por Go Roku » Dom Jun 24, 2012 4:35:19
Suas análises são interessantes, mas eu acho que a questão é mais voltada ao comportamento geral das pessoas mesmo.
Primeiro, há a questão do gosto. Tem quem gosta de mangá, tem quem gosta de anime e tem quem gosta de ambos.
Segundo, acho que não adianta esconder. Todos nós quando temos algo que é nosso ameaçado (com uma crítica, por exemplo), entramos em modo defensivo. Pode ser uma ameaça aos nossos gostos, religião, time de futebol... enfim, tudo que de alguma forma nos conceitua. Pessoas mais racionais entrariam nesse modo defensivo com argumentos válidos, ou talvez até mesmo aceite a crítica e mude de opinião. Já certas pessoas "menos racionais" (perdão, não encontrei palavra melhor), entram na defensiva desmerecendo a "concorrência" (Ex.: Ah, meu time perdeu o campeonato, mas pelo menos não tá na segunda divisão que nem o seu!).
Pra mim essa pessoa que o Ookami citou se encaixaria nisso. Alguém que desmerece o mangá apenas para que a HQ, que ele gosta, tenha um prestígio superior. Quando ele chama mangá de gay, eu duvido que ele pelo menos tenha parado pra pensar na história e cultura japonesa pra bolar um argumento não, só pegou a primeira palavra que ele achou ofensiva e resolveu chamar disso.
Os otakus também desenvolveram diversos artifícios tentando enobrecer os seus gostos. Todo mundo já ouviu otaku reclamando que "Não é desenho, é anime. Não é gibi, é mangá." ... Como se não fosse tudo a mesma coisa tirando a nacionalidade de onde foi feito. Mas eles precisam sempre criar esse abismo entre os estilos, só para poder dizer: O meu é diferente. O meu é melhor.
Agora, "porque as pessoas fazem guerras por gostos? Se uma ofende a outra, é comum entrar na defensiva, mas porque ofender, pra início de conversa?" Porque a simples existência de um já é uma ameaça à hegemonia do outro. E certas pessoas não conseguem aceitar a possibilidade de existir algo melhor que aquilo que elas gostam. E isso a gente pode ver em qualquer outro assunto, não apenas de quadrinhos.
Bom, é isso que penso. E admito que é uma linha meio escrota por subestimar muito a mentalidade alheia. Mas... bem... elas fazem por onde.
EDIT:
E quanto à pergunta do tópico: Pra que tanta guerra?
Eu acho isso uma grande bobagem.
Mangá deriva de HQ. Os estilos dos desenhos e as técnicas usadas nos primórdios do mangá vinham do Ocidente. Basta ver os mangás clássicos / antigos, com seus traços rechonchudos, e até em mangás do Ozamu Tezuka podem ser vistos vários personagens da Walt Disney e do E. C. Segar.
E hoje, é inegável que as HQs reconhecem a evolução do estilo do mangá e em muitas obras ocidentais da atualidade temos personagens do queixo triangular e olhões E.T. de Varginha.
Mangá e HQ conversam. A guerra é pros tolos.