Monografia sobre cosplay

Converse com outros cosplayers sobre este hobby: mídia, notícias, práticas, destaques, sites, etc. Tópicos e assuntos exclusivos de cosplay.

Moderador: Moderadores

Monografia sobre cosplay

Mensagempor doistons » Qua Ago 24, 2011 23:51:06

Acho que é válido pois fala sobre cosplay, certo?
Estou ajudando uma pessoa a fazer a monografia e ela vai falar um pouco sobre cosplay. Sabem aonde eu posso achar outras que falam desse tema? Alguém aqui já escreveu sobre esse tema?
Imagem

Família Corsair - Filhota Divorciada

Viva o pé de jaca com poderes místicos!

_____________________________________________________________________________________
Dá trabalho, mas a diversão compensa! :D
doistons
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Re: Monografia sobre cosplay

Mensagempor veneciana » Qui Ago 25, 2011 7:03:15

Uma vez eu conheci um rapaz num evento que fez o TCC dele de jornalismo sobre cosplay.
Eu só tenho o flickr dele, mas acho que já tem como conseguir falar com ele por lá.
http://www.flickr.com/people/robson_mori/
Espero ter ajudado e quando a monografia estiver pronta manda um link pra cá pra gente ver também :D
veneciana
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor doistons » Qui Ago 25, 2011 12:03:22

Sim sim, obrigada! ^^
Imagem

Família Corsair - Filhota Divorciada

Viva o pé de jaca com poderes místicos!

_____________________________________________________________________________________
Dá trabalho, mas a diversão compensa! :D
doistons
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor Isis Nagami » Dom Ago 28, 2011 20:39:09

minha pesquisa envolve cosplay. Mas que tipo de tcc é? depende do enfoque teorico...
trabalho com antropologia da performance, sei de alguns textos que talvez possam ajudar mas são todos na linha antropologica ou sociologica...
Isis Nagami
Newbie
Newbie

Mensagempor _Vampira_Pan_ » Seg Set 05, 2011 14:06:58

eu ja fiz uma monografia (de letras) sobre o cosplay...

e estou fazendo mais uma, também sobre cosplay (para moda) so que agora, voltada a modelagem...

qualquer coisa: miyuki_myu@hotmail.com ^^

faloura /o/
_Vampira_Pan_
CBManiac
CBManiac

Mensagempor LiNi » Seg Set 05, 2011 22:55:50

Tem o Machado, que fez o doutorado dele sobre eventos de anime, acho que tem uma parte sobre cosplay.
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tes ... extual.pdf
Dá uma olhada, qualquer coisa entra em contato com ele, ele deve responder rápido, é bem gente-fina! ^^
LiNi
Vício em CB
Vício em CB

Mensagempor Jeissy » Ter Fev 21, 2012 15:48:17

Isis Nagami-san poderia falar um pouco mais detalhadamente sobre a abordagem do seu trabalho? Estou cursando o 4 semestre de Ed. Artística e também quero fazer meu TCC sobre este tema. Mas está difícil encontrar literatura específica acerca do tema, assim como definir um enfoque na área, já que esta é bastante abrangente.

Obrigada pela atenção. ^^
Jeissy
Newbie
Newbie

Mensagempor Isis Nagami » Sáb Jul 07, 2012 17:17:55

Oi Jeissy

meu TCC envolveu arte, tecnologia e performance ritual. Através das transformações tecnológicas podemos ver uma mudança no modo como as pessoas interagem com a imagem, por exemplo: as plataformas visuais dos jogos antigos e dos novos. Essa nova noção de corporalidade dialoga com a noção de experiencia sensorial, no caso da pratica de cosplay seria mais uma experiencia multisensorial, que proporciona novos sentidos e ações praticas que interferem no modo como os sujeitos percebem o que os cerca e, inevitavelmente, uma mudança na noção de "Eu". Também abordei, de forma breve, a influencia do mercado nessas novas configurações de persona atuais.
Bom, tenho alguns artigos publicados. infelizmente, não publiquei na internet o TCC propriamente dito, ele está mais completo em referencias e discussões que os artigos. Segue anexo algumas bibliografias, espero que ajude!

CARAMELLA, E. “História da Arte. Fundamentos Semióticos: Teoria e Método em Debate”. Bauru, SP: EDUSC, 1998.
CLIFFORD, J. “A Experiência Etnográfica: Antropologia e Literatura no século XX”. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2002.
DAWSEY, J. C. “Victor Turner e a Antropologia da Experiência”. Cadernos de Campo, São Paulo: PPGAES, n.13, 2005.
DORNELLES, J. “Antropologia e Internet: Quando o “Campo” é a Cidade e o Computador é a “Rede”. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre: PPGAS, ano 10, n. 21, jan./jun. 2004.
FAVRET-SAADA, J. “Ser Afetado”. Trad.: Paula Siqueira. Cadernos de Campo, São Paulo: PPGAS, n. 13, 2005.
GEERTZ, C. “Do Ponto de Vista dos Nativos”: A Natureza do Entendimento Antropológico. In: O Saber Local: Novos Ensaios em Antropologia Interpretativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 85-107.
GRAU, O. “Integrando a Arte-Mídia em Nossa Cultura. História da Arte como Ciência da Imagem”. In: Denize C. Araújo (org.). Imagem (ir) realidade: Comunicação e Cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 79-103.
HALL, S. “A Identidade Cultural na Pós-Modernidade”. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HEAD, S. – “Implicações entre olhares: etnografia, fotografia e performance”. In: Ilha: Revista de Antropologia. Florianópolis: Ed. UFSC, v. 11, n.1,2, 2009. p. 85-109.
JOLY, M. “Introdução à Análise da Imagem”. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1996.
LAGROU, E. M. – “Antropologia e arte: uma relação de amor e ódio”. In: Ilha: Revista de Antropologia, Florianópolis: Ed. UFSC, v. 5, n.2, 2003. p. 93-113.
LANGDON, E. J. “Performance e Preocupações Pós-Modernas em Antropologia”. In: Performáticos, Performance e Sociedade. Brasília: Ed. UnB, 1996.
LANGDON, E. J. “Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs”. In: Ilha: Revista de Antropologia. Florianópolis: Ed. UFSC, v. 8, n. 1, 2008. p.163-183.
Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~antropos/artigo ... rafael.pdf.
Acessado em 28/04/2010
LEHMANN, H. “Teatro Pós-Dramático”. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LÉVI- STRAUSS, C. “O Cru e o Cozido”. São Paulo: Brasiliense, 1991.
LUYTEN, S. B. “Mangá: O Poder dos Quadrinhos Japoneses”. São Paulo: Ed. Hedra, 2001.
MILLER, D. “Consumo como Cultura Material”. In: Horizontes Antropológicos. ano 13, n. 28, Porto Alegre: UFRGS, 2007.
NOVAES, S. C. “O uso da imagem na Antropologia”. In: O Fotográfico. Etienne Samain (org.). São Paulo: Ed. Hucitec/ Senac, 2005. p. 107113.
OLIVEIRA, F. R. “Ficção Científica: Uma Narrativa da Subjetividade Homem-máquina”. XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003.
Disponível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/con ... Article/36
Acessado em 22/09/2011
ORTNER, S. “Uma Atualização da Teoria da Prática”. Conferência 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, Goiânia, 2006. In: Conferência e Diálogos: Saberes e Práticas Antropológicas. Peter M. Fry (org.), Blumenau, 2007.
PEIRANO, M. “Rituais Ontem e Hoje”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
RIBEIRO, J. S. “Antropologia Visual, Práticas Antigas e Novas Perspectivas de Investigação”. In: Revista de Antropologia. vol.48 no. 2, São Paulo, 2005.
SAHLINS, M. “O “Pessimismo Sentimental” e a Experiência Etnográfica: Porque a Cultura não é um “Objeto” em Via de Extinção (parte I)”. In: Mana: Estudos de Antropologia Social. Vol. 3 n. 1, Rio de Janeiro: PPGAS, 1997.
SCHECHNER, R. “O que é Performance”. In: Revista O Percevejo, Tradução Dandara, Rio de Janeiro: UNI-RIO, ano 11, 2003. p. 25-50.
SZTUTMAN, R. “Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch”. In: Cadernos de Campo, n. 13, São Paulo: PPGAS, 2005. p. 115-124.
TURNER, V. “Dramas Sociais e Metáforas Rituais”. In: Dramas, Campos e Metáforas. Niterói: Eduff, 2008. p. 19-52.
TURNER, V. “Betwixt and Between: O Período Liminar nos “Ritos de Passagem”. In: Floresta de Símbolos – aspectos do ritual Ndembu; trad. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto. Niterói: Eduff, 2005. p. 136-158.
TURNER, V. “Liminal to Liminoid, in Play, Flow, and Ritual. An essay in Comparative Symbology”. In: From Ritual to Theatre: the HumanSeriousness of Play. New York: PAJ Publications, 1982.
VASCONCELLOS, Pedro V. F. “Mangá-dô: os Caminhos das Histórias em Quadrinho Japonesas”. Dissertação de Mestrado. São Paulo: PUC, 2006.
Disponível em: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.b ... Seq=8973@1
Acessado em 23/ 04/2010
WINTERSTEIN, C. P. “Mangás e Animes: Sociabilidade entre Cosplayers e Otakus”. Dissertação de mestrado. São Carlos: UFSCar, 2010.
Disponível em: http://www.academicoo.com/tese-disserta ... s-e-otakus
Acessado em 23/07/2011
Isis Nagami
Newbie
Newbie

Mensagempor Marcia-Yuna » Dom Jul 08, 2012 10:28:29

Eu to aqui no CB desde 2004 e posso afirmar que váááááárias pessoas já fizeram monografias e TCCs sobre cosplays, entrevistando a gente e tudo mais, mas infelizmente NENHUM DELES deu feedback, olha que eu sempre peço, pq tenho interesse em ver que fim levou a pesquisa, mas infelizmente o pessoal esquece de dar a referência, falar onde tá e muito menos mandar o trabalho concluído pra gente ver.
Marcia-Yuna
CBManiac
CBManiac

Voltar para Cosplay Talk