Para se pensar um pouco

Área para assuntos livres. Nem só de cosplay vivemos! Diversão ou papo sério é aqui!
Use o forum "Newbies e Famílias" para apresentações.

Moderador: Moderadores

Para se pensar um pouco

Mensagempor lan hi » Dom Ago 17, 2008 3:47:20

Uma piada mas com muita coisa para ensinar ^^
Espero que gostem queria abrir minha conta no forum bem

Solucionando Problemas
De Waldemar Setzer, professor aposentando da Usp

Há algum tempo recebi um convite de um colega para servir de árbitro na revisão de uma prova. Tratava-se de avaliar uma questão de Física, que recebera nota zero.

O aluno contestava tal conceito, alegando que merecia nota máxima pela resposta, a não ser que houvesse uma "conspiração do sistema" contra ele. Professor e aluno concordaram em submeter o problema a um juiz imparcial, e eu fui o escolhido.

Chegando à sala de meu colega, li a questão da prova, que dizia:

"Mostre como pode-se determinar a altura de um edifício bem alto com o auxilio de um barômetro. "

A resposta do estudante foi a seguinte:

"Leve o barômetro ao alto do edifício e amarre uma corda nele;

baixe o barômetro até a calçada e em seguida levante, medindo o comprimento da corda;

este comprimento será igual à altura do edifício. "

Sem dúvida era uma resposta interessante, e de alguma forma correta, pois satisfazia o enunciado. Por instantes vacilei quanto ao veredicto. Recompondo-me rapidamente, disse ao estudante que ele tinha forte razão para ter nota máxima, já que havia respondido a questão completa e corretamente.

Entretanto, se ele tirasse nota máxima, estaria caracterizada uma aprovação em um curso de física, mas a resposta não confirmava isso.

Sugeri então que fizesse uma outra tentativa para responder a questão. Não me surpreendi quando meu colega concordou, mas sim quando o estudante resolveu encarar aquilo que eu imaginei lhe seria um bom desafio.

Segundo o acordo, ele teria seis minutos para responder à questão, isto após ter sido prevenido de que sua resposta deveria mostrar, necessariamente, algum conhecimento de física.

Passados cinco minutos ele não havia escrito nada, apenas olhava pensativamente para o forro da sala. Perguntei-lhe então se desejava desistir, pois eu tinha um compromisso logo em seguida, e não tinha tempo a perder.

Mais surpreso ainda fiquei quando o estudante anunciou que não havia desistido. Na realidade tinha muitas respostas, e estava justamente escolhendo a melhor. Desculpei-me pela interrupção e solicitei que continuasse.

No momento seguinte ele escreveu esta resposta:

"Vá ao alto do edifico, incline-se numa ponta do telhado e solte o barômetro, medindo o tempo t de queda desde a largada até o toque com o solo. Depois, empregando a fórmula h = (1/2)gt^2 , calcule a altura do edifício. "

Perguntei então ao meu colega se ele estava satisfeito com a nova resposta, e se concordava com a minha disposição em conferir praticamente a nota máxima à prova.

Concordou, embora sentisse nele uma expressão de descontentamento, talvez inconformismo.

Ao sair da sala lembrei-me que o estudante havia dito ter outras respostas para o problema. Embora já sem tempo, não resisti à curiosidade e perguntei-lhe quais eram essas respostas.

"Ah! , Sim, " - disse ele - "há muitas maneiras de se achar a altura de um edifício com a ajuda de um barômetro. "

Perante a minha curiosidade e a já perplexidade de meu colega, o estudante desfilou as seguintes explicações.

"Por exemplo, num belo dia de sol pode-se medir a altura do barômetro e o comprimento de sua sombra projetada no solo, bem como a do edifício".

Depois, usando-se uma simples regra de três, determina-se à altura do edifício.

"Um outro método básico de medida, aliás bastante simples e direto, subir as escadas do edifício fazendo marcas na parede, espaçadas da altura do barômetro. Contando o número de marcas tem-se a altura do edifício em unidades barométricas".

Um mais complexo seria amarrar o barômetro na ponta de uma corda e balançá-lo como um pêndulo, o que permite a determinação da aceleração da gravidade (g). Repetindo a operação ao nível da rua e no topo do edifício, tem-se dois g`s, e a altura do edifício pode, a princípio, ser calculada com base nessa diferença.

"Finalmente", - concluiu, - "se não for cobrada uma solução física para o problema, existem outras respostas. Por exemplo, pode-se ir até o edifício e bater à porta do síndico. Quando ele aparecer; diz-se:

"Caro Sr. Síndico, trago aqui um ótimo barômetro; se o Sr. Me disser a altura deste edifício, eu lhe darei o barômetro de presente. . . "

A esta altura, perguntei ao estudante se ele não sabia qual era a resposta `esperada` para o problema. Ele admitiu que sabia, mas estava tão farto com as tentativas de os professores de controlarem o seu raciocínio e cobrar respostas prontas com base em informações mecanicamente arroladas, que ele resolveu contestar aquilo que considerava, principalmente, uma farsa.

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto" (Albert Einstein)
Imagem
lan hi
Newbie
Newbie

Re: Para se pensar um pouco

Mensagempor Vegecelo » Dom Ago 17, 2008 18:03:40

Hahuahuahua, excelente! É um caso "real"?

Vou passar para o bate-papo, OK? E bem vindo ao fórum!
Imagem

"A vida é muito importante para ser levada a sério"
(Oscar Wilde)

Vegecelo
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Artemys Ichihara » Dom Ago 17, 2008 18:28:17

Sério, muito boa!

O garoto foi realmente inteligente, eu com certeza não responderia isso o_o"

e... okaeri ao forum \o/
Imagem
Imagem

"Sunday, bloodie sunday... / Just let the music come and save you"

| twitter | lightning keeper | deviantart | lafouine | recanto das letras | fanfiction.net |

( "A favor de um Aoshi-sama mais travecoso!" ) - Disponível aqui e aqui!
Artemys Ichihara
Moderador
Moderador

Mensagempor lan hi » Dom Ago 17, 2008 18:38:55

Sim, Trata-se de um caso real pelo que sei, eu achei impressionante a forma como atendendo aos requesitos ele encontrou diversas saidas para o problema sem sem que qualquer uma destas estivesse errada ^^
Imagem
lan hi
Newbie
Newbie

Mensagempor Phael » Dom Ago 17, 2008 20:25:29

Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum...^^

Muito boa as respostas do aluno...xD
Imagem

VOTEM NO PHAEL PARA MENÇÃO COR DE ROSA

E

PHAEL E VEGÊ PRA CASAL YAOI...RUMO AO TRI

Phael
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Sumomo chan ^.^ » Dom Ago 17, 2008 20:36:41

aee lan!! \o/ chegou bem heim?!

meu professor me contou isso sexta feira... e faltei passar mal de rir...o cara é um genio!! xD
Imagem
Sumomo chan ^.^
Moderador
Moderador

Mensagempor Heiwa San » Seg Ago 18, 2008 10:17:10

Muito interessante.
Lembro-me que numa prova de física sobre correntes elétricas, eu respondi uma questão usando uma formula totalmente diferente da que foi passada em sala e eu acertei.

A professora disse que eu usei o raciocínio lógico para fazer a questão ao invés de uma formula mastigada e gostou. rss

Mas ainda assim, tratava-se de valores numéricos... eu acho que eu não conseguiria responder estas questões.

abraços
Ele não está entre nós, mas a lenda permanecerá.
Imagem
LUTO!! Brasileiro, povo miserável por opção. Não reclame de suas escolhas, e pague pela sua decisão. 12 anos de Luto... É justo ter que pagar pela decisão alheia?
http://heiwasan.deviantart.com/
Heiwa San
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Marcus_Shikamaru » Seg Ago 18, 2008 10:38:52

Caracoles...... muito fodaaaaa! ^^

Isso me lembra algumas respostas alternativas que já dei em provas. =b
Imagem
Marcus_Shikamaru
CBManiac
CBManiac

Mensagempor Sango » Seg Ago 18, 2008 20:51:57

Adorei! Quantas vezes o professor considera errado mesmo a resposta estando certa só porque eu não segui a linha de raciocínio que a apostila e ele quer? u.ú'
Imagem

Imagem
Sango
CBManiac
CBManiac

Mensagempor senhorita_videl » Qua Ago 20, 2008 1:15:47

Bem vindo ao fórum!

Sensacional! É algo para se pensar mesmo. Fórmulas "mastigadas" sem dúvida acabam meio que atrofiando o raciocínio lógico! Por muitas vezes a lógica me salvou em provas qdo eu simplesmente havia esquecido de alguma fórmula.

Kissus.^^
Imagem
Vulcanos são criaturas extremamente pacíficas...

Fotolog
senhorita_videl
Aprendiz de Flooder
Aprendiz de Flooder

Mensagempor chefinho » Qua Ago 20, 2008 1:45:47

Apenas posso dizer que assim como Ayrton Senna superava o Professor Prost, esse superou o professor de 1000000..... a zero! xD
Genial!

Imagem
LUCAS DI GRASSI - UMA FERA DO BRASIL NA GP2 E EM BREVE NA F1!
chefinho
CBManiac
CBManiac

Voltar para Bate-papo