Materiais
Papel de rascunho (para fazer o molde)
Papel paraná (é um papel grosso e cinza, bem duro), ou papelão, ou papietagem (esse demora mais)
Arame (eu usei um grosso, é o que tinha em mãos)
Fita crepe
Cola cascorez ou cola pra EVA
Feltro preto (eu comprei 50cm, deu e sobrou porque a folha era larga) (dá pra usar papel camurça, tecido, tnt, tinta...)
Elástico preto (usei 1m)
Tesoura
Estilete
Alicate
Lápis e borracha
Pincel
Comofas
Primeiro fiz o desenho da asa no papel de rascunho. Eu preferi fazer uma asa mais "orgânica", não tão estilizada. Pra isso, peguei imagens na internet de asas de morcego e fiz uma do meu jeito. Ficou assim:
Recortei e passei para o papel paraná, lembrando de deixar um pedaço no meio pra encaixar as asas. Eu deixei um trapézio em vez de um quadrado, porque assim as asas ficariam mais empinadinhas. (os riscos no meio são a utilidade que achei pras aulas de desenho geométrico!!! fiz um trapézio usando o resto do papel de rascunho, sem régua nem computador. a foto ficou meio escura, gomen)
Aí veio a parte chatinha: cortar o papel paraná. Ele é duro e grosso, e pra melhorar eu perdi meu estilete grande
Depois de cortar, eu dobrei as asas na linha de junção com o trapézio de apoio e, com um barbante, medi o tamanho de uma ponta a outra da asa. Cortei o arame com o alicate e moldei com as mãos mesmo. O arame serviu de suporte para a posição das asas. Prendi ele com fita crepe e segurou bem. (você pode fazer as asas abertas, também, mas ainda assim recomendo usar o arame pra dar firmeza).
Com a estrutura fixa, fui arrumar as alças. Fiz quatro furos (usei estilete e chave de fenda) no trapézio e enfiei as pontinhas do elástico em cada furo, formando alças. Prendi as pontas soltas (que ficaram voltadas para o lado de fora, ou seja, o lado que não está em contato com as minhas costas) com alfinete de segurança para ver o quanto teria que cortar e costurar. Acabou que 50cm por tira foi suficiente (e eu achando que ia sobrar). Costurei as pontas soltas e fiz o último teste antes de colar o feltro.
Comecei pela parte de trás das asas (a que fica mais aparente e não grudada nas minhas costas). Essa parte tem que ter a cobertura sem emendas, senão fica feio!!! Espalhei cola branca em uma das asas com um pincel, tomando cuidado pras bordas estarem bem cheinhas de cola. Estendi o feltro por cima dela, alisando com a mão. Fiz o mesmo processo no trapézio e na outra asa, usando a mesma peça de feltro.
Cortei com folga ao redor do papel paraná e dobrei as pontas pro outro lado, grudando com cola. Depois fiz na outra asa e por fim no trapézio.
Repeti o processo de colagem na outra face. Só que, dessa vez, cortei o feltro rente à borda, pra não sobrepor do outro lado e ficar feio. Como já estava em cima da hora de ir pro trabalho (sim eu usei isso no trabalho), usei um secador de cabelo pra acelerar um pouquinho a secagem.
O resultado
Fez o maior sucesso no trabalho ^^
OBS: Dá pra fazer outros tipos de asa com esse método, desde que não sejam muito grandes (o arame não faz milagre!)