Lista de Materiais [Atualizada em 06/01/2011]

Encontre e poste aqui os mais variados tutoriais

Moderador: Moderadores

Lista de Materiais [Atualizada em 06/01/2011]

Mensagempor Mo_Vampie » Sex Mar 13, 2009 21:26:26

Imagem

Oie Gente, ^^ Como no tópico da Cla-chan que tem o guia básico de como começar a fazer cosplay, aqui vai uma lista de materiais que podem ser usados na produção de acessórios. Para guiar aqueles que vem com a pergunta:

"O que eu posso usar pra fazer isso?"

Eu sou novata então só coloquei os que eu sabia, mas quem souber de mais coisas (como outras massas que eu nunca usei nem entendo), por favor, me falem que eu vou adicionando aqui e colocando os créditos abaixo pra ficar organizado.
Eu coloquei mais materiais de base, ainda não entendo muito bem de acabamentos, quem entender um pouco mais dê dicas de materiais que eu acho que é a parte que o povo mais se encrenca.

Pode ser por Mp ou no tópico mesmo. Bem vamos, lá! ^^ Espero que ajude.

-------------------x---------------------

Canos PVC, Cabos de Vassoura, ou Suportes de cortina:
Podem ser usados como base para cabos de lança, cano de rifles, cajados, báculos, tridentes, entre outras armas.

Cabides:
Sabe aquela varinha mágica ou flauta pequena de sopro? Aqueles cabides fajutos de madeira tem um cabo fino que pode ser retirado e utilizado de base para produção da sua varinha.

EVA:
EVA é vendido desde a versão finissima em papelarias, assim como em diferentes espessuras. Muito utilizado para fazer acessórios e principalmente armaduras por ser mais fácil de moldar, ainda assim gerando dúvidas. Ele também possui diferentes têxturas no fundo, que podem ser usadas para efeitos diferentes.

Papelão:
Barato e fácil de trabalhar, ajuda a fazer bases para espadas, lanças, facas, entre outros. Pode ser sobreposto e colocado facilmente e mantém o custo baixo.

Revistas, jornais, folhas usadas:
A papietagem não tem limites, com pedaços de papel, cola e um pouco de água você pode cobrir as bases e deixá-las mais resistente. Diferentes papéis podem dar outros efeitos, exemplo: papel higiênico ou toalha deixa enrugado e com acabamento dá efeito de pedra. Também é uma boa antes de fazer roupas, armaduras, mascaras, entre outros, fazer moldes de papel, ver se o tamanho e formato estão bons, etc.

Massas
Corrida: Encontrada em lojas de material de construção pode ser aplicada sobre a base e depois nivelada com lixa, dando um acabamento mais uniforme. Porém, excesso de umidade danifica-a e racha/quebra com certa fragilidade.
Massa acrílica*: muito parecida com a massa corrida, porém como é utilizado no exterior das casas, é bem mais resistente (o que dá trabalho na hora de lixar), não rachando ou quebrando com facilidade.
Massa plástica: usada para lataria de carros, é muito dura e difícil de lixar, porém o acabamento é mais bonito. Precisa de catalizador.
Preenchimento de madeira: Massa para preencher falhas na madeira, pode ser comprada ou feita utilizando serragem fina e cola de madeira, proporção de acordo com a necessidade.


*Necessita que impermeabilize-se a peça antes de pintar. Veja como impermeabilizar:Impermeabilizar


Isopor:
De fácil acesso e muitas espessuras o isopor é barato e pode ser usado como base para muitas armas, mas é preciso cuidado e mão firme para não derreter demais quando o corta. Depois de feita a base se cobre com massa ou papietagem para deixar mais regular. Além disso é facil achar bolas de isopor, para alguns efeitos em manguais, maças, cetros, etc.

Tintas:
Acrilica = essa tem cores mais vivas e brilhantes, podem ser achadas também em tons metálicos. Também pode ser achadas em tubos que dão um efeito de linha em relevo, para se fazer detalhes.
Tinta de madeira = tinta de madeira e tinta esmalte, são mais fáceis de se achar em tons metálicos e vem em latas maiores se você pretende usar muito.
Spray = Alguns preferem o spray por não deixar tão irregular quando as pinceladas, é possivel encontrar em lojas de material de construção em tons comuns ou metálicos.
Esmalte: = pode ser usado para dar efeitos brilhantes e luminosos, mas não é das pinturas mais resistentes, melhor usada para pequenos adereços do que para grandes objetos.
Tinta de Tecido: apesar do nome próprio também pode ser usada sobre papietagem, EVA e outros materiais. Fácil de ser encontrada em várias cores, incluindo tons metálicos.

Contas e Miçangas:
Alguns personagens usam jóias, além do tutorial de fazer pedras preciosas que vale a pena visitar, é possivel fazer colares e pulseiras com miçangas e contas, que podem ser encontradas em lojas de aviamento, artesanato entre outras. Dos mais diversos tipos e cores, além de tipos de sementes.

Colas:
Quem já se sentiu frustrado porque algo não ficava no lugar vai concordar, tem coisas que precisam de colas especificas:
Cola Tenaz(Tenaz, não branca!): cola madeira(mas ainda assim use pregos), papel, papelão, etc.
Cola Branca: para papietagem em geral. À base de água, é a mais segura e inofensiva das colas. Cola materiais porosos que absorvam água como papel, madeira, couro, tecido, etc. Possui flexibilidade e transparência quando seca, mas não é resistente à água.
Cola Marceneiro: Líquido de coloração amarelada semelhante à cola branca. Difere-se por ser mais resistente ao calor e à água.
Cola Quente: Ajuda a pregar miçantas, sementes, EVA, mas se você não tomar cuidado fica aquelas bolotas de cola quente aparecendo.
Cola EVA e Isopor: é uma cola liquida que vem em tubos retangulares de tinta, até hoje só achei em loja de aviamento+artesanato, mas vale a pena. Ela cola muito bem, EVA, isopor e papel é claro.
Cola de contato: também conhecida como cola de sapateiro, exige alguns cuidados para usa, mas é muito eficiente. Adesivo à base de borracha que permanece flexível após a secagem. Pode ser usado em papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e alguns plásticos. Sua aplicação é feita em ambas as peças e depois de seca é feita a junção das partes.
Cola plástica: Cola espessa e pegajosa que age no material dissolvendo para unir as partes. É resistente e à prova d’água podendo ser usada para colar lonas e vinil. Possui cheiro forte e não deve ser utilizada em ambiente fechado.
Adesivo epóxi: Adesivo composto de dois tubos, um com resina epóxi e outro com o catalisador que devem ser bem misturados na hora do uso. É muito forte, durável e resistentes à água. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e não-porosos como metal, madeira, vidro, plástico, borracha, etc.
Verniz (pra postiços): cola para utilizar no rosto para fixar detalhes do personagem como bigode, cicatrizes, etc.

Arame:
Para asas leves entre outros objetos com detalhes de pano, uma base de arame pode ajudar a manter a estrutura e forma desejada, mas cuidado! Não coloque peso demais ou o arame irá dobrar sozinho! Isso é recomendado para trabalhos mais delicados, dependendo da grossura do arame.

Goma Laca: Misturada com purpurina, pode ser aplicada para fazer acabamentos dando aparência prateada, dourada, ou demais cor de purpurina utilizada.
Lembrete: purpurina é o pó, o que é comumente chamado de purpurina na escola é gliter, ele é mais brilhante e vem em pedrinhas maiores, enquanto a purpurina vem em pózinho. Também é pode-se usar glitter, mas o resultado e efeito são diferentes.

Verniz: o velho conhecido que dá brilho e por vezes escurece a madeira, também pode ser usado para dar brilho em acessórios. Junto com verniz artesanal que também é encontrado em lojas especializadas.
Wood Stain: Verniz usado para escurecer madeira e mudar a aparência dela. Ex: você tem cedro, passa wood stain e ele fica com uma aparência de mogno.

Epóxi: Apresentado em 2 barras (branca e cinza) que misturadas viram uma massa adesiva de boa durabilidade. Pode ser moldada, mas é relativamente pesada. O famoso durepoxi, é um exemplo.

Biscuit: é uma massa que pode ser moldada para fazer detalhes em acessórios, etc, este tipo de massa também é conhecida como porcelana fria, pois não precisa ser cozida em forno e seca em contato com o ar. Mais leve e pode ser encontrada em lojas de artesanato ou feita na versão caseira (Receita)

Fimo: é mais resistente do que a epoxi e mais barata, mas precisa ser assada no forno.

Tiaras e Presilhas: Muitos personagens possuem, chifres, orelhas, acessórios de cabelo, entre outros. Uma tiara simples pode ser usada como base para fixar orelhas e chifres, assim como presilhas podem ajudar a fixar laços, e outros acessórios de cabelo tão usados por personagens femininos.

Fitas, elásticos e viés: além dos acessórios de cabelo e laços, que podem ser feitos com uso de elásticos e fitas, muitas armas possuem tiras de tecido enroladas, que podem ser feitas com tiras de pano ou viés, todos estes encontrados em lojas de aviamentos.
Fita cetim: Cores mais brilhantes e chamativas, diversos tamanhos.
Fita bordada: Mais usada para acessórios de maids, há diversos tipos de fitas bordadas de diversos tamanhos, algumas com formas curvas ou triangulares em uma das pontas.

Guisos: Muito usados por gatinhos e hora ou outra como partes de armas de alguns personagens, podem ser encontrados em algumas lojas de aviamentos e armarinhos em diversos tamanhos.

Lixas: Existem vários tipos de lixas, para madeira, metal, massa, etc. Desde 20, muito grossa, até 2000 ou mais pra acabamentos em lataria de carros.**

**Dica do Cadu: 180 pra isopor e massa acrilica, e depois 320 pra deixar liso, dificilmente uma lixa mais fina que isso vai fazer diferença na massa. Para madeira é sempre bom ter lixas de 10 em 10 ou 20 em 20 ( 40, 60, 80, 100) e ir passando uma de cada vez, da menor pra maior, para um melhor acabamento.

Primer: Substância líquida parecida com tinta, geralmente na cor cinza. Aplicada com compressor, nunca com pincel. É utilizado para dar acabamento extra fino por cima da massa plastica na lataria dos carros, logo antes de pintar. também pode ser utilizado para o mesmo fim na madeira, dando acabamento parecido com metal, ideal para quem quer fazer de madeira algo que originalmente é de metal.

Madeira: Muito utilizada para fazer armas, desde revólveres até espadas.
Pinus: mais utilizada por cosplayers, é fácil de lixar, barata e relativamente leve. Porém é razoavelmente quebradiça.
Terra-firme: leve para espadas não muito grandes (do tamanho de katanas). Utilizado pelo Htordnil no tuto de espadas de madeira dele.
Cedrinho: resistente, lixação fácil. Porém não é das mais leves. Minha preferida (fiz uma masamune com ela sem problemas).
Tatajuba: parecida com cedrinho, porém mais difícil de encontrar.

Dica do Scalzo: Evite madeiras aglomeradas e compensados (maderite, compensado. essas madeiras feitas com varias chapas coladas
Dicas do Htordnil: Procure por madeiras com a resistência da maçaranduba, pergunte em serrarias por madeiras assim, eles vão te mostrar as madeiras certas. Ímbuia ou muiracatiara rajada: ambas sao faceis de trabalhar e muito resistentes.

Kit de Vitrificação (da Siqplas): É uma resina muito fácil de trabalhar. Mistura-se com o catalisador e dispõe sobre a superfície. Depois de seca, dá um efeito de vidro, muito legal. Mas atenção nas instruções de uso para não estragar o material. Mais detalhes: http://www.siquiplas.com.br/

Papel
O papel pode ser encontrado em diferentes gramaturas e superfícies, pode ser usado para armas de papekura ou para modelagem e papietagem. Aqui vão alguns tipos:
Canson: um pouco mais grosso e granulado que o sulfite para uma papietagem mais grossa e firme é melhor.
Papel paraná: mais grosso e resistente pode ser usado em várias lâminas para fazer acessórios como espadas. No entanto ele é mais granulado e precisa de melhor acabamento para bordas arredondadas e corrigir irregularidades da superficie e área recortada.
Holler: é vendido em placas de alguns milimetros de espessura, mais firme que o EVA pode ser usado como base, mas não pode ser arredondado em sua superfície.


------x------

Visite também:

Tutorial Básico Cosplay
Lista de Lojas
Lista de Tutoriais Discada
Leia Antes de Postar

Agradecimentos
Cami
Cla-chan
Jack MTS
Dannuchtt
Cadu1990
Scalzo
Htordnil
Shishio [Tenchuu]
Arymura
Editado pela última vez por Mo_Vampie em Seg Abr 20, 2009 21:56:18, em um total de 19 vezes.
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Avatar do usuário
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 3909
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 19:56:33
Localização: Sampa
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais

Mensagempor Cla-chan » Sex Mar 13, 2009 21:36:19

AIN QUE COISA MAIS LINDA DA VIDAAA *-*
adorey mo, parabéns! Vou linkar o tópico no tuto! ;*
Avatar do usuário
Cla-chan
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 2826
Registrado em: Sáb Jun 14, 2008 21:32:29
Localização: Jacareí Rock City
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais

Mensagempor cami » Sex Mar 13, 2009 22:26:04

Muito bom!
É basicamente isso q se usa mesmo, uma ou outra coisa a mais, mas aí vai de cada um :3

Podia adicionar info de madeira também, pedir pra alguem q entende bem, pra sugerir madeiras leves, resistentes e tal!
E na parte de colas, tem cola de contato também, q é a cola de sapateiro, melhor na minha opinião e q muita gente usa também :B
VENDO:


ImagemImagem
SAKKATS DA AKATSUKI, CLIQUE AQUI


Imagem

ORELHAS DE ELFO, CLIQUE AQUI


Imagem
[Quer criar um tópico de ajuda? Passa no Pesquisar antes!]
| Leia antes de postar! | Tutorial Básico Cosplay | Lista de Tutoriais do CB |
Avatar do usuário
cami
Moderadora
Moderadora
 
Mensagens: 2512
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 21:26:00
Localização: Algum lugar de SP~
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais

Mensagempor Mo_Vampie » Sex Mar 13, 2009 22:28:22

Eu não entendo nhecas de madeira =X Por isso ne coloquei muita coisa.

Puts, bem lembrado! Esqueci da de contato...=X Valeu Cami ^^
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Avatar do usuário
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 3909
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 19:56:33
Localização: Sampa
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais

Mensagempor Cla-chan » Sáb Mar 14, 2009 0:34:57

Avatar do usuário
Cla-chan
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 2826
Registrado em: Sáb Jun 14, 2008 21:32:29
Localização: Jacareí Rock City
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais

Mensagempor Jack MTS » Sáb Mar 14, 2009 10:50:59

Massas

Massa corrida massa branca utilizada em construções para paredes internas, util para criar armaduras. Porém, excesso de umidade danifica-a e racha/quebra com certa fragilidade.

Massa acrílica* muito parecida com a massa corrida, porém como é utilizado no exterior das casas, é bem mais resistente (o que dá trabalho na hora de lixar), não rachando ou quebrando com facilidade.

Massa plástica usada para lataria de carros, é muito dura e difícil de lixar, porém o acabamento é mais bonito. Precisa de catalizador.



*Necessita que impermeabilize-se a peça antes de pintar. Veja como impermeabilizar: http://www.cosplaybr.com.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=1566&st=0&sk=t&sd=a&hilit=impermeabilizar



PS: muito bom o tópico!

Não seria bom colocar imagens de cosplays com peças feitas com cada produto, como no outro tópico sobre tecidos?
Jack MTS
 

Re: Lista de Materiais

Mensagempor Mo_Vampie » Sáb Mar 14, 2009 12:09:12

Valeu Cla e Jack, já já edito atualizando ^^

E quanto as imagens, eu poderia até por, desde que me mandassem os links. =)
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Avatar do usuário
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 3909
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 19:56:33
Localização: Sampa
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais

Mensagempor Jack MTS » Sáb Mar 14, 2009 17:05:51

Acho que dá pra procurar no google msm e postar.

Já que a finalidade é apenas ilustrar um material, não teria problemas em creditar o cosplayer da foto (corrijam-me se estiver errado).
Jack MTS
 

Re: Lista de Materiais

Mensagempor Mo_Vampie » Dom Mar 15, 2009 19:42:12

Vish, também num sei Jack... Mas pelo Google é dificil saber certinho o que o cara usou. xD Ainda mais quando os acabamentos são similares...=P

Atualizando a lista de materiais com goma laca, verniz e esmalte. ^^
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Avatar do usuário
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 3909
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 19:56:33
Localização: Sampa
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais [Atualizada em 15/03]

Mensagempor Seshiria » Dom Mar 15, 2009 23:23:36

A lista perfeita \o

Parabéns Cla-chan!
Imagem
Avatar do usuário
Seshiria
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1324
Registrado em: Qua Out 29, 2008 17:34:31
Localização: São Paulo
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais [Atualizada em 15/03]

Mensagempor Cla-chan » Dom Mar 15, 2009 23:25:36

que fez a lista foi a Mo, os créditos são dela :]
Avatar do usuário
Cla-chan
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 2826
Registrado em: Sáb Jun 14, 2008 21:32:29
Localização: Jacareí Rock City
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais [Atualizada em 15/03]

Mensagempor Mo_Vampie » Seg Mar 16, 2009 16:23:09

A lista perfeita \o

Parabéns Cla-chan!


*Com cosplayd e Cla* Brigada xD =P

Brincadeiras a parte, algum moderador poderia fixar a lista junto com o resto dos tópicos básicos?

Atualizando lista, epóxi e biscuit..
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Avatar do usuário
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 3909
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 19:56:33
Localização: Sampa
Sexo: Feminino

Re: Lista de Materiais [Atualizada em 15/03]

Mensagempor Jack MTS » Seg Mar 16, 2009 18:52:49

Boas atualizações!


Quanto às imagens, coloque legenda que nem no tópico de tecidos: "provavelmente" coloque o que pareça o material em questão.

O pessoal pode ir ajudando, dizendo se ta parecido ou não e sugerindo imagens.



Ou deixa só assim também que já ta bom xD
Jack MTS
 

Re: Lista de Materiais [Atualizada em 16/03]

Mensagempor dannuchtt » Ter Mar 17, 2009 21:23:35

bom pessoal eu aki uso uma massa de modelar parecida com epoxi o nome dela é fimo

a vantavem dela é que é mais resistente do que a epoxi e mais barata
a desvantagem é que presisa ser asada no forto

aqui na minha cidade um bloco de 100 gm é R$= 1.00

eu uso essa masa pra fazer meus garage kit ela é muito boa

fiaca ai a dica !
dannuchtt
 

Re: Lista de Materiais [Atualizada em 16/03]

Mensagempor Mo_Vampie » Ter Mar 17, 2009 21:40:50

Thanks, Dannuchtt, vou atualizar a lista com a Fimo. ^^

E acho melhor deixar só assim Jack, melhor que fazer confusão =P
Imagem

"It is absurd to divide people into good and bad. People are either charming or tedious." Oscar Wilde

Imagem

"I'll be here....Waiting... So if you come here... You'll find me."
Avatar do usuário
Mo_Vampie
CBManiac
CBManiac
 
Mensagens: 3909
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 19:56:33
Localização: Sampa
Sexo: Feminino

Próximo

Voltar para Tutoriais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes