidas.
monochrome
Newbie
Newbie

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Ter Abr 03, 2012 20:45:44

AAAHHH OH....

nesse final de semana eu comprei diversas tintas e testei pra ver quais aderiam melhor no tecido e talz.....

a aquarela silk (que é da acrilex, nada amis é do que a acrilex de tecido mais aguada) é EXCELENTE e deu de 10 a zero nessa em pózinho das tingecor da vida....
motivos:

*não desbotou quando lavou, o degradê ficou perfeito (eu até molhei o tecido antes pq dai o degrade espalha melhor e se colocar tons de tinta fica lindo) =) a tingecor soltou uma tinta danada quando eu lavei e o degrade nao ficou tao legal quanto à outra....sem contar que a aquarela silk ja vem pronta pra usar ;D

se der , no fim de semana posto umas fotos pra você ver a diferença

a sim....two way é misto =) mas nao vai fazer diferença com a aquarela silk viu
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor monochrome » Sex Jun 01, 2012 17:27:50

Entendo...bem eu estava pensando em comprar brim ou gabardine e tingir... mas não sei se daria certo x-x (de acordo o vendedor da Niazi da 25 de março , Brim é de algodão, ele só é mais grosso...)

Nossa me ajudaria se tirasse fotos ;A; (preciso mesmo saber como fica a diferença x-x )
monochrome
Newbie
Newbie

Voltar para Comofas S/A - Dúvidas e Tutoriais