Advertisement
ALTERAR COR
  • Default color
  • Brown color
  • Green color
  • Blue color
  • Red color
ALTERAR LAYOUT
  • leftlayout
  • rightlayout
  • defaultlayout
TAMANHO DA FONTE
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho de Fonte Padrão
  • Diminuir Fonte
Personalize essa página

Home seta Universo Cosplay seta Entrevistas seta Entrevista com Francesca Dani
Entrevista com Francesca Dani
Escrito por Fernando C. Siqueira   
21-Jul-2006

Entrevista com uma das cosplayers mais famosas e conhecidas do mundo: Francesca Dani.

Cassandra - Soul Calibur 2

Julho/2006

Entrevista com Francesca Dani

Nos últimos tempos tem crescido bastante o interesse por cosplay no Brasil por causa da chegada dos grandes eventos de julho e a participação do Brasil no World Cosplay Summit no Japão, em agosto. E junto também tem crescido o interesse pelos cosplayers de outros países, em especial por cosplayers de projeção internacional, como nosso Destaque Cosplay de julho: Francesca Dani.

Francesca Dani é italiana, cosplayer há mais de 8 anos e ano passado representou a Itália no WCS. Este ano ela volta ao concurso, mas como convidada especial.

CosplayBr - Antes de começarmos a falar sobre cosplay, falemos um pouco sobre você. Onde você nasceu e cresceu? O que você gosta de fazer?

Francesca - Eu nasci e cresci em Itália há 26 anos. As pessoas ao redor do mundo me conhecem como Francesca Dani, mas meu nome completo é Francesca Aurora Dani. Sou 95% italiana e 5% alemã. Minha mãe tem um pouco de ascendência alemã, por isso tenho várias características: cabelo loiro, olhos azuis e pele muito clara, o que não é comum para os italianos.
Mmmm... o que mais posso dizer? Bem, eu acho que todo mundo que visita meu site chega a me conhecer um pouco. Eu adoro fazer cosplays, ser modelo e fotografia. No meu tempo livre eu gosto de tocar violão, desde os 18 anos que eu pratico. Eu adoro história e arqueologia, um dos meus hobbys é colecionar livros sobre a história do leste europeu na Idade Média. Eu gosto tanto que até já decidi qual vai ser minha primeira tatoo: uma cruz templária no meu pescoço. Mal vejo a hora de fazê-la!

Cure Black - Pretty Cure MHCosplayBr - Que tipo de música você gosta?

Francesca - Eu adoro música pop. Atualmente minhas bandas favoritas são Nickelback e Delays. Alguma vez você ouviu “Photograph” do Nickelback? Eu acho que é uma das melhores músicas que eu já ouvi!

CosplayBr - Que tipo de filmes você assiste?

Francesca - Meus filmes favoritos são os da guerra do Vietnã, como “Platoon”, “Full Metal Jacket” e “Apocalypse Now”. Este último é o melhor filme que já vi. Eu também gosto muito de filmes com algum fundo histórico como “Gladiador”, “Tróia” e “Coração Valente”.

CosplayBr - Você estuda/trabalha?

Francesca - Eu me formei em design de moda há alguns anos, agora eu trabalho como modelo e pretendo fazer o meu melhor. É um ótimo trabalho e muito divertido. Ajuda-me muito a melhorar minha criatividade nas sessões de fotos e me faz me sentir bem porque é algo que eu amo fazer.

CosplayBr - Como você se envolveu com cosplay? Qual foi o seu primeiro?

Francesca - Eu comecei a fazer cosplays em 1998, quando uma amiga minha me convidou pra fazer uma dupla com ela. Meu primeiro cosplay foi a Usagi de Sailor Moon da Naoko Takeuchi, muito popular aqui na Itália durante 1998 e 1999.
Minha amiga me convidou pra fazer cosplay com ela, mas ela me convidou 3 dias antes do evento! Então tive que me virar pra fazer o cosplay em 3 dias. Durante o evento eu participei do concurso e ganhei o primeiro lugar, tive muita sorte: primeiro cosplay e já saí premiada! Nossa, fiquei tão feliz, vou lembrar esse dia pra sempre! Foi assim que descobri o cosplay pela primeira vez e agora vai fazer 8 anos que eu continuo.

Morrigan - DarkstalkersCosplayBr - Quanto você gasta fazendo seus cosplays? Que tipo de materiais você usa?

Francesca - Usualmente não gasto muito nos meus cosplays, no máximo uns 200-250 dólares (400~500 reais). Meu cosplay mais caro foi a Rainha Amídala (Star Wars – episódio 1), eu gastei uns 800 dólares (1600 reais)! Eu estava doida por fazer ela e comprei os melhores materiais.
Eu adoro usar vinil e pvc nos meus cosplays porque eu tenho fetiche por plástico e adoro como combina com meu tom de pele. Eu acho que pvc fica ótimo em cosplay porque os personagens de anime tem um estilo “plástico” em suas roupas e design.

CosplayBr - Quando você cria uma roupa o que é mais importante? A fidelidade ao personagem ou que fique legal?

Francesca - Uma mistura de ambas as coisas ^_-

CosplayBr - Você é muito perfecionista com seus cosplays? Quanto tempo você demora em fazer um cosplay?

Francesca - Eu não tenho muito tempo livre, então eu demoro bastante tempo fazendo um. Há alguns anos quando eu era estudante e não trabalhava, eu demorava de uma a duas semanas pra fazer um cosplay. Agora com o trabalho passo o dia fora de casa, então demoro de um a dois meses (e as vezes até mais) terminando um cosplay.
Eu sou perfecionista, estou sempre obcecada com a perfeição, porque sempre que começo a fazer alguma coisa (relacionada a cosplay ou não) eu quero terminá-la da melhor maneira possível.

CosplayBr - Quantos cosplays você já fez?

Francesca - Mmmmm, se me lembro bem já fiz uns 40 cosplays e a lista continua aumentando! Agora mesmo estou trabalhando no meu cosplay que vou levar em agosto pro Japão. Vou usá-lo no World Cosplay Summit no Osu Parade e no Tokyo at Comiket 70. Mas o personagem que estou fazendo ainda é um segredo ^_-

Francoise - Cyborg 009CosplayBr - Conversemos sobre o seu site francescadani.com. Quando e como você o criou? É muito difícil mantê-lo atualizado?

Francesca - Eu comecei meu próprio website em 1998, depois da minha primeira experiência como cosplayer! Fui uma das primeiras cosplayers em ter um site e tenho muito orgulho dele porque tenho mais de 2600 visitas diárias de todas as partes do mundo. Durante os últimos dois anos o francescadani.com ficou tão popular que tive que ir a um servidor dedicado pois o servidor normal não suportava a banda de transferência do site. É muito legal manter meu site atualizado, mas também muito caro, eu pago 300 dólares todo mês pelo novo servidor.

CosplayBr - Como você lida com a popularidade? Você já teve problemas com stalkers ou fakes?

Francesca - Sim, tenho um monte de fakes e stalkers, mas nenhum me trouxe grandes problemas: eles até me fazem rir. Tem um monte de “Francesca Dani”s em algumas comunidades da internet. Há alguns dias atrás um staff de uma conhecida comunidade da internet baniu uma pessoa que fingia ser uma Francesca Dani arrogante. Realmente esse povo só me faz rir! Como alguém consegue pretender ser eu sem nem sequer saber uma única palavra em italiano? Mas eu também tenho um grupo de “bons” stalkers e todos eles são legais. Tento sempre responder seus e-mails e perguntas que recebo todos os dias, mas infelizmente não tenho muito tempo livre. Mas eu leio todas!

CosplayBr - Você sabia que tinha cosplayers no Brasil? Você conhece algum?

Francesca - Quando tenho algum tempo livre eu costumo navegar pela internet e as vezes visitar sites de cosplay. Um deles é a cosplaybr.com.br pois eu sou curiosa e adoro ver cosplayers de outros países. Este site foi o primeiro quando eu digitei no Google as palavras “cosplay” e “brazil”. Eu vi neste site uma longa lista de cosplayers brasileiros, e muitos deles me impressionaram com a grande qualidade das fantasias. Infelizmente não cheguei a ver nenhuma apresentação brasileira, mas por sorte poderei ver uma no próximo World Cosplay Summit.
Há alguns dias eu vi no site a entrevista de destaque do cosplayer Marcelo Vingaard. Ele é famoso no Brasil, não? Ele tem muitos ótimos cosplays. Adorei o “Fantasma da Ópera” dele!

Chun Li - Street FighterCosplayBr - Você tem interesse em vir pro Brasil?

Francesca - Eu nunca fui pro Brasil mas seria ótimo se alguma vez tivesse a oportunidade. Eu me prometi que antes que ficasse velha eu visitaria todos os lugares que eu pudesse. Adoro viajar pelo mundo, durante minha vida já visitei muitos países, mas infelizmente nunca fui para o Brasil ou algum outro país da América do Sul.

Vou te contar uma história: Eu adoro muito Fórmula 1. Desde muito pequena meu piloto favorito era Ayrton Senna da Silva (ou somente Ayrton Senna). Ele era um grande campeão e um grande homem. Ele fez muitas coisas pelos mais necessitados e pelas crianças brasileiras. Ele era brasileiro e por isso um dos meus sonhos era poder ir ao Brasil e assistir uma das corridas dele no Grand Prix de Interlagos. Eu até cheguei a pedir isso pro meu pai, mas na época minha família não tinha como pagar uma viagem dessas. “Talvez ano que vem” sempre dizia meu pai. Então eu nunca fui pro Brasil, nunca estive em Interlagos e nunca vi Ayrton Senna correr. O destino quis que ele morresse muito perto da minha cidade em Imola, no Grand Prix de San Marino em 1º de maio de 1994.
Ahhhh, mas não falemos de coisas tristes. Sabe, meu meu noivo adora a cultura brasileira e eu adoro a comida! Espero em breve ter a oportunidade de ir!

CosplayBr - Quase terminando a entrevista, pode nos dizer dos seus planos pro futuro? Você vai continuar fazendo cosplays por muito tempo?

Francesca - Eu espero continuar fazendo cosplays só por mais alguns anos. Eu vou me casar dentro de pouco tempo e espero estar vestindo meus bebês logo!

CosplayBr - Gostaria de dizer algumas palavras finais?

Francesca - Muito obrigado pela entrevista, espero me encontrar e poder conhecer cosplayers brasileiros em breve. Continuem com o ótimo trabalho, vocês têm bastante talento!

 

Links relacionados:

Francesca Dani - Site oficial da Francesca

 

Entrevista e edição : Fernando C. Siqueira
Revisão: Remy
Fotos por FrancescaDani.com

Atualizado em ( 13-Jan-2011 )
 
< Anterior   Próximo >

Menu

banner_pt_139x348.jpg