Advertisement
ALTERAR COR
  • Default color
  • Brown color
  • Green color
  • Blue color
  • Red color
ALTERAR LAYOUT
  • leftlayout
  • rightlayout
  • defaultlayout
TAMANHO DA FONTE
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho de Fonte Padrão
  • Diminuir Fonte
Personalize essa página

Home seta Tutoriais seta Armaduras seta Asas de Anjo
Asas de Anjo
Escrito por Alexiel   
23-Mar-2008

Asas de Anjo

Finalmente, um passo-a-passo de como fazer asas de anjo.
Por ser um jeito meio 'iniciante', já que foram as primeiras asas que fiz, experimentei vários materiais sem me prender muito no que eram, então, não sei ajudar muito com os tipos de arame que usei, visto que eles eram o que eu tinha em mãos... Nada impede que os materiais sejam trocados por outros com o mesmo efeito. Ah, sim, e uma certa habilidade com agulha e linha (além de uma boa dose de tempo e paciência) é recomendado aqui... já que as estruturas dependem da costura de tecido em arame.

O trio de asas que fiz para o cosplay de Alexiel pesa aproximadamente 3 kilos. Para distribuir bem o peso e não machucar os ombros, é importante que as alças sejam grossas. Podem ficar um pouco indiscretas, portanto, recomendo que sejam feitas de uma cor parecida com a da roupa. Nas minhas asas, usei um elástico grosso para as alças (achado facilmente em lojas de armarinho, é importante que sejam bem resistentes)

Dicas dadas, vamos ao passo-a-passo (e não liguem para os desenhos toscos dos esquemas :P não sou nada boa com criação de imagens, então, foi no paintbrush mesmo XD espero poder fazer desenhos melhores logo, aí eu substituto, tá?)

Materiais necessários:
Para a estrutura:
-Arame médio (fácil de 'modelar')
-Arame grosso (que não deforme com facilidade)
-Alicate
-Fita crepe
-Fita tipo durex (daquela bem grossa, que não sei o nome :P)
-Tecido leve e resistente suficiente para cobrir as estruturas
-Agulha
-Linha
-Alfinetes
-Pistola de cola quente
-Refil de cola quente
-Papelão fino (daquele usado em caixas de presentes) na cor das penas das asas

Para o acabamento:
- Penas na cor escolhida
- Muitos refis de cola quente

Para os 'ossos' (a parte de cima das asas):
Opção 1:
Mais simples de fazer, dá um efeito bem kawaii ^_^ fica muito bom em asas pretas:
- Marabú da mesma cor das penas usadas nas asas
Opção 2:
Mais complicado, dá uma impressão mais realista das asas, simulando ossos:
- Tecido na cor das penas
- Espuma para enchimento (a mesma usada em bichinhos de pelúcia... gomen, não lembro o nome...)


Fazendo a estrutura:

Primeiro, é necessário decidir o formato das asas através de imagens de referência, para manter a fidelidade ao personagem e garantir conforto na hora de usar as asas... por exemplo, fazer asas abertas, pode ser extremamente desconfortável, tanto no quesito espaço quanto no quesito peso.

No caso das asas que fiz, usei imagens da Alexiel como referência para o formato das asas, e reduzindo o tamanho delas o suficiente para que sejam confortáveis.
Feito isso, faça uma 'moldura' no formato desejado com o arame, usando um alicate para ajudar. Dependendo do arame usado, pode ser que a moldura fique vergada, mas isso será corrigido mais tarde com o arame grosso. Faça outra moldura igual à primeira, e no caso de 3 ou mais asas, quantas forem necessárias.
Junte as molduras com a fita crepe na parte que ficará apoiada na coluna. Ficará parecendo um caderno ^_^''

Agora, é a hora mais chata de todas ^___^'''''''''

Estique no chão ou numa mesa grande o tecido e marque nele com canetinha (ou o que estiver mais à mão XD) o contorno da moldura. Recomendo grudar o arame no tecido com gotinhas de cola quente para facilitar a marcação.
Faça isso com cada uma das molduras, já que uma raramente fica idêntica a outra (ao menos com o arame que usei...)
Corte o tecido deixando um dedo de borda em relação à marca feita.
Prenda o tecido bem esticado nas asas com ajuda de alfinetes (ou, se preferir, pode usar gotinhas de cola quente aqui também. Fica mais fácil ^_^)
E finalmente (aquela parte que todo mundo ama...)
Enfie a linha na agulha e seja feliz!
Costure o tecido em torno do arame, tomando cuidado para que a costura fique próxima o suficiente do arame para que não fique escorregando. Não puxe demais o tecido ou as asas ficarão vergadas e sem chance de correção.

Terminada a etapa dos dedos furados...

As asas já estão com cara de asas agora, não estão? Bem melhores ^_^
Para que não fiquem tão finas e transparentes, cole com fita crepe e fita tipo durex grossa o papelão fino nas asas, dos dois lados. Além de deixar as asas opacas, o papelão 'segura' um pouco melhor a cola quente e as penas. Não 'puxe' demais a fita crepe

Se as asas estavam vergadas, essa é a hora de corrigir. Use um pedaço de arame grosso de ponta a ponta nas asas, tanto na vertical quanto na horizontal (formando uma cruz). Isso fará com que elas fiquem perfeitamente retas.
Se vc estiver fazendo as 3 asas de Alexiel/ Rosiel, use esse arame grosso para fixar a terceira asa.

Meça dois pedaços de elástico grosso (conforme expliquei anteriormente...) para fazer uma 'mochila' com as asas. Costure na parte debaixo e de cima, cuidando para que os pontos fiquem BEEEM FIRMES!! Faça quantos pontos forem necessários para que o elástico fique bem firme mesmo, pq se não estiver bom aqui, vai ser difícil corrigir depois...


Fazendo os acabamentos :
Caso você tenha escolhido a opção 1 para os 'ossos' das asas, pode pular essa parte.
Caso vc tenha escolhido a opção 2... Prepare-se para furar novamente os dedos. E vai doer.
Costure 'tubos' de tecido com uns 2 dedos de grossura, e recheie com a espuma (use uma agulha de tricô para ajudar a empurrar a espuma para dentro. Vc pega o jeito rapidinho). Esses tubos devem ter a mesma medida da metade de cima das asas.

Pegue uma agulha bem grossa e tenha calma nesse momento, pq vc vai costurar esse meigo tubinho (concordo, parece uma salsicha colorida! XD) nas asas. Puxe a linha com calma para que não arrebente, e para que o tubo não fique fino demais em umas partes e grosso demais em outras


Parte divertida! Colar as penas.

Título auto explicativo :P Grude com a cola quente as penas nas asas, em linha reta, começando pela parte de baixo . Faça camadas sucessivas, 'entortando' as fileiras para que as penas cheguem perfeitamente retas na parte de cima das asas. E cuidado para não queimar os dedos com a cola quente ¬___¬''

Se vc escolheu a opção 1 de acabamento, cole o marabú na parte de cima das asas (seguindo a mesma marca dos 'ossos' da explicação acima como limite para o acabamento). e...

Está pronto ^____^
Qualquer dúvida, é só perguntar no CB:D

Sugestões serão muito bem vindas para aperfeiçoar a confecção de asas.

 

Beijos!!

 
Próximo >

Menu