Advertisement
ALTERAR COR
  • Default color
  • Brown color
  • Green color
  • Blue color
  • Red color
ALTERAR LAYOUT
  • leftlayout
  • rightlayout
  • defaultlayout
TAMANHO DA FONTE
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho de Fonte Padrão
  • Diminuir Fonte
Personalize essa página

Home seta Universo Cosplay seta Cosplay no Mundo seta Dia do orgulho Nerd
Dia do orgulho Nerd
Escrito por Fernanda Nuriko   
25-Mai-2009

Hoje comemora-se o dia do orgulho Nerd, data escolhida não por acaso: trata-se do dia em foi lançado o primeiro filme da série Star Wars, um dos ícones eternos da cultura de massa, no distante 25 de maio de 1977.Cosplays de Storm Troopers

Mas o que seria um nerd? No passado o Nerd era um sujeito esquisitão viciado em estudar, sem vida social. O termo designava perjorativamente fãs de tecnologia, games, histórias em quadrinhos e cosplay. Hoje, essa designação abarca qualquer pessoa que realmente goste de um dos aspectos culturais acima citados ou de vários destes ao mesmo tempo.

O nerd hoje é o fã do melhor das produções da cultura de massa, nerds tem senso crítico, não engolem qualquer produção. Para agradar um nerd é necesário muito mais do que efeitos especiais de tirar o fôlego, se bem que muitos nerds são responsáveis pelos programas de edição e roteiros de muitos filmes, da academia às grandes produções de filmes, nós estamos dentro.

O nerd é aquele "cara" ou "mina" que está sempre ligado no novo, tem paixão por tecnologia e suas manifestações, o nerd é a pessoa que carrega o orgulho de ser um visionário, lançar tendências, modificar o dia a dia de milhões. Sim, um nerd é um visionário, um questionador. Podemos citar vários nerds como Bill Gates, Steve Jobs, Quentin Tarantino, Kevin Smith e muitos outros famosos ou anônimos como eu ou você que lê este texto.

Somos nerds ao criar algo novo, somos nerds por apreciar clássicos, somos nerds quando manifestamos nossas paixões por quadrinhos, mangás ou animes. Somos nerds por pensarmos, criticarmos ou admirarmos uma boa produção. Somos nerds por que temos "papo" para horas e horas a fio tomando um suco de laranja ou uma cerveja, temos vida social intensa: seja na frente do computador usando redes sociais na internet (uma criação nerd, nascida em universidades) ou no dia a dia com amigos seja do trabalho ou aqueles amigos cuja amizade nasce por que apreciam as mesmas coisas que nós. Somos nerds quando fazemos piadas a respeito de nossos próprios gostos, no final, rimos destas piadas que a maioria das pessoas não entendem.

Essa "onda" de comemorar o "Orgulho Nerd" começou em 2006 numa modesta concentração em Madri, onde 300 Nerds demonstraram seu orgulho com um Pacman humano. Bem, só um nerd para entender como Pacman representou um marco no mundo dos games, não?

Em 2007 esta comemoração já se ampliou pela Espanha. Em vários pontos do país atividades oficiais incluiram até mesmo uma campanha Doação de Sangue Nerd. Sim, nerds tem consciência social, muita consciência, aliás.

Em 2008, o dia do Orgulho Nerd chegou com força à América, graças a divulgação de vários blogers unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay.

Agora em 2009 vivemos a euforia deste dia, sem termos vergonha de sermos nerds.

Cabe ressaltar também que hoje é o Dia da Toalha comemorado desde 2001, uma homenagem dos fãs de Douglas Adams, autor da ilustre série de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias", portanto, amigos nerds, não se separem de suas toalhas neste dia da Toalha e Orgulho Nerd.

Links interessantes:

Towel Day

Matéria no Fantástico com os nerds amigos do CB Yuki e Karim

E comente a matéria em nosso fórum:

http://www.cosplaybr.com.br/forum/viewtopic.php?f=10&t=4744

Happy Nerd Pride Day!

Escrito por Fernanda Nuriko, Liz Micheleto e Fernando Siqueira.

Atualizado em ( 25-Mai-2009 )
 
< Anterior   Próximo >

Menu