Ajuda para espada de madeira

Tópicos antigos para livre consulta

Moderador: Moderadores

Ajuda para espada de madeira

Mensagempor yurifs » Qui Jul 19, 2012 21:40:10

Olá a todos! Gostaria que vocês me ajudassem com o meu projeto. Estou afim de fazer a Espada "Kurikara" do Ao no Exorcist, mas para isso preciso que alguém me ajude em algumas coisas, como:

* Estava pensando em utilizar "forro de madeira";
* Caso não me recomendem a opção anterior também pensei em usar madeira "bruta", quero dizer, pegar uma madeira grossa o suficiente e modelar a espada nela (o maior problema é a preguiça!!!);
* Que tinta devo usar, spray ou liquida?

Acho que é isso pessoal! Desculpem qualquer coisa, mas sou novo aqui. Peço muito a ajuda de vocês e para os "entendedores" de plantão, sua ajuda vale muito. Qualquer coisa podem dar mais sugestões, assim também ajudaram o pessoal que está interessado no assunto como eu.

Imagem da espada:
http://imageshack.us/photo/my-images/59/cover01p.jpg/
yurifs
Newbie
Newbie

Re: Ajuda para espada de madeira

Mensagempor Magallo » Sex Jul 20, 2012 2:50:51

Faça de madeira bruta... Use tinta spray, e nas partes metálicas jogue um gliter beeeeeeeeem fino. :)
Magallo
Newbie
Newbie

Mensagempor yurifs » Sex Jul 20, 2012 17:58:31

Valeu cara! Eu ja estava pensando em fazer com madeira bruta, pois para mim não é dificil conseguir. Agora o maior desafio seria de como fazer a bainha. Aí que entra o forro de madeira.

Meu pensamento seria mais ou menos assim:

Faço a parte da mão e a lâmina juntos na madeira bruta, sendo que a lâmina eu lixaria para ficar fina. Depois de fazer os outros detalhes, eu iria usar o forro de madeira para poder fazer a bainha, no mesmo molde da espada.
Eu estou pensando assim, opiniões são bem-vindas!!!
yurifs
Newbie
Newbie

Mensagempor Shaitan999 » Sáb Jul 21, 2012 5:54:43

fortaleço o dito, madeira bruta e tinta em spray.
STEEL ISN'T STRONG
FLESH IS STRONGER

Imagem
Shaitan999
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Beto » Sáb Ago 18, 2012 18:00:08

o.o como esse topico ja tá aqui sobre espada de madeira, me convenci a nao criar outro e vim tirar algumas duvidas também pois penso em fazer uma espada normal de madeira, sem ser katana ou aquelas cheias de detalhe XD
Ja li o que está aí mas ainda tenho dúvidas e montei uma listinha de perguntas. Antes de "olhe esse link, olhe esse vídeo, pergunte pra essa pessoa", ja olhei muita coisa aqui no fórum, ja vi vídeos no youtube, ja li tutoriais e o grande problema é que CADA UM FALOU UMA COISA DIFERENTE. Cada um falou "essa madeira é melhor" e as madeiras nao eram as mesmas.

Afinal qual madeira é melhor pra fazer a lâmina e o cabo?? (estarão juntos, a parte enfeitada que separa os dois vou só colar/encaixar por cima, sem essa parte o formato da madeira vai ficar tipo um picolé XD)
Vi que compensado é bom e após desenhar e cortar o molde tem que lixar pra madeira ficar fina, mas é fácil assim lixar? que lixa se usa e com o que vou cortar uma bendita madeira?? e tipo tem que ficar retinho e as bordas da espada tem que ser mais finas pra dar a impressao de fio, isso é com a mesma lixa? é meio complicado pra quem nunca mexeu com isso mas por favor, nao me passem tutoriais que eu sempre me perco neles além de cada um ser dum jeito >_< o que preciso sao só as dicas sobre essas dúvidas, nada de aula particular XD
Pra voces terem ideia, foram me explicar sobre essa parte do fio. Fizeram uma explicaçao tipo "voce tem que pegar nas bordas e raspar com aquelas lixas moles pra ficar fino"
Isso funciona assim tao facilmente?

E a dúvida que mais me incomoda... e se a madeia quebrar?? x_x tipo ta, é madeira é dificil quebrar e é isso que eu preciso, uma madeira fácil de lixar porem bem consistente
Vou resumir aqui tudo isso pra quem souber se situar na resposta XD

- Existe uma madeira bem dura/consistente porém fácil de cortar e lixar? (fácil que eu digo é nao ter que ficar horas pra lixar um mísero pedaço)
- Com o que cortarei o formato da espada?
- Com que lixa e como lixar pra madeira ficar mais fina mantendo a mesma espessura nela toda sem ficar áspero demais?
- Qual a melhor maneira de deixar as bordas finas dando impressao de fio sem quebrar por estar fino demais?

Acreditem, aqui ta sendo o lugar mais recente que vim especificar as dúvidas pois ja li tudo que é tutorial que postaram aqui e nenhum me ajudou entao resolvi perguntar diretamente x_x ou me mandam tutorial ou cada um fala uma coisa, como na explicação sobre a massa acrílica e massa corrida que vi aqui no fórum, um falou que quebra, o outro falou que nao, o outro que a massa corrida é ruim, o outro que a massa corrida é boa e que a acrílica que é ruim isso tudo pra mesma coisa a ser feita x__x como faz pra saber?? nao posso sair gastando só testando material pra errar toda vez XDD

enfim obrigado ai quem puder ajudar! e espero que nao apareçam respostas diferentes pra cada coisa x_x sei que tem aquela coisa do gosto pessoal pelo material, mas o que preciso é saber sobre a qualidade e facilidade de manuseio, madeira firme e sem problemas pra modelar!

ESQUECI!!
Caso eu nao consiga mexer com madeira (nem alguem pra fazer) de jeito nenhum XD
to pensando em usar madeira pra ficar firme (lógico XD) e nao ter risco de entortar/ficar molenga a lamina na hora do uso. Ouvi que colocar arame ou outras coisas do tipo por dentro pra sustentar deixa possível fazer a espada até mesmo com capa dura de caderno ainda que tenha remendos (será encapada de qualquer forma) Isso funciona mesmo?? Tipo o arame tem que ser grosso mas nao pode deixar a espada grossa demais... como faz? XD
ARMADURAS SAINT SEIYA PARA DOLLS -> viewtopic.php?f=17&t=14427
Beto
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Ahnez67 » Dom Ago 19, 2012 19:07:16

Beto escreveu:Afinal qual madeira é melhor pra fazer a lâmina e o cabo?? (estarão juntos, a parte enfeitada que separa os dois vou só colar/encaixar por cima, sem essa parte o formato da madeira vai ficar tipo um picolé XD)

Mas é qual espada? Dependendo do formato, a estrutura fica melhor de jeitos diferentes.

Beto escreveu:Vi que compensado é bom e após desenhar e cortar o molde tem que lixar pra madeira ficar fina, mas é fácil assim lixar? que lixa se usa e com o que vou cortar uma bendita madeira?? e tipo tem que ficar retinho e as bordas da espada tem que ser mais finas pra dar a impressao de fio, isso é com a mesma lixa? é meio complicado pra quem nunca mexeu com isso mas por favor, nao me passem tutoriais que eu sempre me perco neles além de cada um ser dum jeito >_< o que preciso sao só as dicas sobre essas dúvidas, nada de aula particular XD

Não é facil lixar sem máquinas. Eu vou dizer a verdade, quando eu fazia manualmente, com a lâmina de uma katana, levei quase 4 dias pra lixar, e com uma furadeira e lixa de disco, levo uma 1 hora pra fazer o mesmo trbalho.

Lixar é beem chato, mas com paciência você consegue.

Lixas 60 são boas para isso (pelo menos eu uso elas).
Pra cortar, tenta usar uma serra pequena (não aquelas de cortar toras, aquelas curtas com a lâmina que pode ser trocada). Mas claro, isso precisa de uma certa prática, e demora muito mais que com uma serra elétrica (como uma tico-tico, que é a melhor para esse tipo de trabalho.

Beto escreveu:Pra voces terem ideia, foram me explicar sobre essa parte do fio. Fizeram uma explicaçao tipo "voce tem que pegar nas bordas e raspar com aquelas lixas moles pra ficar fino"
Isso funciona assim tao facilmente?

E a dúvida que mais me incomoda... e se a madeia quebrar?? x_x tipo ta, é madeira é dificil quebrar e é isso que eu preciso, uma madeira fácil de lixar porem bem consistente
Vou resumir aqui tudo isso pra quem souber se situar na resposta XD

Não é dificil, mas também não é tão facil. E, a madeira não quebra assim tão facil, mas mesmo assim é bom ter um cuidado, principalmente quando as peças são estruturalmente frágeis, como partes muito finas ou pequenas que suportam muito peso.

~ tenho que sair agora, quando voltar eu respondo o resto das dúvidas
Imagem Clica aqui? Obrigado, te amo ♥
Ahnez67
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Beto » Dom Ago 19, 2012 21:36:21

Opa, orbigado pelas respostas ^^ é uma espada normal estilo medieval simples, sem enfeites na lamina ou no cabo, só a base mesmo (como falei, a madeira ficaria no formado de um picolé XD)

Nossa mas que tenso isso tudo x_x sem chance de eu ter essas coisas todas pra cortar D: prefiro levar 4 dias com uma lixa entao XD máquina e coisas elétricas nem espaço tem pra eu mexer com elas x_x 4 dias você diz lixando o dia inteiro ou só algumas horas por dia?

Mas e o povo que faz as coisas usando madeira em casa inclusive armas sem esse tipo de ferramenta, serra elétrica e lixa de disco? D: sabem me dizer como eles fazem? sei que usam serras e lixas e nao me importo em demorar a fazer, so preciso que fique pronto ^^ se assim for dar certo, ótimo!

Sobre espadas mais complicadas com aqueles formatos curvados e pontas e até vazados no meio, tentarei mais pra frente, to pegando gosto pelas poucas coisas que ja fiz e queria aprender a fazer armas variadas e báculos! báculo o que ajuda é o cabo que normalmente é só o bom cabo de vassoura ou cano de pvc fino XD mas eu ainda queria saber como faz no caso de cabo de báculo, pra ter aqueles enfeites, argolas e alto relevos variados (provavelmente durepoxi, pra peça pequena assim pelo menos nao pesa) e como conseguir que esses alto relevos que provavelmente serão colados ou encaixados fiquem mesmo parecendo que já foram feitos junto do cabo, após passar spray/tinta.

Muito obrigado aí a quem puder ajudar!
Beto
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Ahnez67 » Seg Ago 20, 2012 15:19:26

Bom, continuando o que eu tinha falado.

Beto escreveu:- Existe uma madeira bem dura/consistente porém fácil de cortar e lixar? (fácil que eu digo é nao ter que ficar horas pra lixar um mísero pedaço)
- Com o que cortarei o formato da espada?
- Com que lixa e como lixar pra madeira ficar mais fina mantendo a mesma espessura nela toda sem ficar áspero demais?
- Qual a melhor maneira de deixar as bordas finas dando impressao de fio sem quebrar por estar fino demais?

- Pinus e aquela madeira pra assoalho são faceis de usar e são até que bem resistentes.

- Com uma serrinha pequena (lol). Mas você precisa ficar cortando fora as bordas, parte por parte.

- D: Você não quer mesmo pegar uma madeira e afinar ela né?
Isso leva tanto tempo e é tão dificil, é melhor já procurar a madeira da espessura que você vai usar.

- Lixar as bordas no ângulo que você quer a lâmina até ficar desse formato. E normalmente não quebra nessa parte, já que só a borda fica fina, mas a estrutura continua sólida

Beto escreveu:Acreditem, aqui ta sendo o lugar mais recente que vim especificar as dúvidas pois ja li tudo que é tutorial que postaram aqui e nenhum me ajudou entao resolvi perguntar diretamente x_x ou me mandam tutorial ou cada um fala uma coisa, como na explicação sobre a massa acrílica e massa corrida que vi aqui no fórum, um falou que quebra, o outro falou que nao, o outro que a massa corrida é ruim, o outro que a massa corrida é boa e que a acrílica que é ruim isso tudo pra mesma coisa a ser feita x__x como faz pra saber?? nao posso sair gastando só testando material pra errar toda vez XDD

Eu uso massa acrílica. Mas ai vai de cada um. Eu realmente não sei dizer qual é a grande diferença entre elas...

Beto escreveu:ESQUECI!!
Caso eu nao consiga mexer com madeira (nem alguem pra fazer) de jeito nenhum XD
to pensando em usar madeira pra ficar firme (lógico XD) e nao ter risco de entortar/ficar molenga a lamina na hora do uso. Ouvi que colocar arame ou outras coisas do tipo por dentro pra sustentar deixa possível fazer a espada até mesmo com capa dura de caderno ainda que tenha remendos (será encapada de qualquer forma) Isso funciona mesmo?? Tipo o arame tem que ser grosso mas nao pode deixar a espada grossa demais... como faz? XD

O arame serve pra sustentar a estrutura, dar o formato, não deixar ela mole
Imagem Clica aqui? Obrigado, te amo ♥
Ahnez67
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Beto » Seg Ago 20, 2012 15:37:52

Pinus e aquela madeira pra assoalho são faceis de usar e são até que bem resistentes

D: Você não quer mesmo pegar uma madeira e afinar ela né?
Isso leva tanto tempo e é tão dificil, é melhor já procurar a madeira da espessura que você vai usar.

Fatão, prefiro não ter que lixar e ter logo da espessura desejada e aí que ta, é uma espada, será fina e aí vem aquele receio que falei sobre quebrar D:
Então essa Pinus resistente ou a madeira de assoalho teriam uma boa espessura pra eu nao ter que lixar? (e se elas forem finas demais, prefiro duas madeiras finas e colar uma na outra do que uma madeira grossa pra lixar XD)
Já me recomendaram pranchetas de madeira! aquela finura seria fino demais, mas o dobro dela seria bom! O problema é achar uma do tamanho necessário, uma prancheta A3 ou sei lá XD
Há muitos tipos de madeira e muitos preços diferentes, vai que eu acho a madeira ideal num lugar por um preço depois acho em outro lugar pela metade do preço x_x pesquisar cada madeira e cada preço em cada loja é tenso D: e aliás ja tentei XD nao funcionou pois até la eu nao sabia qual madeira seria melhor XD

O arame serve pra sustentar a estrutura, dar o formato, não deixar ela mole

Sim, foi isso que eu disse o.o queria saber se dá certo mesmo. Caso eu faça com arame e for entortar mesmo com muitas tiras de arame grosso por dentro, nao vou usar x_x

EDIT
Pesquisei e encontrei mesmo madeiras de 2mm até mais de 6mm e acho que uma madeira de 4mm seria ótima! Agora é saber qual é a melhor indicada (e de preferência a mais barata XD) pra fazer espadas
Vou pesquisar em algumas lojas e marcenarias e sair perguntando que tipo de madeira é melhor pra fazer "espadas para fantasia" (foram raros os lugares que falei de cosplay e os vendedores sabiam o que era XD)
Agora até animei a tentar fazer aquelas espadas com curvas!
Beto
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Mensagempor Yoshiba » Seg Ago 20, 2012 20:42:36

Tem uns tutoriais bem legais aqui mesmo no fórum sobre confecção de bainhas de madeiras, mas, caso queria algo diferente dê uma olhada nesse link; http://www.lazcosplay.com/2011/01/tutor ... omica.html
Imagem
Yoshiba
Newbie
Newbie

Mensagempor Beto » Sáb Set 15, 2012 12:05:52

Obrigado Yoshiba ^^

Ok galera consegui fazer a parte difícil ^^ nao foi com madeira ainda (nao achei ainda a que tava procurando) mas dei meu jeito XD agora mais uma dúvida... o acabamento D: to pensando em colocar mesmo a massa acrílica e lixar (por cima do papel cartão, que usei pra encapar) é sem problemas lixar mesmo? to com receio de lixar demais uma parte e acabar deixando essa parte com um desnível das outras de tanto passar a lixa ou ficar pedacinhos sem conseguir lixar... preciso que fique bem lisinho e uniforme pra pintar. Sempre me pareceu bem fácil ja que todo mundo fala que usa massa acrílica. E aí continua, aquelas espadas bonitas que são prateadas, sei que tem a tinta spray mas eu queria uma coisa um pouco mais metálica, spray fica muito fosco. Quero uma coisa tipo spray pra pintura de carro, ja encontrei alguns mas nao faço ideia se é fácil usar. O spray prata normal que a gente acha em qualquer lugar ja usei e é bem facil... e o de carro? tem um macete ou é só tacar o spray na distância certa que ele espalha e pronto?

Outras sugestões? XD ja tentei duas tintas e nao deu >_< me indicaram uma mas nao achei D:
Beto
Figurinha Carimbada
Figurinha Carimbada

Voltar para Arquivo CosHelp