Advertisement
ALTERAR COR
  • Default color
  • Brown color
  • Green color
  • Blue color
  • Red color
ALTERAR LAYOUT
  • leftlayout
  • rightlayout
  • defaultlayout
TAMANHO DA FONTE
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho de Fonte Padrão
  • Diminuir Fonte
Personalize essa página

Home seta Universo Cosplay seta Cosplay no Mundo seta GCA terá etapa classificatória para o Asia Pacific Cosplay Championship 2009
GCA terá etapa classificatória para o Asia Pacific Cosplay Championship 2009
Escrito por Flávio Latorre   
16-Jun-2009
Grande concurso cosplay de games

LEIPZIG, Alemanha e SINGAPURA – 19 de Maio de 2009 –

De 17 a 20 de Setembro de 2009, acontecerá a 3ª edição do evento anual GCA (Games Convention Asia), em Singapura, promovendo um entusiasmante show de performances artísticas com vestimentas elaboradas de apaixonados por games. No sábado, 20 de setembro, GCA sediará uma etapa qualificatória do Asia Pacific Cosplay Championship 2009, que acontecerá em Perth, Austrália de 1 a 4 de outubro de 2009.

O concurso cosplay é aberto a qualquer pessoa que esteja trajando vestimenta baseada na cultura pop japonesa, incluindo Anime, Mangá e Vídeo Games (console e computador). Os concorrentes serão chamados a andar pelo evento com seus cosplays e deverão se comportar como os personagens, posando, agindo e concedendo entrevistas ao animado e vibrante público do GCA. Os prêmios serão dados aos ganhadores das seguintes categorias:

• Melhor cosplay masculino
• Melhor cosplay feminino
• Melhor grupo cosplay (máximo de 4 pessoas).

Qualquer um que participar terá sua chance de se tornar uma estrela com a ajuda do time editorial do GCA que fará a cobertura do evento. Todos estarão buscando pelo reconhecimento como representante da região Ásia-Pacífico em campeonatos mundiais, trazendo orgulho e respeito à sua nação.

Juízes profissionais escolherão o melhor cosplay e a melhor performance em cada categoria. Os 3 vencedores receberão gratuitamente uma viagem a Perth, Austrália, e ao Asia Pacific Cosplay Championship no evento GO3 Eletronic & Entertainment Expo 2009 (
http://www.go3.com.au/). Para fazer parte da competição, os interessados deverão enviar junto com a inscrição, imagem do personagem e o áudio que será a trilha sonora da apresentação, para o site http://www.gc-asia.sg. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de Julho.

David Kazim, coordenador do GO3 Electronic & Entertainment Expo Event diz, “Nos sentimos agraciados por fazermos parceria com o GCA e por sediar a Grande Final do Asia Pacific Cosplay Championship. Este evento proporcionará um fascinante espetáculo.”

Joerg Zeissig, diretor administrativo do LMI Asia Pte Ltd (
http://www.lmi-asia.com/) dissertou, “GCA é um evento para todos interessados em games e suas vertentes e nossa disposição em sediar a etapa qualificatória do Asia Pacific Cosplay Championship exemplifica nosso crescimento e suporte para este espetáculo. Cosplay é uma ótima maneira para os jogadores e fãs de se tornarem parte de seu game favorito, anime, mangá e todo mundo está convidado a fazer parte deste grandioso evento.”

Sobre a Games Convention Asia/GC Asia Conference
Fundada em 2007, a GCA Games Convention Asia é um espaço comercial para desenvolvedores, publicitários, distribuidores, fabricantes e fornecedores da indústria dos games, com seu foco em divertimento interativo, informação, educação, hardware e para encontrar as últimas tecnologias para toda a região da Ásia-Pacífico. O evento acontecerá durante 4 dias em Singapura e é organizado por Leipziger Messe International Asia Pte Ltd., uma subsidiária do Leipziger Messe. O conceito inovador consiste em quatro galpões para exibições, um centro comercial, area de desafios, e GC Asia Conference, atraindo mais de 92.000 visitantes ao Suntec Singapore International Convention & Exhibition Centre em 2008. A GC Asia Conference, a única conferência para desenvolvedores de game na região Ásia-Pacífico, permite à indústria de games expandir seus conhecimentos e know-how em uma vasta rede de networking e crescimento nos negócios internacionais.

Para mais informações, acesse:
http://www.gc-asia.sg.

Fonte:
http://www.animenewsnetwork.com/press-r ... es-cosplay

Comentários da Equipe Cosplay Brasil:

Nossa equipe deu especial atenção a este artigo no intuito não apenas de informar, mas refletir sobre a realidade no cenário cosplay brasilleiro: afinal de contas o que um evento lá em Singapura teria a ver conosco no Brasil?

Primeiro: a organização de concursos de cosplay de grande porte abrangendo regiões continentais é uma tendência em franca ascenção. Hoje vemos concursos de cosplay pipocando por todas as partes do país, alguns na forma de circuitos e ligas que premiam ao final de etapas aqueles que mais se empenharam... E depois? Outros concursos realizam eliminatórias a fim de pré-selecionar cosplayers para uma etapa final que dá acesso a uma competição com cosplayers de outras nacionalidades. Realiza-se então outro concurso, escolhe-se um vencedor... E depois? Uma ou outra exposição na mídia ou comparecimento em eventos de cosplay como convidados, não se avança mais do que isso.

Segundo: O que chama atenção também neste artigo é o tratamento dado ao cosplay. Muito mais do que um concurso, apresenta uma proposta sólida e profissional por parte da organização ou seja, o cosplayer não apenas é responsável por "dar um show" sendo recompensado não só com prêmios. Recebe assessoria de imagem da empresa organizadora, isso é o que até poderíamos convencionar em chamar de "cosplay profissional" trabalhando não apenas uma vitória, mas investindo no esforço de competidores. Faz uma vitória realmente valer o esforço gasto na elaboração de um costume e de um excelente play.

Terceiro: Relacionado ainda ao Marketing podemos nos aprofundar na via de mão dupla da imagem do cosplayer e mídia de origem: o cosplayer neste formato de concurso acaba se tornando uma espécie de "garoto propaganda" do jogo, do mangá, do anime, e até do console, anunciando um lançamento ou um remake, estimulando a procura e obviamente, fazendo a roda da "oferta-procura" girar com mais velocidade, já que o cosplayer circula no meio do evento sendo do ponto de vista dos organizadores uma propaganda muito chamativa e eficiente não é a toa que é feito o investimento no talento dos vencedores, por exemplo, temos notícias de pessoas que passaram a jogar Soul Calibur ou Castlevania após ver cosplays realmente bons. Essa divulgação ocorre também através da internet. Um excelente cosplay com um marketing razoável chama atenção de fãs, considere ainda aquela fatia de fãs que acessam diariamente conhecidas galerias de fotos em busca de bons cosplays.

Em suma, o cosplay transforma personagens que só existem na mídia em realidade, esta transformação causa impacto no público é uma forma de Marketing que benecifia o cosplayer , o organizador do evento e a empresa responsável pela mídia de origem neste tipo de concurso.




Traduzido por Flávio.
Revisado por Nuriko Riki

 
< Anterior   Próximo >

Menu

banner_pt_139x348.jpg